Colunistas

Jacidio, Who? | A nova experiência sonora de DJ Sasha, U2 eletrônico e o Sonic Youth no Techno

Tudo que você precisa saber sobre a e-music em um só lugar
-

Hallo, qual é a boa de hoje? Acho que já podemos dizer que a temporada dos grandes eventos eletrônicos no Brasil está aberta. Mas antes de contar o que acontece de bom por aí, o negócio do momento é que a Deezer pode comprar o Soundcloud.

Não dá pra negar que para os consumidores de música eletrônica, o Soundcloud é uma das ferramentas mais interessantes para encontrar sets, bootlegs e faixas bacanas, sejam elas produzidas por alguém na Indonésia ou pelo seu vizinho. Pois bem, há algum tempo o Soundcloud não tem andado bem das pernas e parece que um dos grandes nomes do streaming está interessado em fazer a aquisição. Nenhuma informação oficial foi divulgada até o momento. Mas esta pode ser uma jogada realmente interessante para os fãs de música eletrônica. Dá pra entender um pouco mais por aqui.

Você precisa ouvir: Sasha - Refracted (Live)

Bem, já falei desse projeto aqui na coluna passada, mas agora ele está disponível na íntegra. Essa é, simplesmente, uma das obras mais interessantes já feitas por um dos principais nomes da música eletrônica de todos os tempos, Sasha. O DJ é conhecido como o primeiro super DJ, o cara que deu o pontapé nesse formado de grandes nomes, DJs no meio dos clubes, entre outras coisas. E agora ele entrega algumas de suas músicas mais interessantes em versões orgânicas, recriadas de forma delicada e absurdamente única. O registro em áudio apresenta 12 faixas e te leva por uma viagem de 2 horas por alguns dos momentos mais marcantes do produtor. Uma curiosidade interessante, Sasha contou que precisou reaprender a tocar piano, instrumento que ele já usa em suas produções, mas nunca da forma que uma apresentação ao vivo pede. Este registro é, sem dúvida, uma porta de entrada para quem está em busca de outros sons e de ampliar o que a música eletrônica é. São camadas, atmosferas e caminhos que vão muito além do que a gente consegue sentir na pista, justamente pela interação entre os músicos e seus instrumentos. Uma obra rara, para ser ouvida no fone, sem pressa. Depois só não vale dizer que eu não avisei.

Kygo, U2 e outras cositas más no EP Stargazing

Ok, não é de hoje que grandes nomes do rock ou do pop têm aproveitado o crescimento da cena eletrônica mainstream para fazer os seus mash-ups ou dar uns toques diferenciados em suas faixas. Mas desta vez quem surgiu na lista foi o U2 em parceria com um dos nomes que melhor capitalizou sua sonoridade pop com pegada de verão, o norueguês Kygo. O produtor liberou recentemente o EP Stargazing, com 4 novas faixas mais o remix de “You Are The Best Thing About Me”, do U2. Além do feito interessante para um nome com pouco tempo de estrada, Kygo também entregou um clipe sensacional para a faixa “Stargazing” (veja). Porém, mesmo com tudo isso, o DJ experimentou uma primeira semana de vendas bem diferente da imaginada para seu novo projeto, já que nos Estados Unidos foram vendidas apenas 37 (trinta e sete) cópias. Mas vai lá, escuta um pouco e diz o que achou.

O maior evento do mercado eletrônico, Amsterdan Dance Event libera programação completa com Philip Glass e mais

 Um dos principais eventos da indústria da música eletrônica, o Amsterdan Dance Event, que rola entre 18 e 22 de outubro, divulgou recentemente toda a programação de sua edição 2017. Com nomes como Adriatique, Hardwell, Ferry Corsten entre muitos outros, a grande surpresa fica por conta da presença de Philip Glass, mais um nome de peso da música mundial que se aproxima do segmento eletrônico. Vale lembrar que o ADE é um evento focado no aperfeiçoamento do mercado e dos profissionais da música eletrônica que disponibiliza palestras, debates, showcases e também shows - muitos shows. Durante este período, Amsterdam e a região próxima contam com uma infinidade de festivais que reúnem quase todos os principais nomes dos diversos segmentos da e-music mundial. Richard Ziljma, o General Manager do ADE,  já conversou com a gente e falou sobre o mercado brasileiro, o evento holandês e muito mais. Pra ler tudo é só clicar aqui.

