Assista Agora

Jim Starlin | Criador de Thanos está contente com o filme, mas não com a Marvel

Autor teve que pagar ingresso para assistir aos filmes

Érico Assis
15 de Maio de 2012

Thanos

Há quase 40 anos Jim Starlin criou Thanos, na época um vilão qualquer, para a série do Homem de Ferro. O que acabou virando a maior ameaça cósmica da  Marvel Comics e ganhou papel significativo, mesmo que curto, no filme dos Vingadores. Esquecido dos créditos, da mídia e, enfim, da Marvel, Starlin aproveitou para dar uma alfinetada na editora.

Foi em entrevista ao Hero Complex, blog do jornal Los Angeles Times. "É o segundo filme que tem algo que criei para a Marvel - a outra coisa foi a Manopla do Infinito em Thor - e nos dois filmes eu tive que pagar meu próprio ingresso para assistir. A compensação financeira para os autores destes personagens parece não fazer parte da equação."

Starlin não foi apenas o primeiro a escrever e desenhar o personagem, mas também desenvolveu-o ao longo dos anos 70 nas histórias de Capitão Marvel e Warlock. Nos anos 90, recuperou-o na série do Surfista Prateado, criou a história considerada a melhor do personagem - a minissérie Thanos: Em Busca de Poder - e envolveu-o nas sagas Marvel Desafio Infinito, Crusada Infinita e Guerra Infinita. Por fim, foi roteirista e desenhista de uma série própria do personagem entre 2003 e 2004, da qual saiu meio contrariado. Nunca mais trabalhou para a editora.

Apesar da alfinetada, Starlin diz que gostou muito do filme de Joss Whedon e que espera que a aparição de Thanos seja apoio para seus projetos pessoais de transformar suas criações Dreadstar e Breed em filme.

Por fim, quanto à representação cinematográfica do personagem que concebeu: "Minha única surpresa foi ver como Thanos ficou violeta na tela. Sempre achei que a pele exposta dele seria mais um violeta acinzentado. Só assisti o filme uma vez, e o titã louco apareceu bem rápido, mas fiquei com a impressão de que o queixo ficou pequeno, posso estar enganado. Gostei da voz."

Leia mais sobre Jim Starlin
Leia mais sobre Vingadores


Compartilhar

Comentários (95)

O Omelete disponibiliza este espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site. Por favor respeite e siga nossas regras para participar.
Partilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas.

Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

IgorLiraVox IgorLiraVox (17/05/2012 13:38:16)   1331 0
Ai alguem sabe informar?

O Thanos é um Skrull???

Ele tem aquele queixo igual a um macarrão espaguete.....

Parece a mesma raça.....

E afinal é o super Sklull ou ele que aparece no final do filme???

Eu achei muito magro e pouco queixudo pra ser o Thanos......


Lauro Lauro (18/05/2012 11:05:13)   3269 0
Thanos não é um skrull, ele é de Titã.

Talvez nos cinemas, como os skrulls (e sua capacidade de mudar de forma) ficaram no "pacotão" de direitos do Quarteto Fantástico, é provável que Thanos tenha uma "raça" própria, independente do histórico dele como tendo nascido em Titã.

Apesar de terem chamado os invasores de "Chitauri", é provável que eles não tenham as habilidades de mudar de forma. Pelo menos isso não apareceu em tela...

sem avatar Emerson (01/06/2012 20:02:06)   0 0
Cara,

De prima eu gritei no cinema: Thanos, é Thanos! Aquele queixo é inconfundível! E ele não é skrull p.n.! É ele o consorte da morte!


Paladino Paladino (16/05/2012 23:35:41)   369 1
capitalismo selvagem!
mas o filme ficou muito bom!



Luciana Buonarrotti Luciana Buonarrotti (16/05/2012 16:23:52)   582 1
A pergunta que não quer calar....

Será que a Panini, após a cena pós-créditos de Os Vingadores, o sucesso do desenho animado da equipe (especialmente nesta segunda temporada, com personagens cósmicos), a promessa de serem introduzidos elementos cósmicos nas próximas produções (Thor e/ou Vingadores),
FINALMENTE se lembrará de publicar as sagas cósmicas que ATÉ HOJE não saíram.

De Aniquilação até A Imperativa de Thanos temos muito material que simplesmente foi ignorado. Sem contar as excelentes "Nova" e "Guardiões da Galáxia".

Ano passado saíram "Os Aniquiladores".

A nova saga da Marvel "Avengers vs X-Men" tem a participação de personagens cósmicos: Kree, Shiar, Nova etc.

Como fica???
Não fica???

Quem leu em versões digitais... fica relativamente satisfeito (para quem é colecionador, sem chances de comprar no papel)

Para quem apenas lê o que sai aqui no Brasil pela Panini, vai ficar boiando geral...

putz


Lauro Lauro (16/05/2012 16:53:11)   3269 0
Uma das coisas que a Panini poderia pensar até a época do lançamento de Os Vingadores 2, era relançar "A Saga de Thanos", que para mim foi uma das melhores iniciativas da Abril nas HQs...

Mas você tem razão, quem sabe agora apareça mais mercado (interesse dos leitores) para a Panini voltar a publicar as sagas cósmicas da Marvel, nem que seja em encadernados.

Putz, se eles lançaram "Universo X" naquele encadernado absurdo de caro (e olha que o material nem é tããããoo bom assim), porque não fazer o mesmo com Nova e cia.?

