Entrevistas

  • F1 Race Stars | Omelete Entrevista Akuila Iliesa
  • F1 2012 | Omelete Entrevista Akuila Iliesa
  • Os Mercenários 2 | Omelete Entrevista Jason Statham
  • Hobbiton | Conversamos com o "prefeito" da vila dos hobbits
  • 360 | Omelete Entrevista Maria Flor
  • O Vingador do Futuro | Omelete Entrevista Bryan Cranston
  • O Vingador do Futuro | Omelete Entrevista Colin Farrell
  • 360 | Omelete Entrevista Fernando Meirelles
  • O Vingador do Futuro | Omelete Entrevista Jessica Biel
  • O Vingador do Futuro | Omelete Entrevista Len Wiseman
  • O Vingador do Futuro | Omelete Entrevista Kate Beckinsale
  • Comic-Con 2012 | Omelete Entrevista Bryan Cranston
  • O Vingador do Futuro | Omelete Entrevista Colin Farrell
  • O Hobbit | Omelete Entrevista Ian McKellen
  • Katy Perry - Part of Me | Omelete Entrevista Katy Perry
  • O Hobbit | A Comic-Con 2012 e o futuro da trilogia

F1 2012 | Omelete Entrevista Akuila Iliesa

Produtor do jogo trouxe game em primeira mão ao Omelete

O produtor Akuila Iliesa, produtor do game Formula 1 2012, veio  ao Omelete e conversou com o editor Érico Borgo sobre as novidades da nova versão do jogo.

Então, vamos começar falando de você, e suas especialidades.

Akuila Iliesa‬: Minhas especialidades.

Sim. Quando você era criança, e você jogava videogames, você sonhava em se tornar...

AI: Absolutamente. Tudo era sobre jogar videogames, e imaginar como seria trabalhar nesses jogos e fazer uma carreira disso.

E você era fã de esportes?

AI: Sim, grande fã de esportes. Nós gostamos muito de futebol na Inglaterra. Mas também jogamos muito rugby. Então, rugby e futebol são os meus esportes preferidos. Tinham jogos que não eram muito bons, mas eu realmente amo os jogos de futebol, principalmente agora.

E como você acabou trabalhando na Codemasters?

AI: Eu não vivia muito longe de Codemasters, então, depois que fui para a universidade, eu me formei em design para games de computador, eu voltei para casa,  e Codemasters era uma companhia local. Então, eu consegui um emprego lá. E depois eu fui progredindo e eu acabei entrando para "F1". Eu tive muita, muita sorte.

E por quanto tempo você tem trabalho em "F1"?

AI: Desde 2008, 2009.

2008, então...

AI: Foi quando eu comecei.

Desde "F1 2010".

AI: "2010".

"2010".

AI: Sim.

Quanto tempo um game como este demora para ficar pronto?

AI: O primeiro demorou uns dois anos na produção para ficar pronto. Mas todo ano nós precisamos ter um jogo novo. Nós temos o ciclo de um ano para trabalhar. Então... A nossa licença fala que precisamos lançar um jogo todo ano.

Todo ano?

AI: Sim.

Como "FIFA"...

AI: Sim, como "FIFA".

E este? Tem um engine novo, ou algo?

AI: Não, é o mesmo engine. Simplesmente evoluiu. Nós desenvolvemos muito mais. Este jogo, em particular, melhorou nos visuais, no manuseio, na física. Praticamente tudo foi melhorado.

E a inteligência artificial?

AI: Nós temos trabalhado muito na inteligência artificial. Tentando fazê-lo mais realista.

Sempre me assusta quando vocês falam sobre inteligência artificial.

AI: Sim, é um assunto profundo para se falar. É...

Porque... Eu não sei... Eu acho que, um dia, todas as inteligências artificiais vão começar a se comunicar entre si.

AI: Sim. E dominar o mundo.

E dominar o mundo, sim.

AI: Vai acontecer. Provavelmente, acontecerá um dia.

Sim, e a culpa é sua. Eu queria que você soubesse isso.

AI: Tudo bem.

O fim da humanidade está nas suas mãos. Então, vamos falar sobre este videogame.

AI: Tudo bem.

O "F1". Então, você trouxe a versão da E3?

AI: Sim, a versão da E3 da nova pista do Texas, que ainda não está completamente acabada, na vida real. Mas estará em outubro.

É uma pista que eles não vão usar?

AI: Não, eles vão usar. Só não acabaram ela ainda. Então, nós pegamos a planta da pista antes, com o pessoal da F1.

Legal.

AI: E acho que conseguimos recriá-la.

E como é a interação entre o seu time e o time da F1?

AI: Nós somos muito próximos. Nós temos que passar tudo... Nós mandamos tudo para a equipe da F1... aprovar o que fazemos. Então é um jogo ditado pelo que eles querem. Mas nós colocamos muito design nele.

Você pode dar um exemplo dessa interação? Como...

