Assista Agora

Marvel censura personagem nua em edição do Free Comic Book Day

E evento Age of Ultron ainda não tem data para sair

Érico Assis
15 de Maio de 2012

Ao contrário de anos anteriores, em que criou HQs específicas para o Free Comic Book Day, este ano a Marvel optou por reaproveitar material. Relançou Avengers #12.1, de abril de 2011, como Avengers: Age of Ultron Point One. Mas os leitores que viram as duas edições notaram uma diferença.

Na edição original, a personagem Mulher-Aranha aparece nua - despida por inimigos que arrancaram seu uniforme. Na nova versão do Free Comic Book Day, porém, o uniforme foi pintado por cima. Veja a comparação que o site Overdue Panels fez, clicando aqui.

A censura só levantou inconsistências na edição original - por que mesmo a personagem tinha que ficar nua? - e na opção da Marvel para o Free Comic Book Day - por que não republicar outra HQ, ao invés de fazer teaser desta saga de Ultron que ainda nem tem data para sair lá fora? A edição diz apenas que a saga começa "em breve".

Leia mais sobre a Marvel Comics



Comentários (45)

O Omelete disponibiliza este espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site. Por favor respeite e siga nossas regras para participar.
Partilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas.

Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

IgorLiraVox IgorLiraVox (17/05/2012 13:56:19)   1829 0
Todas as mulheres nos quadrinhos são ultra super gostosas e combatem o crime só com as roupas de baixo.....

saem assim na rua e o mais incrível é que os vilões nunca pensam em vence-las e comerem elas como qualquer vilão normal o faria......

Da pra entender????

Este "Da Pra entender" é no bom sentido claro......re..re...re....



sem avatar Daniel (16/05/2012 11:52:02)   1 2
O legal é q a diferença entre nua e não nua nos heróis e heroínas é o simples fato de pintar ou não o corpo, mais nada, continua os bundões e os peitos em proeminência! Norte-Americano é um puritano mané mesmo!


Elvio Elvio (16/05/2012 12:31:04)   14 1
Concordo em partes contigo Daniel, acho que na verdade é uma Hipocrisia das editores e responsáveis, afinal a personagem podia estar nua, mas era um nú artistico nem mostrava nada pros leitores, não era uma edição da Playboy, e não foi a primeira vez que uma personagem nua ou semi nua apareceu, devem ter feito isso pelo teor da história, pelo que está escrito pode ser que ela sofreu um estúpro ou dar essa idia e a empresa deve ter receio de as pessoas de modo geral possam interpretar como insentivo a esse ato, afinal se um super heroi (heroina no caso) sofre um ato desse, pode denegrir a sociedade, as classes feministas, ou até mesmo distorcer alguma outro contesto social, no entanto onde está a liberdade criativa e de expressão da tal Primeira emenda que os americanos tanto se gabam de ter, pra ser a terra da liberdade eles são muito rigorozos com coisas simples, afinal qual criança ou adolecente não viu coisa muito mais significativamente erotica ou sensual tendo acesso a internet ou mesmo na tv aberta.

WillCesar WillCesar (16/05/2012 13:07:41)   292 1
KKK tive que rir! Daniel, você está com a razão!

Isso não impede os adolescentes sem internet de "pintarem" os quadrinhos...

A Psylocke há anos faz pose de mulher caxumba e espacate do Van Damme em 70% das histórias e 99% nas capas em que aparece, além de lutar com um maiô tão justo, mas tão justo que parece ter saído daquelas pinturas corporais que os programas de domingo adoram exibir...

Imagina a Mulher aranha então!?!

E Elvio, Sim! Depois que o Quesada assistiu o Big Brother Brasil desse ano, mulher desacordada e sem calcinha, é sinônimo de Tchetchereretchetchê...



sem avatar Daniel (17/05/2012 09:56:32)   1 0
Elvio, amigo, eu até concordo com vc, mas só se a arte fosse feita por um Alex Ross da vida, em q a realidade dos desenhos e dos tecidos dos uniformes permitiria uma diferença clara entre nu e não nu, além de permitir uma arte mais sóbria. Mas no caso daquele tipo de traço em q a diferença do nu e não nu é, apenas, a cor da pele do corpo e a ausência de mamilos, acho q foi pura hipocrisia censurar. Mas foi bem legal seu comentário.


sem avatar Jorge (16/05/2012 11:14:11)   19 0
Gente, essa revista foi reimpressa para ser distribuída de graça no evento anual FRE COMIC BOOK DAY!
É óbvio que, por ser gratuita e sem grandes controles de entrega, a Marvel simplesmente se preveniu para não ter dor de cabeça caso algum desavisado desse pra um garotinho e depois achasse um "absurdo" a nudez...
É tão simples a razão, a editora acertou, tem nada de falso moralismo (ou puritanismo kkkk) nem Disney nem nada, na edição deste mes de Avengers Academy o Hercules aparece nu na frente das adolescentes da Academia!!!



