Colunistas

Geekidz | Como mostrar Star Wars às crianças

Melhor começar pela trilogia clássica ou pela nova?
-
 
Aproveitando a expectativa em volta de Star Wars, vou estrear esta coluna sobre pais e filhos nerds com uma das perguntas mais recorrentes no meu e-mail e redes sociais: 
 
No papel de mestre jedi, como devo começar o treinamento de meu pequeno padawan, pela trilogia clássica (episódios IV, V e VI) ou pela nova trilogia (episódios I, II e III)?"
 
Se o seu filho ou filha for pequeno, pode começar a história pelo Episódio I mesmo. A Ameaça Fantasma é o filme mais infantil das duas trilogias e mostra um Anakin (Jake Lloyd) sendo descoberto. O início da saga dos Skywalker, a introdução a um Obi-Wan Kenobi (Ewan McGregor) ainda em treinamento e toda a apresentação do universo é bastante didática. E ainda tem o poderoso Darth Maul e seu sabre de luz de duas pontas e a corrida de pod, que certamente farão qualquer criança sair correndo e pulando pela casa.
 
Por fim, esta é uma oportunidade única de fazer o Jar Jar Binks ser amado. O personagem execrado pelos nerds daqui e de galáxias muito, muito distantes foi uma aposta do George Lucas para atrair a molecada. O resultado deixou muito marmanjo bravo, mas se você assistir ao filme ao lado de uma criança, vai ver que o gungan foi, na verdade, um acerto. As crianças adoram as trapalhadas do orelhudo de língua mole. 
 
Os Episódios II e III, porém, que seguem a história do jovem Anakin até se tornar o Darth Vader, são mais sombrios e podem não ser a sequência mais correta de introdução à Saga se seu filho(a) não tiver pelo menos uns 7, 8 anos. Por isso, a minha indicação é seguir a ordem de lançamento dos filmes no cinema - iniciando com Episódio VI - Uma Nova Esperança, passando por O Império Contra-Ataca, O Retorno de Jedi e o recente Episódio VII - O Despertar da Força, só então, ver os episódios I, II e III e Rogue One - Uma História Star Wars.
 
Foi mais ou menos nesta ordem que os nerds mais velhos viram a história sendo contada e foi assim que George Lucas optou por contá-la. Ele poderia ter começado a história pelo Episódio I, mas em 1977 o letreiro amarelo que subia na tela já falava de uma guerra civil em andamento e naves rebeldes vencendo sua primeira batalha contra o diabólico Império Galático. 
 
Eu, na minha ansiedade de explicar logo para meu filho quem eram Luke, Leia e o cara de máscara e capa preta, acabei contando que eles eram filhos do Anakin, perdendo a chance de ver sua reação ao assistir à famosa cena em que Vader revela “Eu sou seu pai”.
 
Fui júnior. Fui mirim. E por isso perdi a chance de fazer um filme como este:

 
Mandei mal, mas estou aqui passando este ensinamento jedi adiante para que você não cometa o mesmo erro. 
 
Espero que tenham gostado. Escrevam, mandem dúvidas, críticas e sugestões para as próximas semanas. Vamos criar um mundo mais nerd. Uma criança de cada vez.  ;-)
 
Marcelo Forlani é pai do Theo e da Liz e um dos criadores do Omelete.
 
Leia mais sobre Star Wars

Adorei o post, aqui em casa os meus filhos de 5 e 4 anos já assistiram todos os filmes, foi uma maratona e a cada filme uma nova descoberta até o lançamento do 7. Ansiosa por mais posts para crianças! :)

Nossa senhora, como é legal ler os textos do Forlani no site. Eu lembro que conheci o Omelete justamente com a crítica de A Vingança dos Sith, bons doze anos atrás. Desde então virou o site que eu acesso diariamente (fora os currículos já enviados para a Cozinha haha). A parte do "Fui mirim" está sensacional. Ótimo texto! E acho que deve ser uma ordem boa mesmo. Como assisti o primeiro ainda pivete nunca desgostei do Jar Jar, ele realmente tem um apelo maior com as crianças.

