Colunistas

Jacidio, who? | Armin van Buuren vai ser seu professor de música eletrônica

deadmau5 faz promessas para 2018 e as festas do final de semana
-

Hallo, tudo bem com vocês? Hoje é sexta-feira - mais uma vez - e a gente precisa dar aquele merecido rolê pelo que acontece na música eletrônica. Então, pega na minha mão e vamos juntos ver o que tem de bacana por ai.

Armin van Buuren vai te ensinar a produzir e ser DJ

Sim, essa semana, Armin van Buuren, DJ cinco vezes eleito o melhor/mais popular do mundo pela DJ Mag, divulgou que ele é um dos novos integrantes do MasterClass - https://www.masterclass.com/classes/armin-van-buuren-teaches-dance-music -. As aulas holandês serão liberadas em 2018 e passa a integrar um catálogo que já conta com professores como deadmau5, Hans Zimmer entre outros grandes nomes de diversos segmentos.

Armin, em suas aulas, deve ensinar alguns dos processos por trás da sua concepção de arranjos, mixagem, composição musical, gravação de vocais e uma infinidade de coisas que descobriu durante sua trajetória pela e-music. Abaixo você pode ver o vídeo de divulgação. Ah… E se você pudesse escolher qualquer produtor/DJ para te ensinar, quem seria? Lembra de contar pra gente lá embaixo. :)

Nicolas Jaar mostra inédita e anuncia edição especial de Sirens, seu disco mais recente

Nicolas Jaar fez uma das apresentações que marcaram 2017. Sua condução musical - se é que eu posso chamar dessa forma - durante a primeira edição do Dekmantel no Brasil, beirou a perfeição.

Nessa passagem por aqui o músico, chileno-norte-americano, trazia em seu repertório seu disco mais recente, Sirens, projeto que tem como pano de fundo a história do Chile, política e sua vida pessoal. No entanto, Jaar liberou nesta sexta (8) uma nova edição deluxe sobre a qual falou um pouco via Twitter. O músico destacou que essa edição deveria ter ido para às prateleiras, mas “eu fiquei com medo da [faixa] ‘Coin’ e decidi ir contra no último minuto. Mas então eu comecei a tocar a música em todo show…  eu não podia tirar ela de mim… tudo vai à superfície em algum momento”. Ouça a nova versão de Sirens abaixo.

Você pode ver o documentário do Modeselektor gratuitamente no Youtube

Sim, mantendo a onda dos documentários versando sobre música eletrônica e a história de alguns nomes importantes do segmento, há alguns dias o documentário We Are Modeselektor, que mostra um pouco da história do duo alemão, está de graça na rede. A produção é de 2013, mas só agora foi disponibilizada de forma gratuita. O projeto apresenta, em pouco mais de uma hora, imagens de turnê, de estúdio, e também o desenvolvimento do label Monkeytown - veja abaixo. 

Os vencedores do Drum&BassArena Awards

No início da semana rolou em Londres o Drum&BassArena Awards que premiou alguns dos principais nomes do segmento. A premiação aconteceu no Brixton Electric e, apesar de nenhum brasileiro ter levado prêmio, é sempre bom conhecer alguns dos nomes de maior representatividade nessa que é uma das sonoridades mais emblemáticas da música eletrônica.

Na edição 2017 os grandes vencedores foram os austríacos do Camo & Krooked que venceram nas categorias de Melhor Produção, Melhor Faixa e Melhor Álbum. Na categoria Melhor Label a vencedora foi a Hospital Records e Andy C levou o prêmio de Melhor DJ. A premiação está disponível na íntegra e pode ser vista aqui.

Novas sonoridades - Conheça o Pnau

Não é sempre que a gente dá de cara com algo completamente fora da zona de conforto sonora. Mas esses dias, graças a um e-mail, eu conheci os australianos do Pnau. Um trio bem estabelecido por lá, que está na ativa desde o final da década de 90 e do qual eu nunca tinha ouvido falar na vida.

