Colunistas

Nina Kraviz é a DJ do ano para a Mixmag e Kaskade lança “EDM de natal”

The Black Madonna, James Blake e mais serão hosts do BBC Radio 1 Residency
-

Bem amigos da Internet, chegou mais uma sexta e hoje é dia de ver o que rolou nesse universo da música eletrônica. Tem EDM de natal, tem a Mixmag com sua lista dos DJs essenciais de 2017, mais uma porrada de coisa pra animar esse final de ano que já tá batendo na porta. Então, vem comigo!

Kaskade lança o disco de natal Kaskade Christmas

No hemisfério norte, lançar discos de natal é uma tradição, certo? Em 2017 quem se embrenhou por essa possibilidade foi o norte-americano Kaskade. Um dos nomes mais interessantes da EDM (sério), o produtor apostou na entrega de releituras de alguns clássicos dessa época do ano e acertou bonito.

Ah… Vale ficar atento à boa mistura entre elementos orgânicos e eletrônicos, em conjunto com a forma como cada faixa ganha sua própria atmosfera. Um projeto perfeito para embalar uma noite calma com os amigos, sabe? Não é um disco para bombar a pista, mas vai funcionar muito bem para quem está em busca de músicas com mais elementos e ideias.

Mixmag elege os 20 DJs essenciais de 2017

Eu preciso dizer que, mesmo concordando com todo o posicionamento da Resident Adivisor sobre não mais fazer as famosas listas dos “melhores do ano’’, ver uma compilação com o gabarito da Mixmag, enche os olhos. Fugindo do óbvio e jogando luz sobre nomes não tão conhecidos, esse é um daqueles momentos incríveis pra descobrir coisas novas, sair da zona de conforto e ouvir uma galera que não passa todos os dias na sua timeline.

A lista desse ano conta com nomes como Avalon Emerson, Ben Ufo, Peggy Gou, Hot Since 82 e alguns monstros como Carl Cox e Aphex Twin. E o número 1 fica sob a responsabilidade da russa Nina Kraviz, que sucede The Black Madonna.  Você pode ver a lista completa aqui e também ouvir um set exclusivo de Nina para a House Mag aqui.

Uma informação muito importante: Nina Kraviz e Peggy Gou já estão com o passaporte carimbado para tocar no Brasil, no início do ano, na segunda edição do Dekmantel. Então, prepare os pés porque vai ser, mais uma vez, incrível.

Descoberta da semana: Rinzen - Storytelling musical levado a um outro patamar

Como sempre, do nada, surge um nome diferente e a cabeça da gente explode com tantas possibilidades sonoras. Nessa semana a surpresa veio pelas mãos/cabeça de Rinzen e seu primeiro EP. Forbiden City, lançado em outubro. O produtor é mais um dos achados da Mau5trap - label de deadmau5 - e entrega um som realmente marcante como parte de seu universo criativo.

Em entrevista ao Dancing Astronaut, ele comenta que “Desde o momento inicial do projeto eu descobri que queria criar mundos inteiros com as minhas faixas. Quase como uma paisagem ou um ambiente e então contar uma história com isso”. E sim, o fator ‘história sonora’ é algo magnético em seu EP.  

“Eu acho que existem artistas suficientes fazendo música para as pistas por aí afora - e não tem nada errado com isso. Eu vejo Rinzen como minha oportunidade de tentar fazer algo diferente. Integrar todos os meus interesses: Escrever, poesia, cinema, e música em uma busca artística”, destaca o produtor.

Não dá pra negar que ele conseguiu entregar o que estava buscando. São tantos elementos sonoros inseridos de forma tão brilhante que cada momento de suas faixas são capazes de construir um novo arcabouço de sensibilidade. Na entrevista acima, o produtor explica também a história que cada faixa simboliza e deixa claro como ele enxerga cada um desses momentos dentro do projeto.

É, sem dúvida, mais um ponto fora da curva para quem busca progressão sonora em conjunto com criatividade sem barreiras de estilo. Absurdamente recomendado.

E claro, conhecer a jornada de um DJ sem ouvir um set é algo praticamente impossível. Então, aqui vai uma obra sensível e capaz de mostrar um pouco dos caminhos desse produtor. É colocar um fone, acalmar o espírito e deixar a música reinar.

BBC Radio 1 Residency anuncia lista de convidados para 2018 com The Black Madonna, Mura Masa, James Blake e mais

Eu já falei por aqui sobre a importância dos programas da BBC Radio 1 para a música eletrônica, certo? Então, depois do programa Residency contar, em 2017, com nomes como Kolsch, deadmau5, Helena Hauff, entre outros, chegou a hora de saber quem vai comandar essa jornada de quinta-feira durante os primeiros seis meses de 2018.

The Black Madonna, Artwork, James Blake, Mura Masa, TQD (Royal-T, DJ Q e Flava D), Jubilee, Bradley Zero, and TOKiMONSTA, serão os responsáveis pela programação musical de duas horas nesse período. Pra gente, é aquela chance única de ouvir uma seleção sonora pensada por alguns dos nomes mais interessantes da cena eletrônica mundial e com o único compromisso de te fazer feliz.

A escalação funciona com dois convidados por quinta-feira, que se apresentam por duas horas, uma vez por mês. Abaixo a data de estreia de cada um, pra ninguém não perder nada.

