Filmes

Artigo

It - A Coisa encanta e assusta; vimos alguns minutos do filme na San Diego Comic-Con

Nova adaptação da obra de Stephen King moderniza o conto, mas continua macabro e aterrorizante como deve ser

20.07.2017, às 08H29.
Atualizada em 29.06.2018, ÀS 02H35

It - A Coisa foi uma das primeiras grandes surpresas da San Diego Comic-Con 2017. Em uma exibição especial, a Warner Bros. e a New Line reuniram alguns fãs, elenco e diretor do filme e mostraram, além de um novo trailer, dois clipes que deixam claro qual será o tom da adaptação. Para os mais novos, uma mistura de Stranger Things com Invocação do Mal; para os fãs de mais idade, uma adaptação fiel à obra de Stephen King.

No fim dos quase 10 minutos mostrados, It - A Coisa consegue comprovar que mescla bem duas das mais importantes vertentes das obras de King: a amizade/relacionamento entre protagonistas e como eles se relacionam com o medo. No filme, esse medo está relacionado ao bullying, à infância e principalmente ao palhaço macabro Pennywise. Ainda é cedo para julgar, mas o grupo de crianças selecionado pelo diretor Andy Muschetti parece afiado e talentoso.

A primeira cena que vimos focava em um dos encontros que torna o Grupo de Perdedores uma patota fortalecida. Vítimas de bullying e carregadores do estereótipo nerd clássico, os garotos do grupo se desfiam para pular de um penhasco e acabam surpreendidos pela menina Beverly Marsh (Sophia Lillis). A união é mostrada de um jito leve e idêntico aos filmes com temática infanto-juvenil da década de 1980; Conte Comigo, Goonies e afins. A intenção é clara e bem executada.

Na segunda cena o grupo está unido e agora exerce a força que a união traz. Todos se juntam para salvar um novo amigo das mãos do bully da escola. Lendo assim, parece que It - A Coisa, na verdade, é um filme sobre colégio, brigas e discussões adolescentes. E ele de fato é, não fosse a presença do palhaço vivido por Bill Skarsgard, que apareceu pela primeira vez nesta segunda cena aqui mencionada. O palhaço faz questão de roubar os holofotes com uma maquiagem medonha, com traços finos e feições ameaçadoras, e aparece comendo o braço de uma criança.

O trailer exibido no final da sessão especial traz bem esse tom apresentado na San Diego Comic-Con. Uma garotada que sofre bullying descobrindo um mistério escondido na cidade onde moram. Por azar, esse dilema envolve um monstro de rosto colorido. Muschetti parece ter dado um traço particular a Pennywise, ao mesmo tempo que respeita o que a essência do personagem representa. "Ele é um dos monstros mais importantes da história do terror. Quero mostrar uma nova versão dele, mas respeitar o legado do Sr. King", disse ele no evento. Até aqui, parece que a missão está cumprida.

It - A Coisa chega aos cinemas em setembro.

Acompanhe a cobertura completa do Omelete na San Diego International Comic-Con pelo siteFacebookTwitterYouTube e Instagram.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.