179

Assista Agora

Cavalo de Guerra | Crítica

Obra infantil vira pastiche didático de clássicos nas mãos de Steven Spielberg

Érico Borgo
05 de Janeiro de 2012

Cavalo de Guerra

Cavalo de Guerra

War Horse
EUA , 2011
Drama / Guerra

Direção:
Steven Spielberg

Roteiro:
Lee Hall, Richard Curtis

Elenco:
Emily Watson, David Thewlis, Peter Mullan, Niels Arestrup, Tom Hiddleston, Benedict Cumberbatch, Toby Kebbell, Patrick Kennedy, David Kross, Celine Buckens, Robert Emms, Rainer Bock, Geoff Bell, Leonard Carow, Matt Milne

Regular
Cavalo de Guerra
Cavalo de Guerra
Cavalo de Guerra

Ao mesmo tempo em que realizava o excelente As Aventuras de Tintim, seu grande reencontro com o cinema de aventura, Steven Spielberg apaixonou-se pelo livro infantil Cavalo de Guerra (War Horse), de 1982.

A obra de Michael Morpurgo relata a amizade entre um menino e um cavalo, que acabam sendo separados, mas cujas trajetórias continuam entrelaçadas pelo destino durante a Primeira Guerra Mundial. Depois de ler o livro, Spielberg rapidamente assumiu os direitos sobre a história, que considerou dotada de temas universais, que "poderiam ser sentidos em qualquer país".

Afoito para obter tal abrangência, o ícone Spielberg veste sua faceta mais marqueteira/global e entrega um dos filmes mais medíocres de sua cinematografia. Já era de se esperar, graças ao tema, a grandiloquência épica e o tom choroso. Emoções baratas escorrem aos baldes em dramas com animais em sofrimento, afinal. O que era impossível prever era o tom ultrapaternalista e extremamente didático com que a história é contada.

Diálogos são repetidos à exaustão, símbolos (como a desnecessária bandeirola militar) trocam de mãos a cada 20 minutos para deixar bem marcado o seu significado e situações são repetidas em personagens de apoio constrangedores. Tais coadjuvantes, como o amigo ruivo, narram as cenas já efetivamente vistas, em claro retrocesso cinematográfico, já que esse tipo de apoio só fez sentido na década de 1940, quando eles agiam como "consciências" do protagonista.

Outro problema de Cavalo de Guerra é parecer um recorte de tantos outros filmes, tanto em tom como em teor. Spielberg obviamente exagerou na lição de casa - e as referências vão de Nada de Novo no Front a ...E o Vento Levou, passando (talvez não intencionalmente) pelos longas-metragens live-action da Disney da década de 1960. Tudo registrado de maneira extremamente artificial pelo colaborador frequente do cineasta, Janusz Kaminski.

A abertura, em Devon, Inglaterra, é supercolorida, no estilão Disney, com personagens absurdamente caricatos, que nem o ótimo elenco - que inclui Peter Muller, David Thewlis e Emily Mortimer -, consegue salvar. O pior em cena é Jeremy Irvine - justamente o dono do potro que se tornará o cavalo de guerra do título. Inexpressivos olhos rasos d'agua não fazem um bom ator.

A seguir, os horrores da guerra são apresentados com a crueza que Spielberg já demonstrou antes em O Resgate do Soldado Ryan - mas sem o sangue e pedaços, afinal, trata-se de um filme-família. A cinematografia aqui evoca os dois Nada de Novo no Front, com os seus conflitos repletos de arame farpado e explosões na "terra de ninguém". As lutas, como esperado, são o ponto alto do filme, brilhantemente planejadas e com algumas imagens realmente empolgantes - como a carga de cavalaria através da grama alta, que conta com Tom Hiddleston (o Loki de Thor) e Benedict Cumberbach, os únicos atores a realmente brilharem no filme.

Há outros ótimos momentos isolados, como o fuzilamento de desertores, mas nada que sustente a estrutura do filme, que parece mais uma antologia de contos ligados por um personagem central. A racionalização da emoção - o cálculo de quando e como fazer chorar - é especialmente desagradável. Spielberg, manipulador como nunca, sabe fazer muito mais do que apelar para o sentimentalismo barato, ou deixar a trilha sonora de John Williams (outro em um dos piores momentos de sua carreira, exageradíssimo e intrusivo) tomar conta da produção, para não deixar dúvida de que, se você ainda não percebeu, chegou a hora das lágrimas. De um diretor que representa tudo o que há de mais imaginativo e dinâmico na Sétima Arte, espera-se mais. Muito mais.