O jeito, para aqueles que podem, é comprar os encadernados pela Amazon...


Christian Christian (16/05/2012 15:29:25)   -117 3
E ainda tem quem ache que a empresa pode fazer o que quiser, ou que se exagera quando se discute a questão dos direitos ou que é besteira apoiar quem insiste pelo ainda mais simples e elementar reconhecimento devido ao artista que criou.

Quem diria que a justiça (e a percepção do que ela significa) acabaria reconduzindo ao princípio que veio negar: a lei do mais forte.



Lauro Lauro (16/05/2012 13:38:39)   3269 0
O que a Marvel deveria fazer, principalmente agora com tantos retornos financeiros positivos, era chamar cada roteirista, desenhista, arte finalista que já passou pelo título dos Vingadores e fazer uma sessão especial de cinema para todos com recepção do Stan Lee antes da projeção, agradecendo o empenho de todo mundo...

A DC poderia fazer o mesmo com o Batman...



sem avatar Christyan (16/05/2012 11:44:11)   1 1
sacanagem com o Jim pelo menos o ingresso do filme de graca ... varios anos de contribuicao(THANOS)



sem avatar Omar (16/05/2012 10:49:31)   12 0
Nao se alguem se lembra, mas dentro de umas das joias existe um superheroi,,sera que ira aparecer? O Warlock



Plastik_Fantastik Plastik_Fantastik (16/05/2012 10:42:23)   339 0
Comecei a ler quadrinhos por conta de uma estória do Jim Starlin em junho de 1983( quase 30 anos atrás )

A revista era Heróis da Tv n11 e a estória era do Capitão Marvel ( Saga de Thanos ) e na época a qualidade do roteiro e dos desenhos me causou grande impacto e me arrastou para dentro do mundo Marvel.


Em uma entrevista Joss Whedon afirma que ele é um grande fã dessa mesma fase

segue:

He already cared about the characters — the comic book writer Jim Starlin‘s cosmic Avengers stories hooked him in the 1970s.
But his key to cracking the screenplay was The Dirty Dozen, which reveled in the pleasure of assembling an ill-matched team. “The Avengers don’t belong together,”
Whedon says. “Each belongs alone. But the more they’re alone, the less useful they are.”

-------

Ele afirma que as estórias cósmicas dos Vingadores escritas pelo Starlin lhe trouxeram para o mundo dos quadrinhos nos anos 70.
E que a "chave" para fazer funcionar esse grupo de heróis nos cinemas, estava no filme Os doze condenados.


----------------


Os doze condenados - 1967

Durante a 2ª Guerra Mundial Reisman (Lee Marvin), um major americano, tem a missão de treinar 12 soldados, que estão sentenciados à morte ou com sentenças de no mínimo 20 anos.

O objetivo do treinamento é uma missão quase suicida atrás das linhas inimigas, para destruir um QG nazista e provocar a maior destruição possível às vésperas do Dia D. Os sobreviventes serão perdoados e reintegrados.


http://www.imdb.com/title/tt0061578/

------


Como a Disney/Marvel e Warner/DC tem um histórico de encrencas autorais, especialmente quando um filme de grande sucesso comercial é lançado, não me causa espanto que o Starlin tenha que pagar pelo próprio ingresso, os grandes conglomerados de entretenimento tem extrema sensibilidade a esse tema que acontece desde o filme Superman 1, onde os artistas organizaram um boicote ao filme em apoio a Siegel e Shuster.

Na época Siegel estava trabalhando como atendente/balconista nos correios americanos por apenas 7 mil dolares por ano.

Então a Warner concordou em pagar uma pensão de 20 mil dolares por ano para cada um dos artistas, e ir aumentando até o maximo de 85 mil ao ano, o que ocorreu.

Warner disse que não era obrigada a fazer isso, mas que moralmente se sentia obrigada.

Resumo:

Não vai ser a última vez que vemos esse tipo de situação, a maioria dos artistas de quadrinhos estão com idade avançada, nem sempre em boas condições financeiras e muitas vezes com algum tipo de doença.

Vide o que aconteceu com Dave Cockrum, Tony deZuniga, etc...
























jimindris jimindris (16/05/2012 10:39:02)   -52 -1
gente so tenho uma duvida quem sera paro pro thanos em os vingadores 2 ja li toda saga de thanos , eu provavelmente vai entra mas alguns personagens a mas pra fazer parte da equipe ja viu o pode q o cara tem alis o cara e considerado o maior estrategista do universo cosmico, pena q o surfista nao pode aparecer,


Dass Jennir Dass Jennir (16/05/2012 16:46:16)   8 0
Já ouviu falar de Adam Warlock.
O cara derrotou o Titã quando o Thanos tinha em seu poder a manopla do infinito com todas as joias cravadas nela.
Warlock e Norin Radd foram para outra dimensão e voltaram derrepente para retirar a manopla da mão do Thanos.
Adam Warlock é o cara.


Jimmy Jimmy (16/05/2012 10:10:47)   14 0
Mano, sem querer desmerecer, dá uns 100 conto pro Starlin pela aparição de 3 segundos do personagem dele...rsrsrs

Agora pra antagonizar o próximo filme é outra história!!