o video e provado, naop da pra ver

A alguns anos atrás entrei em contato com o omelete no saudoso quadro, "Borgo me Ajuda" onde contei que minha filha (Helena nome inspirado na Caçadora - Helena Wayne) me falou que não gostava de Star Wars. Quando ela me falou isso, veio aquele sentimento de "O que eu fiz de errado?" Mas graças as dicas de Forlani, Borgo e Hessel consegui fazer que ela, mesmo que não tenha se tornado uma apaixonada pelos filmes, goste bastante da cultura e personagens de Star Wars. Meu próximo rebento está chegando (Arthur, inspirado no Aquaman - Arthur Curry ) e espero que ele seja apaixonado desde cedo.

tomei um spoiler darth vader pai deles what!!!!

Na verdade, considero os da Nova Trilogia mais profundos, mas algumas coisas estão nas entrelinhas e nem todo mundo percebe (alguns por pura e simples preguiça de pensar). o Episódio I tem uma baita trama política de fundo, e eu acho genial que Palpatine tenha usado isso em seu favor (a corrupção, o que vemos acontecendo aqui toooodo dia) para se tornar Imperador. O defeito da NT é somente algumas atuações não tão boas pq GL, não é segredo pra ninguém, não é um exímio diretor. Tanto que Ep V e VI ficaram melhores que o IV por terem outros diretores.

Eu fiz o que você recomendou e foi impagável. Abaixo segue o Link: https://www.youtube.com/watch?v=yIBcgN6ehc8 Alias, estou seguindo a ordem proposta pelo Marcelo e só faltam os famigerados ep. II e III pra pequena assistir.

Eu conto a história do Episódio I pro Miguel dormir. Assim, de memória, criando uma mitologia pra ele.Ele só tem 3 anos, então, estou trabalhando na expectativa para que ele assista os filmes na ordem proposta pelo Marcelo. O Obi-Wan é o herói dele, mas ele tem um afeto especial pelo Yoda, que aparece muito na mídia e ele sempre brinca com meu chaveiro. Estou apostando que ele vai assistir primeiro a trilogia antiga e só mais tarde a nova, mas que a mitologia do episódio I faça-o entender a responsabilidade de ser um Jedi. Estratégias, estratégias...

Forlani, eu também já f* o rolê e dei o spoiler todo da história... o Tiago já sabe que o Darth Vader é pai do Luke e, em certos momentos de brincadeira, quer ser o Vader... talvez a única coisa boa é que ele já viu pedaços fracionados da história, então ele conhece quase todos os personagens, mas ainda não consegue estabelecer uma relação exata entre eles. Espero, no momento oportuno, fazer com que ele possa assistir à obra completa na sequência sugerida, que foi a que eu também experimentei. Grande abraço!

Muito Bom, legal d+ ver areação da molecada, rsrsrs.

Concordo plenamente! A Vingança dos Sith é um ótimo filme, tem uma pegada mais densa mesmo, afinal é a ascensão do vilão dos vilões. Acho que é o segundo melhor filme da saga depois de O Império Contra-Ataca.

Adorei a coluna Forlani! No dia do Star Wars Celebration, fui eu que comentei o quanto seu exemplo de pai nerd é admirável e me serve de exemplo agora que meu 1° filho esta com um pouco mais de 1 mês de vida! Parabéns a todos do Omelete pela iniciativa, será ótimo acompanhar essa idéia...