E não há nem como começar a descrever o clímax vergonhoso, extraído de ...E o Vento Levou sem qualquer escrúpulo. Em sua atrapalhada tentativa de homenagear os clássicos, de realizar um filme às antigas, o cineasta realiza o mais caro fan film da história.

Cavalo de Guerra | Trailers e cenas
Cavalo de Guerra | Cinemas e horários

Omelete Entrevista Tom Hiddleston, Toby Kebbell e Patrick Kennedy

Omelete Entrevista Jeremy Irvine e Emily Watson


Compartilhar

Comentários (179)

O Omelete disponibiliza este espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site. Por favor respeite e siga nossas regras para participar.
Partilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas.

Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

sem avatar Anne Marie (30/04/2012 02:33:51)   0 0
Me desculpe, Érico Borgo ou vc odeia o Steven Spielberg ou morre de inveja do cara... O filme é inspirado de um livro infantil e ficou maravilhoso... Muito bom o filme, vale a pena ver e mostra exatamente o que queremos ver, aprendizado: nunca perca a esperança. Acho que é pra isso que os filmes são criados,para ensinar alguma coisa de bom, senão o cinema ficaria no filme de karatê e na pornografia...



Jeferson Jeferson (10/04/2012 17:48:28)   4 0
Não assisti ainda, mas acabo de adquirir o blu ray.
Mas estou super empolgado pra ver, pois se o Omelete falou mal, significa que o filme é excelente!


sem avatar cassia (26/04/2012 08:49:12)   3 0
O filme é realmente bom.Mas,gostei da sua ultima frase...isso vale para todos os filmes,Jeferson???kkk


sem avatar Daniel (23/03/2012 18:31:10)   -1 0
não foi um filme muito mau, foi razoavel, mas depois do Tintin, o Spielberg estragou tudo com esse filme.



TheBurro TheBurro (10/03/2012 13:37:28)   -2 0
Se Histórias Cruzadas ganhou 4/5 então acho q esse também merecia a mesma nota, pois são dois filmes de mesmo nível. Acho que foi um filme satisfatório dentro do que se propôs a fazer.



Jonas Jonas (25/02/2012 22:38:08)   -2 -1
Aproximamos-nos da 84th Academy Awards™ e não podemos dizer que temos um filme TÃO FORTE E TÃO PERTO de receber a premiação principal da noite. Nas demais categorias o cenário também está indefinido, prever OS DESCENDENTES dos grandes filmes do ano passado não é uma tarefa fácil. Em meio a tantas HISTÓRIAS CRUZADAS, George Clooney será O ARTISTA vencedor como tudo indica, ou na segunda-feira Brad Pitt será O HOMEM QUE MUDOU O JOGO? A briga será intensa, pode apostar, haverão injustiçados, emocionados, enfim, teremos um campo de batalhas recheado de beldades e brutos, com direito a CAVALO DE GUERRA. Fico feliz de ter sido um ano bom, poder ter acompanhado todos os indicados e preferir que dia 26/2/2012, quando em Hollywood estiver começando a noite e já for mais de MEIA NOITE EM PARIS, sejam beneficiados os que resolveram sobre a sétima arte discorrer, se não for o calado que seja A INVENÇÃO DE HUGO CABRET. Ah, Terrence Malick dissecando entranhas com o seu A ÁRVORE DA VIDA, é um caso a parte.



TIAGO TIAGO (24/02/2012 17:55:46)   -2 0
Tenho que admitir: "Cavalo de Guerra" não me chama a atenção pelo seu título. Mas foi para Spielberg o suficiente para que o colocasse em tela. Sem eu ter conhecimento nenhum o livro que o inspirou, essa história discute laços entre irmãos, não necessariamente de sangue, e o cavalo Joey é a linha comum que os une. Apesar do conto emocionante e muita humano, típico nos trabalhos do diretor, o filme peca por ser um tanto piegas e por ter personagens de caráter exagerados. Minha crítica completa em http://wp.me/p1Yz30-dH



sem avatar Bruno (10/02/2012 11:21:11)   0 0
Compreendendo o fato de que um critica sempre havera dois lados, já que cada um há uma forma de se pensar. creio que muitos concordaram que as criticas aplicadas a esse filme, não que tenham sido mal fundamentadas, mais analisada de uma maneira errada, pelos quisitos tecnicoscom roteiro e outros detalhes concordo que poderiam ter sido melhores, mas nem todos podem fazer uma obra de arte sem pecar em algum detalhes.
Porém, para mim o filme foi excelente!Steve objetivo a construção de um filme não visto pela logica, mais pelo sentimentalismo um verdadeiro melodrama, sobre um ser tão pouco desconsiderado na época que carregou uma incrivel história durante a 1 guerra mundial, a quem imaginaria que um cavalo poderia passar por tudo aquilo.
Realmente, um filme que indico a todos que podem aprecisiar um filme pelo sentimentalis deixando a logica e os detalhes tecnicos de lado.



