HQ/Livros

Vídeo

Gibicon 2012 | Entrevistas e um resumo do evento

Próxima edição do evento curitibano já está marcada para 2014

01.11.2012, às 23H26.
Atualizada em 21.09.2014, ÀS 17H18

A Gibicon número um aconteceu em Curitiba entre os dias 25 e 28 de outubro. Foram quatro dias da cidade respirando quadrinhos. Literalmente a cidade, pois o evento não era concentrado em um único local, com atrações espalhadas em sete lugares diferentes, a maioria deles bem no centro da capital paranaense. Era fácil topar com quadrinistas de várias partes do Brasil, e alguns estrangeiros, andando pelas ruas da cidade.

Foram dois os assuntos mais comentados do evento. O primeiro foi Astronauta: Magnetar, primeiro álbum da coleção Graphic MSP. Trata-se de uma reinterpretação do Astronauta, personagem da Turma da Mônica, de Maurício de Sousa, com roteiro e desenhos de Danilo Beyruth, autor de Necronauta e Bando de Dois. Lançada há poucos dias, a graphic novel foi tema de debates e era um dos que mais circulava pelas mãos dos participantes. O esforço mostra uma aposta da empresa na revitalização até mesmo do mercado de quadrinhos, ao unir a força da Turma da Mônica a quadrinistas independentes brasileiros.

Outro quadrinista que está participando do projeto Graphic MSP é Vitor Cafaggi, que junto à irmã Lu Cafaggi, vão fazer a graphic novel com sua uma visão bem diferente da Turma da Mônica.

O segundo grande assunto do evento foi a Grafipar, editora que foi marcante nos quadrinhos brasileiros dos anos 70 e 80 e que funcionava em Curitiba. Trinta anos depois, houve um reencontro histórico dos artistas, comemorado com a exposição Tesouros da Grafipar e várias palestras e debates, além do livro Grafipar: A Editora que Saiu do Eixo, de Gian Danton.

Como qualquer grande convenção, o mais interessante para os fãs foi encontrar artistas de quadrinhos e conseguir autógrafos super elaborados. Além dos brasileiros, tivemos também  a presença de italianos como Tanino Liberatore, criador do Ranxerox, e Roberto Diso e Fabio Civitelli, de Tex, os alemães Mawil e Isabel Kreitz e o argentino Salvador Sanz. Outro atrativo é a oportunidade dos quadrinistas independentes encontrarem público novo, vendendo suas HQs por conta própria na convenção.

Murilo Martins, por exemplo, participou este ano das Comic Cons de San Diego e de Nova York e agora está em convenções brasileiras com sua Love Hurts.

Depois da edição teste em 2011 e desta primeira edição pra valer, a organização da Gibicon divulgou que o evento será bienal e a próxima edição já está marcada para 2014.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.