Filmes

Dunkirk | Vimos uma prévia do novo filme de Christopher Nolan

Prólogo em IMAX impressiona pela grandiosidade
-

Em algumas sessões de Rogue One: Uma História Star Wars estão exibindo um prólogo de Dunkirk, novo filme de Christopher Nolan. Impactante e todo rodado em IMAX, o trecho de aproximadamente oito minutos mostra a ambição do novo projeto do diretor de Interestelar e Batman: O Cavaleiro das Trevas.

Sem explicações prévias, o vídeo começa com cenas de soldados da Operação Dínamo, empreitada que conseguiu resgatar mais de 330 mil homens da cidade que dá nome ao filme, durante a Segunda Guerra Mundial. A tarefa envolvia a retirada da Força Expedicionária Britânica e de outras tropas aliadas do porto de Dunkirk, cercado pelas forças nazistas, que naquele começo de guerra invadia os Países Baixos e o Norte da França.

As cenas se dividem entre o agrupamente de soldados em um barco prestes a partir para a batalha e uma perseguição entre três aviões. Na terra, Nolan parece focar mais no impacto das locações grandiosas e no aspecto morto das paisagens que escolheu. A paleta de cores pastel e os jovens melancólicos que compõem o exército dão o tom dramático necessário para construir a tensão da guerra que está por vir.

Para balancear a evidente inexperiência nos olhos dos recrutas, os personagens de Kenneth Branagh e Mark Rylance surgem como veteranos - nenhum dos dois diz mais de duas falas na prévia, mas vêem a ameaça, olham para o alto e apontam a chegada dos inimigos em um momento que os jovens apenas se preocupam em sobreviver.

No alto, Tom Hardy surge como um destemido piloto de caça que vai atrás do inimigo. Sem trilha sonora e com os motores do avião explodindo nas caixas do cinema, a sequência de perseguição lembra a cena do sequestro do avião de Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge. Câmeras no cockpit e outras acopladas ao teto do avião dão vertigem e exploram ao máximo as possibilidades do IMAX - do som à imagem. A cadência de diálogos e o ritmo acelerado dos momentos de ação parecem dar um tom interessante ao filme.

Pelos poucos minutos mostrados dá pra notar que Nolan levará sua grandiloquência para a Segunda Guerra Mundial sem concessões. Conhecido por adotar efeitos práticos ao invés da computação gráfica, o cineasta parece ter aproveitado toda a intensidade que o combate de Dunkirk pode render nas telonas - afinal, toda a campanha na cidade durou apenas dos meses. Aliado a essa estética crua e cheia de suspense, o primeiro drama de guerra de Christopher Nolan pode ser uma das boas surpresas do ano que vem.

O lançamento de Dunkirk está previsto para julho de 2017.

Leia mais sobre Dunkirk

Dunkirk
(Dunkirk) Direção: Christopher Nolan Estreia em 27/07/17
sobre o filme
Galeria de imagens (64)

Discuta aqui no site Discuta aqui

O Omelete disponibiliza este espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site. Por favor respeite e siga nossas regras para participar. Partilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas.

Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

blog comments powered by Disqus