Filmes

Artigo

Internet, O Filme | Da telinha do computador para telona do cinema

Filmes tentam explorar a popularidade de celebridades da web em comédias nacionais

13.12.2016, às 11H41.
Atualizada em 13.12.2016, ÀS 13H26

“Uma câmera na mão e uma ideia na cabeça” sempre foi um lema clássico do cinema. Graças a internet ele nunca esteve tão vivo e a cada dia novas celebridades surgem na web com seu jeito único de se comunicar com o público, tornando-se a voz de espectadores jovens que se identificam com suas ideias.

None

O crescimento é tão grande que, segundo um estudo feito pelo Google, 70% dos jovens inscritos em canais do Youtube garantem que se identificam mais com influenciadores da plataforma do que com celebridades tradicionais e quatro em cada dez inscritos acreditam que seu influenciador favorito o entende melhor que seus próprios amigos.

Por conta disso, essas novas celebridades têm migrado da web para outras mídias e passaram a fazer participações na televisão, lançaram livros e, agora, o cinema tenta explorar esse filão. No próximo ano, Internet - O Filme reunirá um time de “pesos pesados” das redes sociais com o objetivo de tirar esse público do computador e levá-lo para sala de cinema.

O projeto nasceu de uma parceria da Paris Filmes com Rafinha Bastos, que apresentou a ideia de um longa protagonizado por famosos da internet para a Televisa e para a produtora nacional, que logo se interessou pois pretendia explorar melhor esse mundo. “O projeto já nascia com as histórias curtas, então demos uma melhorada. Duas delas, por exemplo, não existiam. Uma ideia sobre um cão Youtuber veio da gente, queríamos contar a história dos cachorrinhos famosos na internet. O universo dos games também não existia, quisemos trazer isso pois sabemos o quanto este nicho é forte. Com tudo alinhado, encomendamos partes do projeto e aí o Rafinha escreveu”, afirmou a produtora Renata Rezende em entrevista exclusiva ao Omelete durante uma visita ao set da produção.

Acompanhamos as filmagens de uma cena com a Snapchatter Thaynara OG e a Instagrammer Gabi Lopes. Além deles, nomes como PC Siqueira, Pathy dos Reis, Júlio Cocielo, Rafael "Cellbit" e outros famosos da web estão no elenco. “Queríamos ter todos os tipos de influenciadores, então tem gente de game, de Snapchat, só de Instagram… E também aqueles que têm experiência com TV, como é o caso do próprio Rafinha e do Mauricio [Meirelles]. Temos outros como o Paulinho Serra que é muito da ficção, mas também é um cara muito popular na internet... Então foi uma miscelânea mesmo, uma mistura de tudo”, disse a produtora.

Mesmo com tudo para ser um sucesso, filmes com celebridades da web ainda são um risco e o Brasil conta com dois exemplos extremos da situação. De um lado está Porta dos Fundos – Contrato Vitalício, produção do canal de esquetes que conta com mais de 12 milhões de inscritos. Com vídeos com mais de 20 milhões de acesso, a expectativa era grande em torno do longa que decepcionou ao fazer pouco mais de 400 mil espectadores em seu período em cartaz.

Por outro lado, a comédia infantil É Fada!, estrelada por Kéfera Buchmann, foi um enorme sucesso e ultrapassou a marca de 1,6 milhão de público. Rezende explica que estudou bem os dois casos e, para ela, o Porta dos Fundos apresentou um filme parecido com o conteúdo da web, enquanto o longa da Youtuber inovou ao colocá-la como uma personagem nunca vista em seu canal. “No nosso projeto, tudo é muito diferente, são meninos que nunca fizeram outros personagens a não ser eles mesmos e estão pela primeira vez fazendo algo completamente diferente. Eles não trabalham com ficção, diferente do Porta, que trabalha. Acreditamos que isso gerará grande curiosidade”, afirmou.

O filme teve seu trailer exibido no painel da Paris Filmes na CCXP - Comic Con Experience deste ano e a apresentação contou com a presença de Cauê Moura, Felipe Castanhari, Rafinha Bastos e Paulinho Serra. O vídeo deu uma ideia de como será a comédia, que contará com oito esquetes com diferentes tramas que dialogam com situações do dia a dia. Usando como base a ideia de uma convenção de Youtubers, os personagens viverão momentos de raiva, inveja, confusões, descobertas e tudo que envolve a busca pela fama. Por conta da inexperiência da maioria, dois preparadores de elenco trabalharam com os jovens. “Uns tem uma veia mais de atuação, enquanto outros nunca fizeram nada diferente do que são acostumados nos próprios vídeos. Acompanhar esse processo foi super bacana, até emocionante. Os meninos conhecem bastante da comunicação através das câmeras, mas muito deles não tinham noção do túnel que eles estavam entrando. E foi profundo, está sendo profundo, e o resultado está sensacional.”, explica Rezende.

Para comandar esse grupo foi convocado o diretor Filippo Capuzzi Lapietra, que foi premiado mundialmente com seus curtas. A produtora procurou alguém com mais agilidade para interagir com o público da internet e, para ela, o longa terá um resultado diferente de tudo o que foi visto: "Os curtas dele tem a pegada do que estamos fazendo no longa e acho que foi uma decisão muito assertiva. Ele é o cara certo para se comunicar com essa turma, pois fala a mesma língua deles. Na hora de conhecê-los pessoalmente, o Filippo sabia quem era todo mundo, conhecia o conteúdo e a comunicação deles é muito parecida".

Youtubers devem ganhar cada vez mais espaço nas telonas e existe uma grande movimentação para tornar os influenciadores em estrelas do cinema. Ainda no ano que vem, a Paris Filmes lançará uma produção estrelada por Christian Figueiredo intitulada Eu Fico Loko, que também teve suas cenas exibidas na CCXP. O filme tentará uma abordagem diferente, funcionando como quase uma ‘cinebiografia”, mostrando de onde surgiram as histórias do seu canal.

Historicamente o cinema tenta se apoiar em diferentes mídias, adaptando séries de televisão, livros e games. Agora é a vez dos Youtubers e o grande desafio é encontrar uma fórmula de convencer um público acostumado a consumir tudo gratuitamente na tela do seu computador a frequentar as salas de exibição.

Internet – O Filme tem estreia prevista para o dia 23 de fevereiro de 2017.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.