Publicidade
Milena Milena (16/05/2012 09:35:54)   566 1
Poxa consideração zero da Marvel hein...Injusto com o criador de um personagem que será destaque na continuação..não conheço hqs mais pela noticias e comentarios aqui e em outros site sei que o Thanos é um puta vilão e com certeza vai deixar mais legal ainda Os Vingadores ..e não dão o reconhecimento merecido ao seu criador..:(



Lauro Lauro (16/05/2012 08:12:05)   3269 2
Por mais que na época Jim Starlin trabalhasse para a Marvel, e os direitos do personagem sejam da empresa, é uma questão de RESPEITO considerar aqueles que transformaram a editora no que ela é hoje.

E Jim Starlin merece isso. Ele era uma espécie de Geoff Johns da Marvel. As sagas cósmicas que ele fez envolvendo Thanos para mim são equivalentes à "Crise nas Infinitas Terras".

Ele salvou o Capitão Marvel do ostracismo e deu uma história final e definitiva para ele, uma verdadeira obra de arte. Criou vários personagens marcantes, como Warlock por exemplo, e as Jóias do Infinito.

Apesar dele ter perdido um pouco de fôlego em seus últimos trabalhos na Marvel, ele ainda deveria ser respeitado.

Não custava nada colocarem alguns créditos no final do filme para todos os criadores e pessoas que contribuíram com os personagens. O mesmo espero que aconteça em uma futura sequência de Os Vingadores com a presença de Thanos.


sem avatar Josenildo (16/05/2012 08:54:57)   3 0
Gosto do Jim Starlin, mas se ele tivesse ficado até o final do filme, teria visto o nome dele entre as pessoas a quem a produção agradeceu por ter contribuido para a realização do filme.
Mas aposto que ele, como a maioria das pessoas, sai da sala assim que começam os créditos e depois ficam resmungando por reconhecimento que estava lá.
Agora quanto a compensação financeira acho que a Marvel deveria estendeê-la aos criadores dos personagens, porém isso só vai ocorrer num mundo utópico e como vivemos no mundo real, as empresas não gostam de dividir seus lucros com quem não é acionista.


sem avatar matheus (16/05/2012 02:16:27)   -3 0
tipo concordo que tinha que ser dado maior valor para esse criadores que acabam esquecidos e tudo mais...realemnte puta sacanagem o cara ter que pahat pra ver um filme em que seu personagem esta envolvido!!

massssssssssss

tem um outro lado da moeda ai!! o cara trabalahva ppara a marvel...o trabalho dele era criar personagem para a marvel..!!

diferente seria se ele tivesse criado o personagem e chegado e oofericido ele para a marvel...e pelo que eu li nao foi bem isso ele era funcionario da marvel!!

entao sei la...mesmo sendo coisa de otario a marvel tem esse "direito" esrtupido pq no final das contas o personagem é dela!!

ve se um senhor chamado stan lee reclama de direitos autorais!!



sem avatar Marco A (16/05/2012 01:34:01)   503 0
Eu não entendo disso, mas se ele criou o personagem para a Marvel, ele deve ter recebido por isso, não!?? E agora os direitos sobre o personagem são da Marvel, está certo!?? Ou é como música, toda vez que usarem o cara ganha uma grana!???


Lauro Lauro (16/05/2012 10:11:34)   3269 1
Nas grande editoras, estilo Marvel e DC, se você cria um personagem, ele é de propriedade da editora, não interessa se você criou, desenhou e escreveu ele...

Os créditos pelo personagem são colocados aos criadores, mas na prática as editoras são livres para fazerem o que quiserem com eles do ponto de vista comercial.

A não ser, é claro, que exista um contrato que mantém os direitos dos personagens ao criador, ou pelo menos algum tipo de cláusula de divisão de lucros com adaptações em outras mídias, etc.

Mas isso não era muito comum décadas atrás.

No universo Image, por exemplo, cada criador tinha os direitos sobre seus personagens. E quando vários criadores saíram da editora, levaram os direitos com eles.

Elvio Elvio (16/05/2012 12:10:57)   13 0
Isso que o Lauro falou procede, realmente a maior culpa é do criador que assina um contrato que faz com que qualquer criação sua seja de responsabilidade da empresa, claro que atualmente esses contratos tem mudado bastante, a maioria dos novos personagens criados ja preveem a transposição para outras mídeas (cinema, teatro, games etc..) e com total participação de seus criadores, por isso que a Marvel e a DC a muito tempo não criam personagens novos, preferem se manter no conjunto rentavel que está delimitado a anos como propriedade da empresa.


João Vitor João Vitor (16/05/2012 01:32:42)   427 1
Fiquei com dó dele.



Ricardo Ricardo (16/05/2012 00:57:34)   51 1
SPOILER ALERT (pra quem ainda não viu Vingadores... em que planeta vc está?)


Só um detalhe: Thanos não fala na cena final... Ele apenas escuta o relato do "capanga" dele, que passava as ordens para o Loki. E sim, claro, dá um simples sorriso quando um possível "flerte com a Morte" é cogitado pelo capanga...