Do Sonic Youth para o Techno

Thurston Moore, um dos fundadores da clássica Sonic Youth, confessou em entrevista recente que tem um disco de Techno pronto para ser lançado. O músico afirmou que o disco não deve sair com seu nome, já que não quer que “Ninguém vá atrás do projeto com alguma ideia preconcebida, como: ‘Este idiota insuportável gravou um disco de Techno’”. Moore não deu mais detalhes sobre o lançamento, mas você pode ouvir a revelação no podcast de Tyler Pope, do LCD Soundsystem.

Justice e a beleza do amor

O Justice liberou recentemente um clipe instigante e belo. O vídeo para “Pleasure (Live)” foi dirigido por Alexandre Courtès, o criador de conceitos como os capacetes do Daft Punk e do vídeo “Seven Nation Army” do White Stripes e une o sexy a simplicidade artística. A faixa é uma releitura de “Pleasure”, criação presente no disco mais recente do duo, Woman - saiba o que achamos - veja o clipe:

Dica nacional da semana

A carioca Amanda Chang subiu um set construído de forma incrível e estimulante. Com sonoridade refinada e nuances eletrônicas que crescem à medida que o caminho sonoro da DJ vai sendo transcorrido, o trajeto de pouco menos de uma hora é hipnótico. Vale saber que Amanda tem uma trajetória marcante e sólida na música eletrônica e é, sem dúvida, mais um nome pra você ficar de olho. Liga o som e vai!

Fechando a conta

Amanhã vai estar complicado, essa é a primeira informação que posso compartilhar. Rola em Campinas, no sábado (7) a edição do Warung Tour com um line up de cair o queixo. O mestre Stephan Bodzin vai mostrar seu live set em conjunto com o por do sol em uma fazenda histórica da região. Além disso, o evento também conta com Kolombo, Marc Houle (também live) e com a incrível Eli Iwasa. Os detalhes de onde, como chegar e quanto estão aqui.

Em Curitiba, também no sábado (7), acontece a edição da TribalTech 2017 Escape com um dos lines mais diversificados e incríveis do ano. Com nomes como Kolombo, Marc Houle (live), Stephan Bodzin (Eli Iwasa) - sim, todos eles vão tocar em dois lugares diferentes no mesmo dia - BLANCAh, mais Criolo, Bixiga 70, Sandrão RZO, Criolo e muito mais. Sem dúvida um dos line ups mais versáteis e interessantes do ano. Pra saber tudo, é só clicar aqui.

Em São Paulo, ainda no sábado, rola mais uma edição da ODD. O local ainda não foi revelado, mas preste atenção no set do Davis. O cara costuma fechar a pista de uma maneira apoteótica! As informações que você precisa estão disponíveis aqui.

Agora é aproveitar o final de semana e a gente conversa mais na semana que vem. Fui!

Exato. Trampo com Brian Eno emAchtung Baby e Zooropa... acho Passangers genial. Pra mim este play de 95 resume toda a carreira do Radiohead pós Kid A. POP pra mim foi o último grande trabalho do U2.

Parcerias com Brian Eno, fizeram até um disco tão longe do que é U2 que até assinaram com outro nome, Passengers

"Aquilo lá é rock pra quem curte música eletrônica. Mas sim, tem os lampejos de música eletrônica."

Para os desavisados o U2 está envolvido com música eletrônica desde o início dos anos 90.

Discuta aqui no site Discuta aqui

O Omelete disponibiliza este espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site. Por favor respeite e siga nossas regras para participar. Partilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas.

Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

blog comments powered by Disqus