Filmes

Vídeo

O Espetacular Homem-Aranha | Omelete Entrevista Avi Arad

Produtor fala de Sam Raimi, das novidades do novo filme e dos videogames que quer adaptar para o cinema

02.07.2012, às 02H30.
Atualizada em 21.09.2014, ÀS 17H17

O superprodutor Avi Arad veio ao Brasil no começo do ano e depois de participar da KingCon Rio recebeu o Omelete para falar um pouco mais de O Espetacular Homem-Aranha. Na conversa, Arad falou da importância de Sam Raimi, as novidades que a nova franquia deseja atingir, os problemas enfrentados pelo mercado de quadrinhos e os videogames que ele pretende adaptar para o cinema.

Olhando para a primeira trilogia de filmes do Homem-Aranha, qual você acha que foi sua maior conquista nestes filmes?

Avi Arad: Trazer o Sam Raimi. Ele realmente queria incorporar o estilo das HQs, as cores do Homem-Aranha. Essa foi a direção dele. No primeiro filme nós meio que pegamos a história da Gwen e colocamos dentro da história da Mary Jane. Eu achei que escolhemos bem Tobey e Kirsten. Meu preferido foi o segundo vilão, Alfred Molina. Foi, simplesmente, brilhante! Então, nós conquistamos duas coisas: nós conseguimos reconhecimento do Homem-Aranha por todos os públicos. Até das pessoas que nunca tinham lido os quadrinhos. Elas reconheciam o Homem-Aranha nas lancheiras, ou algo assim, mas não conheciam o coração dele. E, simplesmente, expandiu o número de fãs de uma forma que nos permitirá contar histórias para sempre e melhorar este filme, que é uma história diferente, mas não tira o que Peter Parker e Homem-Aranha simbolizam.

O que você acha que vai alcançar com este filme?

Eu acho que nós vamos trazer ainda mais para o mundo real. Você terá a sensação que Peter é alguém que você conhece. Você pode reconhecê-lo. Eu acho que você vai olhar a cidade, e ela vai parecer um lugar que você já foi. É ambicioso. O melhor exemplo é quando você olha para o nosso pôster. Dá a sensação da aparência do filme hoje. A sensação das ruas de hoje. Como uma história de amor seria hoje. Especialmente esses dois. É uma ligação intelectual, primeiramente. Obviamente, eles gostam um do outro. Você tem um Peter Parker que sorri mais, que tem um senso de humor sobre ele mesmo e sobre outros. Ele é sozinho porque ele quer ser. Então, têm vários elementos novos para ele. E somente as HQs dão a oportunidade de renovar, de inovar e continuar o personagem para os nossos tempos.

Bom, a venda de HQs está diminuindo ano após ano. E, alguns dizem que isso acontece porque eles são feitos para adultos e não mais para crianças. E também por causa de toda a cronologia... Que você tem que ser... Você tem que ler dez anos para compreender uma única história... Você acha que os reboots de filmes são, meio que, uma resposta dos filmes para aquilo? Como dizer: " Ok, aqui é como você faz as coisas. Você tem que deixá-las novas, ou...

Bom, eu, na verdade, não acredito que haja uma correlação entre venda de livros e filmes. Eu acho que essas duas mídias nunca se conectaram. Se você pegar brinquedos, videogames, apetrechos. Eles não estão diminuindo, eles estão aumentando. Porque é o amor pelo personagem. Se eu fosse olhar para o que talvez seja a razão, eu acho que está cada vez mais difícil de pegar esse pedaço de papel. Então, as pessoas leem online. E, dessa forma, não aparece em circulação. Mas, eu acho, que mais pessoas têm contato com as HQs, mas de uma forma diferente. Por um tempo, as HQs decaíram. As capas eram lindas! Mas o roteiro não tinha a mesma qualidade. Quando o Stan Lee escreveu seus quadrinhos, todo gibi tinha uma incrível percepção do que sente uma pessoa. E as pessoas queriam fazer parte dessa vida. E, depois, passou a ser pelas capas. E depois a ação e daí por diante. E, a propósito, os desenhos animados são muito compatíveis com o que todos estamos fazendo entre filmes e animação. As crianças compram HQs online. Ou as leem online. A maioria das lojas não vende HQs. Nós tentamos, por muito anos, deixá-las mais acessíveis. Mas estão ainda apenas em lojas especiais.

E eu estou feliz por você ter mencionado videogames, porque você também está envolvido em várias adaptações de videogames. Você acha que será a próxima coisa com que trabalhará? Porque, basicamente, você criou todo o genêro de super-heróis, doze anos atrás. Você pretende fazer o mesmo com os games?

Sim. Eu acredito que hoje videogames estão preocupados com a narrativa. Pelo menos os games em  que estamos envolvidos, como Mass Effect e Uncharted -, eu não posso falar sobre todos eles por outros motivos, são de estúdios diferentes. Mas muitos videogames estão sendo escritos por roteiristas de filmes. E os personagens são bem desenvolvidos. Antigamente, você tinha o personagem. Você tinha o game de tiro em primeira pessoa. Você não sabia nada sobre ele. Hoje, games são escritos como um filme. A cinematografia é de um alto nível. E os personagens são realmente interessantes. Você não precisa reinventar. Você só precisa ampliar quem são os personagens. No game, você é o personagem! Eu sou o personagem! Quem estiver jogando é. Mas se você for ao cinema é porque quer ver mais desse garoto, ou dessa garota, na verdade. É uma ótima fonte! E infelizmente, ou felizmente, adaptá-los não é um problema de história. Os videogames bem-sucedidos estão alcançando maior público e lealdade de todas as audiências. Até agora os filmes de games foram mal planejados. Tomara que consigamos fazer melhor.

Você está planejando começar com Uncharted ou Mass Efect?

É uma corrida de cavalos.

O Espetacular Homem-Aranha, com direção de Marc Webb, estreia no Brasil em 6 de julho com cópias 2D e 3D.

No elenco estão Andrew Garfield (Peter Parker), Emma Stone(Gwen Stacy), Rhys Ifans (Curt Connors), Sally Field (Tia May), Martin Sheen (Tio Ben), Denis Leary (George Stacy), Campbell Scott (pai de Peter), Julianne Nicholson (mãe de Peter), Irrfan Khan (o vilão Van Atten), entre outros.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.