Filmes

Mãe! | Não entendeu? Explicamos os significados por trás do longa

Bíblia, opressão feminina e Deus egocêntrico são alguns dos temas tocados por Darren Aronofsky
-

Mãe! é um filme que está causando polêmica, pois muitas pessoas estão saindo do cinema sem entender o que acabaram de assistir. Por isso, iremos explicar possíveis interpretações sobre o que o diretor Darren Aronofsky tentou passar com o seu longa. Porém, para falar sobre essa história, precisamos dividi-la em partes. Primeiramente, vamos entender os aspectos bíblicos que o diretor apresenta ao público – sua visão do nascimento e eventual fim da humanidade.

As “dicas” do diretor sobre quem são os personagens estão nos créditos, onde Javier Bardem é creditado como Ele (o relativo a Deus), Jennifer Lawrence é mãe (A Mãe Natureza), Ed Harris é Homem (Adão), Michele Pfeiffer é a Mulher (Eva), Domhnall Gleeson é O filho mais velho (Caim) e Brian Glesson é O irmão mais novo (Abel). Nenhum dos personagens tem um nome próprio e fazem alusão direta à Bíblia – com a casa sendo o nosso mundo.

A história, então, começa com Deus e a Mãe Natureza vivendo em harmonia na Terra, um local que ela o ajudou a construir, preparando tudo da maneira que ele mais gosta. Tudo ia bem até a chegada de Adão, que começa a mexer com o equilíbrio do local.

Apesar dos protestos quase silenciosos de sua companheira, Deus convida o homem para ficar, uma vez que o visitante é fã de seu trabalho. Com isso, ele mostra toda a sua casa e, inclusive, revela para Adão seu “sagrado” escritório – exibindo para o novo "amigo" uma joia que seria o relativo ao fruto proibido.

Adão, porém, é um homem doente e em uma das cenas aparece vomitando com um corte exposto em sua costela (na Bíblia, Adão dá uma de suas costelas para ganhar uma companheira). Pouco depois, Eva, sua esposa, bate na porta e invade a casa, mexendo em tudo e provocando a mãe natureza. Não demora para ela destruir, sem querer, o “fruto proibido”, gerando a ira de Deus que os bane de seu escritório (seu paraíso) para sempre.

Na continuação da história bíblica, Adão e Eva tem dois filhos: Caim e Abel. No longa, os dois filhos invadem a casa e começam a brigar – sendo que o mais velho acaba matando o mais novo para desespero de Adão.

Deus oferece sua casa para o funeral e ela é imediatamente invadida por pessoas desconhecidas que começam a mexer no “mundo”. Então, a Mãe Natureza pede para que eles sejam expulsos – o que seria o primeiro “fim do mundo” com a inundação da Arca de Noé.

Sozinho com a Mãe natureza, ele a engravida. Deus sente-se inspirado com a chegada de seu primeiro filho e escreve um novo poema (novas escrituras) que, assim que lançado, é aclamado pelo povo - que mais uma vez invade sua casa para o desespero da mãe natureza. No meio do caos, ela dá a luz a criança (Jesus), que após um momento de descuido da mãe, é levada por Deus para o povo. Seu único filho é morto pela humanidade (eles acabam bebendo seu sangue e comendo seu corpo) e, mesmo assim, recebem o perdão.

Eventualmente, o caos é tão grande e o homem destroi tanto a casa (mundo) que só resta a mãe natureza a aniquilação de tudo – o apocalipse.

Essa é a primeira camada do filme. Entendendo isso, abre-se espaço para ainda mais interpretações do trabalho de Aronofsky, que vão desde a relação da sociedade com a mulher até sua visão de Deus.

Mãe! também fala sobre como a mulher é oprimida. Jennifer Lawrence interpreta uma pessoa quieta, reprimida, que mal consegue se expressar e é totalmente dependente do marido.

A vida dela é como de muitas mulheres no passado: vive para servir o marido e para realizar todos os seus caprichos. Ela nunca deixa a casa, ela nunca consegue fazer nada para si e vive para servir. Quando Eva fala com ela, o único assunto que falam envolve o relacionamento com marido, sua vida sexual e a necessidade de ser mãe o mais rápido possível.