Quando eu era criança no início dos anos 90, muito antes de sair o Ep I, meu pai fez de tudo para que eu assistisse e eu sempre recusava e fugia pra longe da sala. Eu morria de medo de qualquer tipo de ET, alienígena e, por consequência, não via qualquer filme que fosse com temática espacial. Ep I saiu quando eu tinha 14 anos e uma amiga praticamente me arrastou pro cinema. Nós NÃO sabíamos que era um novo filme de 'Guerra nas Estrelas'. Vi e amei. Amei tudo! Ani, Qui-Gon, Jar-Jar, Corridas de Pods, duelos (eu era fã de esgrima por causa de Zorro). Quando saiu em VHS eu descobri que era de SW e vi mais uma vez. Mas só fui ver Star Wars MESMO quando o SBT passou todos os filmes, em 2002, antes da estréia do Ep II. Eles passaram na ordem Ep 4, 5, 6 e só depois o 1. Pra mim - embora o nome Skywalker me soasse vagamente familiar - era tudo novidade! E mesmo aos 17 anos de idade a minha reação aos Episódios V e VI foi totalmente enlouquecida. Eu não conseguia parar quieta no sofá. Eu punha as mãos na cabeça, andava de um lado para o outro nos intervalos, pensava no filme a semana inteira até a exibição do próximo, falava nisso o tempo todo e até pulava no sofá durante o filme. Uma pena meu pai não ter câmera na época. Teria dado um vídeo muito engraçado. Pra mim foi um choque quando revi o Ep I no SBT e percebi que aquele menininho fofinho que eu tinha amado antes era / se tornaria Darth Vader, o pai de Luke. A partir daí foi paixão arrebatadora, irremediável e eterna! Assistir os Ep II e III pra entender como essa transição se daria era imprescindível!!! Agora, quanto a forma de apresentar aos pequenos. Eu acho que começar pelas animações, The Clone Wars ou Rebels também pode ser uma boa - especialmente se for uma criança resistente como eu fui -, mas deixando de lado aqueles episódios que são tão sombrios quanto o Ep III (por exemplo, a saga Mortis).

Po que demais Forlani! Assunto mais que relevante :) E parabéns pela nova coluna, muito promissora! Ainda não tenho filho mas tbm penso nessas coisas. Como apresentar Beatles, StarWars, Dragon Ball, hehe. Complementando aqui, minha esposa apresentou StarWars para a sua sobrinha ainda muito nova. E acabou fazendo um video sobre isso e assim quem sabe ajudar outros nessa importante missão: https://vimeo.com/48409135 Grande abraço :)

Mesmo com pouca ação, a história e o roteiro dão de 10 na trilogia nova.

Eu já maratonei todos os filmes na semana passada... Assisti na ordem em que eles foram lançados: IV, V, VI, I, II, III. Não acho q assisti-los na ordem cronologica vá mudar muita coisa. Só acho q a primeira trilogia entre os anos 70 e 80 foi a melhor, pelo menos, no que se refere a história. Os efeitos especiais da segunda trilogia, obviamente, são muito melhores. Ainda assim, prefiro a primeira trilogia.

Parabens Forlani,meu filho viu comigos os epsIV,V e VI e agora vamos os I,II,III.Materia excelente Vc ta fazendo falta no omeletv.

Acrescentando colocaria depois da trilogia original a animação Rebels que segue uma linha bem parecda. Achp que a nova trilogia só para acima de 12 anos

Legal Forlani, meu filho ainda tá com 1 ano, mas logo que ele tiver uns 5 vou passar os episódios IV-V -VI que no meu ver são bons para essa idade tem o R2, os Eowks, a simplicidade do primeiro filme, Yoda doidinho, Chebaca. E por ser mais simples acho mais agradável para uma criança. A trilogia mais recente tem muita informação politica que talvez faça uma criança achar tedioso.

Forlani vc está errado , tenho sobrinhos e sei por experiência própria que se eles assistirem primeiro a nova trilogia(lixo) ,infelizmente não vão apreciar a trilogia original como deveriam. O fato é que os novos efeitos especiais com uma historia rasa e personagens esquecíveis são atraentes ao novo publico avido por uma hora de diversão descartável,(isso mesmo uma hora , pois o resto eles não prestam atenção ,porque não precisam) . Logo eles não se apegam aos personagens nem a historia frenetica , e quando vão a trilogia original eles não levam mais a sério e o pior acham um filme antigo, chato e sem atrativos .