Daniel Daniel (16/05/2012 00:57:10)   224 0
É incrível o medo que o norte-americano tem de ver mulheres nuas! Basta um seio de fora ali, uma nádega acolá que as convulsões desse povo broxa começa a pulsar em escala Richter! Taí as "fraldas" que a Beyoncé usa em todo videoclipe que não me deixam mentir! Enfim, Sofia Coppola merecia uma estátua em praça pública pela CORAGEM de iniciar o filme "Encontros e Desencontros" com um demorado close na bunda da Scarlett Johansson!



RicardoTR RicardoTR (15/05/2012 22:11:21)   304 0
Que besteira, na "versão nua" nem aparece nada! E já vimos cenas mais "ousadas" em outras historias...




Maldi♱☯ Kakar☯♱♱☯ Maldi♱☯ Kakar☯♱♱☯ (15/05/2012 21:22:23)   999 -1
Q BOM FICOU DE MENOS MAL GOSTO FRANCAMENTE NÓS HOMEMS DEVERIAMOS TER MUITO MAIS RESPEITO P/ FIGURA FEMININA E PELAS MULHERES EM GERAL.


Caio Caio (15/05/2012 23:13:41)   389 0
Em Novos Vingadores na Terra Selvagem ela e outros cinco homens são deixados nus presos pelo Sauron. rs

Maldi♱☯ Kakar☯♱♱☯ Maldi♱☯ Kakar☯♱♱☯ (16/05/2012 02:00:24)   999 -1
Q TRISTE NÉ ?

Cabral Cabral (16/05/2012 09:12:01)   383 1
Estava demorando pra patrulha do falso moralismo aparecer...

É uma obra de ficção, e ela é uma prisioneira. Será que isso é mesmo tão ofensivo à imagem feminina? Me poupe...

DREDD DREDD (16/05/2012 09:16:36)   51 1
Não se preocupe, elas dançam conforme o Funk!

Maldi♱☯ Kakar☯♱♱☯ Maldi♱☯ Kakar☯♱♱☯ (16/05/2012 16:44:57)   999 -1
Cabral PQ É FALSO ?

Cabral Cabral (17/05/2012 14:48:54)   383 0
Falso, porque algumas pessoas agem como se nudez fosse algo fora do comum. Ainda mais uma cena que não mostra absolutamente nada.

E sejamos francos: qual homem não gosta de ver uma mulher nua? Quem critica isso deve ser um anjo, que nunca viu fotos na internet nem folheou uam Playboy na vida.

E novamente eu pergunto: uma imagem como essa, numa obra de ficção, dentro de um contexto, que não mostra nada, é tão ofensivo assim à imagem feminina?


Romualdo Romualdo (15/05/2012 21:12:57)   1616 2
Pow, nem tinha nada demais.



Billy Batson Billy Batson (15/05/2012 20:06:48)   207 1
Ah vá...vai dizer que não queriam ver ela pelada?? !!!SHAZAM!!!



sem avatar Leonardo Magno (15/05/2012 18:58:33)   43 1
Falso moralismo é dose. Nem mostrou nada ali, não da para ver nada de diferente se a personagem não tivesse usando biquine. Quanto ao motivo dela estar nua, o motivo se deve ao fato dela ter sido capturada pelos vilões CDF da Marvel (Pensador, Mago, Fantasma Vermelho e etc), e os caras não iam marcar bobeira como a Mulher Aranha, que alguns não devem sabre, mas ela já foi uma agente da Hidra e da S.H.I.E.L.D, logo removeram as roupas para evitar qulquer comunicação ou fuga.



Red Devil Red Devil (15/05/2012 18:36:08)   42 3
Olhando as duas imagens e comparando, eu pergunto: Com um uniforme tão apertado, fez diferença?hehe Não há nada demais que seja mostrado na versão censurada... A única razão que podem alegar para censurar, é a humilhação da personagem ao ser largada nua, talvez alguma sensação de abuso (bom, depende do que o roteiro sugere), e por conta dessa mesma sensação pode alguém ter ligado a imagem ao abuso sexual feminino, machismo, submissão feminina e etc... Caso não seja isso, não sei pq a censura (fora o fato de não fazer muito sentido capturar o inimigo e o deixar nú... mas daí já tem inúmeras teorias...)