Deus, por sua vez, é misericordioso com a humanidade, mas não por amor a ela e, sim, por ser uma pessoa completamente egocêntrica. Ele precisa ser amado, precisa ser adorado e, por isso, perdoa a humanidade por destruir sua casa, por acabar com a mãe natureza e até de ter assassinado seu filho. Esse não é um Deus de piedade e, sim, um garoto mimado.

Mãe! é um filme sufocante que abre espaço para diversas interpretações. Essa é apenas uma das várias que ele abre e fica o convite ao leitor para também encontrar a sua. 

Leia mais sobre Mãe!

Mãe!
(Mother!) Direção: Darren Aronofsky Estreia em 21/09/17
sobre o filme
Galeria de imagens (8)

Até mesmo um canal de animações no YouTube - Dark Matter 2525 - consegue refutar o senhor Craig facilmente. Nada de especial.

O trailer do filme foi melhor que o filme completo. Achei que seria terror. Não entendi nada e não sou burra por isso, assim como a arte abstrata, só faz sentido para quem a cria. O começo do filme tem um suspense que te prende, os atores são espetaculares, salvaram o filme. Eu não gostei a partir da parte onde se inicia a confusão com os "fãs". A ideia seria melhor se fosse leal aos fatos onde o diretor se baseia. A explicação dada aqui, dá "sentido" ao filme, duvido que todos que assistiram entenderam que o filme faz menção à fatos bíblicos, não sejamos hipócritas! Esse diretor tem um problema sério com Deus, é cada interpretação que ela dá a bíblia, assim como o filme Noé, assisti e Noé nada daquilo que era pra ser.

genial, um filme para poucos. pessoal acostumado com filme que entrega a história digerida e que só assistem produções hollywoodianas, fiquem longe. este filme não faz a mínima questão de te explicar as coisas e uma segunda assistida é essencial para compreender a obra como um todo. já desnconfiava do significado biblico por trás do enredo e gostei muito do retrato egocêntrico e doentio de deus, literalmente destruindo a própria casa e sem demonstrar nenhum sentimento de culpa ou responsabilidade pelas pessoas que morreram sob seus cuidados. GENIAL!

O dia que um ateu conseguir refutar o William Craig e o Alvin Plantinga,aí quem sabe eu vou dar credibilidade as besteiras que eles falam?

O fato do cara não gostar do filme,não faz com que ele tenha um gosto pior do que o seu. O filme é horrível mesmo.

Não gostei nem um pouco desse filme, mesmo essa temática e suas parábolas sendo bem boladas. Eu entendi algumas das sacadas (bem menos que a metade, tanto que estou aqui). Mas mesmo assim, achei a experiência muito mais tediosa do que genial. Enfim essa é minha opinião.

Genial você vindo aqui pra entender também!

Aham sei!

também fiquei esperando o terrorzão...

Isso mesmo Fernando. Gosto de filme assim, mas acho super compreensível quem não passa pela mesma experiência. Ninguém é obrigado! Vejo que tem gente que adora aparecer!

Retardado e Acéfalo cabe mais a alguém que tem dificuldade de respeitar gostos. Não se trata de um filme fácil. Eu entendi e gostei, mas compreendo quem não teve a mesma experiência.

"veio aqui justamente na pagina de interpretação pra dizer que entendeu logo de cara" kkkkkkkk

vejo essas pessoas como as mesmas q idolatram arte moderna, do tipo com quadro branco sem nada pintado.

foi uma adaptação do paganismo criada pela igreja católica, realmente. A biblia n fala de inferno em momento algum.

o inferno foi criado pela igreja pra manter os fiéis com medo, e na 'linha'...

ninguém quer ver.

só faltou o capeta hahah

Ora ora, temos um Xeroque Rolmes aqui! QI ( quantidade de idiotice ) no patamar dos 500!!! Gênio!

Engraçado. Eu não falei da minha religião. Falei da Biblia. E vcs, novos ateus, sabiam que a falta de religião tb é um assunto pessoal?

