Filmes

Como a Marvel "perdeu" Joss Whedon e ele acabou nos filmes da DC

Excesso de trabalhos e divergências criativas afastaram o cineasta do Universo que ele ajudou a construir
-

Com o afastamento de Zack Snyder de Liga da Justiça por conta de uma tragédia familiar, Joss Whedon recebeu a responsabilidade de finalizar o filme sobre o maior grupo de heróis de DC. O cineasta foi um dos principais responsáveis pelo sucesso do Universo Marvel nos cinemas, mas decidiu deixar a empresa há cerca de três anos por conta do cansaço mental e as eventuais divergências criativas em relação aos filmes da companhia.

Whedon chegou ao universo Marvel em 2010 e dirigir um filme de herói era um antigo sonho do cineasta, que na época era mais conhecido pelo grande público por conta de seu trabalho nas séries Buffy – A Caça-Vampiros e Firefly, além de ter roteirizado quadrinhos dos X-Men. Em 2007, ele chegou a desenvolver um roteiro para um filme da Mulher-Maravilha, mas a ideia foi descartada pela DC. Agora, teria a missão de escrever e dirigir o primeiro Vingadores, longa que finalizaria a primeira fase do Universo cinematográfico da produtora.

A ideia era ambiciosa e nunca havia sido feita até então. O principal desafio era juntar quatro protagonistas de filmes de sucesso em uma só produção, dando espaço igual a todos, com uma história empolgante e que desse aos fãs finalmente a adaptação que sempre sonharam. “Temos um Deus do Trovão, um monstro verde gigante, um Capitão América dos anos 40, e Tony Stark que não se dá bem com ninguém. No final das contas, essas pessoas não devem estar juntas e o filme é sobre encontrar seu lugar na comunidade. É entender que não só eles se merecem, mas precisam um do outro”, afirmou i9, na época.

O diretor conseguiu encontrar o tom ideal para a aventura e o longa tornou-se um sucesso imediato ao arrecadar mais de US$ 1,5 bilhão ao redor do mundo. A Marvel, então, contratou Whedon como não apenas o diretor de Vingadores: A Era de Ultron, mas também como um consultor de toda segunda fase do Universo da empresa. E foi nesse momento que os problemas começaram.


Whedon criou a série Agents of SHIELD baseada na organização apresentada nos Vingadores e rapidamente começou a se envolver com os demais filmes da empresa. Ele, por exemplo, reescreveu diálogos de Thor: Mundo Sombrio e chegou a dirigir uma das cenas pós-créditos de Capitão América: O Soldado Invernal. Além disso, incentivou James Gunn a colocar ainda mais sua marca em Guardiões da Galáxia. “Eu estava me segurando, na verdade, tinha medo de fazer um grande filme comercial, eu tinha que seguir a linha dos outros longas. Mas Joss falou ‘eu gosto das partes que são o James Gunn. Só faça mais James Gunn’. E foi o que eu fiz, sou grato que ele me deu esse voto de confiança”, afirmou Gunn recentemente ao MovieMaker.

Contudo, o trabalho tinha seu preço. O cineasta não conseguia se dedicar como gostaria a continuação de Vingadores e, ao mesmo tempo, estava sacrificando sua vida pessoal por conta dos vários projetos da Marvel. “Se eu ficasse lá falando ‘Bem, é isso que eu penso sobre esse filme’ eu teria de fazer isso todo dia. Não teria tempo para mais nada, pois são muitos longas e é muito divertido. Sem dúvida é sedutor quando você coloca seu ‘pó mágico’ nas coisas e consegue melhorá-las um pouco. Além disso, é legal quando as pessoas realmente te escutam”, afirmou durante um Q&A na Oxford Union em 2016.

Whedon estava cansado quando chegou no set para sequência de Vingadores e o longa foi a gota d’água de sua relação com a Marvel. O cineasta já estava descontente com os rumos de Agents of SHIELD – que foi lançada pouco antes do segundo Capitão América, onde a agência é desmascarada como parte da Hidra – e as discussões com a empresa sobre as escolhas do filme fizeram o cineasta chegar à exaustão física e mental.