E não esqueçam que, quando ficarem adultos devem ser apresentados à Star Trek (ou Jornada nas Estrelas) !!! ;-)

*tô com uma princesinha...

Forlani, lindo o texto, cara. Tão com uma princesinha de 1 ano e agora mais ansioso ainda para apresentá-la o mundo de Star Wars. Provavelmente já com os episódios VII, VIII e IX.

Minha recomendação é dar o primeiro livro de DUNA para ele e dizer: - "Star Wars não serve nem para limpar as botas da Saga Duna."

passei pelo mesmo choque que o pobre garoto

SR FORLANI QUE MANCADA METEORICA, A CENA MAIS IMPACTANTE DE STAR WARS QUIÇA DO CINEMA! SEU FILHO JAMAIS O PERDORA. QUE A FORÇA ESTEJA COM VC...

A ordem correta para ver é IV, V, VI. E fim.

meu problema é que após tantos games star wars em que os jedis e sith usam seus sabres e poderes em demasia, quando assisto a trilogia antiga acho boba, com pouca ação e super mal feita, mas mesmo assim gosto muito

Vale conferir a polêmica Ordem Machete, que segue a Ordem Ernest Rister (IV, V, I, II, III, VI), mas que corta o episódio I (ficando IV, V, II, III, VI): http://www.diariogeek.com.br/2014/08/conheca-ordem-correta-para-se-assistir.html

Sério que precisam disso?

Assisti e assim e achei melhor: IV, V, I, II, III e V Essa sequência é chamada de Ernst Rister

Poquei de rir quando falou que era uma oportunidade unica de fazerem as crianças amarem Jar jar binks!!!! kkkkkkkkkkkkkkkkkk O fator nostálgico(assisti star wars antes de 8 anos, meu pai era super fã) então pesa quando falam que o filme é uma abominação e que os personagens são horrorosos

Sempre vi os episodios na ordem que saíram no cinema... E esse ano em nov vai ter mais uma maratona antes da estreia do ep VII

A ordem correta é IV, V, I, II, III e VI. Experimentem...

Muito boa a coluna, meu filho mais novo se chama Anakin, não preciso nem dizer que sou fã... espero conseguir ver a carinha de espanto dele ao ver o filme, o difícil vai ser desviar dos spoilers até conseguir fazer isso...

Ótima coluna, Forlani. Eu vi o episódio 1 com 12 anos e amei cada segundo. Eu sei que o filme é o mais infantil, mas o fator nostálgico ainda pesa quando falam mal dele. Tenho um carinho enorme, mas sei que é um filme muito defeituoso. Por experiência própria, eu concordo plenamente com você que essa é a melhor maneira de começar a amar Star Wars.

Meu irmão de 9 anos assistiu ao trailer do novo filme do Star Wars e me ligou querendo saber quantos filmes já existiam e a ordem na qual ele deveria assistir. Contei que existem 6 filmes divididos em 2 trilogias, uma lançada há muito tempo e outra mais recente. Ele mesmo me perguntou a ordem em que os filmes saíram, querendo seguir a ordem de lançamento nos cinemas. Sempre achei que ele fosse gostar mais da trilogia nova por conta das cenas de ação e efeitos especiais, mas depois de assistir a trilogia clássica e a nova, ele disse que prefere muito mais a clássica. :) Orgulho da irmã!

Gostei bastante Forlani!!! Vou tentar em casa, principalmente porque o pequeno de casa já assistiu TUDO de Pokemon e jogos e tudo mais. É preciso trazer algo "novo" para o tipo de coisas que ele tem se interessado. Não colocar goela abaixo é claro, mas "sem proposito algum", um dia colocarei um Star Wars, vai que se interessa :D

Descenecessário? Sério brother? Afff... Existem lugares que talvez a criança não tenha esse acesso.

