DVD e Blu-ray

DVDs: Hellboy - Animated - Sangue e Ferro e Espada das Tempestades

Animações do personagem criado por Mike Mignola chegam em dose dupla
-

Chegam simultaneamente ao Brasil os dois longas-metragens animados do Hellboy em DVD.

A criação máxima do consagrado autor de quadrinhos Mike Mignola contou com um time de peso. Seu próprio autor e o diretor de cinema Guillermo Del Toro, que assinou a adaptação cinematográfica do demônio investigador, atuam como produtores executivos dos desenhos. A presença dos dois deu estofo aos projetos, que contam com todo o elenco do longa live-action (com atores reais) de 2005. Ron Perlman (Hellboy), Selma Blair (Liz Sherman), Doug Jones (Abe Sapien) e John Hurt (Professor Broom) dublam os personagens que viveram no cinema, dando aos filmes uma ótima sensação de continuidade. Uma curiosidade: Doug Jones apenas emprestou seus movimento a Abe Sapien no cinema. Aqui é a primeira vez que ele fala como o homem-anfíbio.

Hellboy: Espada das Tempestades, porém, é apenas regular. A animação, a primeira a ser produzida, é estilosa, apesar de nada parecer-se com o traço dos quadrinhos. Mas ao mesmo tempo é um tanto simplista - e o roteiro simplesmente não convence. É pancadaria em excesso, deixando de lado os cativantes personagens secundários, o que perde o clima elegante e misterioso das excepcionais histórias de Mignola. É muito BOOOOOM, CABOOOOOM pra pouco diálogo e tensão.

O desenho tem lá seus momentos, como quando Hellboy chega a uma vila japonesa habitada por fantasmas famintos - a seqüência foi extraída de um dos ótimos contos do personagem. Mas, no geral, é muito inferior a qualquer coisa já produzida nesse universo.

Na trama, um professor universitário, ao ler um documento proibido, é possuído por dois demônios, o do trovão e o dos relâmpagos. Agora, os demônios querem invadir o mundo humano e despertar seus irmãos, os dragões. Assim, Hellboy e a equipe do Bureau de Pesquisa e Defesa Paranormal viajam para o Japão para investigar o caso.

Hellboy: Sangue e Ferro, o segundo desenho produzido, dá um verdadeiro banho no seu antecessor. O clima de investigação paranormal, a atmosfera de suspense (com direito a alguns sustos!), a relevância dos demais integrantes do bureau, a narração inicial de John Hurt, a qualidade melhorada da animação (mais parecida com os quadrinhos), tudo colabora para tornar este segundo desenho digno da longa tradição de qualidade da série.

A história começa com a destruição, em 1939, da vampira Erzebet Ondrunsko. Agora alguém está tentanto trazê-la de volta - e cabe ao professor Broom proteger a cidade, junto com Hellboy, de vampiros, lobisomens, fantasmas, harpias, bruxas - enfim, a velha guarda do horror.

Os dois discos possuem extras imperdíveis e igualmente bons, que dissecam os desenhos e também os quadrinhos. Há depoimentos de todos os envolvidos, incluindo Mignola e Del Toro. É interessantíssimo também conferir como os cineastas enxergam o trabalho do quadrinista do ponto de vista estrutural, narrativo e estético - e como ele consegue usar todos os elementos que tem à disposição para contar uma história. Mignola não precisa de balões para explicar uma relação ou um desenvolvimento de cena, por exemplo, algo que apenas os melhores cineastas dominam na sétima arte. Se Espada das Tempestades é inferior como filme, seus extras compensam o investimento, pois falam da origem do personagem.

Um bom começo para a série no formato. Agora é aguardar os eventuais próximos e torcer para que sigam melhorando!

EXTRAS

Hellboy - Animated - Sangue e Ferro
Animação

DVD: Menu Interativo; Seleção de cenas; Reversão da fortuna: História do professor Broom; Contos do Túmulo: um olhar dentro do sangue e ferro; O Penanggalan: quadrinhos exclusivos com introdução de Mike Mignola; Formato de vídeo: Fullscreen; Áudio: Dolby Digital 2.0 (Inglês, Português) e 5.1 (Inglês); Legendas: Português, Inglês, Espanhol.

(Hellboy Animated: Blood and Iron) EUA, 2007. Direção: Victor Cook, Tad Stones. Com vozes de: (vozes) Ron Perlman, Selma Blair, Doug Jones, John Hurt, Peri Gilpin, Jim Cummings, Grey DeLisle. Duração: 75 min.

Hellboy - Espada das Tempestades
Animação

DVD: Menu Interativo; Seleção de cenas; Para o inferno e a volta: como Mike Mignola criou Hellboy; Uma nova raça: criando um novo Hellboy; Conquistando Hellboy: o papel do ator; Uma visão do alto; Hellboy vai para o leste: revelações das inspirações e segredos do Hellboy; Protetor do Hellboy: quadrinhos com painéis de discussões; Formato de vídeo: Fullscreen; Áudio: Dolby Digital 2.0 (Inglês, Português) e 5.1 (Inglês); Legendas: Português, Inglês, Espanhol.

(Hellboy Animated: Sword of Storms) EUA, 2007. Direção: Victor Cook, Tad Stones. Com vozes de: (vozes) Ron Perlman, Selma Blair, Doug Jones, John Hurt, Peri Gilpin, Jim Cummings, Grey DeLisle. Duração: 75 min.

Hellboy
(Hellboy) Direção: Guillermo del Toro Estreia em 30/07/04
sobre o filme

Discuta aqui no site Discuta aqui

O Omelete disponibiliza este espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site. Por favor respeite e siga nossas regras para participar. Partilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas.

Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

blog comments powered by Disqus