Enquanto a Marvel queria colocar o máximo de ação que pudesse no longa, o cineasta queria incluir mais cenas de relação entre os personagens e as duas forças entraram em conflito: enquanto a produtora queria estender a visão de Thor na caverna sobre as Joias do Infinito, Whedon queria trabalhar melhor os sonhos da Viúva Negra e o momento onde os heróis vão para fazenda do Gavião Arqueiro e discutem sobre a guerra que está por vir.

Os sonhos não eram as coisas favoritas dos executivos – os sonhos, a fazenda, essas foram coisas que precisei lutar para manter... com a caverna chegou a um ponto de: eles apontaram uma arma para cena da fazenda e disseram, ‘nos dê a caverna ou não terá fazenda’ – só que de uma maneira civilizada. Eu respeito esses caras, esses são artistas, mas foi nesse momento que ficou verdadeiramente desagradável”, disse ao Empire Film Podcast.

As gravações e a pós-produção acabaram com o diretor e, mesmo com o sucesso do filme, a relação de Whedon com a Marvel estava estremecida e eles decidiram encerrar a parceria. Com isso, os irmãos Russo, de Capitão América: O Soldado Invernal, assumiram os últimos filmes dos Vingadores, enquanto Whedon tirou uma folga dos filmes de herói, trabalhou em dois pequenos filmes para, agora, retornar ao jogo na principal rival da empresa, a DC.

Whedon aceitou entrar no novo universo pois se encantou com a possibilidade de trabalhar com a motivação de um herói – algo que a Marvel lhe podou no último Vingadores - em um longa solo da Batgirl. “Ela não teve os pais mortos em um beco. Quem é essa pessoa, que– ao contrário de ser forçada por um trauma na infância – decide fazer isso pelo resto da vida. O quão intensa e focada essa pessoa é... eu simplesmente não conseguia parar de pensar nisso”, afirmou ao HeatVision.

Whedon é um cineasta que gosta de trabalhar as camadas de seus personagens e, agora, foi convidado pessoalmente por Snyder para ajudar a finalizar Liga da Justiça. Recentemente, um dos produtores do longa afirmou que pequenas cenas precisam ser refilmadas e o diretor deve ajudar a criar momentos como a cena da fazenda dos Vingadores. O passado da Marvel ficou para trás e, agora, o futuro do diretor é em ajudar a estabelecer um novo universo de heróis no cinema. 

Liga da Justiça tem estreia prevista para 16 de novembro - confira as datas do calendário da DC no cinema.

Leia mais sobre Liga da Justiça

Liga da Justiça
(Justice League) Direção: Zack Snyder Estreia em 16/11/17
sobre o filme
Galeria de imagens (543)

verdade.. falou tudo!!

Aí ele cagou o filme da liga, omelete agora babando ovo do cara, Snyder tinha um filme grandioso. Talvez a culpa maior seja a Warner, mas não o perdoo TB, quando li sobre o q Snyder preparou a tristeza aumenta

A DC é que está destruindo o cara.Duvido que ponham a culpa no todo poderoso Snyder por qualquer problema que o filme apresente.Vai sobrar é pro coitado do Joss mesmo.Putz.

cara, que perfeita colocação!

resumindo: a marvel destruiu o cara, e agora a dc vai reerguê-lo.

Também prefiro o segundo filme.

Eu amo "A era de Ultron". É o meu filme preferido da MCU.

E o pior... fizeram tanta questão de dar ênfase a esse arco do Thor com a visão dele e a cena da caverna... pra chegar em Ragnarok e fazer um filme de comédia em que, já no começo, ele zoa esse arco. De que valeu mesmo brigar por aquela cena?

Grande herói contemporâneo segundo este texto.

Não é a toa que a cena da fazenda é um dos melhores momento de A Era de Ultron, enquanto a cena da caverna não faz o menor sentido para o filme..

No meio do filme, a liga vai relaxar na fazenda de cavalos marinhos do Aquamomoa antes do confronto final.

Avengers 1 é um Independence Day com Super-Heróis. Ruim demais.

Grande aquisição pra DC. Esse cara é incrível.