Diego Diego (29/01/2012 12:11:32)   -19 -3
Comentário mal avaliado pelos leitores. Clique para ler.


sem avatar José (27/01/2012 23:54:55)   0 0
Vai a dica ...momentos no filme que sao demais,tirando a guerra em si...
paisagens..e por do sol!vale a pena!



sem avatar José (27/01/2012 23:44:17)   0 0
Eu adorei o filme!!!!Exemplo de superação e odor!!!Amor vence sempre...



Publicidade
sem avatar José (27/01/2012 23:39:55)   0 0








Comentrista Bogo!nossa deverias pensar mais no que falas qndo se trata de filme o qual vc nãooo entende muito! Afff..bom demais.Acho que vc nao entende de filme.
Olha lá se esse filme ganhar algum oscar quero rir da sua cara...
vc deve ser daqueles que gosta de filmezinho romantico...e cheio de cores!huahuahauhaua...
Galera pode apostar,o filme a bom!



sem avatar José (27/01/2012 23:32:35)   0 0








Comentrista Bogo!nossa deverias pensar mais no que falas qndo se trata de filme o qual vc nãooo entende muito! Afff..bom demais.Acho que vc nao entende de filme.
Olha lá se esse filme ganhar algum oscar quero rir da sua cara...
vc deve ser daqueles que gosta de filmezinho romantico...e cheio de cores!huahuahauhaua...
Galera pode apostar,o filme a bom!



Anderson Anderson (23/01/2012 11:45:23)   8 0
Cada um tem uma sensação quando sai de um cinema, uns gostam outros não, eu gostei sou fã do Spielberg, mas ele já fez filmes melhores. nota 7



Luíz Fernando Luíz Fernando (23/01/2012 00:16:59)   71 0
Assisti ontem após assistir Tintim. Talvez tenha sido a melhor dobradinha que eu já tenha feito no cine.

Spielberg sem dúvidas está em forma. Novamente, para aqueles que dizem que o diretor não faz nada que preste desde O Resgate do Soldado Ryan. E continua para aqueles, que como eu, adora diversos de seus filmes após Ryan e provavelmente também irá adorar esse ou Tintim.

Na verdade esse é um pouco mais difícil. Talvez seja o filme mais sentimentalista do Spielberg, o que pode soar piegas para alguns ou mesmo achar que o diretor tenha perdido a mão para outros, por mais que seja óbvio durante todo o longa que Spielberg escolheu esse caminho com plena consciência do que estaria fazendo. Spielberg é um manipulador das emoções do público, e em um filme sentimentalista como esse, comandado por um manipulador como esse, não fica difícil se emocionar bastante, e por que não, chorar. É preciso se liberar um pouco do cinema frio do Fincher ou mesmo do Scorsese, tem que assistir o filme como uma marionete ainda sem fios, e deixar ver no que vai dar. Eu não me arrependi.

O filme é envolvente do começo ao fim, nem os criticados vinte minutos iniciais do filme chegaram a me incomodar, e é assustador quando você se dá conta do quanto está apegado ao Cavalo Joey, o quanto se preocupa e torce por ele, e claro por seu dono, Albert. E a relação desses dois mexeu muito comigo. Não sou fã de animais, nunca quis ter um animal de estimação, por mais que amigos e familiares tenham me dito que é ótimo, uma amizade especial. Na verdade gosto dos animais, bem longe de mim, e chego a ter medo de alguns, e ver a amizade entre esse jovem e o cavalo me fez pensar um pouco em como teria sido deixar meu medo de lado e ter um animal de estimação. Admito que derramei algumas lágrimas pensando nisso enquanto acompanhava a jornada desses dois amigos.

O Joey aliás merece o Oscar de melhor ator. Ou pelo menos os treinadores dos cavalos do filme merecem algum tipo de reconhecimento. Acompanhado de algum cgi de vez em quando, Joey me lembrou César de Planeta dos Macacos: A Origem, que mesmo sem dizer nada, ou quase nada, ficava evidente o que o animal estava sentindo graças as suas expressões, porém aqui é um cavalo, um animal que expressões variadas não caem muito bem além de ser um animal de verdade, não um ator por trás de um terno de captura de movimentos. Depois de Joey outros atores se destacaram no elenco inteiramente competente. Emily Watson foi a atriz que mais se destacou, escolha perfeita pro papel, Tom Hiddleston e Peter Mullan também tiveram seus momentos.

