Filmes

Crítica

Crítica: Killshot - Tiro Certo

Mickey Rourke estrela nova adaptação de um livro de Elmore Leonard ao cinema

28.05.2009, às 17H00.
Atualizada em 11.11.2016, ÀS 05H03

Apesar das presenças no elenco de Mickey Rourke, Diane Lane e Thomas Jane, o principal atrativo de Killshot - Tiro Certo (2008) é o fato de ser adaptado de um romance de 1989 do escritor Elmore Leonard, autor das histórias que deram origem a O Nome do Jogo (1995), Jackie Brown (1997) e Irresistível Paixão (1998).

Ironicamente, o fraco do filme policial dirigido por John Madden (Capitão Corelli) e adaptado pelo próprio Elmore, em parceria com Hossein Amini, é justamente o texto.

killshot

None

killshot

None

Somos apresentados a uma situação típica de filme-de-matador-bonzinho. O assassino de aluguel que protagoniza a história, Armand "Blackbird" Degas (Rourke), é daqueles cheios de caprichos e normas de conduta, que começam narrando em off "que é preciso saber onde você está se metendo" - e então passam o filme todo quebrando as próprias regras que estipularam.

Trata-se uma herança do noir, e a literatura policial pulp é evidentemente uma fonte onde bebe Leonard. O problema é que os detetives particulares dos anos 40 quebravam as próprias regras por ganância ou por tara, e não há em Killshot uma justificativa decente para que Blackbird quebre as suas. Há uma carga de culpa no meio, é verdade, uma substituição sentimental nascida do luto, mas nada explica o fato de o matador mais frio e calculista do mundo pegar o primeiro ladrão pé-de-chinelo que aparece no caminho e embarcar com ele numa jogada obviamente furada.

Porque Blackbird não apenas quebra suas regras. Ele quebra bonito. Faz o maior esforço do mundo para não ser reconhecido por testemunhas e curiosamente está com sua fotografia em todas as xerox do FBI. Assiste, olhando pro alto, pro nada, a dois assassinatos que poderiam render a paz de espírito que ele evidentemente procura. E acima de tudo arruma um parceiro de crime (Joseph Gordon-Levitt) tão falastrão, careteiro e irritante que ficam os dois parecendo uma dupla de vaudeville.

Apresentados os tipos, Killshot se desdobra numa história de perseguição: Blackbird e seu garoto prodígio tentaram executar aquele golpe furado mencionado acima e deixaram para trás duas testemunhas, um casal em vias de divórcio, vividos por Jane e Lane. O interesse de Madden é acompanhar como ex-marido e ex-mulher se reaproximam em tal situação, mas o absurdo da premissa e as justificativas seguintes para os atos dos personagens não permitem crer em nenhum drama que o filme teria a oferecer.

Saiba onde o filme está passando

Nota do Crítico
Regular
Killshot - Tiro Certo
Killshot
Killshot - Tiro Certo
Killshot

Ano: 2008

País: EUA

Classificação: 16 anos

Duração: 95 min

Direção: John Madden

Elenco: Mickey Rourke, Diane Lane, Thomas Jane, Rosario Dawson, Joseph Gordon-Levitt, Brandon McGibbon, Peter Kelly Gaudreault, Michelle Arvizu, Richard Zeppieri, Alexis Butler, Hal Holbrook, Robert Gow, Catherine Hayos, Craig Blair, Lynne Deragon

Onde assistir:
Oferecido por

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.