Alexandre Alexandre (16/05/2012 00:29:19)   -103 0
desde quando a Marvel liga pra seus funcionarios? é a maior parasita que existe.

agora, o queixo ficou meio pequeno mesmo.



sem avatar Lourival (16/05/2012 00:00:59)   48 3
Considerações:
1) A Marvel nunca valorizou seus artistas. O próprio Jack Kirby morreu esquecido e pobre, tendo sua família que recorrer aos tribunais para ter algum reconhecimento e dinheiro;
2) O ostracismo não é só na Marvel, a própria Disney nunca reconheceu seus artistas, nem sequer os creditava em suas revistas. Carl Barks só teve seu reconhecimento por ficar evidente sua grandeza superior ao próprio Walt e seu irmão Roy;
3) Vemos tal desconhecimento aqui no Brasil, aonde os artistas que trabalham para o Sr Maurício de Souza ficam sob a assinatura do mesmo;
4) Jim Starlin é sem dúvidas um dos maiores artistas dos quadrinhos, assim como Walter Simonson, John Buscema, Steve Ditko e compartilha com os mesmos o árduo trabalho numa indústria que cresceu muito e que como a maioria esquece daqueles que a construiu.



Majin-Boo Majin-Boo (15/05/2012 23:16:45)   410 1

Tão pagando 50 milhões pro Downey Junior, custava nada dar 20 Doleta pro tio ai ver o filme, isso se chama consideração. Mas essas empresas de entretenimento não tem consideração nenhuma pelas pessoas que as ajudaram a ser o que são. Só querem saber de quem as ajuda hoje encher o cofre de dinheiro.









T-101 T-101 (15/05/2012 23:52:14)   30 0
Isso se chama obrigação. Fico imaginando eu no lugar dele: "Pow criei uma coisa usaram e nem sequer lembraram de mim"


Gustavo Gustavo (15/05/2012 22:23:42)   585 8
“Há quase 40 anos Jim Starlin criou Thanos, na época um vilão qualquer, para a série do Homem de Ferro.” Até aí, tudo bem. Só que o “Zé ninguém da lua de Saturno” cresceu, se tornou importante, ganhou aquela que é considerada por muitos (eu, inclusive) a MAIOR saga da história da editora, com mais de mil páginas, envolvendo praticamente todo o seu elenco. Sua morte custou também a vida de outro carismático personagem da ala cósmica da Marvel; Adam Warlock.
Nesse ínterim, o Titã Louco foi, pouco a pouco, ganhando a preferência dos leitores, deixando para trás vilões como Magneto, Dr. Destino, Loki e Galactus, para se tornar “O” maior vilão da Marvel.
Assim, ele ganhou uma nova chance, e voltou da Morte, com a Morte e para a Morte. Conquistou as jóias do infinito, ostentou Mefisto como seu “bobo da corte” e liquidou – com um gesto singelo, um estalar de dedos – nada menos do que metade das vidas do universo. Adam Warlock habitou a alma do vilão e desvendou a sua mente, no final, os dois demonstraram ter aquela intimidade que só adversários de longa data podem ter.
E tudo isso, durante todo esse tempo, era Jim Starlin com sua mente prodigiosa a nos presentear com mais do que belas aventuras, mas com um personagem fabuloso, com uma mitologia sem paralelos na história das histórias em quadrinhos. E Jim Starlin, é claro, não fez tudo isso de graça, tudo bem, mas Leonardo da Vinci também não pintou a Santa Ceia de graça, Rafael não pintou A Escola de Atenas de graça no Vaticano, Michelangelo não transformou um bloco de mármore em Davi de graça, Camões não escreveu Os Lusíadas de graça, e vários outros, como Mozart, Beethoven, etc., não fizeram o que fizeram de graça. E eu juro que nunca vi ninguém falar que as pinturas da Capela Sistina pertencem ao Papa ou à Igreja Católica, nunca vi ninguém falar dos Reis que financiavam pintores, compositores e artistas em geral como donos dessas obras, nunca ouvi ninguém falar que Os Lusíadas pertence à Coroa Portuguesa. Não, as obras de arte sempre remetem ao nome daquele que a criou. E foi isso o que Jim Starlin fez quando foi pago para fazer “um vilão qualquer”. O universo Marvel não seria tão rico se não fosse o trabalho desse homem.
Portanto, um pouco de reconhecimento não faz mal a ninguém.
Se o "Zé ninguém da lua de Saturno" mereceu dar o seu "ar da (des)graça" por poucos segundos após os créditos do filme dos Vingadores, deixando nerds do mundo todo em êxtase, só foi porque um "funcionário" da empresa, chamado Jim Starlin consumou aquele sorriso sarcástico e diabólico.

E isso.

Inté.


Lauro Lauro (16/05/2012 09:05:51)   3269 0
Muito bom seu comentário, perfeito mesmo!

sem avatar Flávio (16/05/2012 16:34:51)   2 1
Cara adorei seu comentário... sem brincadeira nenhuma até me emocionei... mas infelizmente nosso bom e velho titio Starlim com toda a certeza continuará "desconhecido" do grande publico que não curte HQs e que só acompanha os personagens no cinema.

Afinal para a Marvel pra que reconhecer o valor de um "ex-funcionário" que criou "apenas"... eu disse "apenas" o vilão mais foderástico de todos os tempos :(

Gustavo Gustavo (17/05/2012 11:18:16)   585 2
Valeu aí galera!