No quesito técnico, a fotografia é excelente, e há cada passagem de cena linda. As cenas de guerra são excelentes. Na ação, Spielberg detona. E por a violência não poder ser exposta como foi em Ryan graças a sua classificação o diretor teve de sacar diversas ideias brilhantes. A trilha do John Williams é apenas competente. Confesso que gostei mais da trilha de Tintim.

O filme te destrói e reconstrói a cada passo dos dois protagonistas, te deixa triste e feliz, porém ao final eu saí feliz, feliz por ter tido a oportunidade de assistir a um clássico do diretor no cinema. Pra mim está em pé de igualdade com O Resgate do Solado Ryan, sem exagero.

Que venha Lincoln.

Nota 9,5.



sem avatar Marko (21/01/2012 11:54:49)   0 0
Nunca li uma crítica tão idiota em toda a minha vida. Me perdoe a "inteligência cinematográfica" do crítico mas sou absolutamente contra esta opinião. Eu assisti o filme e achei ótimo, digno do Mestre Spielberg. O "crítico" fala de "referências" a clássicos da filmografia mundial como se o Steven não fosse um (ou o) dos cineastas mais imitados da história do cinema. Nota-se uma certa arrogância no comentário, como se tão vil ataque fosse suficiente para diminuir tão bela produção. Vá lá que o protagonista não seja uma sumidade, em termos de interpretação mas, daí "descascar" implacavelmente 90% do elenco, é brincadeira. Sugiro aos cinéfilos que aqui estão que assistam o filme e se deixem levar pela sua magia. Em um mundo (atual) onde - diariamente - vários espécimes da fauna se extinguem (como aquele pobre cachorrinho que foi espancado até a morte), a poesia representada pela bravura e sensibilidade de um cavalo se torna uma verdadeira lição de humanidade aos piores vermes e parasitas que habitam o planeta Terra, nós humanos.



Menandro Menandro (19/01/2012 02:54:22)   23 0
Acho que se o cavalo falasse ia ser mais interessante...

com certeza seria muito mais bizarro, mas talvez seria o diferencial do filme!


Amadeu Amadeu (22/02/2012 02:00:49)   0 0
Wow mano, que bizarro. Morri de rir aqui HAHAHAH


sem avatar Raimundo (16/01/2012 18:34:14)   2 2
O que vou comentar nao tem a ver com o filme em si.
Eu noto que alguns filmes andam pecando nas falas nao inglesas, por exemplo em Cavalo de Guerra os alemaes deveriam falar em alemao entre si, o mesmo acontecia em Operaçao Valquiria, eles falavam em ingles. Eu achei Bastardos Inglorios muito bom, entre outras coisas, pela fidelidade no idioma da regiao que estava sendo representada.

grato pela atençao!



Capitão Sparrow Capitão Sparrow (15/01/2012 04:26:40)   29 0
Na minha opinião, achei o filme bem Spielberg! Gostei muito apesar dos exageros comoventes, coisa e tal. Mas o que impressiona mesmo é o seu desenvolvimento, fotografia e belíssima trilha sonora do grande John Williams. Para mim não houve nenhuma tentativa atrapalhada de homenagear filmes clássicos e sim de uma homenagem bonita e bem elaborada, o que de Spielberg um mestre. E é isso que eu acho,4 ovos.



sem avatar Gian (14/01/2012 03:24:21)   0 1
Filme razoável bom de se olhar ,só lembrei da genialidade de spielberg na cena do execução no moinho e na fuga e queda do cavalo pelo campo de batalha se enrolando nas cercas de arame farpado ,podia ser menos piegas e mais denso e dramático tipo o cavalo ter encontrado e salvado o soldado ferido e cego durante alguma batalha ,mas a história toda parece só uma desculpa para mostrar um cavalo de protagonista ,quem espera uma obra prima pode "tirar o cavalinho da chuva" que vai ter a sensação de ver uma sessão da tarde com um draminha meloso ,spielberg tá copm problema que de tão famoso tem que fazer filme acesivel que todo mundo intenda e ai saem essas coisitas da cartola ,sei que é capz de muito mais,espero ...quem sabe na próxima!!!


sem avatar Gabriel (14/01/2012 13:51:20)   -1 0
O cavalo é o protagonista, a inovação do filme está justamente nisso.


sem avatar Gabriel (14/01/2012 00:27:42)   3 0
É um bom filme, nada muito além disso, mas merecia pelo menos um 3/5, ainda mais depois que o Hessel teve a coragem (ou loucura total) de dar 2/5 pra Agamenon, esse sim um lixo de filme.



