Filmes

Vídeo

Antes da Meia-Noite | Omelete Entrevista Ethan Hawke, Julie Delpy e Richard Linklater

Diretor e atores falam sobre o terceiro filme da franquia

14.06.2013, às 17H15.

Steve Weintraub, nosso correspondente de Hollywood, conversou com Ethan Hawke, Julie Delpy e Richard Linklater sobre o filme Antes da Meia-Noite (Before Midnight). Eles falaram sobre a produção do filme, a filmagem "secreta" e os desafios de escrever o roteiro do filme.

Quando vocês estavam escrevendo esse filme, em comparação com os dois primeiros, vocês ficaram mais nervosos? Porque muitos fãs, como eu, estão tão envolvidos com estes personagens que... Vocês me entendem?

Julie Delpy: Nós não ficamos nervosos porque os fãs ficariam... Mas também... Parcialmente, mas também porque estávamos nervosos para voltar para esse território de... Nós estávamos nervosos no segundo filme. E nós estávamos nervosos... Cada filme é um desafio. Não é fácil.

Ethan Hawke: Mas este foi bem difícil.

JD: Esse foi bem difícil, porque você fala de um assunto que é muito difícil de falar. As pessoas tem que gostar...

EH: Nós passamos... Nós passamos nove anos com as pessoas nos perguntando: "O que aconteceu? Ele perdeu o seu vôo?"

JD: Sim.

EH: Então, há um senso de expectativa.

JD: E você não quer ir para um lado que é tudo fantasia. Você não quer... Você quer que seja real, porque senão não seria verdadeiro com os filmes. Mas ao mesmo tempo você não quer ser... parecido com um filme de terror sobre relacionamentos, porque pode chegar às vezes a este ponto.

Uma coisa ótima sobre os filmes... é que no primeiro vocês mostram aquele amor ideal romântico, o segundo é um pouco... Basicamente, vocês estão avançando os filmes com a idade deles.

Richard Linklater: Sim.

É realmente o tema do assunto. Como é, como um roteirista, tentar capturar aquele diálogo e aqueles momentos honestos?

RL: Bom... Não há nada igual ao nosso processo de escrever. Nós sentamos em uma sala e realmente exploramos o material. Todos nós estamos nove anos mais velhos que a última vez que fizemos e temos muito mais vida. Nós realmente queremos retratar como é em cada idade diferente. Não é um plano grandioso, é simplesmente a forma que sai. Então, o assunto dessa vez foi... como você faz no contexto doméstico. Essas pessoas estão juntas agora. O que é o romance nessa idade? O que é...? Como vocês enfrentam o mundo juntos?

Nos últimos oito anos, quando vocês encontram pequenas coisas na vida, vocês pensam com vocês mesmos: "Eu tenho que escrever isso. É perfeito para alguma coisa no futuro"?

JD: Eu ouço algumas falas às vezes como... As pessoas me falam, momentos ou coisas. Sim, claro. Eu sempre estou reparando em coisas que são interessantes. Não necessariamente para este filme, mas... Quando você escreve, eu acho, você se torna meio que uma testemunha...

EH: Você começa a ver o mundo através daquela lente.

JD: Sim, o que é ótimo e horrível ao mesmo tempo.

Vocês filmaram na Grécia. Uma grande parte do filme. Houve alguma conversa sobre ir para outra locação?

RL: Sim, nós... Quando nós decidimos que eles estavam de férias, eles moravam em Paris e estavam de férias, poderia ter sido em qualquer lugar. Eu simplesmente estava procurando pela casa certa, onde estão ficando de férias. A casa do escritor. E eu a achei na Grécia e havia uma ótima situação lá. Um produtor que realmente ajudou e... As coisas simplesmente se encaixaram, então eu nem olhei outra... Eu ia ver na Itália, na Espanha, em outros lugares, mas eu fiquei: "Não, nós encontramos…" Eu mandei mensagens para Julie Delpy e Ethan Hawke com fotos falando: "Eu acho que isto vai ser perfeito para nós."

Estou realmente curioso sobre a forma que vocês escreveram, houve alguma mudança radical na história que...? No processo de escrever... Vocês me entendem? Vocês tiveram...?

EH: Sim. A melhor coisa que temos nisso é o tempo.

JD: O tempo, sim.

EH: Nós tivemos nove anos para sonhar com isso. Então, nós tínhamos uma ideia: "Eles estão morando em São Francisco..." E pensamos muito nisso e aí: "Isso é estúpido. Isso não vai dar certo." E nós... Mas nós não temos... Não há um prazo final... então nós temos tempo de pensar: "Na verdade, isso não é estúpido."

JD: "E se eles estiverem fazendo isso?"

EH: "Nós estávamos certos sobre esta parte, mas e se...?" E Jesse e Celine se revelam lentamente para nós.

Uma das coisas do filme é que vocês estavam filmando realmente em segredo. Ninguém sabia que vocês estavam fazendo o filme. Esta foi sempre a intenção?

RL: Simplesmente meio que acabou sendo assim. Honestamente, nós fomos para a Grécia para ter uma experiência de 10 semanas. Nós íamos trabalhar no roteiro. Mas nós não sabíamos... Nós tínhamos a intenção de fazer o filme, mas se não desse certo, nós não faríamos. Então, havia um pouco de hesitação. E não estava completamente financiado, então não havia nada exato tecnicamente. Nós não tínhamos um roteiro e nem financiamento. Mas nós tínhamos a intenção de fazer o filme, então nós estávamos nesta ária indeterminada. Uma fase ambígua. Então, foi... As coisas só deram certo uma semana antes de começarmos a filmar, então... "Vamos anunciar o filme quando nós terminarmos." Parece uma coisa secreta, mas a verdade é que estávamos em uma região bem remota, onde não há muita imprensa. Foi bem quieto.

 

 


 

 

 

Antes da Meia-Noite estreia 14 de junho nos cinemas.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.