Filmes

Artigo

Festival de Cannes | Wind River é o grande filme americano no evento

Jeremy Renner e Elizabeth Olsen estão no elenco

20.05.2017, às 21H06.
Atualizada em 29.06.2018, ÀS 02H37

Todo ano, o cinema indie dos EUA escolhe um ou dois filmes com cara de Oscar e manda para a seção Un Certain Regard do Festival de Cannes a fim de testar o gosto da crítica, como fez ano passado com Capitão Fantástico e com A Qualquer Custo. Pois coube ao roteirista deste último a missão de trazer para a Croisette un possível oscarizável: o thriller Wind River, sua estreia (e que estreia) na direção, explorando a paisagem nevada das reservas indígenas do Wyoming, o preconceito racial e o machismo. Com cenas de ação eletrizantes e denúncia social aos quilos, seu longa-metragem deixou a plateia em choque diante de um mundo onde só se nota silêncio e neve.

"Eu precisa ser o mais fiel possível às pessoas que encontrei naquela reserva pois é a alma delas que está em jogo", diz Sheridan, que, operando com base em fatos reais deu ao festival seu primeiro heroi: o caçador Cory Lambert, vivido por um inspirado Jeremy Renner.

Nas primeiras cenas de Wind River, ao patrulhar a reserva da qual é vizinho para evitar ataques de leões, Lambert encontra o cadáver de uma índia e denuncia o caso à Lei. Eis que chega a agente do FBI Jane Banner (Elizabeth Olsen), para investigar o caso. Todos, fora Lambert, são hostis a ela, até o legista. Mas, aos poucos, ela vai colhendo provas que a conduzem ao racismo local contra os indígenas - em especial as índias.

"Dei o melhor de mim nesse filme porque existe ali um universo de pessoas que precisa ser retratado", disse Renner ao fim da sessão, que terminou numa explosão de aplausos e elogios dos críticos. 

Joe Bernthal, Justiceiro da Netflix, tem uma participação pequena, mas crucial para a virada do filme. Falando em Netflix - que vem causando polêmica no evento pela decisão em não lançar em circuito seus longas selecionados para Cannes -, a plataforma digital volta ao tapete vermelho amanhã com The Meyrowitz Stories, com Adam Sandler e Dustin Hoffman sob a direção de Noah Baumbach (Frances Ha). O longa, de humor, dor e família, está em aqui concurso pela Palma dourada.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.