O maior quadrinista que já pisou na terra Jack Kirby trocou a marvel pela DC e fez o maior vilão dos quadrinhos

é sim, é sim,agora vai la ver eles e cala essa boca ae

@campeaode87:disqus o seu animal,para de defecar pelo o teclado

Agora entendi essa questão da saída dele da Marvel e também mostra uma coisa interessante que a Marvel não dá a devida liberdade para os seus diretores e isso cala a boca de muita gente que fala que a Marvel é fantástica, ela também tem o seu lado podre.

Por isso que os filmes não são feito para os FÃS de verdade... esses executivos só pensam em $$$$ sendo que o legal é exatamente ver as cenas de relação entre os personagens... os heróis dialogando, tramando.. claro que ação é importante mas não precisa focar só nisso...

Aí é questão de gosto, prefiro o UDC pós Crise.

Muito sucesso pra ele, pois merece muito! :)

rsrs

uma parte realista do filme é o Ultron querer destruir o mundo após passar um tempo na internet

gosto dos 2, fatima

ué ela levou um tiro, ficou paraplégica(n sei de onde tiram q o coringa a estuprou), duvido q vão adaptar isso nos cinemas, o Coringa do Leto n tem carisma e n assusta nem uma criança

é um excelente filme

é ninguém lembra msm(ironia)

tem uma pgada emocional tb

duvido hein, Warner/DC adora cortar o trabalho dos diretores, são os piores

discordo, é um bom filme, nada de fraquinho, filme queira o não, mudou a industria do cinema, se n tivesse Avengers, n teria esses universos compartilhados q temos hj

a propria disney n gostou do era de ultron

cortou watchmen e sucker punch tb

Sem falar q a Warner vive cortando o trabalho do Zack Snyder, Sucker Punch, BVS, Watchmen, acho q até 300

Mas SS n execedeu o tempo e a Warner meteu a mão no trabalho do David, mudaram o filme inteiro, virou um filme dirigidos pelos engravatados da Warner

espera pra ver o filme cara

Boa sorte na Warner, só espero q a Warner n corte o trabalho do cara, como fazem com Zack Snyder e o cara do SS

gosto dos 2, mas se fosse escolher, escolheria o primeiro

n tem easter egg da jocasta no filme ?

da DC foi a msm coisa

A WB e DC tem que aproveitar esse time criativo do caralho viu Zack Snyder, Geoff , Nolan, Ben Affleck, Joss, David Goyer...

Depende, eles tem os caras que eles confiam e deixam trabalhar a vontade. Zack Snyder, Nolan e Ben são caras que tem espaço pra colocar qualquer coisa no studio, o Snyder e Nola mais ainda pois ambos possuem produtoras que são parceiras na Warner. Certeza que com o Joss será semelhante.

Já saiu da MARVEL, faz tempos vocês estão mais desatualizados que ANDROID, de celular antigo...

Cara, tudo isso que foi divulgado é só boato e tu ta levando a sério ainda kkk E o Whedon não vai refilmar o filme todo, só adicionar algumas cenas que já estavam previstas pelo Snyder.

Será que ele entra a tempo de salvar as cagadas do snyder? Será que terá liberdade criativa para isso? Será que ele consegue se adaptar a uma nova realidade. Tantas perguntas para a resposta que é "Provavelmente não." Mas pelo menos agora tenho um pouco de esperança no filme, bem pouca mas quem sabe. Aliás isso me parece meio troca tipo "Vamos te deixar fazer um filme como você quiser MASSSS, você vai ter que ajudar a gente na Liga da Justiça"

Eu acredito em Matt Reeve, acredito que ele fara um filme do Batman muito f0d@stic0.

Para mim é o pior do MCU, concordo com tudo, na minha opinião tem problemas de continuidade muito parecidos com BvsS, inclusive. A propósito "cena da caverna cortada" >>>>>>>>>>>>> "cena da fazenda". Tinha q por mais caverna e menos fazenda, mesmo, concordo com os executivos

Meu amigo relaxe...quer dizer que ele vai fazer o filme um carnaval de cores e uma comédia ?

Não é audácia da minha parte caro presidente, AUDÁCIA mesmo, é quererem por o Joss Whedon no lugar do SnyDeus...

só muda o rótulo...o enlatado é o mesmo...e comparando, os enlatados Marvel são bem mais legais !

