Assista Agora

Before Watchmen | Darwyn Cooke fala de suas minisséries e defende projeto

Quadrinista vai escrever duas minisséries e desenhar uma delas

Érico Assis
11 de Abril de 2012

Desde que o projeto era apenas rumor, Darwyn Cooke já era apontado como um dos principais nomes por trás de Before Watchmen - o prelúdio da famosa HQ de Alan Moore e Dave Gibbons. Cooke tem mesmo um envolvimento forte: escreve e desenha a minissérie principal do projeto, Minutemen, e roteiriza a mini solo de Espectral (com desenhos de Amanda Conner).

Apesar disso, até agora Cooke foi quem menos se pronunciou sobre o projeto e todas as controvérsias que o cercam. Em entrevista ao site da Rolling Stone, finalmente quebrou o silêncio. Explicou como entrou no projeto e gastou saliva para defender-se das controvérsias.

"Eu fui meio que arrastado, esperneando, pelo Dan DiDio. Ele vem discutindo isso comigo já faz anos, e da primeira vez que me propôs, recusei simplesmente porque eu não conseguia pensar em nada que pudesse se equiparar à original. Aí, mais ou menos um ano depois, me surgiu a ideia na qual estou trabalhando agora e percebi que havia um jeito de fazer o projeto, e eu tinha uma trama que achei interessante contar. Liguei para o Dan e disse: 'Ei, se ainda tiver vaga, eu quero participar'", conta Cooke a respeito de seu envolvimento.

Quanto às tramas pelas quais está responsável, o escritor/desenhista revela apenas que Minutemen trata da formação e desmentelamento da equipe de heróis central a Watchmen, e que a história vai desde os anos 1910 até 1960 e poucos. Já a minissérie de Espectral é bem focada num ponto determinante da vida de Laurie Juspeczyk, aos 16 anos, quando ela tem que tomar decisões quanto ao legado da mãe, que também combatia o crime como Espectral.

"Alan e Dave, na história central de Watchmen, foram brilhantes. Alan é um cara tão brilhante que, mesmo dando pouquíssimas informações na história quanto aos Minutemen, conseguiu criar toda uma plataforma na qual eu consigo montar esta história", diz ele quanto a como explora a obra original. "E tento não contradizer nem estragar o que eu diria ser a intenção original dos autores com estes personagens."

Quanto às controvérsias - os disparos de Alan Moore contra o projeto e a reação negativa de parte dos leitores, assim como de colegas quadrinistas -, Cooke diz apenas que está dando o seu melhor. Conta que quando assumiu a série do Spirit, tendo que respeitar o legado de Will Eisner, estava sentindo-se mais intimidado. E que quanto à discussão jurídica e moral quanto aos direitos sobre Watchmen, está tudo às claras e cada pessoa pode ter sua opinião.

"No dia em que me envolvi com os quadrinhos, tomei uma decisão muito consciente de honrar as obras que vieram antes de mim, e de respeitar o trabalho daqueles que vieram antes de mim. Não posso dar aos Siegel e Shusters [criadores do Superman] o que merecem, e com certeza não posso dar a Alan Moore o que ele merece, ou o que ele acha que devia tirar disso. Está além da minha capacidade. Mas o que eu posso fazer é ter respeito pelo que ele fez, e dar o meu melhor para ficar à altura daquilo."

As capas das edições 2 de Minutemen, Espectral e Comediante já estão disponíveis. Veja.

Leia mais sobre Before Watchmen


Compartilhar

Comentários (28)

O Omelete disponibiliza este espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site. Por favor respeite e siga nossas regras para participar.
Partilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas.

Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

MAX MAX (14/04/2012 21:26:10)   33 1
Acho que eles deveriam se preocupar em criar coisas novas. Seria bom para a própria DC, criaria novos clássicos e ganharia um bom dinheiro com bonequinhos, games, adaptações, etc.


sem avatar Don (16/04/2012 10:54:07)   3 0
O problema é que os próprios leitores subestimam as obras novas, lêem com o pensamento, "pode até ser bom, mas não é genial como o Alan Moore."
Como querem que algo novo seja genial se lêem com a perspectiva de que não vai ser?


sem avatar Jorge (13/04/2012 16:42:47)   18 0
Cooke foi um verdadeiro gentleman. O cara é genial e modesto. Bom, já que a DC ia fazer de qq jeito mesmo, pelo menos foram buscar caras de alto pedigree como ele e o Azzarello.
Pessoalmente, sou contra também ao lançamento, obviamente uma forma de contrabalançar os efeitos de mercado da Marvel e seu AvX... a DC sacou esse projeto pouco depois do anúncio da Saga da concorrente. Como ela não tinha - nem podia ter - uma mega-saga-muda-tudo no verão, antecipou estas minis... vai vender pacas, vai ter muita crítica e muita gente elogiando, mas mais uma vez foi uma decisão muito mais comercial do que criativa.



Álvarez Álvarez (11/04/2012 23:26:59)   8 0
Watchman é uma história com início meio e fim.
Tudo que precisou ser apresentado, o foi. Não foi apresentado pouquissimo sobre os minuteman, mas sim, o suficiente.
É uma Graphic Novel, situação diferente de Batman ou Superman que permitem novas histórias.
Eu estou com o Moore nessa.



Waine Waine (11/04/2012 18:40:58)   -7 3
Olha, o Alan Moore pode ser o cara mais chato da face da Terra, mas ele tem razão num ponto: a DC ainda vive das idéias que ele (e outros bons escritores) tiveram há 25 anos atrás. Acabaram as boas idéias, daí esse mata-revive-mata-de-novo-reformula-tudo-de-novo da DC (e Marvel também!). E tem mais: para os que acham que não existe história intocável, imaginem trazer de volta o Sandman, sem Neil Gaiman. Ou Akira, sem Katsuhiro Otomo. Ou Preacher, sem Garth Ennis. E por aí vai. O autor tem SIM uma certa autoridade sobre a obra, e estamos falando de obras ACABADAS (com início, meio e fim). Não se pode comparar com personagens novelísticos, como Batman ou Super-Homem. INDEPENDENTES DE SEREM QUADRINHOS, ou qualquer que seja a mídia. Pode-se fazer? Do ponto de vista legal, sim. Assim como podemos fazer "Os irmão Karamazov 2", ou um "prequel" d'A Ilíada. Mas como fazê-lo sem que se comprometa o teor artístico da obra (de AMBAS, porque acredite: a atual respinga sobre a) original. Repito, Alan Moore é um sujeito muito pernóstico, na maioria de suas entrevistas, mas está longe de ser apenas um idiota vaidoso.



IgorLiraVox IgorLiraVox (11/04/2012 13:26:08)   1331 1
Boa entrevista.....

Mostrou consciência e sabedoria.....

Este projeto tem tudo pra dar certo....

É um universo muito rico e vasto a ser explorado......

Se todos os envolvidos tiverem esta mesma postura que o Darwyn Cooke.....

Claro que vai dar certo.....

Se o criador e egoísta mais usa os personagens criados por outros pra fazer revistas.....

Azar o dele.....

e sorte nossa.....



Higor Higor (11/04/2012 11:26:43)   0 0
O cara demonstrou respeito com a obra do Moore. Creio que a intenção não seja fazer algo melhor, porque isso é praticamente impossível.


Mauricio Mauricio (11/04/2012 11:48:48)   481 2
Tudo é possivel HIgor.Não quero ofende-lo nem é minha intenção,falar que é impossivel fazer melhor é um exagero.Moore não é um DEUS.Gosto de Watchmen e A piada mortal é um exemplo onde o próprio autor se superou.(minha opinião)vamos dar uma chance ao projeto,quem sabe sai algo bom dai.

BatFan BatFan (11/04/2012 12:45:33)   -190 2
@Maurício e Higor

Aproveitando o ensejo do nosso amigo omelenauta ai que disse ser impossível algo sair melhor que Watchmen e tomando como minha as palavras de Maurício (que demonstrou ter mente ampla e aberta)...