"Feminismo importante na sociedade atual". RINDO ATÉ 2050 KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK O feminismo não existe, o feminismo não passa de um bando de vadias que sob o manto da "igualdade de gêneros" tenta enfiar na cabeça de mulher burra que a Esquerda é algo que presta.

Ateu burro tentando convencer através de repetições e frases soltas que leu alhures na internet. Nada de novo sob o céu. Preguiça, preguiça e preguiça! Nem sei como tem gente que ainda tem paciência de tentar discutir com estes estrumes ateístas.

"Adoro" essas pessoas que ACHAM que todo mundo é obrigado a gostar de um filme, caso contrário é tachado de burro ou afins. Francamente, eu (e diversas outras pessoas) temos o direito de achar o filme uma bosta, e ainda assim possivelmente somos mais inteligentes que você. ;)

hur dur herp derp ateu tem que passar por um teste da igreja pra ser o "tipo" correto agora? Sua opinião é um assunto pessoal. Religião é um assunto pessoal.

No começo não dar pra entender porra nenhuma, o cara parece um idiota e a mulher dela muito oprimida, depois no final que que vai fazer mais sentido.

hehehehe muito boa Bruno hahahahaha #taylisongeniodalampada

não é para qualquer um. vai assistir emoji o filme que fica mais fácil para vc comprreender

não é para qualquer um. vai assistir os vingadores que fica mais fácil para vc compreender

kkkkkkkkkkkkkkkk ta bom o gênio cinéfilo QI 190 que veio aqui justamente na pagina de interpretação pra dizer que entendeu logo de cara, pqp nego adora passar uma vergonha pra se aparecer

Kkkk tenho certeza q sou beeeem mais velho q vc. E vc tá se passando por um pseudo. Tchau.

Vou parar por aqui, pois mais uma vez você mostrou sua incapacidade de entender as coisas, não consegue nem entender dez linhas digitadas nos tempos atuais, quer tirar onda que entende de religião e que leu a Bíblia. Você não sabe interpretar um texto de internet e sabe interpretar a Bíblia. Parabéns geração perdida, você ganhou a discussão, seus amigos do Facebook vão gostar de saber disso

Ateu moderninho - começa a frase com palavrão e faz ataque pessoal na opinião

Valeu por me ensinar, 17 anos. O q vc sabe da Biblia pra me ensinar por exemplo a não ser hipócrita como Vc?

Larga a mão de ser idi ota, humilde é reconhecer que você é quem não soube conversar. Fiz a pergunta três vezes para que você respondesse, depois de você exalar uma arrogância que só quem não sabe conversar tem. Mas de boa, já deu para perceber o seu estilinho de conversar. Quando você completar uns 14 anos, talvez já consiga conversar como uma pessoa que tenha cérebro. Agora não continue pregando que acredita em Deus e tendo essa postura de doutor sabichão arrogante, ele não vai curtir. Melhor você reler a Bíblia e por em prática os ensinamentos. Vou esperar você conseguir usar a internet de novo para responder, quando seus pais dormirem

Humilde = concordar com vc

Caralho, fazia uns dias q eu nao via a realidade bater com a ficção tão bem assim. Parece até ironico um religioso como o erik dar um chilique desse justamente num post sobre esse filme

Opa, aquele que não sabe conversar voltou. Quem é ateu? Mais uma vez você acha algo e faz disso uma verdade universal. Quando você aprender a conversar, quando você for humilde, quando você não for dessa geração perdida das redes sociais, volte aí para debater como um adulto e não uma criancinha criado pela vo

machinho de internet. e como disse, jovem. Típico - toma uma invertida e bota um espelho na cara do interlocutor. atribui a ele a reputação/perfil q vc tem. eu n fui militante em momento algum, contestei a visão do aronofsky e vc veio desmerecendo a biblia desde o incio. Sabe o q é pedestal? Ateísmo de internet. Acho q cada um tem direito e razões pra ter mais ou menos fé. Ou nenhuma. O q vcs ateus da net fazem é dizer q quem tem fé é burro. N preciso nem progredir no assunto. aprenda a discutir expondo opinião, não rancor.