De longe o Thanos é o meu vilão favorito, de todos os tempos.
O que me incomodou um bocado foi ver algumas pessoas dizendo aqui que "Jim Starlin foi pago para fazer um serviço, fez, recebeu, e pronto".
Não vejo as coisas desse jeito. Pra mim, pagar um artista pra criar algo não é o mesmo que pagar um operário para apertar um parafuso, trocar um pneu, instalar uma antena parabólica ou qualquer outra profissão do tipo, porque nesses casos a pessoa executa exatamente aquilo que foi paga para fazer, enquanto que no caso do artista o resultado pode ficar melhor do que a encomenda (ou pior). Pra ser bem claro; um artista é pago para criar, não exatamente para executar.
Jim Starlin foi pago pela Marvel para escrever histórias do Homem de Ferro, foi isso o que ele fez, mas e o que ele acrescentou por livre e espontânea liberdade criativa? E os que personagens que ele salvou do ostracismo (como o colega Lauro bem lembrou em seu post mais acima)? Adam Warlock e Capitão Marvel também eram personagens secundários que tiveram suas vidas (e pós-vidas) entrelaçadas com a de Thanos, cujo encontro mudaria o rumo de todos eles.
Vejamos isso com mais calma e mais detalhes.
Ao desenvolver a história pessoal de Mar-Vell e Adam Warlock, Jim Starlin enriqueceu os detalhes do funcionamento do universo cósmico da editora, como por exemplo, a guerra Kree-Srull, as regras de conduta ditadas pela Suprema Inteligência, a introdução de Eon, Drax - o destruidor, Nebulosa, Magus e Deusa, Gamora e Pip, Lorde Caos e Mestre Ordem - que trouxeram uma participação mais ativa dos Celestiais, e o Alto Evolucionário, que também entrou na dança e teve a sua Contra Terra pormenorizada.
Ou seja, foram anos de contribuição maciça, ditando os rumos do universo Marvel, e não apenas fazendo histórias "pagas para entreter".
Antigamente os contratos com participação de lucros eram impensáveis (como o Lauro também explicou acima), mas era isso ou trabalhar de maneira independente.
Hoje as coisas mudaram, e o trabalho desses senhores poderia ser reconhecido financeiramente.

Um último exemplo: em 1962, um "carinha aí" chamado Stan Lee teve a oportunidade de tapar um buraco no último número da então futura extinta revista Amazing Fantasy #15. De acordo co o raciocínio de muitos aqui, ele seria pago por essa história e ponto final. Vejam no que deu.
Acham verdadeiramente que esse cara merece o mesmo reconhecimento que o operador da máquina de xeróx ou qualquer outro funcionário pago para desenvolver a sua função?

Inté.


Publicidade
Júlio Júlio (15/05/2012 22:20:30)   175 2
Estou do Lado do Jim Starlin, acho que muito criadores de personagens com o tempo sao deixados de fora do Bolo...



Red Devil Red Devil (15/05/2012 22:00:16)   42 2
Como sou desenhista também, imagino como deve ter sido estranho e empolgante para Starlin ver o personagem que criou na tela grande, com movimento e voz (mesmo que numa cena rápida). Deve ser uma emoção bem grande, mas ao mesmo tempo é estranho por ser uma interpretação diferente do que da pessoa que criou a idéia toda do personagem... Acho que não importa como façam Thanos em algum outro filme da Marvel, dificilmente deve ficar do jeito que Jim Starlin imaginou, ele sempre vai ter a sensação de que faltou algo. Bom, mas pra mim que não criei o personagem, gostei pakas e estou ansioso pra ver o Titã louco em ação contra os vingadores!!!


Gustavo Gustavo (15/05/2012 22:46:36)   585 1
É colega, eu fico aqui me perguntando (e admito que posso estar viajando geral na maionese), será que ficaria assim tãããããooo caro para o Marvel pagar para alguns importantes autores participarem da equipe criativa de seus filmes?


Inté.


Romário Romário (15/05/2012 23:58:55)   206 1
cara eu também sou desenhista(não profissional)e já criei vários personagem também.E uma das coisas que eu mais queria fazer seria um filme sobre esses personagem.Mas vendo pelo lado do criador de Thanos,deve ser muito difícil criar um personagem incrivelmente foda e não ter nenhum credito a isso.quando eu vi Thanos lá no cinema,meu cérebro quase fritou de tão elétrico que eu fiquei.Espero que no próximo Os Vingadores o adorador da morte demonstre o quanto espetacular ele é.abraços!


Hector Hector (15/05/2012 21:59:33)   756 0
Independente das opiniões, a julgar pelas manchetes recentes é inegável que essa tendência de "detonar" a Marvel e a DC está se alastrando como uma epidêmia.

Bad karma?



sem avatar wesley (15/05/2012 21:32:20)   4 1
galera hj tive a certeza q aquele cara na cena extra era Thanos pq quando o Eon falou "desafiar os terrestres e fletar com a morte" apareceu o suposto Thanos com um sorrisinho e como sabemos q ele ama a "senhora morte" ficou na cara q era ele, agora so não sei se ele vai aparecer em Thor 2 ou em Os Vingadores 2, ja q ele tbm busca o Triseract q esta em poder de Thor.


Gustavo Gustavo (15/05/2012 23:30:08)   585 1
"E se" o fato dele ter dado o Cubo Cósmico para o Loki não foi uma jogada para conseguir ter acesso à Asgard para retomar a Manopla do Infinito?

Inté.


Romualdo Romualdo (15/05/2012 21:23:12)   1616 0
Pow... coitado do cara kkkkkkk!



Raziel Raziel (15/05/2012 20:55:33)   -33 -1
Se seu próprio criador falou que imaginava Thanos de outra forma, Joss Whedon tem que escutar.
Nisso a Marvel está errada,não custa nada fazer um agrado ás pessoas que ajudaram a desenvolver seu universo.


