Filmes

Vídeo

O Espetacular Homem-Aranha | Omelete Entrevista Matt Tolmach

Produtor fala da importância do herói em sua vida e porque escolheu Mark Webb

28.06.2012, às 00H24.
Atualizada em 21.09.2014, ÀS 17H17

Produtor de O Espetacular Homem-Aranha, Matt Tolmach fala sobre a importância do herói em sua vida e dos motivos que os levaram a escolher Marc Webb para dirigir o filme.

Na verdade, estou meio curioso: Por que você decidiu deixar a sua antiga vida e se tornar um produtor?

Matt Tolmach: É uma ótima pergunta! Eu amava meu trabalho antigo. Em termos de trabalho em Hollywood, era um trabalho bem espetacular. Mas eu acho que, na vida, todos nós, queremos coisas diferentes. E eu acho que Homem-Aranha teve um grande papel nisso. Eu tinha já trabalhado com o Avi, e com todo mundo dos filmes anteriores do Homem-Aranha.

Desde o segundo, certo?

MT: Desde o primeiro.

Desde o primeiro?!

MT: Desde o início. Eu estava na primeira reunião com Sam Raimi, quando tudo começou. Parte do que eu amava do meu trabalho como executivo era chegar bem perto do processo de produção de filmes. E, com o passar do tempo... Eu percebi que queria estar lá para isso. Você sabe, têm tantas decisões para serem tomadas nos dias das filmagens. Pequenas decisões, grandes decisões. Mas você tem que estar lá para ser parte disso. E eu só queria... Foi um novo capítulo na minha vida. E quando essas coisas acontecem, e você recebe um certo "chamado"... você muda, ou não. E eu queria! Então, essa foi uma oportunidade incrível! Produzir Homem-Aranha, então, não foi difícil para mim.

E por que Avi, e por que Homem-Aranha? Tenho certeza que você poderia ter escolhido muitas coisas...

MT: Eu tenho trabalhado em muitas coisas, mas Homem-Aranha foi um capítulo definitivo na minha vida. Como um executivo. E é algo que eu tenho muito orgulho. Nós estávamos conversando com você, essa manhã, sobre como todos sentimos o Peter Parker dentro de nós. Eu, com certeza, sou uma dessas pessoas! E, então, poder trabalhar em um filme que eu acho que tem esse tipo de impacto é muito raro. Para filmes grandiosos, como esse, ter tal papel e tal intimidade. Isso que é ótimo em Homem-Aranha! Porque Homem-Aranha e Peter Parker são histórias sobre um garoto. É uma simples história sobre um garoto tentando acha o seu lugar no mundo. É completamente único. E, eu diria, é completamente único para qualquer outra coisa que está no cinema. Então, fazer parte disso e fazer um filme que é, ao mesmo tempo, significativo e grandioso, é uma oportunidade muito rara! E é significativo para mim, pessoalmente.

E como um antigo chefe de estúdio, quais são os desafios para a indústria para os anos que virão? E o que você está fazendo, como um produtor, para superá-los?

MT: Eu te darei uma resposta bem simples, que é no que eu acredito: você tem que fazer filmes realmente bons. Acho que o público ficou muito inteligente. Acho que eles se comunicam entre si. Eu acho que não tem mais como enganá-los. E eu acho que se nós formos continuar o negócio para ter bom êxito e continuarmos levando pessoas aos cinemas, você tem que entregar filmes bons! E isso parece muito simples, mas é muito difícil! Roteiros têm que ser bons. Atores têm que ser ótimos! Você tem que contratar os diretores certos. Você tem que ouvir o público! E dar o que eles querem. E, eu acho que em diferentes momentos, como uma indústria, algumas dessas coisas escaparam da gente. Eu acho que algumas vezes nós nos tornamos uma indústria movida pelo marketing. Marketing é essencial, mas tem que começar de uma boa história. Você tem que entregar um grande produto para as pessoas. Eu só acho que não tem como enganar mais ninguém. Se fizermos isso e nos focarmos nisso, não haverá razão para as pessoas não irem ao cinema. E essa foi uma grande parte do que estamos tentando fazer neste Homem-Aranha.

E falando em diretores... Por que vocês optaram pelo Marc Webb?

MT: Eu vou te dizer o porquê. Você sabe, as pessoas sempre dizem: "Marc Webb??? Ele só fez um filme e clipes de música, e ele nunca fez algo assim." E a essência de Homem-Aranha, como eu te disse, é uma história sobre um garoto. É história muito poderosa e dramática. Mark Webb tinha feito esse filme [500 Dias com Ela], pelo qual todos nos apaixonamos! Era muito provocante, uma história muito emotiva e autêntica. Então, quando começamos a redefinir Homem-Aranha, nós sabíamos que a única coisa que você não pode fazer quando se está fazendo um filme do Homem-Aranha é não se enganar com o coração do personagem. Se você não acertar isso você perde. Nós cercamos Mark Webb com as melhores pessoas, e os melhores técnicos. Mas se o diretor não tem uma compaixão no coração, e a visão para o personagem, você não acaba com um filme do Homem-Aranha. Então, nós, na verdade, procuramos alguém que conseguisse contar aquela história íntima. E, depois, juntamos tudo em um filme de ação. E, então... E se você olhar desse jeito, Mark Webb é, na verdade, uma ótima ideia para este filme.

Ok. Obrigado.

MT: Obrigado.

Muito obrigado.

MT: Me diverti.

O Espetacular Homem-Aranha, com direção de Marc Webb, estreia no Brasil em 6 de julho com cópias 2D e 3D.

No elenco estão Andrew Garfield (Peter Parker), Emma Stone(Gwen Stacy), Rhys Ifans (Curt Connors), Sally Field (Tia May), Martin Sheen (Tio Ben), Denis Leary (George Stacy), Campbell Scott (pai de Peter), Julianne Nicholson (mãe de Peter), Irrfan Khan (o vilão Van Atten), entre outros.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.