Filmes

Crítica

Monty Python em Busca do Cálice Sagrado | Crítica

<i>Monty Python em busca do cálice sagrado</i>

17.09.2003, às 00H00.
Atualizada em 21.09.2014, ÀS 13H14

Monty Python em busca do cálice sagrado
(Monty Python and the holy grail
)
Inglaterra, 1975
Comédia - 89 min.

Direção: Terry Gilliam e Terry Jones Roteiro: Monthy Python

Elenco:
Graham Chapman, John Cleese, Terry Gilliam, Terry Jones

Se Monty Python em busca do cálice sagrado (Monty Python and the Holy Grail, de Terry Gilliam e Terry Jones) não for a comédia mais engraçada de todos os tempos, certamente figura numa seleta lista de pérolas do gênero.

Produzido em 1975 pelos britânicos do Monty Python, o filme é a segunda incursão da gangue humorística egressa da TV nos cinemas, depois de And Now for Something Completely Different (1971). O grupo - formado por Graham Chapman, John Cleese, Terry Gilliam, Eric Idle, Terry Jones e Michael Palin - gravou o longa logo depois do fim da série na televisão.

Diferente do seu debute nas telonas, que trata-se apenas de uma coletânea de quadros da telessérie Monty Python flying circus, Em busca do cálice sagrado traz uma aventura inédita, que avacalhava com uma das maiores lendas britânicas: o Rei Arthur.

A história pouco importa: O regente bretão e os cavaleiros da Távola Redonda (Sir Galahad, Sir Bevedere, Sir Lancelot e Sir Robin) saem numa epopéica odisséia em busca do cálice sagrado, taça que teria recolhido o sangue de Cristo na cruz. O milagroso artefato estaria escondido no castelo de Arrrrrrrrgh! e no caminho espreitam perigos terríveis, como o imbatível Cavaleiro Negro, o "monstro" da caverna, os Cavaleiros Que Dizem Ni e, é claro, os franceses. Felizmente, os valentes soldados cristãos contam com a Santa Granada de Mão e outros truques em sua defesa.

O resultado é uma cultuadíssima comédia nonsense, repleta de passagens antológicas, daquelas que rendem horas de boas risadas entre amigos. Indispensável.

Depois de Em busca do cálice sagrado, o grupo ainda produziu A Vida de Brian (1979), Monty Python Ao Vivo No Hollywood Bowl (1981) e O Sentido da Vida (1983). O primeiro também foi relançado recentemente em DVD.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.