Gustavo Gustavo (15/05/2012 22:51:17)   585 -1
Caro Raziel, na verdade a Marvel não estaria fazendo nenhum favor ou agrado para Jim Starlin, mas reconhecendo uma enorme contribuição criativa.

Inté.

Raziel Raziel (15/05/2012 23:09:36)   -33 -2
E qual é a diferença?

Raziel Raziel (15/05/2012 23:16:32)   -33 -2
Acho que um simples ingresso de cinema,é muito pouco para reconhecer a enorme contribuição criativa de pessoas como Jim Starlin.


Luis fernando Luis fernando (15/05/2012 20:44:38)   383 -4
Comentário mal avaliado pelos leitores. Clique para ler.


sem avatar Venerável Victor (15/05/2012 20:14:50)   57 0
Jim Starlim não foi o único desmerecido, não "lembraram" de dar crédito também para o co-criador dos Vingadores Jack Kirby...
http://osantuario.com/2012/05/15/wolverine-e-os-x-men-10-demon-knights-9-amigo-e-coisa-para-se-guardar-no-lado-esquerdo-do-peito/


sem avatar José (15/05/2012 21:42:33)   0 0
O nome do Jack Kirby está lá, sim, ao lado do de Stan Lee, nos letreiros...


Billy Batson Billy Batson (15/05/2012 19:59:58)   208 0
Olha francamente, se toda vez que algum personagem faz sucesso, o seu autor que fez o combinado com a editora ficar nesse: "ah, então eu criei tal e tal, deveria ganhar tanto..." chega né? Po, já pensou se o Pelé cobrasse toda vez que reprisassem seus gols? Olha que foram prá lá de mil!! Ou então eu to maluco... Já pensou se a DC me processar por eu usar o avatar do Capitão Marvel?? Xiii...não tinha pensado nisso... !!!SHAZAM!!!


DREDD DREDD (15/05/2012 20:45:57)   52 0
Na realidade o Pele é uma das pessoas que mais ganham direitos de imagens no Brasil!

Billy Batson Billy Batson (15/05/2012 23:50:06)   208 3
Direito de imagem sim, mas e de reprises? Aí tem de pegar grana da TV Cultura, Youtube, Museu do Futebol, etc... Esse "loirinhos"...pfffffffff

DREDD DREDD (16/05/2012 09:36:50)   52 1
O que vc está querendo dizer com Isso???
Só porque meu carro novo foi apreendido pelo Detran porque não estava emplacado, logo depois de eu ter sido indiciado por um acidente em que me envolvi????
É isso que vc está insinuando, que tudo isso aconteceu porque sou LOIRO?????
Como ousa??????
Vou contar pro meu Pai! Vc vai ver.

Billy Batson Billy Batson (16/05/2012 11:52:55)   208 0
Você quase me fez rir...quase...


sem avatar daniel (15/05/2012 19:54:33)   7 0
Aí galera tenho um lance pra compartilhar com vcs, quando o thanos apareceu levei um pusta susto com a cor dele(meio vermelho pra mim). sempre lembrei dele cinza.foi quando minha namorada, quem diria, comentou senao seria o caveira vermelha!!aviso SPOILER: caso alguem nao tenha visto o filme do capitão.

qdo terminou o filme do capitao nós dois e creio todo mundo, viu que o caveira vermelha nao morreu mas sim foi teleportado pelo cubo cosmico. depois fiquei imaginando onde ele foi parar e como eles vao mostrar a volta dele em um futuro filme do capitão. mas quando ela falou esse lance de o thanos ser o caveira vermelha, fiquei com mil pulgas atras da orelha.
sera que a marvel ia fazer essa burrada!
o que vcs acham?


sem avatar Johny (15/05/2012 19:59:46)   8 0
Acho que não.

Luiz Luiz (15/05/2012 20:30:45)   630 0
Velho, joga lá no google "thanos avengers movie" e olha uma foto, depois volta aqui e fala se ainda acha que é o Caveira.

DREDD DREDD (15/05/2012 20:51:15)   52 1
A marvel já admitiu que era ele (Thanos) se não me engano?!

N@ndes N@ndes (15/05/2012 21:16:46)   131 0
Então você não entendeu a piada.
Quando o seu assecla diz que desafiar os humanos é flertar com a morte, Thanos dá um sorriso sacana. Todo mundo sabe que ele é apaixonado pela Morte.


Publicidade
Vini Vini (15/05/2012 19:53:09)   134 0
Não fazia ideia de que ele surgiu na revista do Homem de Ferro, sempre achei que fosse parte do universo do Surfista.

Não só a Marvel, mas grandes empresas deveriam prestar mais respeito as mentes criativas pro traz de seus produtos.



Davi Davi (15/05/2012 19:51:10)   50 0
Paga os ingresso do Homi Marvel kkkkkkk' mas serio, bem que a Marvel poderia dar um pouquinho a mais de credito pra pessoas como o Jim. o Unico que leva (Merecidamente, Claro !) é o Mestre Lee.



Adilson Adilson (15/05/2012 19:46:43)   4 -2
Não entendo esses caras.

Ele é contratado para fazer um trabalho para uma empresa.
Ele executa o trabalho e a empresa paga o soldo combinado.

Que mais o cara quer?

O cara fala como se ele tivesse sido sacaneado... Se ele criou algo maneiro e VENDEU pra outro, e se esse outro fez mais dinheiro com o que ele vendeu, o que há de errado nisso?