Maldi♱☯ Kakar☯♱♱☯ Maldi♱☯ Kakar☯♱♱☯ (15/05/2012 21:26:17)   999 1
"A única razão que podem alegar para censurar, é a humilhação da personagem ao ser largada nua, talvez alguma sensação de abuso (bom, depende do que o roteiro sugere), e por conta dessa mesma sensação pode alguém ter ligado a imagem ao abuso sexual feminino, machismo, submissão feminina e etc..."
TAMBÉM FIQUEI COM ESSA IMPRESSÃO.


Publicidade
Caio Caio (15/05/2012 17:52:29)   389 2
Tiraram o uniforme pra ter certeza que ela não poderia se comunicar com ninguém. Além disso ela não poderia fugir sem nada. :P

Essa história tem relação com a excelente "'Spider-Woman: Agent of Sword" de Bendis e Alex Maleev que não foi lançada no Brasil por ter sido vítima de cancelamento.






jonathan jonathan (15/05/2012 17:51:19)   1173 0
QUE BESTEIRA



Jax Jax (15/05/2012 17:35:11)   82 1
Ainda bem q nao eh uma das artes do Frank Cho... Aih sim eu ficaria triste de verdade. ;)



Lauro Lauro (15/05/2012 17:27:54)   3389 1
"por que mesmo a personagem tinha que ficar nua?"

Bom, se eu fosse inimigo da Mulher Aranha perguntaria: "mas porque não?" ;)

Bom, temos que ler toda a história para ver o contexto, queria saber como ela se livra dessa depois. Ela escapava e vestia uma outra roupa posteriormente na história original? Como adaptaram isso para a versão "censurada"?


Caio Caio (15/05/2012 17:55:53)   389 1
Os Vingadores acham ela e a Ms Marvel vai até a cela e cobre ela com um pano se não me engano


M@rcelo M@rcelo (15/05/2012 17:16:54)   17 0
QUANDO O CARMINE INFANTINO DESENHAVA A MULHER ARANHA, ELA FICAVA MUITO MAIS SEXY, MESMO DE UNIFORME, HJ EM DIA, OS DESENHISTAS APELAM BASTANTE, SÓ PARA VENDER GIBIS.



Shadowman Shadowman (15/05/2012 16:15:36)   1265 3
Vou adorar o dia em que começarem a censurar histórias que sejam ruins, porque essas sim são uma verdadeira sacanagem.



Vini Vini (15/05/2012 16:07:07)   133 1
Não mostrou muita coisa pra ter de cobrir. .-.



sem avatar Venerável Victor (15/05/2012 16:05:26)   86 1
É falso puritanismo. Ela podia estar nua ou não, mas mudar o resultado inicial é que chamou a atenção pra algo que seria tido como normal ou no contexto mesmo.
http://osantuario.com/2012/05/15/wolverine-e-os-x-men-10-demon-knights-9-amigo-e-coisa-para-se-guardar-no-lado-esquerdo-do-peito/


sem avatar Tiago (15/05/2012 16:24:13)   495 -1
Não é falso puritanismo não.
Pelo contrário: O deslize tá no original (que pode passar desapercebido do leitor mais tradicional e acostumado aos clichês de quadrinhos - afinal, ainda existem discussões e mais discussões sobre o estupro em Piada Mortal ou Os Caçadores [Arqueiro Verde] quase vinte anos depois).

Porque uma heroína sequestrada tem que estar nua? Indiferente do contexto que a história proponha, fica uma evidente e óbvia conotação sexual - afinal ela está acordando ali naquele momento já nua. O que fizeram com ela até ela acordar?

Caio Caio (15/05/2012 17:54:47)   389 0
Tiago, eram o Mago e o Pensador Louco mantendo ela ali. Esses dois são assexuais.

Tiraram tudo dela para o caso de terem rastreadores, escutas e afins.

Cabral Cabral (16/05/2012 09:16:40)   383 0
Sim, é falso puritanismo. E sim, é preciso conhecer o contexto da história, porque é isso que determinar se a nudez foi gratuita ou não.

Mas, considerando que ela é uma prisioneira, pode deduzir que ela foi privada das roupas para ter certeza de que não estaria ocultando nada, como um rastreador, comunicador ou algo que pudesse ser usado numa fuga.


Raziel Raziel (15/05/2012 15:45:46)   -26 0
Nada de mostrar a aranha da Mulher-Aranha.