AI: Cada ano, há carros novos. Tem logos diferentes. E os carros parecem diferentes. Então, bem no início, temos que ter as plantas destes carros, e como eles serão, para deixarmos igual no videogame. Depois, os modelos em 3D são mandados de volta para F1. Eles dizem: "É exatamente isso." E nós colocamos no jogo. Muito do trabalho é acertar os patrocinadores. Porque isso é muito importante.

Você já tentou correr em uma pista?

AI: Bem recentemente...

... uma partida de verdade?

AI: Bem recentemente, eu fui a Silverstone. Tive muita sorte em ir numa sexta. Quando lota de pessoas para o treino. Mas é um ambiente muito legal. E eu voltei no domingo, para a corrida de verdade, e era simplesmente imenso. O ambiente é ótimo. O som dos carros. Você não imagina como F1 é até ir ver uma corrida, e viver aquilo.

Como foi a...? Você se sentiu...? Quando você está jogando, você sente que está lá? Como você compara?

AI: Quando se está correndo, você tem uma direção. Você realmente se sente como um motorista de F1. Você quer entrar lá e dirigir o mais rápido possível. É muito empolgante, muito divertido.

Então, suponho que você ganhe lugares bons para ver...

AI: Sim, nós tínhamos lugares bons. Nós tínhamos credenciais para o paddock, então, conseguimos chegar bem perto da pista.

Você consegue andar...

AI: Andar por tudo.

Sentir a energia da corrida.

AI: Sim! Sim!

Eu acho que você tem que... tentar capturar essa energia para o videogame.

AI: Sim, exatamente. Você não percebe como o jogo é parecido até ver a corrida. Mas, andando pela pista... A nossa é muito parecida. Nós fizemos um bom trabalho nisto.

Você visitou Interlagos?

AI: Não visitei. Eu passei na frente. Eu queria muito visitar.

E você mencionou... ainda estão construindo uma pista nova?

AI: Neste momento, eles estão construindo a pista do Texas. "O Circuito das Américas." E deve ficar pronta até o fim do ano. É a penúltima corrida da temporada de F1. E isto é muito... É chamada de "O Circuito das Américas", então, eu imagino que seja uma pista para americanos e sul-americanos. Também, ano que vem, terá a pista de New Jersey, que será nos Estados Unidos. Então, espero que abra o mercado para os estadunidenses, e eles se envolvam mais em F1.

Porque eles não são... Não é muito grande... Eles preferem Indy, certo?

AI: Eles preferem Indy e Nascar, então... Mas F1 é bem mais rápido, então, eu espero que quando as duas pistas americanas estiverem prontas... Terá alguns corredores também... E quando os corredores chegarem, possivelmente um time... E se houver uma equipe, eu vejo os estadunidenses se apaixonando pela F1.

Sim, eles precisam de alguém por quem torcer.

AI: Sim, exatamente.

Eu acho que aqui no Brasil, o interesse... do público pela F1 está caindo, depois de Ayrton Senna.

AI: Sim. Mas está caindo? As pessoas ainda amam.

Sim.

AI: Ainda tem muita gente.

É como se fosse uma coisa dos mais velhos. Mais ou menos. Porque meu pai costumava ver corrida todo domingo. Todo mundo costumava assistir. E agora eu não acho... Sabe...? Porque nós não temos um corredor para representar o Brasil.

AI: Que realmente represente o Brasil. Alguém que seja muito bom. Você tem o Bruno Senna. Ele está começando. Mas, sim, você precisa dessa ligação com as crianças, hoje em dia, para começarem a gostar de algum esporte. E se tornarem fãs. Espero conseguirmos dar isso à geração mais nova com esses novos jogos que estamos lançando.

Então, o que faz essa versão 2012 ser melhor que a última?