hahaha...como eu chamo essa sua reação imbecil? Acho que ainda precisam catalogar, não sei. Se a sua vontade é a de vandalizar discussões, vc está no caminho certo. Me chamou de fanático groselhando sobre fábulas. Noé não é o meu conto de fábulas (nem existe conto de fábulas pq isso é redundante, caro amigo pseudo seja lá o que você acha que é. Se é conto, é fábula). Mesmo do ponto de vista cinemático, uma obra precisa ser fiel ao original. A adaptação do Aronofsky é uma divergência bisonha do relato bíblico. Não tem nada a ver com blasfêmia ou profanação. É simplesmente imbecil, como você. Aliás, nem sei porque te dou essa moral. Você fede a molecada que vive enfiada em canais de YouTube pra reforçar o ateísmo. Se eu chutasse a sua idade, cairia no mesmo lugarzinho de onde vc saiu. Dispenso. A coisa mais engraçada deste mundo é ver molecadinha que aprendeu a pensar ontem tentar provocar outros com macheza de internet. Se eu vou te 'explodir' porq discordo da abordagem fantasiosa sobre Noé...a sua reação prenuncia o quê? Psicopatia crescente? Vai se tratar ou chupar um Chicabon, vai.

Apenas um fanático religioso groselhando pérolas gratuitamente. Não pode ver um comentário contrariando seu conto de fábulas predileto que vai correndo anunciar seu fanatismo desprezível. É o Estado Islâmico fazendo escola... Será q vai me explodir depois dessa? .

kkkkkkkkkk sou burro demais, agora que entendi, eu tinha entendido que o bardem representa uma celebridade, que tem a privacidade invadida pelos fãs que destroem tudo e as pessoas ao redor dele ...

Exato, tem gente que vai odiar!

Vlw, Gênio! kkkkkkk

Tem que ser meio retardadinho pra não entender o filme e a mensagem, ou um Acéfalo pra não gostar. Simples.

Meu comentário foi censurado... Incomodou...

Bela porcaria! Perdi duas horas do meu tempo.

Eu achei fantanstico. Muito bom mesmo. Melhor do que eu imaginava.

eu achei uma porcaria esse filme , perda de tempo ..

Legal

eu sou muito burro mesmo, entendi agora. Brilhante.

eu gostei.

Eu prefiro pegar a parte das outras temáticas, de outras interpretações. Ver o filme com outros olhos que não o contexto bíblico. Podemos fazer varias analogias com as ferramentas que o diretor te dá. A questão da necessidade de atenção, do self, do Ego, como nos fazemos ouvir, as atitudes da personagem principal, mesclado ao desespero de ter sido invadida em sua propria casa. etc etc.

E é bom passar mesmo, o filme não foi feito para ser assistido por leigos de mentes minúsculas.

Que entrevista péssima,omelete! Vergonha alheia! Não tinha nenhum outro entrevistador, não? Inglês do cara é terrível, meus ouvidos sangraram só de ouvir. E mais! Voces tiveram 4 minutos pra entrevistar um diretor foda desse e sobre o que vocês perguntam? O que ele acha da DC e do Batman. Sério????????????

Pensei que era um filme de satanás e paH!!!

bixao o sr ne?! kkk

Sobre a parte da Bíblia, fiz a pergunta em primeiro lugar, pois a maioria dos chorões que falam que o filme não é fiel, a primeira reclamação é sobre os gigantes, ou seja, os caras nem sabem sobre a Bíblia e ficam resmungando. Entendo tudo que você falou, mas vale lembrar que o filme é uma adaptação. Assim como a Bíblia adaptou algumas histórias para criar as suas, Darren adaptou uma para criar a sua. Por último, Noé está presente no Alcorão e no Torá. A história mostrada na tela não é apenas uma adaptação da Bíblia, mas sim dos três livros sagrados. Então chorar por achar que não foi fiel a uma história inventada, sem se dar conta que a base não foi só a Bíblia, também não dá