Publicidade
PABLO PABLO (13/01/2012 01:42:56)   1 0
cavalo de guerra é filme do tipo antigo
da historia de um animal e seu amigo no estilo lassie e isso é ótimo porque mostra como pessoas ainda gostam daquele drama comovente e não sempre dos tiros e aliens como muitos filmes que estão sendo feitos ou heróis e por isso eu descordo da critica



sem avatar Raimundo (12/01/2012 01:37:54)   2 0
Eu gostei, acho que muita gente esperava um filme como Munique, e nao uma historia com tao simples. Nao gostei de ver os alemaes falando em ingles entre eles mesmos.

obs. se o Agamenon recebeu 2 ovos, Cavalo de Guerra merecia uns 4 no minimo.



H Romeu H Romeu (12/01/2012 01:05:42)   134 1
Meudeusdocéu !
Nunca pensei que diria isso mas... eu penso igual ao Borgo sobre algo ! heheeh

Não tinha lido a crítica ainda, pq estava gozando de minhas tão merecidas férias, e fui ver hj o dito cujo filme, até pq tinha lido críticas elogiosas e...
Pustaquepariu, que filme CHATO !!!!

É basicamente isso tudo que o Borgo já falou. Eu saí do cinema rindo e brimcando que só faltou a Scarlett O' Hara aparecer no fim do filme dizendo : "Nunca mais passarei fome".

O Spielberg cometeu um de seus PIORES filmes ! É muita xaropada só, cheio de esteriótipos de tipos caricatos. Qdo. o guri cego chamou o eqüino eu já tinha cantado a dera uns 20 minutos antes, por exemplo.
Eu até entenderia se o Spielberg tivesse emulado os filmes do David Lean, grandes filmes épicos e congêneros como homenagem, mas é exatamente como diz a crítica: obra infantil tranformada em pastiche didático.

Sem falar nas conotações religiosas, como o cavalo enrolado em arame farpado (espinhos) como um Jesus Cristo e seu sinal em formato de cruz.

E pra mim ainda tem um toques de zoofilia e eqüinossexualismo entre o potro Joey e o cavalo negro...



sem avatar Richard Amadeu (12/01/2012 01:04:39)   8 2
Depois de 4 ovos pra sucker punch e machete, parei de dar bola para as criticas daqui, eu até leio, mas para no final tirar minhas próprias conclusões.

O filme é legal, merecia 3 ovos, mais do que isso sera exagero.

A unica pergunta que fica é, porque que após um tempo, os criticos perdem a visão global do filme, para apenas satisfazerem vontade propria?! Mesmo o pior observador pode reparar que o Borgo anda bem atacado ultimamente, acho que ele precisa ir pra augusta e fazer uma sessão de descarrego la, antes de ver qualquer filme.

Os caras tão vivendo a vida que muito NERD pediu a deus, mas tão perdendo o tato com o público por se envolverem psicologicamente demais com os ''projetos''.


Tatiana Tatiana (12/01/2012 15:23:25)   31 3
"Depois de 4 ovos pra sucker punch e machete, parei de dar bola para as criticas daqui, eu até leio, mas para no final tirar minhas próprias conclusões."

Essa é a frase mais inteligente daqui, no meio dessa 'pseudocinefilia' toda... Uma crítica é como um diagnóstico médico: sempre é necessário uma ou duas opiniões diferentes ^^ E justamente por isso, uma crítica não é um veredicto final sobre o filme (que o digam Sucker Punche e Machete lol)

Gosto de como o Borgo escreve. Olhando o gosto pessoal dele, é totalmente aceitável essa crítica sob seu ponto de vista. Porém, para "pessoas comuns" (aspas propositais), aquelas pessoas como eu, que gostam de ver filmes sem a maçante tarefa de "ter que ver" e/ou o cínico "olhar crítico", acho que o filme é bem interessante e intretém.
Concordo que há vários clichês, e a história é bem previsível. Mas aí podemos listar vários filmes com esses mesmos itens sem que possam ser apontados como defeitos.
Cavalo de Guerra não me fez chorar, mas ouvi uns 'snifs' na sala do cinema XD Mas enfim, é um filme bem bacana, que tem um bom rítimo e várias mudanças de clima. Tem piadas ótimas e as pitadas de drama (embora não inventivas) dão corpo ao filme.
Eu daria 3 ovos ou uma nota em torno de 7.

Kenshin Kenshin (14/01/2012 19:44:06)   -6 0
Tatiana apoiada...


Luis fernando Luis fernando (11/01/2012 20:37:22)   97 -1
Eu ainda não assisti,mas se tratando de Spielberg,eu acho impossivel me descepcionar!!



Raphael Raphael (11/01/2012 18:41:26)   3 0
o cavalo indo de mão em mão, personagem à personagem achei parecido com "Winchester 73" e aquela fazenda com as colinas, (inclinadas dividindo o quadro) parecia "Como era verde o meu vale"



Junior Junior (11/01/2012 10:52:32)   132 0
No Metacritic o War Horse tá melhor que o Tintin!