Tsc.


sem avatar Johny (15/05/2012 20:06:50)   8 1
Adilson, já criou algo artístico que as pessoas tenham gostado ao pondo de "quererem para elas"? Se sim, não sentiu um pouco de"perai! isso é meu, fui eu que a fiz!"?

Se a resposta for sim e não (respectivamente)... é um desapego anormal para maioria. Agora se a resposta é não em ambos os casos, então só estando na pele para sentir o que ele deve estar sentindo. reconhecimento não é algo difícil de se exercitar.

Claro que existem nuances nessa história... mas, certo ou errado, é direito dele como criador. (alias, embora a concessão de uso seja uma coisa valida e legal, a venda de propriedade intelectual é algo muito mais profundo do que simplesmente "paguei, tu recebeu, não é mais teu e sim meu").

Adilson Adilson (21/05/2012 18:15:11)   4 0
@Johny:
Cara, não sou um artista, portanto as repostas são "não" e "não".

De qualquer maneira, acho que o cara pode falar o que quiser e se expressar do que quiser, porém, cabe a reflexão:

O cara vive da arte, certo? Isso significa que ele aceita ganhar dinheiro com ela, certo? Se sim, significa que vão pagar pela arte dele assim como pagam por qualquer outro trabalho.

Não acho a arte mais "nobre" do que qualquer outro trabalho. De maneira alguma. Seria uma baita injustiça com a galera que acorda cedo pra realizar qualquer tarefa digna para ganhar seu salário.

Logo, vender uma arte, um personagem, um livro, um filme, um quadro, uma música, etc. é a mesma coisa que vender uma casa.

Vamos pensar no seguinte exemplo.

Você constrói uma casa com piscina e paga para pedreiros, encanadores, especialistas, etc. fazerem a piscina pra você.
O trabalho fica tão bom, e tão legal, que a equipe responsável pela criação da piscina agora fica falando pra todo mundo que você é um sacana porque anda fazendo churrasco nos finais de semana com seus amigos e não chama eles pra nadar.
E isso é um absurdo, visto que foram ELES que fizeram a piscina.

Cara, você PAGOU pelo trabalho. E quem fez o trabalho RECEBEU apenas pela execução do trabalho.

Simples assim.

Se o cara é tão apegado à obra (ou personagem) que ele criou, é simples: Não vende os direitos.

O resto, é choradeira.


Rafael Rafael (15/05/2012 19:33:10)   14 0
Tenho uma certa dúvida: na cena em que o Loki meio que se transporta pro planeta dos chitauri,aquele cara que fala com ele e diz que ele está duvidando de quem deu aquele poder a ele não seria o própio Thanos disfarçado?Por que se não me falaha memória quando o Thanos aparece na cena pós créditos ele está com algo cobrindo o rosto e o cara que fala com o Loki está com a mesma coisa cobrindo o rosto,posso estar enganado mas não seria impossível neh



sem avatar Capitão Obviedade (15/05/2012 19:28:43)   -10 0
Quando lembro de Thanos, a primeira coisa que vem a mente é o fato dele ter sido uma espécie de condutor da morte, um Virgílio, para o Capitão Marvel na Graphic Novel sobre sua morte.

É a melhor definição de Thanos nos quadrinhos.



Daniel Daniel (15/05/2012 19:17:08)   280 0
Hahahahaha! "...Nos dois filmes eu tive que pagar meu próprio ingresso para assistir."


Essa foi boa!


Renato Renato (15/05/2012 19:51:03)   -59 -1
Ahauhauhuaha

Tipo assim...
Chorando miséria... querendo saber só de Venha a nós..
vosso Reino nada!

ahauhauhuahuah



sem avatar silvio (15/05/2012 18:47:31)   -25 2
na saga do adam warlock, jin starlin fez uma saga poderosa, que teve começo, meio e fim.
que alias, culminou na morte do heroi e seu renascimento somente para finalizar sua missão.
as revistas americanas não encontraram uma formula de criar uma historia com personagens carismaticos e dar um fim.
diferente dos mangas japoneses, que cedo ou tarde, morrendo muitos ou morrendo poucos, finaliza...
jin starlin soube finalizar.



Shadowman Shadowman (15/05/2012 18:42:50)   1250 0
Tem dois lados aí.

Se a Marvel paga até hoje ao Rob Liefeld pelos personagens idiotas que ele criou na editora mas não paga nada para Starlin é realmente umgrande erro.
Claro que precisa ver se ele negociou no seu contrato a possibilidade de Thanos aparecer em outras mídias. Pelo que eu sei só o espertão do Stan Lee fez isso e foi lá nos anos 80 quando a Marvel nem sonhava em fazer filmes decentes.

Sim, porque existem contratos para essas coisas. É ingenuidade achar que os caras são simplesmente roubados na cara dura. Se bem que o Alan Moore foi, mas aí já é outra história.


Mas o lado bom é que eu imagino um filme do Dreadstar desde que li o personagem na revista Epic Marvel, publicada pela abril nos anos 80. A mistura de ficção cientifica e magia era fantástica. Uma pena que só a fase Epic (selo da Marvel que existiu no passado que permitia aos autores manter os direitos sobre suas criações, como fazem hoje a Vertigo na DC e a Icon na mesma Marvel) foi publicada no Brasil dividida entre Editora Abril e Editora Globo. As 38 edições publicadas pela First Comics continuam inéditas por aqui.