Acho de uma coisa ABSURDA e de uma demonstração de PROFUNDA LIMITAÇÃO MENTAL achar que o que alguém faz ou diz, seja - desse ou de outro tipo de assunto - arte, ciências, física, matemática e etc e tal como a palavra ou criação final.

Afinal de contas não somos nós seres vivos de ILIMITADA capacidade criativa, inventiva e que nossa imaginação não tem limites.

Podemos nem criar algo totalmente novo, mas quantas invenções que eram tidas como EXCELENTES não forem MELHORADAS por outras pessoas de VISÃO além do alcance como a máquina de datilografar, de cacular e os monitores de vídeos que hoje são justamente os potentes micros que usamos!!??

Por isso eu digo:"Só é BURRO, limitado ou lerdo quem quer!!"

BURRICE é a opção de vida que o PREGUIÇOSO escolhe para terem pena dele em vez de passar vergonha por ser visto como tal(ou preguiçoso).

Também sou fá de Watchmen, mas não estou nem ai pra esse BUFÃO do Moore, que de exemplo de ser humano não tem nada que eu admire, não adoro nem ele, nem Nolan, nem qualquer outro ser vivo que faça isso ou aquilo, mas se suas obras me fascinam, as aprecio sem problemas e as recomendo como excelentes obras a serem conhecidas e só!!!!

AGORA DIZER QUE NINGUEM VAI OU PODE FAZER NADA MELHOR É EXAGERO DA LIMITAÇÃO MENTAL.

TEMOS QU SER THUNDERCATS E TERMOS VISÃO ALÉM DO ALCANCE, ISSO SE CHAMA PERSPICÁCIA...ROOOOOOOU

Raffael Raffael (11/04/2012 14:02:48)   50 0
Acho que a intenção do Higor não foi dizer que Watchmen é insuperável, pessoal.

Analisando por esse lado, não é só pela qualidade narrativa e do roteiro que a graphic novel se destaca, mas sim pelo marco histórico e posterior influência desencadeada pela sua publicação. Não a toa, é considerada uma das 100 melhores obras literárias da língua inglesa e mudou completamente a forma de se fazer quadrinhos de super heróis.

Ele não disse que é impossível fazer algo é melhor. Artisticamente falando, é possível que saiam MUITAS coisas legais desse projeto, com qualidade narrativa e artística talvez igual ou superior (nunca se sabe). Eu mesmo aposto minhas fichas em algumas dessas edições.

Ainda assim, acho improvável que supere a obra de Moore no que tende a relevância. E por mais que neguem isso, os próprios autores afirmam: É um SPIN OFF. Não a trama principal, mas ramificações da mesma.

Raffael Raffael (11/04/2012 14:27:52)   50 0
Acho que a intenção do Higor não foi dizer que Watchmen é insuperável, pessoal.

Analisando por esse lado, não é só pela qualidade narrativa e do roteiro que a graphic novel se destaca, mas sim pelo marco histórico e posterior influência desencadeada pela sua publicação. Não a toa, é considerada uma das 100 melhores obras literárias da língua inglesa e mudou completamente a forma de se fazer quadrinhos de super heróis.

Ele não disse que é impossível fazer algo é melhor. Artisticamente falando, é possível que saiam MUITAS coisas legais desse projeto, com qualidade narrativa e artística talvez igual ou superior (nunca se sabe). Eu mesmo aposto minhas fichas em algumas dessas edições.

Ainda assim, acho improvável que supere a obra de Moore no que tende a relevância. E por mais que neguem isso, os próprios autores afirmam: É um SPIN OFF. Não a trama principal, mas ramificações da mesma.


RicardoTR RicardoTR (11/04/2012 11:20:10)   287 0
Gosto muito do estilo de desenho do Darwyn Cooke!