Tenho um primo que foi apresentado ao universo de Star Wars aos 6 anos. Hoje com 10 anos é fã. Começou pela trilogia clássica e depois foi para as prequels. Eu acreditava que iria gostar mais dos episódios I-II-III, pela ação e efeitos, mas prefere os clássicos e está super ansioso para o episódio VII.

Boa Forlani, troca de experiências exitosas entre pais são sempre bem-vindas. Gostei da dica, apesar da minha filha ter só 2 anos já coloquei para ver Episódio V e para minha surpresa ela prestou bastante atenção, já viu alguns episódios de Rebels e também dos desenhos Lego. Esses são também bons jeitos se seu filho ainda é muito novo, desenhos animados.

Comece Star Wars por onde quiser desde que entenda uma coisa: Han Shot First...

Se vc quer preservar a saúde mental do seu filho pule os episódios 1,2,3 e esqueça a serie clássica mutilada pelo papai Lucas, e muita mediocridade para uma criança assistir!! E invista na serie clássica inalterada, pois essa vai adicionar uma dimensão épica e magica na vida da criança, coisa que hoje esta se perdendo, em favor dessa abordagem cientificista e desumanizante que as series de tv e filmes tem apresentado cada dia mais ao seu publico!!

O texto é um pouco desnecessário. As crianças terão contato com Star Wars ao seu tempo. Aí decidem se gostam ou não. Mas se alguém insistir, melhor começar pela Trilogia Clássica e só depois mostrar a prequel. Quando mostrar o Episódio V, favor filmar a criança vendo o filme e depois nos mostrar a reação da criança diante do maior SPOILER da história do cinema: SPOILER Darth Vader revelando a Luke ser seu pai.

fazer catequese. eu fiz e mesmo assim virei ateu. huehue

Eu odeio isso de querer forçar o gosto da criança em alguma coisa. Apresentar, ok. Se ela quiser, ela assiste. Mas é preciso deixar que ela mesmo busque pelo que lhe é de interesse. Parece aqueles pais que levam o filho pra igreja a força.

Fim isso com meu sobrinho de 10 anos, ele adorou, já assistiu os 6 filmes e ta doido pra ver o 7 logo. Eu nem sou muito fã.

Quer mostrar Star Wars para crianças? Então apresente-os ao episódio I, II e III e nosso eterno Jar jar Binks

Coluna de utilidade pública. Parabéns e continuem assim.

Muito bom Forlani. Ótima maneira de estrear uma coluna direcionada para filhos de nerds com Star Wars. Já havia visto um comentário teu sobre apresentar Star Wars em um dos Omeletv. Concordo com a sequencia de apresentar a trilogia clássica, e vou me segurar para não dar spoilers para meu filho (se bem que com já 5 meses ele já viu alguns minutinhos do episódio IV, confesso que sou muito fã, kkk). Acho esse novo espaço uma das coisas que faltava ao Omelete. Para pais nerds terem um espaço em que possam apresentar os filmes, séries, games e Hq's e tudo o mais que nos fez termos gostos e que possamos transmitir esse "legado" do que mais amamos no mundo nerd aos nossos filhos. Espero que a coluna seja um sucesso e que a força esteja com vocês!!!!

No facebook dele tem um monte de fotos recentes em Londres, então eu acho que ele está de férias...

Agora tem manual para criança assistir filme?! Que coisa desnecessária...

Hum..agora está explicado o sumiço do Forlani...ta cuidando dos pimpolhos (ou ocupado fazendo..rsrs) daqui a pouco sou eu...mas como eu não gosto de Star Wars, provavelmente não vou faze-lo assistir também..

até parece que vou ler toda essa merda. Se a criança quiser ver star wars, ela vai lá e vê

Discuta aqui no site Discuta aqui

O Omelete disponibiliza este espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site. Por favor respeite e siga nossas regras para participar. Partilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas.

Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

blog comments powered by Disqus