Será que a WB/DC é essa maravilhosa terra da liberdade criativa?

kkkkk, pô mas falando sério, a DC tem que começar a fazer filmes bons.

eu gostaria de ver nas telonas filmes dignos tanto da DC como Marvel, quando era pequeno e assistia os desenhos não sabia o que era DC e Marvel, mas conhecia Batmam, os superamigos, homem aranha e seus amigos, quarteto, a coisa, hulk, muitos desenhos bons mesmo.

Eu ate entendo o seu gosto pelo Snyder, mas criou e moldou td de um jeito torto. Estava com a corda no pescoço faz uns 3 anos.. Os problemas do Snyder são gigantes, se pegar qualquer fã de quadrinhos ou cinema aleatoriamente, esta vai produzir um testo de umas 200 linhas.. E eu nem sou hater de internet ao dizer isso, e' a pura realidade. So ver a opinião de qualquer um q nao seja fanboy.

Numa parte do video do trailer honesto de Vingadores A era de Ultron o narrador diz: é pessoal, eu acho que a gente quebrou o Joss Whedon... ele precisa de um abraço... Rs, bingo.

Ser diretor de filme da Marvel deve ser uma maravilha para sua conta bancária, mas artisticamente deve ser muito frustrante. Você é meio que sindico de prédio: pode arrumar umas coisinhas para ficar mais bonito, mas não pode realmente fazer reformas ou grandes mudanças

O problema da Warner não é com a criatividade dos diretores, ela da liberdade pra eles, o problema ta quando o filme excede o tempo para exibição dai vem a Warner com a tesoura e corta boa parte que o diretor fez, pra encurtar o tempo do filme pra pode ficar mais comercial no cinema. É o caso de BvS que a Warner cortou mais 30 minutos de filme, isso que eles já tinham cortado mais uns 20 min antes da exibição teste pros produtores ou seja cortaram literalmente 50 minutos de filme se tivessem deixado o Diretor fazer o corte final o filme ia ficar em torno de 2 horas com 50 minutos talvez até 3 horas, deviam ter deixado ele fazer o corte desde o inicio.

SS eu concordo, mas BvS (da licença). hahahaha, (brincadeira, respeito a sua opinião), mas não concordo com ela a respeito de BvS, diga o que quiser, pois é o que eu penso e o meu ponto de vista pra mim BvS é um bom filme, mas concordo com você sobre SS, esse foi mesmo uma atrocidade.

Que choro é esse ??? tadinho de você, que pena, quer um todinho ? hahaha.

Framboesa de ouro eterno.

A grande pergunta é: porquê não dar o bastão para a Patty?

Vingadores 1 é um filme de formação de grupo, perfeito ao ser o final de uma jornada que começou em 2008, algo inédito no cinema.. esse filme não pode ser analisado sem levar isso em consideração... foi uma legitima experiência que o público veio compartilhando ao longo de 4 anos. E é um filme perfeito de gibi, de super-herói... pra mim tem o mesmo clima divertido de Caça fantasmas de 1984...a história é até similar. Era de Ultron, desenvolve o heroísmo, a rotina do grupo, o sacrificio e é um pouquinho mais denso ao analisar essa questão do monstro... da criatura...do criador....e a obsessão do Ultron por querer um corpo melhor, me lembra Frankenstein... tudo isso esta nos gibis... só faltou a Jocasta como a noiva.... esse filme tem o seu valor como filme de super-heroi... fora que tem cenas que são print de gibi... Cada um tem sua visão claro, mas os filmes da Marvel mesmo sendo leves e divertidos, tem um conteúdo muito bacana que está nos gibis.

Isso tudo, sem contar o fator DESEJO!!!! Assim que saiu A Era de Ultron, Whedon anunciou, assim sem vergonha alguma, que queria fazer filmes na DC.

É uma boa!