E vou assistir pra dar minha opnião! Tô louco pra ver esse filme!



sem avatar Paulo (11/01/2012 09:45:49)   -3 -3
Comentário mal avaliado pelos leitores. Clique para ler.

sem avatar marco (11/01/2012 10:29:05)   7 1
pablo vilaça deve ter um grupo de amigos que fica defendendo ele na internet. hehe


sem avatar Gabriel (10/01/2012 21:48:37)   -1 1
filme execelente, tem gente q vai amar e tem gente q vai odiar. Prefiro acreditar q vai vencer o Oscar.



metalicbox metalicbox (10/01/2012 21:05:12)   232 1
conversei com dois amigos meus que viram o filme e são fãs do spilberg e adoram filmes de guerra e os dois foram categóricos em dizer que se decepcionaram, acharam o filme apelativo demais a emoção e drama barato, eu respondi dizendo que faz tempo que não me encanto com spilberg, os filmes dele são até bons mas sempre ficam devendo para um cara do talento dele, lembrem-se que tin tin tem a mão do peter jackson também.



Publicidade
Igor Igor (10/01/2012 17:47:43)   79 4
http://pipocacombo.com/critica-cavalo-de-guerra/ critica do pipoca combo, essa sim uma critica de verdade



Felipe Felipe (10/01/2012 15:11:15)   64 1
Eu me divirto tanto com as criticas das criticas, quanto me divirto com a ironia de Hessel, não sou advogado, nem defensor de ninguém, mas gente, concordo com o que a maioria das pessoas falou ai em baixo, "Vá ao cinema você mesmo", "querendo ou não, critica é um ponto de vista pessoal", você pode gostar do que o critico não gosta, gostar mais de filme desse tipo, de outro, o que temos que concordar é que Borgo foi correto ao expor os pontos que não o agradaram no filme, ele disse por que ele não gostou e pronto, pontos que podem agradar outras pessoas, como alguém ai disse (tipo: eu).



rodolfo rodolfo (10/01/2012 14:05:20)   -7 0
concordo com o Borgo
e mais, o filme é uma das poucas vergonhas na carreira de Spielberg!



James James (10/01/2012 12:34:35)   114 1
Pura questão pessoal.

Tõ morrendo de medo em assistir ao filme. Sério.

Não gosto de bater em verdadeiros ídolos como o Spielberg.Não sou do tipo q vai ao cinema só para confirmar q é o "Bonzão" e saca cinema pra dedéu. Mas neste caso a coisa nunca cheirou bem.A partir do momento em q divulgaram o referido projeto, eu desconfiei no ato.

Spielberg é hoje uma espécie de "diabético" do cinema. É altamente suscetível em se deixar afetar por obras "fofinhas". E o seu público então... Não merce passar por mais essa crise.

Spielberg precisa de um diabinho funfando a sua consciência. Do jeito q vai, para cada Munique aparecem dois Guerras dos Mundos.É muito pouco para um sujeito de sua estatura.




sem avatar Renan (10/01/2012 08:32:15)   5 0
Cavalo de Guerra é um belo filme, mas está longe de ser uma obra-prima. Tem personagens bons, fotografia impecável, ótimas cenas de guerra e outras bem engraçadas. Spielberg nunca esteve não previsível, isso é fato, mas passa longe de ser um filme medíocre.



jonathan jonathan (09/01/2012 20:58:37)   550 1
Putz,o Borgo odiou o filme,pelo menos ele foi sincero na crítica.



LUIZ OTÁVIO LUIZ OTÁVIO (09/01/2012 20:03:01)   151 2
Eu sempre procuro ler pelo menos 04 críticas de um filme... e já me acostumei com isso, os principais que leio são:

- ISABELA BOSCOW
- ANA MARIA BAHIANA
- site OMELETE
- site CINEMA COM RAPADURA

o incrível é que na maioria das vezes eles divergem...

Moral da história: não dá para confiar nas críticas, você é OBRIGADO a conferir e ver qual dos críticos teve a mesma visão do filme que você...

Eu apenas acho que o OMELETE deveria disponibilizar um espaço para que cada OMELENAUTA pudesse dar a sua nota do filme para que pudessemos ver se a crítica bate com a da maioria que viu o filme... e aí acabava de vez com essas discussões sobre a quantidade de ovos ou sobre a qualidade da crítica...




Anderson Anderson (10/01/2012 12:53:42)   116 1
Sugiro tambem Pablo Villaca do Cinema em cena, ele tem um pouco de emocional, mas eh bem mais tecnico e profundo nas criticas.