Com uma sonoridade Pop, os caras retornaram de um hiato de cinco anos e lançaram o disco Changa, apostando em uma boa mistura entre elementos perfeitos para aquelas festas cheias de amigos, sabe? É alegre, bem produzido e não tenta ser mais do que pode ser. E isso já vale bastante a audição. Então, se você - assim como eu - não conhece, ou não sabia que eles lançaram um novo disco, clica abaixo e se prepare para dançar. 

Set monstro do dia

deadmau5 apresentou durante todo esse ano um programa mensal na BBC Radio 1. O rato, em sua última apresentação na rádio inglesa, além de soltar uma hora de música pra ninguém botar defeito, aproveitou para confirmar que vai estrear um novo podcast no ano que vem, vai lançar um disco de inéditas, nova turnê, novo show e mais um punhado de coisas.

E como ele não dorme em serviço, esse podcast de despedida é o nosso set da semana. Dá o play e vai.

Dica nacional da semana - Nato Medrado

O produtor brasileiro Nato Medrado, foi outra daquelas boas surpresas que acontecem na vida da gente. Assistir uma session - por acaso - em uma página do Facebook, busquei o que ele estava fazendo e gostei. Simples assim. Sua sonoridade construída de forma cuidadosa, com elementos e variações que mantém a atenção na evolução musical é destaque de seu trabalho mais recente, Without Name, lançado este ano. Pra ouvir é só clicar.

 

Vamos dançar onde?

Mais um final de semana cheio de coisas incríveis para todos os gostos e bolsos. Então prepara o caderninho, os tênis e só vai.

Na sexta (8) rola em São Paulo a The Hole, festa com conceito bacana, que não permite fotos ou vídeos, para manter o foco na música. No line-up, Vermelho, Diogo Accioly, Rowin e  Apollonia, com um long set de 5 horas. A festa está marcada para começar às 22h. Tudo que você precisa saber está aqui.

No mesmo dia em Curitiba, a kubik quebra tudo com um line-up absurdo. Com Sebastian Voigt, HNQO, Aninha, Gromma e Victor Enzo a estadia paranaense do projeto mantém o alto nível sonoro e - se você estiver por perto - apenas vá. Informações aqui.

No sábado (9) a kubik conta com outra seleção pra não botar defeito. Com BLANCAh,  Albuquerque aka Borgman, Leo Janeiro, Gop Tun DJs (Caio T x Gui Scott) e outros, a festa começa às 16h e termina só às 8h do dia seguinte. Como sempre, todas as informações estão aqui.

Voltando pra São Paulo, duas boas festas já estão programadas. O selo Serialism - mantendo a tradição de line-ups de peso - realiza sua festa de 10 anos e conta com Mike Shannon, Dan Andrei, Janina, os pratas da casa Cesare vs Disorder e vários outros nomes. Ingressos, local e todos os detalhes aqui.

No mesmo dia, rola uma Capslock com temática Steampunk que tem Mau Mau, comemorando 30 anos de carreira, Sebastian Voigt, Tessuto,  L_cio e mais gente. A festa começa às 23h e não tem hora certa pra terminar. Os detalhes estão todos aqui.

E como eu disse, tem festa pra todos os gostos e bolsos. Então, no domingo (10) rola a Dûsk Verano, com entrada gratuita. Com certeza, um daqueles eventos pra passar a tarde curtindo boa música e conversando com a galera. Detalhes aqui.

Com tudo isso rolando, agora é só escolher o que te deixa feliz e se divertir. Aproveitem o final de semana, dancem bastante e a gente se fala na semana que vem. Hasta la vista! =) 

Armin foi colocado como masterclass de dance music pelo masterclass para contrapor o Deadmau5 que colocaram com o masterclass de electronic music. Acredito que deveriam parar com a segmentação e também colocar os pioneiros de música eletronica para fazer o masterclass. Pessoas como Jean Michel Jarre, Kraftwerk, Vangelis, Tomita... iriam realmente acrescentar nesse universo.

Discuta aqui no site Discuta aqui

O Omelete disponibiliza este espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site. Por favor respeite e siga nossas regras para participar. Partilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas.

Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

blog comments powered by Disqus