Vingadores é ruim? Talvez o Era de Ultron não seja tão bom, mas são de longe muito melhores que qualquer filme da "concorrente".

o segundo é muito problemático n consegue ser uma história organica e muito menos trabalhar todos os personagens, Whedon quis muito drama a Marvel muita ação no final os dois ficaram deslocados, sua opinião ,mas Avengers é um filme superior em muitos quesitos, AoU e um filme muito desleixado

Os Vingadores é um filme raso demais. Gosto mais do segundo, tem mais camadas e nuances. O primeiro é só uma reunião de super-heróis e uma batalha em New York.

Esses executivos mercantilistas pressionando e controlando a criatividade e profissionalismo de diretores é o que mais me dá nojo no mundo do cinema. Isso é limitação artística, opressão do dinheiro sobre a arte.

Tinha saído algo, sobre os produtores insistindo na cena do 'mergulho do Thor' e ele negociando pra manter a cena da fazenda.Daí nas sessões teste o público gostava da parte na fazenda e menos da 'caverna' daí pediram pra ele editar...

Concordo, não é mais chato, é bem pior.

han?

Omelete virou site de clickbaits.Matérias só pra incitar guerrinhas MarvelxDC.

AoU é um filme bem problemático mesmo, acho um dos piores e mais esquecíveis da Marvel, enquanto q Avengers dois possui uma trama mais redondinha, com uma boa interação entre os personagens e sua personalidades diferentes, em Ultron apesar da boa química entre o elenco o Whedon forçou demais nesse drama do Gavião e sua família, do romance mela cueca da Viúva e do Banner, sem falar nas cenas de ação sem muita inspiração,ele fez um trabalho memorável na Marvel mas meio q ja deu, os Russo são a melhor escolha pra IW

Então ele leu a primeira versão do roteiro e deu dica para alteralas em 2014, No ano de estrea ou em 2013,Enquanto o filme já tinha começado a produção...nossa q ninja...de qualquer forma ele leu o roteiro quando ainda estava na marvel, não importa se logo antes ou logo depois de vingadores...

"Sério que tem gente que achava que Guardiões 2 faria um 1bi? " gente não, veiculos relevantes, e tb acho bem razoável, um filme com aceitação elevadíssima, normal que se espere um aumento significativo na continuação http://www.businessinsider.com/billion-dollar-movies-in-2017-2017-1?amp;utm_medium=referral/#2-the-fate-of-the-furious-2 E a sua justificativa para o HdF3 corrobora o que to dizendo o hype está acabando, e o hype que mantem um estilo no auge mesmo com filmes medianos, o resticio de hype de hoje não está nem fazendo filmes considerados muito bom como CW chegar no contestado HdF3 Sobre a morte do Leger, justifica a bilheteria do TDK, nunca de TDKR, o filme já foi propagado sem nenhuma ligação com o Ledger, e não teve, isso sem contar que não tinha o adicional do 3D que BvS tem, o que aumentaria mais uns 10% a 20% o valor da bilheteria total do TDK e TDKR, e aumentaria mais ainda essa distancia, nem vou entrar no mérito da evolução do mercado da China, que a discrepância aumenta mais ainda e seria mais nítido ainda essa diminuição de bilheteria

O problema do roteiro é que a Marvel ficava interferindo o tempo todo no filme por isso deu no que deu quando o filme chegou nos cinemas

Gordon vilão da Batgirl? Acho que não.

O Zack Snyder continua no Universo DC. Ele só se afastou da pós produção do filme da Liga da Justiça porque tinha uma cena extra planejada na Inglaterra

E foi praticamente isso, já que o filme já foi praticamente refilmado duas vezes, e será mais uma vez com o Whedon agora...

Sim, na verdade eu falei errado, não era o Romanogers, e sim a sugestão de que poderia haver algo mais na amizade entre Natasha e Clint (ela usava uma correntinha com uma flecha como pingente), aí pra matar essa sugestão também, o Whedon veio com a péssima família Doriana do Gavião Arqueiro...

Sim, em compensação deve ter achado Batman V Supeman um "ÓTIMO" filme, né?

Nada. Ele explícitamente fala sobre os problemas e não é resumido nesse cara (q por sinal nem deveria ter contato com ele. o diretor lidava com a galera da marvel studios)

Ótimo artigo!

Se nem lembram mais do primeiro, quem dirá a bostha do 2.

Foda_se.

Tomara que ele faça um bom trabalho por lá. E que o pessoal da Marvel continue fazendo sucesso.