Não quero ficar em disputa com ninguém. Fiz uma pergunta simples e você diante de uma arrogância sem ter o porquê ter, quis tentar desmerecer uma simples pergunta mostrando que você é um profundo conhecedor. Refiz a pergunta e novamente se achou o bonzão para não responder e tentar sair por cima. Apenas na terceira vez que tentei arrancar uma resposta, você saiu do seu pedestalzinho e resolver responder. Então quem tem atitude de criança é você, se você se acha bom o suficiente para não responder uma simples questão sem vir com pedra na mão, não participe de discussão. E quem se mostrou militante foi você, que geralmente tem o mesmo tipo de postura. Se acha o cara mais inteligente do universo, tem certeza que só ele está certo no mundo e foge quando confrontado. Porém, pelo menos depois de muita insistência você conseguiu responder, não sei se teve que pesquisar para responder.

amigo, vc quer ficar de disputa. Que zuado. O filme é fiel em mínimas partes. As distorções restantes são o que desfigura a história. Sério que eu preciso te explicar isso? Nefilins ajudando na construção da arca? Pessoas se escondendo dentro dela? Noé querendo matar descendentes dos filhos? Alan, sai da adolescência militante e depois vc vem conversar comigo.

Sua falta de resposta infere muito mais o suficiente para sabermos que você não tem segurança no que fala.

acho q a minha pergunta infere o suficiente

Em qual parte? Não se responde um pergunta com outra. Se não sabe responder a pergunta, não é feio dizer.

Concordo. Não gosto quando o contador da história tem que explicar a história. Podia ter sido menos óbvio.

já leu a Bíblia?

Em qual parte?

Até pq dizer que a bíblia é "só mais uma história da criação do mundo", porra, mostra que nunca leu a bíblia mesmo hahahah, ou leu os primeiros versículos de Gênesis e já acha que leu a bíblia.

Na íntegra e sem espaços confiram: https://rezenhando.wordpress.com/2017/10/23/mae-uma-discutida-polemica-e-inesperada-odisseia/

O outro aguardando aprovação, mas Na íntegra e sem espaços confiram: h t t p s : / / rezenhando . wordpress . com /2017/10/23/mae-uma-discutida-polemica-e-inesperada-od isseia/

Esta aguardando mas Na íntegra e sem espaços confiram: h t t p s : / / rezenhando . wordpress . com /2017/10/23/mae-uma-discutida-polemica-e-inesperada-od isseia/

Na íntegra e sem espaços confiram: h t t p s : / / rezenhando . wordpress . com /2017/10/23/mae-uma-discutida-polemica-e-inesperada-od isseia/

Qual a diferença se vcs tentam sufocar a crença religiosa em toda a oportunidade? Vcs só n batem na porta porque acham socialmente constrangedor. Mas se fossem enviados pelo Dawkins, com certeza o fariam.

Tem algum ateu batendo na sua porta e perguntando se você já ouviu a Palavra de Darwin? rs. Tá bastante equivocado quanto ao grupo social que fica enchendo o saco dos outros querendo empurrar suas crenças, hein. . "mimimi ateu é modinha, ateu toddynho, neo-ateu" eu acho mó engraçadão quando ouço ou leio esse tipo de coisa. Parece que existe algum Enem dos ateus, que é feito por pessoas que não são ateias, e você tem que passar por essa prova com o intuito de provar aos outros que você realmente não acredita em deus. Pergunto-me se no século 19 já tinha gente chata igual você que ficava chamando Nietzsche de "modinha". kkkkkk . Não vamos falar sobre ateus e massacres, senão eu vou começar a falar sobre a Santa Inquisição e as Cruzadas, e a coisa vai ficar feia pro teu lado. Mas já sei, vai dizer que eram religiosos de mentira. hahaha . PAZ.

Amigo...eu n empurre nada. Quem tenta pregar sempre q pode é ateu, defendendo o ateísmo e o Dawkinismo. É modinha sim pq é coisa de gente q aprendeu a pensar ontem e quer pagar de útil e diferentão no século 21. Só um detalhe...o maior temor do mundo hoje é a guerra atômica. Ela foi inventada por religiosos de mentira e executada por ateus de verdade. Diquinha do dia.