Ronaldo Ronaldo (09/01/2012 15:06:40)   0 0
gente tenhamos calma eu particularmente sempre concordei com a criticas do borgo... sim concordo em certo momentos ele exagera e fala muito .... nao vi o filme ainda, mas vou ver pra tirar minha propria conclusao .....



Fogs Fogs (09/01/2012 14:29:40)   844 0
Puxa, esperava uma boa crítica.

Ainda assim verei!!!!!!



IgorLiraVox IgorLiraVox (09/01/2012 13:21:20)   140 1
Critica é o ponto de vista de uma pessoa......

Se ele gosta elogia.....

Se não, critica.........

Por isto, só por educação eu leio.....

Mais nada.....

O melhor, é você ir assistir....

E ai sim, tirar suas conclusões.....

Não da pra ser enganado indo no cinema achando que é isto ou aquilo.......

Quem curte cinema.....

Sabe muito bem o que esta indo ver....

Por isto, bom divertimento.....



Publicidade
sem avatar marco (09/01/2012 12:42:56)   7 0
O filme realmente é açucarado, meio piegas e meloso, mas eu embarquei total nessa meleca toda. Mesmo que o filme seja assim, ele nao é de mariquinha, ele é muito intenso, forte e violento em algumas partes.



 EU ACHO!!! EU ACHO!!! (09/01/2012 01:46:56)   1198 2
¨¬SABE OQUE É ENGRAÇADO...

SE O BORGO FALA QUE O FILME É BOM OU ÓTIMO
A GALERA CAI MATANDO,

SE ELE FALA QUE O FILME É RUIM OU PÉSSIMO
A GALERA CAI MATANDO

NO FIM O CRÍTICO QUE É CRITICADO!!!


sem avatar Fabio (09/01/2012 10:58:51)   -16 0
Tem gente que ainda lê essas criticas do omelete? O filme é muito bom. Assista e tire as suas próprias conclusões.

Não sejam "Maria vai com as outras", tenham personalidade.


Moshe Dayan Moshe Dayan (09/01/2012 00:52:35)   -7 1
Cara, como eu me divirto com "as críticas da crítica" que sempre aparecem aqui no Omelete. Independente da avaliação do Borgo, assistirei ao filme e farei a minha avaliação. Nem sempre avalio da mesma forma, é verdade, mas no geral site é um excelente referencial. Crítica (independente da fonte)não é uma verdade absoluta, só uma maneira de "ver e avaliar" uma obra.



Massayuki Massayuki (09/01/2012 00:28:19)   153 0
Acabei de voltar do cinema e concordo com o leitor Marco: "Digamos que concordo com tudo que o Borgo disse, porém, ao contrário dele, gostei muito das coisas que ele detestou."



sem avatar Gabriel (08/01/2012 20:18:40)   -1 -1
Já venceu o Oscar!! filmão.



Igor Igor (08/01/2012 18:13:07)   79 0
borgo que decepção, bem que aas criticas do omelete poderiam receber joinhas de negativos, para avaliarmos a qualidade dela e se condiz com o filme.


Rogério Rogério (08/01/2012 21:51:12)   32 0
Concordo.

 EU ACHO!!! EU ACHO!!! (09/01/2012 00:49:51)   1198 0
*"Ainda bem que os seus comentários
pode receber joinhas de negativos."

Você faz criticas as matérias do omelete, a comentários dos demais amigos que participa do SITE...

...TUDO PRA VC É RUIM, MENOS AS BABOSEIRAS QUE VC ESCREVE.





Igor Igor (09/01/2012 16:54:32)   79 0
Desaperta esse caps lock aí e depois venha falar comigo.


sem avatar Valter (08/01/2012 10:45:10)   -1 1
Bom, se o crítico queria aparecer, conseguiu. Assisti ontem ao filme. É um Spielberg em plena forma. Filmaço! Gostar ou não via de pessoa para pessoa, claro, mas essa crítica claramente foi tendenciosa. Lamentável. Capaz de Spielberg não dormir quando ler ela...


sem avatar Sara (08/01/2012 16:13:28)   0 0
é um ultraje que o site omelete tenha permitido que tal crítica tenha sido publicada. O filme é lindo, inclusive suas homenagens a "E o Vento Levou" e outros. Se o crítico estava com problemas pessoais no dia, aí sim é um problema. Sobre o que ele falou de John Williams...meu filho você está bem?

sem avatar Marcio (09/01/2012 09:53:18)   10 1
O fato do filme ser lindo, e isso ele é, não diminui os defeitos que ele obviamente tem. E quanto a ser um ultraje a crítica, calma pessoal! Se vc achou o filme maravilhoso, bom pra vc. Eu (que amo a Cor Púrpura, um baita melodrama carregado no açucar) não fui convencido por este Spielberg que trata um cavalo como se fosse a Madre Teresa de Calcutá e força demais a barra pro espectador começar a cair em lágrimas.