Com certeza. Nos gibis, os artistas vivem trocando de editora. Por que não no cinema?

Aquele pessoal que gosta desse estilo dark e realista do Snyder e não abre mão, vai acabar sentindo...

O Gunn já disse q não queria ligação nenhuma com Vingadores e teve q colocar o Thanos, ele teve certa liberdade mas teve q fazê o filme em cima de imposições da Marvel. O Joss depois de Ultron já falou q não conseguiu fazer o q ele realmente queria. E aí quem pega a vaga nos Vingadores? Justamente os Russos. Isso é normal num universo compartilhado,.a Marvel quer ter todo controle. Não acredito em plenos poderes dos Russo num filme com quase todo universo Marvel nele. Não vo falar novamente no Taika pq não vi o filme dele, mas superficialmente o trailer do Thor nem se parece com nada q ele elfez antes. Existe uma certa liberdade com esses caras, em relação a Dr Estranho, Homem Formiga, mas não é total.

foi um filme trash de 5ª categoria,kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, a mm foi inspirada na pequena sereia,kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, os DCloide odeiam a Disnei,kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

pior que SS ou BvS não é não

então chora: http://cinepop.com.br/roteirista-revela-que-a-pequena-sereia-serviu-de-inspiracao-para-mulher-maravilha-144978

então chora de vez. http://cinepop.com.br/roteirista-revela-que-a-pequena-sereia-serviu-de-inspiracao-para-mulher-maravilha-144978

mais chata que o filme inteiro de BvS e SS não é não,kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

A trinda da dc é incrível. Acho um absurdo um filme com batman e super não fazer uma arrecadação recorde. Eu leio muito mais marvel, e esse mês comprei o hiperativo thanos e a ultima do thor aron. Mas a trindade, para o público geral, aquele filme tinha que ter sido incrível e feito história arrecadação. Tipo eu curto muito os vingadores, mas antes dos filmes o povo só conhecia o Homem Aranha e os Xmen. Agora a trindade sempre foi conhecida e merecia mais. Com o estilo marvel, acho que agora vai, porque o estilo marvel de cinema, mesmo que critiquem, é o que da mais dinheiro.

Concordo. A culpa não é dele mesmo não. abç

Exatamente. Quem leu as histórias (principalmente as antigas) sabe disso.

A Era de Ultron. As cenas com a família do Gavião são longas, chatas pra caramba e ele ainda queria mais tempo com aquilo. Não, obrigado. Dar uma família pro Gavião foi a pior coisa que aconteceu com o personagem Tipo "este personagem teve pouca importância no primeiro filme, então vamos dar uma família a ele pra dizer que ele foi desenvolvido." Só que não agregou praticamente nada ao personagem. E ainda por cima isso significa que ele nunca vai poder ficar com a Bobby Morse de Agents of Shield que é esposa dele nas HQs, que agora tá com aquele inglês Zé ruela lá da Shield. Sem falar no próprio Ultron, que ao invés de uma inteligência artificial maníaca e homicida virou um comediante. Ultron não é vilão pra piadinhas. Bye-bye Wheedom, seja feliz na concorrência que agora chegou a vez dos Russo brothers deixarem sua marca.

Não vejo problema algum pessoas que trabalham ou trabalhavam na Marvel/Dc trabalhar para a empresa concorrente, isso se chama liberdade. Me lembro que na época do primeiro Vingadores, Joss Whedon estava empolgado em ver os novos filmes da DC.. Quem diria que ele ia segurar as pontas no filme da Liga da Justiça. É uma pena o que aconteceu com ele dentro da Marvel, mas pelo menos ganhamos os grandes irmãos Russo.

cara a dc me decepcionou de vez. querem transformá-la na marvel. pelo amor de Deus. eu não vou mais assistir liga da justiça, nem batgirl, e nem qualquer filme que esse josh whedon trabalhe.

Moldou o que? Olha Bvs S Man??? Que filme foi aquele!

Discuta aqui no site Discuta aqui

O Omelete disponibiliza este espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site. Por favor respeite e siga nossas regras para participar. Partilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas.

Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

blog comments powered by Disqus