Quanto ao projeto, ainda acho desnecessário, mas como vai mesmo acontecer o negocio é torcer para que seja o melhor possivel.



sem avatar Jose (11/04/2012 10:34:18)   185 2
Esta polemica toda de Watchmen me lembra em 2001 quando lançaram o Wolverine: Origin. Eu me lembro de ler uma entrevista na época com o Quesada (ou o Jenkins, não lembro) onde ele conta que estávam em uma reunião discutindo novos lançamentos e alguém comentou algo do tipo "mas está história não pode ser contada", e o Quesada perguntou "Por que não"? Então eles começaram a discutir históricas que teoricamente não poderiam ser contadas e acabaram tendo a idéia de contar a origem do Wolverine.
Quando a Wolverine Origin saiu, eu também fiquei "revoltado" com a idéia de resolver um mistério de anos e atrapalhar o passado de um dos personagens mais importantes da Marvel, porém a mini foi um sucesso e conseguiu agregar muito ao passado do herói.

Por isso acho que não existe historia "intocável". Moore é muito bom no que faz, mas é um cara chato para burro. Em quadrinhos não existe nada que não possa evoluir, mudar, até por que os direitos não são dos autores (isso pode ser errado mas é a realidade). Se ele quisesse fazer diferente deveria ter fechado um acordo para ter direito completo sobre a obra.

Se as histórias fossem intocáveis, o Super não voaria, não existira kryptonita, o Batman andaria armado e o unico flash andaria por ai com penico na cabeça....


Mauricio Mauricio (11/04/2012 11:53:14)   481 2
Falou tudo agora Jose!Não existe historia intocavel. isso é parte da evolução dos quadrinhos.Adorei seu comentario e é uma pena que a maior parte das pessoas não tem a mente aberta como vc.

Felipe Felipe (11/04/2012 12:40:36)   259 0
É. Exceto que ele fechou acordo para ter direito completo sobre as obras, mas a DC sacaneeou o cara.

Então, não é sobre história ser ou não ser intocável. É sobre a forma podre como a DC explorou Moore e outros criadores, arrancando até o último níquel de suas criações e fazendo de tudo para ter que dar apenas o mínimo possível em troca.

BatFan BatFan (11/04/2012 12:59:26)   -190 0
@Felipe

aaaaahhhh o mundo todo é assim cara, os patrões, os políticos, a polícia, seu senhorio se vc mora de aluguel é avida sempre foi e sempre será desse jeito por nós os reclamões só fazemos isso, reclamamos dessa INJUSTIÇA que é a vida, mas não fazemos nada pois todo o sistema de vida virou um mostro INDESTRUTÍVEL.

Então meu amigo pede pra parar a Terra e salta senão...relaxa e goza por que não tem outro jeito não por que fica sempre essa reclamação de time que perde, que o árbitro é ladrão...putz, meu tataravô já reclamava disso!!!


Sergio Sergio (11/04/2012 21:47:40)   159 0
José
Concordo contigo mais,tem um detalhe essa adaptações serviram para melhorar o personagem (como Superman não poder voar,o Batman ter arma, etc.) já Watchmen é um caso bem complicado e bem complexo pelo simples fato de ser uma graphic novel (ou
seja começo meio e fim)não precisa ter continuações,nem reboot, nada disso e outra todos sabemos que a DC quer saber de $$$.

E outra Watchmen é LINDA desse jeito com segredos e mistérios.


Matt Matt (11/04/2012 10:09:57)   50 1
Como todos aqui, acho a história original imbatível, mas não sou contra o projeto de criar novas histórias, desde que o original seja respeitado, o que me parece, que está sendo.
Até agora, apenas duas coisas me incomodam.
- O Dave Gibbons, sendo a favor do projeto, não desenhar nenhuma história.
- Terem chamado a Amanda Conner. Apesar de boa desenhista, acho o traço dela meio sem graça.
Podiam ter convidado a Sara Pichelli no lugar.


Raffael Raffael (11/04/2012 11:40:10)   50 2
Concordo com você, principalmente em relação a ausência do Dave Gibbons em um dos títulos. Não tenho queixas sobre os artistas escolhidos, mas que ficaria foda a mini dos Minutemen com o traço original, eu tenho certeza que sim.