AI: Bom, tirando o visual melhor, os desenhos melhores, manuseio, nós focamos mais em acessibilidade. Então, nós vamos fazer o jogo mais acessível aos novos jogadores e aos jogadores casuais também. Então, nós inventamos... alguns modos de jogo novos que nos ajudaram a fazer isso. Nós inventamos algo chamado YDT. "Young Drivers Test" (Teste para Novos Motoristas). E o que fizemos aqui foi... Nos jogos anteriores, nós basicamente pegamos os jogadores e falamos: "Aqui está o carro, agora dirija. Aproveite." Mas nós não explicávamos como dirigir o carro, ou como conseguir o melhor tipo de corrida. Então, agora temos o "Teste para Novos Motoristas". É basicamente para novos motoristas poderem testar carros diferentes, times diferentes. Então, o time pode escolhê-lo, e oferecer um contrato. É assim que motoristas jovens entram para a F1. Então, nós queríamos meio que um tutorial. Então, agora você pode ir para Abu Dhabi, no jogo. E quando você começa, tem um tutorial para mostrar como trabalhar o carro. Então você irá aprender a manejar o carro, como funcionar o KERS,como funciona o DRS e ter a melhor experiência da sua carreira. De cara, sem ter que aprender nada. Então, desta forma, fizemos mais acessível para novos jogadores. Nós também... descobrimos que uma de nossas maiores críticas era que o jogo era muito longo. Demora muito para se competir uma carreira. Demora muito para chegar a um contrato com os melhores times, como Ferrari, Red Bull e McLaren. As pessoas querem alcançar este ponto mais rápido. Então, nós inventamos novas coisas para o jogo. Uma delas é... "Season Challenge". E a outra é "Champions Mode". "Season Challenge" é basicamente uma carreira encurtada. Tem todas as coisas boas da carreira principal, mas comprimidas em uma temporada. Resumindo é... Nós pegamos dez corridas, e cada corrida tem apenas cinco voltas. E o que acontece aqui é: nós estabelecemos desafios ou metas que o jogador deve superar. Assim que ele supera essas metas, lhe é oferecido um contrato para um time diferente, e daqui eles conseguem... em toda corrida ir mudando de time. Então, até o final da carreira rápida, eles estarão correndo para as melhores escuderias. Depois nós também temos o "Champions Mode". É como se fosse uma fase para quem... Se alguém tem 10/15 minutos depois do trabalho, por causa de compromissos do trabalho e da família... Você não tem tempo para jogar o videogame. Então, quando você chega do trabalho e sua esposa diz que é para você deixar a mesa pronta... e você tem 15 minutos para jogar o videogame. E você quer uma corrida rápida. Você quer todo o divertimento de dirigir um carro de F1. Então, nós inventamos seis cenários, que são baseados nos últimos campeões mundiais. E o que se deve fazer é... Vamos pegar o cenário 1. Você está correndo contra Kimmi Rikkonen. Você está na corrida. É baseado na vida real. Você entra na corrida. Então, cinco voltas para o final. E você está a cinco ou seis lugares atrás de Kimmi Rikkonen. Mas você tem pneus novos, e os dele já estão gastos. Então, você consegue fazer as voltas mais rápido. Então, a ideia é que você tem que terminar antes de Kimmi, até o final da corrida. Quando você completar este desafio, você desbloqueia os outros desafios. E aí você continua com os outros desafios.

Bem legal.

AI: Então é só acessibilidade, em termos de dar ao jogador bastante tempo de corrida em um período pequeno.

E mais emocionantes...

AI: Sim, mais emocionante. Mais... motivador.

E algo específico para o Brasil?

AI: Para o Brasil... Vocês têm muita sorte. Vocês receberão... Se você comprar antes o jogo, receberá o filme "Senna" junto. Então, será em Blu-ray e DVD, para Xbox 360 e PlayStation 3.

E os menus e tudo estarão em português?

AI: Sim, claro, tudo é em português. Então, tudo localizado para português. Vocês terão a experiência por inteiro.

Então, nós podemos jogar um pouco?

AI: Sim, podemos, se você quiser. Então, agora eu vou mostrar a demo da E3 para a nova pista do Texas, "O Circuito das Américas". Deve ser bem preciso. Nós recebemos desenhos que nos falam as altitudes e largura certas para a pista.

Legal.

AI: Os ângulos... não podemos estar longe. Mas vamos ver quando a corrida começar.

Então, você tem... uma linha para te ajudar?

AI: Esta linha está para ajudar. Eu não preciso muito dela, mas eu não quero errar, então vou manter aqui para você.

Tudo bem.

AI: Mesmo você estando em um eixo diferente, você ainda consegue ver a linha. Muda de cor quando você precisa brecar. Então, nós temos diferentes opções para o jogo se tornar mais acessível para... para novos jogadores e...

Novos jogadores e veteranos.

AI: Sim, e veteranos. Então, se você quer o desafio completo, você liga o automático ou, se você quer jogar como um expert, é só desligar tudo.

E vocês têm os corredores verdadeiros?

AI: Sim, todos os corredores verdadeiros estão no jogo, e você pode correr com qualquer um deles. Ou pode correr como você mesmo.

Tem alguma diferença entre cada...?

AI: Cada corredor? Dentro da lista, cada corredor tem sua característica, então, você verá que... Lewis Hamilton, por exemplo, seria muito bom em... muito agressivo na hora de defender uma posição. Mas se Alonso ficar na frente, seria muito difícil alcançá-lo.

Mas quando você está dirigindo, você pode dirigir como um deles, ou você tem que criar um...?

AI: Sim. Você pode dirigir como um deles, dependendo de qual modo você está. Ou você pode criar o seu próprio personagem. Na sua carreira, você tem que criar o seu próprio personagem.

Claro. Mas quando você está dirigindo, eu não sei, Bruno Senna,  tem alguma diferença?

AI: Não, não realmente. Não, dependeria...

É pela sua capacidade, certo?

Ai: Sim, é isto. Então, esta é a...

Então, você pode fazer o Rubinho um campeão?

Ai: Sim, exatamente.

Fórmula 1 2012 foi produzido pela CodeMasters e será lançado no Brasil pela Warner Games.

.

Publicidade

Trailers em destaque

Publicidade

Omeletop As 5+

  • Lidas
Publicidade

Fotos

omeletv-308
omeletv
CCXP Exclusivo Kotobukiya Studio Geek Mundo Geek 02
comic-con-experience-convidados
Publicidade