Marcelo Marcelo (08/01/2012 09:28:33)   247 2
Uma conselho a todos os amigos que acessam o Omelete: A CRÍTICA DO ÉRICO BORGO NÃO DEVE SER TOMADA COMO PARÂMETRO.

Vá ao cinema e tire suas próprias conclusões.


Marcelo Marcelo (08/01/2012 09:56:41)   247 1
Aliás, UM conselho.

sem avatar Valter (08/01/2012 10:46:03)   -1 0
Assino embaixo.


sem avatar André Pinto (08/01/2012 09:10:42)   3 3
Uma coisa que me irrita muito, e que para mim já virou clichê é dizer que a música de John Williams é intrusiva. Achei a trilha de Cavalo de Gerra das melhores que já vi do mestre. Totalmente Spielberguiana, não fica atrás de suas melhores composições. Já abre o filme de forma belíssima, quando passa de um instrumento para as fortes cordas típicas de John, lindo e mágico.

Consegui identificar pelo menos umas seis músicas-tema, e achei ela melhor que a trilha de TinTin, que só tem de marcante a música que abre a animação, bem divertida.

INTRUSIVA que nada. Bernard Hermman, Ennnio Morricone, Maurice Jarre e outros grandes compositores faziam trilhas que gritavam no filme, e nem por isso foram tão criticados como John costuma ser. Garanto a vocês que a única trilha instrumental que será lembrada este ano será a deste filme, porque a boa música orquestrada de cinema é um item cada vez mais raro.

Uma coisa curiosa: Me lembro de gente nos fóruns falando que a trilha de John para Harry Potter foi a das mais fracas feitas por John, e hoje é considerada uma as melhores e mais inesquecíveis. Tanto que em Relíquias da Morte os fãs que assistiram o filme adoraram o final principalmente por terem colocado o trecho de despedida de John Williams pontuando a cena (garanto que eles só se lembram deste trecho da música. O resto da trilha que não era de John talvez tenham se esquecido)


André André (08/01/2012 15:10:45)   386 0
John Williams é criticado só porque trabalha com o Spielberg. Se o Morricone trabalhasse com o Spielberg também levaria sarrafo da crítica e não seria tão endeusado.

Da mesma forma, se Williams trabalhasse com algum queridinho da crítica, como Woody Allen ou Clint Eastwood seria celebrado como um Deus.

Que fique claro, gosto dos dois compositores e dos dois diretores.

Rogério Rogério (08/01/2012 21:53:23)   32 0
Assino em baixo.

sem avatar Marcio (09/01/2012 09:58:26)   10 2
Todas as trilhas de John Williams, em especial para Lucas e Spielberg, são praticamente onipresentes. Quanto a isso não há problema,quando ela é bem executada e é inspirada, como na primeira Trilogia Star Wars, Indiana Jones, A Lista de Schindler, Prenda-me se for capaz. O problema em Cavalo de Guerra é que a trilha é fraca mesma.E é intrusiva sim, porque força o espectador a uma emoção que ele não teria se não fosse a música. È diferente de uma Cor Púrpura (que era do Quincy Jones) no qual vc chora porque se emociona com a história e com os personagens e a música complementa essa sensação. Em Cavalo de Guerra a música tenta criar um clima/sensação para uma emoção que não existe.


Rhumas-Jetzer Rhumas-Jetzer (08/01/2012 02:43:21)   268 1
Amei o filme, principalmente a fotografia de resplandecer, inclusive no final do filme onde me faz lembrar de ...E O Vento Levou, me emocionei com a parte de Celine Buckers. Mas eu senti vergonha alheia do Jeremy Irvine, até os cavalos atuam melhor do que esse cara, ele só foi escolhido por ser bonito, tanto que todas as cenas dele ele está com o cabelo arrumado, mesmo que esteja numa guerra ou esteja arando o pasto. Se tivessem escolhido algum ator bonito E talentoso tudo bem, mas esse cara só faz caras e bocas na frente da tela.


sem avatar marco (08/01/2012 11:51:43)   7 1
O ator é muito ruim mesmo, mas imagino que ele tenha sido escolido por transmitir essa imagem de garoto ingenuo e sencivel, além de ser desconhecido e provavelmente veio daquela regiao da europa mesmo, seguindo a proposta de que cada ator seria do lugar de onde o personagem vive no filme.


Publicidade

Omeletop : cinema

None