Toda primeira quinta-feira do mês - começando em 4 de janeiro - TQD depois Jubilee assumem o comando. As segundas quintas-feiras vão contar com The Black Madonna e Bradley Zero - começando no dia 11 de janeiro.

A terceira vem com Artwork e TOKiMONSTA - começando no dia 18 de janeiro - e toda última quinta-feira do mês conta com programas criados por James Blake e Mura Masa - começando no dia 25 de janeiro.

Armin van Buuren, Steve Aoki e W&W vão “tocar” em gravidade zero

Sim! O selo alemão BigCityBeats anunciou a festa mais exclusiva do mundo em um avião-clube com gravidade zero. O line-up conta com a trinca de peso composta por Armin van Buuren, Steve Aoki e W&W que irão performar durante o voo que deve durar 90 minutos - veja o teaser com o anúncio.

No avião cedido pela Agência Espacial da Europa, vão estar dois representantes globais - um homem e uma mulher de continentes diferentes - que precisam enviar um vídeo de 20 segundos contando porque precisam estar nesse evento. Além do casal, também serão selecionados mais um fã da Alemanha e outro da Índia.

Já pensou em uma balada dessas? O voo acontece no dia 07 de fevereiro no aeroporto de Frankfurt e os selecionados serão anunciados no dia 19 de janeiro. Se você ficou interessado, a inscrição pode ser feita por aqui.

Dica nacional da semana - Set monstro do dia - L_cio

Hoje a dica é tão pesada que a gente vai fechar dois momentos em um. L_cio, um dos nomes mais inventivos do mercado eletrônico brasileiro, liberou um set de sua apresentação na Trip to Deep, festa que rolou no meio do ano. É um daqueles momentos mágicos, no qual você consegue caminhar com o DJ em profundidade com grande parte das suas referências. É algo realmente impressionante. Então, separa três horas, coloca um fone e vai. E quando puder, vá ver esse monstro ao vivo. Ele é incrível.

Vamos dançar onde?

Como de costume, algumas semanas têm mais coisas que as outras… E essa está absurdamente fora do compasso. Tem evento gratuito, tem festival, tem tudo e mais um pouco. Então, coloca a mão no coração, escolhe e se prepara pra dançar.

Na sexta (15) a noite é da Tantša. No line-up nomes como Zadig, DJ MURPHY entre outros.

O giro começa à meia-noite e deve ir até o meio-dia. Tudo que você precisa saber está aqui.

No sábado (16), São Paulo recebe quatro festas. Tem a Batata Tour de Natal - da galera do Batata Eletrônica -. A entrada é gratuita e a festa rola em um clube nos Jardins. Todos os detalhes estão aqui.

No mesmo dia, um dos principais nomes do Progressive House, Nick Warren, desembarca em SP para participar da UniK ID. O DJ e produtor inglês manda um set de quatro horas e isso, sem dúvida, vale o seu ingresso. Os detalhes estão aqui.

Também no sábado rola a última Mamba Negra do ano. Line-up incrível com Voiski, TETO PRETO live, Entropia-Entalpia live, CAROL M, Cashu, BadSista e mais um punhado de gente. A festa começa às 23h e todos os detalhes estão aqui.

E para os amantes do Psy Trance, o festival Mundo Psicodélico também rola no dia 16 e conta com alguns dos principais nomes do segmento, com destaque para VINI VICI e Rica Amaral B2B Feio em um dos palcos e nomes como Eli Iwasa e Gabe na pista mundo. Tudo que você precisa saber está aqui.

E se rolar um fôlego pro domingo (17) os amigos da Caldo já tem a tarde agendada com música de graça sob o comando dos DJs Paraty Soldier, AKA Linda Green, Cravero, Rod, Moretz e Fallcoz. A festa começa às 13h e vai até às 22h30. Informações, aqui.

No domingo, e também de graça, rola a Techno On. A festa acontece no Largo da Batata a partir do meio-dia e tem um line de peso: Axys & Zephr, C /\ J U, DEB, Guille, Igor Girio, Mandraks, Stefano TT. E pra não quebrar a tradição, tudo que você precisa saber está aqui.

Agora, é escolher o line-up que mais te faz feliz, separa o par de tênis e sair para curtir. Nos vemos na semana que vem com uma coluna especial ;). Hasta la vista. 

Fui num show dela em Cartagena, numa festa patrocinada pelo tráfico local e realmente o pen drive da mulher toca demais.

Valeu,Heitor. Estamos tentando melhorar e chegar em um ponto mais marcante na música eletrônica. Muito obrigado por estar com a gente e vamos lá! :)

Baita Matéria Omelete! Nina kraviz provavelmente ficou no topo da lista da dj mag, por que ela se reinventou e lançou tendencia esse ano, mesclando old school trance com industrial techno, gerando uma atmosfera diferente na cena do techno mundial. Parabéns Jacídio pela matéria, sempre fico de olho nas matérias de E-music do omelete, vem só melhorando. Seria legal também fazer uns reviews e criticas dos eventos marcantes que tem em SP, aqui na região de BC tem o detroitBR que faz textos muitos bons sobre algumas festas que rola no Warung e no Terraza, que são bem interessantes como é analisado os sets dos artistas e transformado em palavras, vale a pena a leitura e uma adaptação pra cena paulistana tbm.

Discuta aqui no site Discuta aqui

O Omelete disponibiliza este espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site. Por favor respeite e siga nossas regras para participar. Partilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas.

Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

blog comments powered by Disqus