Nando Nando (11/04/2012 09:28:40)   29 0
cara , eu respeito pacas Darwyn Cooke e sei que ele terá uma historia massa para contar . A revista original e muito massa e nem tem o que se falar dela , mas dai para aceitar as frescuras de alam moore já é muito . quem não gosta não compra e pronto , fica relendo a original . eu to achando massa e sabendo que tem gente como Darwyn Cooke a frente de alguns titulos imagino que teremos grandes historias , sou muito fan do barbudo , mas ele já fez muita merda também com personagens dos outros.



Publicidade
sem avatar Marcos Vinicius (11/04/2012 09:26:39)   338 0
Eu gosto do Darwyn Cooke, mas lidar com Watchmen é diferente de lidar com o Spirit ou a Liga da Justiça.

Ambos são histórias contínuas, muito mais fácil de você passar o bastão para novos escritores continuarem a história e renová-la com sua própria visão. Watchmen é uma história fechada e auto-contida. O próprio Cooke admite que não tem muito mais o que falar: em poucas páginas em alguns números de Watchmen Moore mostrou toda a formação e o fim dos Minutemen... não há nada para ser acrescentado.

Não nego que vou ler as minis, para só aí julgar. Mas ainda assim essas histórias vão estar num limiar perigoso... entre ser enxeção de linguiça para não tocar na preciosa obra, ou destruir ela com retcons desnecessários. Eles vão precisar de muita habilidade para não pender nem para um lado, nem para o outro, e realmente entregar uma obra que seja nova e a altura da original.



Rogério N Rogério N (11/04/2012 09:11:41)   524 2
O cooke é o melhor nome neste projeto. E foi muito feliz nas suas declarações. Lerei não por achar que será bom, mas pra poder dizer pros meus netos que o Moore me considera "desprezível". Isso não tem preço :-)



Raffael Raffael (11/04/2012 08:53:01)   50 2
Não tenho nada contra spin offs, desde que não alterem ou reinventem a trama original (o próprio nome já diz). Para mim, qualquer autor tem a liberdade de desenvolver a história que quiser em cima do universo que bem entender.

Mas a diferença entre não se importar com spin offs e acreditar que eles terão a mesma qualidade do original é enorme. Acho que pode sair um material legal no meio de tudo isso. Mas é quase certeza de que será esquecível comparado a obra de Moore e Gibbons.



Renato Renato (11/04/2012 08:50:12)   11 2
Darei meu voto de confiança, afinal, pelo menos estão sendo honestos, em todas os pronunciamentos dizem algo do tipo "não vamos nos equiparar com a obra original", só por este respeito já tem um pouquinho da minha confiança.



sem avatar Hank (11/04/2012 08:27:15)   -12 2
Lixo pausterizado.

Autor bom cria obra nova, não fica revirando a obra alheia.

Ou pega pra fazer melhor, o que obviamente não será o caso, até as roupas estão sendo modificadas...



Lauro Lauro (11/04/2012 07:49:26)   3268 1
O que me chama mais atenção nesses desenhos é a roupa completamente alterada da Espectral...

Pelo jeito a DC não queria mais polêmica, ao colocar uma adolescente lutando contra o crime usando uma roupa transparente com maiô.

Agora ela está usando saia, provavelmente para preservar sua "retaguarda" e a parte de cima não tem aquele decote. Algo que não existia na HQ original... Espero que na revista expliquem isso.



RODRIGO RODRIGO (11/04/2012 00:26:46)   62 0
Deveriam lançar tudo isso em animações originais do Universo DC e pronto.




Omeletop : quadrinhos

Cinema

Os filmes em cartaz, a programação das salas de cinema, bilheterias, trailers, criticas de filmes, cartazes, entrevistas com astros e as novidades de Hollywood.

Séries e TV

As séries de televisão dos EUA, minisséries, os destaques da TV e as novidades na programação.

Música

Os shows que vem por aí no Brasil, os lançamentos musicais, novos álbuns e música grátis para download.

Games

Os novos games, críticas de jogos, trailers, imagens e mais novidades do mundo dos videogames.

Quadrinhos

As novidades das histórias em quadrinhos no Brasil e no mundo, previews de HQs e críticas de lançamentos nas bancas e livrarias.