Alex Bauer Alex Bauer (15/05/2012 18:39:48)   83 -2
Mas que cara mais chorão! kkkkkkk... avisa pra ele que ser empregado é assim mesmo, ainda mais sendo artista... kkkkkk



Orlando Orlando (15/05/2012 18:23:56)   1865 2
Sou fã do trabalho do Starlim com o Thanos, o cara manda bem em material cósmico sem sombra de dúvidas.
Até hoje tenho a saga do Infinito em formatinho aqui guardada com muito zelo e apreço.

Bem que a Panini podia fazer o favor de relaçançar isso em encadernados a bons preços como fez com o Aranha Noir e com o Lanterna Verde Origem secreta que ficaram abaixo dos R$ 27,00.

Muitas das vezes o material do comos da Marvel é bem melhor que seu material padrão. Particularmente gostei muito mais de Aniquilação do que de qualquer coisa ligada, a por exemplo, Guerra Civil e Invasão Secreta.


Gustavo Gustavo (15/05/2012 22:28:46)   585 1
Cara, minha busca pela Saga de Thanos na internet equivale à busca do Santo Graal! hehe
Hoje, confesso que morro de orgulho de possuir ela completa, e as continuações também, e admito que nada de tudo o que já li se equipara em emoção.
Seria legal ver uma espécie de "Dossiê Thanos" relançado, até pra colocar a galera nova a par da mitologia do personagem, já que muita gente não conhece tudo isso.

Inté.


Publicidade
Marshall Law Marshall Law (15/05/2012 18:23:04)   85 3
Triste ver a Marvel não dar o devido crédito a um dos maiores contadores de histórias dos anos 70, 80 e 90.



Gilberto Gilberto (15/05/2012 18:20:02)   298 3
Vamos conferir ele no 2 né.



André André (15/05/2012 18:17:19)   1298 0
"Gostei da Voz"? Mas o Thanos não fala no filme.


Jason Jason (15/05/2012 18:25:57)   204 0
Nos créditos aparece ele falando... só lembro a parte q ele fala "que os humanos flertaram com a morte".

André Vedder André Vedder (15/05/2012 18:46:43)   54 0
hehehe, tá caduco já com 60 e poucos anos ou não prestou atenção na cena!!!! :D

Jason Jason (15/05/2012 19:06:36)   204 0
Pô André Vedder, eu tava com uma baita vontade de ir no banheiro cara, assisti a cena no sacrifício, mas mesmo se eu prestasse atenção eu ia esquecer, minha memória é de rato, e só tenho 18 anos.. kkkkkkk

Abelardo Abelardo (15/05/2012 19:08:07)   24 0
Pois é! Ele comenta "posso estar errado" - vi só uma vez... ele tá exitante em comentar sobre a cor da pele e olhos, então confundiu a voz do lacaio do Thanos(q deu tabefe no Loki) como sendo do Thanos. O titã louco apenas sorri.

André Vedder André Vedder (15/05/2012 19:53:43)   54 1
Jason,

não era a você que estava me referindo, mas ao Starlin.
Um colega também ficou na dúvida se era o Thanos falando no final, mas disse que não. Era o mesmo cara que conversou com o Loki no início do filme dizendo que se ele não conseguisse o "Cubo cósmico" não teria onde se esconder e tal ...
O Thanos só ficou ouvindo no final e sorriu por achar que a Terra dará um bom desafio pra ele no futuro.


Raul Raul (15/05/2012 17:58:06)   2210 0
kkkkkk

Ah, velho..



sem avatar O (15/05/2012 17:48:16)   0 0
Essa série dele do Thanos de 2003 era muito boa. Uma pena que acabou. Deveriam chama-lo para escrever histórias cósmicas.



M@rcelo M@rcelo (15/05/2012 17:39:15)   13 2
...E O VÍRUS ALAN MOORE SE ALASTRA...HEHEEHEHEH



R@finha VERDÃO Rises R@finha VERDÃO Rises (15/05/2012 17:08:11)   561 0
Numa analise tecnica do assunto mais que a compesação financeira TODO profissonal que reconhecimento... Desafio para os gestores...


DREDD DREDD (15/05/2012 20:54:24)   52 0
Falou um KG eu não entendi uma Grama!

Rodolfo Rodolfo (15/05/2012 22:41:59)   251 0
KKKKKKKKKKKKK
R@finha Rises, tente escrever de forma compreensível cara. Palavras digitadas corretamente e uma pontuação adequada ajudariam bastante o seu comentário.

R@finha VERDÃO Rises R@finha VERDÃO Rises (16/05/2012 07:27:57)   561 2
Companheiros a pressa é inimiga da perfeição!

O que eu tentei dizer que nem é o fato dele pagar o ingresso em si, mas a falta de reconhecimento por parte da Marvel!

Fui claro agora?rs

Se não, deixa pra lá...



Cinema

Os filmes em cartaz, a programação das salas de cinema, bilheterias, trailers, criticas de filmes, cartazes, entrevistas com astros e as novidades de Hollywood.

Séries e TV

As séries de televisão dos EUA, minisséries, os destaques da TV e as novidades na programação.

Música

Os shows que vem por aí no Brasil, os lançamentos musicais, novos álbuns e música grátis para download.

Games

Os novos games, críticas de jogos, trailers, imagens e mais novidades do mundo dos videogames.

Quadrinhos

As novidades das histórias em quadrinhos no Brasil e no mundo, previews de HQs e críticas de lançamentos nas bancas e livrarias.