Filmes

Artigo

Harry Potter | Por que os fan films da franquia fazem tanto sucesso?

Lançado neste fim de semana, Voldemort - Origins of the Heir bateu recorde de visualizações

15.01.2018, às 16H31.
Atualizada em 29.06.2018, ÀS 02H39

Anunciado em junho de 2017, o fan film Voldemort - Origins of the Heir foi lançado no último fim de semana e gerou muitos comentários entre os fãs de Harry Potter. Com 4,7 milhões de visualizações em apenas dois dias, a produção de mais de 50 minutos é elogiada como “um trabalho incrível” e “um filme maravilhoso” em seu link oficial. Mas por qual motivo esse trabalho chamou tanto a atenção dos fãs? A resposta é uma combinação de fatores.

Facebook/Divulgação

O primeiro, sem dúvida, é a qualidade do vídeo feito pela produtora independente Tryangle Films, fundada por Gianmaria Pezzato e Stefano Prestia. Os dois trabalharam na produção com o dinheiro de fãs, que fizeram suas doações no site oficial. Em 2017, Pezzato afirmou, sem muitos detalhes, que a Warner  autorizou o projeto, desde que não gerasse lucro para os realizadores.

E o resultado é um trabalho bem filmado, que contém vários detalhes do mundo bruxo criado por J.K. Rowling e que supre a necessidade dos fãs por conteúdos novos. Esse é o segundo motivo do sucesso. Com um universo tão vasto e cheio de histórias, Harry Potter é o terreno perfeito para os fãs criarem seus próprios conteúdos, principalmente de coisas que nunca foram vistas antes no cinema.

Antes de Origins of the Heir, por exemplo, outros dois trabalhos do mundo mágico fizeram sucesso online: The Greater Good, sobre o duelo entre Dumbledore e Grindelwald e Severus Snape and the Marauders, que mostra um pouco da história do professor de Hogwarts com o pai de Harry Potter.

Assim como o material recente de Voldemort, os dois filmes da Broad Strokes Productions abordam pedaços da história que não ganharam adaptações. Aliando isso com a qualidade de produção, os fãs que acompanharam a franquia durante anos se sentem acolhidos. Aqui está o terceiro motivo do sucesso.

Harry Potter voltou aos blockbusters com a franquia Animais Fantásticos e Onde Habitam e a resposta dos fãs na sua maioria positiva. Porém, quando se trata de um fan film, feito com dinheiro arrecadado e por pessoas que amam tanto aquele universo que topam fazer tudo de graça, há uma espécie de cumplicidade. É como se todos que contribuíram, seja com dinheiro ou uma divulgação nas redes sociais, fossem responsáveis por aquele lançamento. E isso é uma grande verdade.

J.K. Rowling criou um universo tão grande que, a exemplo de outras franquias, passou a pertencer aos fãs que dedicaram anos de sua vida acompanhando e consumindo produtos. Para os adultos que cresceram ao lado de Harry, Rony e Hermione, é uma honra conseguir ajudar no lançamento de um material de qualidade. Se Harry Potter já fazia parte da vida deles, agora eles também fazem parte de Harry Potter.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.