TREMDEDOIDO TREMDEDOIDO (15/05/2012 16:36:14)   25 2
hehehehehehehe Boa !

DREDD DREDD (16/05/2012 09:18:59)   51 2
Vem K Mulher, a minha cobra quer comer sua Aranha!

By: Raul.


sem avatar denison (15/05/2012 15:19:23)   -3 0
CADE AS MINAS DOS VINGADORES ?

Pelada nao sei se eh uma boa neh, eh uma super heroina, mais respeito, deixem isso pros fanzines mas que a Marvem eh machista eh, ou Hollywoody eh muito machista ou muito gay mesmo, os Vingadores estao aih fazendo o maior sucesso, a equipe tem no mininmomais umas quatro heroinas que poderiam ser aproveitadas, a Miss Marvel, a Vespa, a Mulher Aranha e a Mulher Hulk, a Viuva negra soh apareceu pq ficaria muito feio desperdiçar a Scarlet Johanson, cade as minas dos vingadores? Ja estamos no segundo filme !!!


Remdiel Remdiel (16/05/2012 07:52:03)   630 0
A Mulher Hulk (apesar de ser um personagem simplesmente fodástico) não ia funcionar bem naquele filme por dois motivos: Ia disputar o "nicho" do Hulk como "força bruta do filme", e porque ela tem toda a coisa da metalinguagem e da quarta parede (o melhor da mulher hulk, na minha opinião) que simplesmente não ia ficar legal naquele tipo de filme.


Publicidade
Victor Victor (15/05/2012 15:13:28)   187 3
Da pra ver os dedos do pé dela mesmo estando de uniforme '-'



Remdiel Remdiel (15/05/2012 15:12:25)   630 4
Essas perguntas, game of thrones me fez parar de fazer.

Por quê ela "tinha" que estar nua?
Por quê ele "tinha" que lutar?
Por quê eles "tinham" que fazer sexo?

As vezes, numa narrativa, as pessoas simplesmente fazem coisas. Porque são coisas que as pessoas fazem.

Se ainda não convenceu, tudo bem: Existem vários motivos prá tirar a roupa de um prisioneiro.

:)



Please No Please No (15/05/2012 14:36:17)   130 1
Agora que a Marvel é da Disney, se preparem!


sem avatar Rodrigo (15/05/2012 14:46:18)   0 0
"Agora"? A Disney já comprou a Marvel há TANTO tempo... Fora que, como qualquer empresa de sucesso sabe, em time que está ganhando não se mexe. Se alguma coisa aqui mudou, foi a própria Marvel quem quis, a Disney não interfere nas decisões editoriais.

Agora, sobre a personagem estar nua, na época eu entendi como referência a uma aventura do início dos Novos Vingadores, quando eles foram presos na Terra Selvagem e ficaram todos pelados.

Please No Please No (15/05/2012 15:52:52)   130 3
E precisa me negativar?

E sei que a Diney comprou a Marvel em 2009.

jonas jonas (15/05/2012 15:56:00)   148 1
@Rodrigo vc trabalha na Marvel ? Ou na Disney ?! Ninguem compra uma empresa sem que ate os acionários tenham certo controle do que acontece. Se a disney nao interpelou também não discordou.

sem avatar Leonardo Magno (15/05/2012 19:04:07)   43 0
Na minha opinião não tem nada a ver, até porque existe outras revistas da Marvel que tem nudez uma vez ou outra, ou então personagens com roupas bastante provocantes ou fortes insinuações sexuais, e a revista original não foi censurada, tenho até ela aqui, fizeram isso apenas nessa versão gratuita. E como já falaram a Marvel foi comprada pela Disney a 3 ou 4 anos, se a Disney realmente não concordasse com algumas coisas mostradas nas HQ's, ele já teria influenciado a linha editorial a tempos.



Omeletop : quadrinhos

Cinema

Os filmes em cartaz, a programação das salas de cinema, bilheterias, trailers, criticas de filmes, cartazes, entrevistas com astros e as novidades de Hollywood.

Séries e TV

As séries de televisão dos EUA, minisséries, os destaques da TV e as novidades na programação.

Música

Os shows que vem por aí no Brasil, os lançamentos musicais, novos álbuns e música grátis para download.

Games

Os novos games, críticas de jogos, trailers, imagens e mais novidades do mundo dos videogames.

Quadrinhos

As novidades das histórias em quadrinhos no Brasil e no mundo, previews de HQs e críticas de lançamentos nas bancas e livrarias.