A bíblia pode não ser apenas um livro de lendas pra você, mas PARA MIM é. Que mania chata e escrota vocês cristãos têm de ficar querendo empurrar a crença de vocês goela abaixo dos outros, como se a verdade de vocês fosse algo absoluto. Aprenda que essa VERDADE é a SUA. Não a do resto do mundo. . E ateu é modinha? Me diga como ser cristão te torna super diferentão, descolado e underground. hahahhahahah

Mas o adao e Eva era oque mais ficou na cara kkkk tu não é tão chabichão então kk

Eu prego fanatismo? Fanatismo vem dos anti-Deus, que criam oportunidade pra mostrar o que são sempre.

Erik,o filme critica o fanatismo religioso que você tanto prega. A mitologia cristã é tão surreal como as outras.

Hummm...vc leu ou alguém é q te falou sobre esses textos?

Tá na cara que vc é um daqueles religiosos hipócritas que mente quando diz que leu a bíblia !!!! Mas ai vai um trechinho do deus Piedoso e Amoroso : " SE UMA MULHER FOR ESTUPRADA E NÃO GRITAR ELA DEVE SER APEDREJADA ATÉ A MORTE"... " E SE O ESTUPRADOR FOR PEGO ELE DEVE PAGAR 5O PRATAS A FAMÍLIA E SE CASAR COM A VITIMA" Dt 22;23-24 " MATEM HOMENS MULHERES E CRIANÇAS DE COLO, NÃO OS POUPEM" Dt 7;26

Obrigado. Assim vc fica com a sua paranóia imbecil pra lá.

Adorei o filme, mexeu bastante comigo! Muito boa a ideia do diretor. Afinal, adoro seus filmes, ele é simplesmente brilhante! O filme relato fatos reais que estão acontecendo, mas poucos percebem. Isso é só início do que irá acontecer no mundo.

Mano, eu n acredito q tu escreveu 20 linhas de resposta hahaha me deixa em paz seu esquizo, pelo amor de deussssss vai carpi um lote

faz sentido, queria muito saber o que significa

hahahaha o Papa falou o óbvio! Essas lendas de época e região a que você se refere são acréscimos PAGÃOS feitos pela igreja. A Bíblia em si é um registro histórico de um povo e das situações e povos adjacentes. E que fique claro: a Bíblia NUNCA ensinou sobre o inferno. Esse é o ponto. A mentira bem contada te deixa tão confuso que você não consegue nem enxergar a verdade mais. Deixa as duas quicando sozinhas e o mentiroso se safa, sempre.

Mas cara, tem muita historia na Bílbia que é derivada de lendas da epoca e da região. E o proprio Papa falou q nao é pra tomar as coisas nela de forma literal: "A igreja já não acredita em um inferno literal, onde as pessoas sofrem. Esta doutrina é incompatível com o amor infinito de deus. Deus não é um juiz, mas um amigo e um amante da humanidade. Deus nos procura não para condenar, mas para abraçar. Como a história de Adão e Eva, nós vemos o inferno como um artifício literário. O inferno é só uma metáfora da alma exilada (ou isolada), que, como todas as almas em última análise, estão unidos no amor com DEUS.“ Tem mt ateu pelasaco, mas n acho q foi o caso desse cara ae.

Amiguinho, quem gosta de fazer decreto de como odeia a Bíblia é a turma da tua laia. Eu poderia vir aqui e ficar destilando tudo o que eu sei da Bíblia em cada oportunidade. E aí, será que você ignoraria? Pelo visto, não. Como todo bom ateu genérico e modinha de Internet você quer ficar cuspindo o quanto odeia a Biblia por aí. Sinceramente, se vc quer ser ignorado, faça-se ignorável. Ou junta tua turma numa rodinha de bar e fiquem lá tirando sarro de Moisés e decantando o Dawkins. E acaba por aqui, nem precisa responder...não perca seu tempo. O que me dá raiva é que até o ateísmo ficou banal. Antes as pessoas vinham com dúvidas reais e justificadas. Agora, como é 'legal' ser 'provocativo' e a internet te possibilita isso, aparece um monte de gente besta que aprendeu a pensar ontem pra ficar escrevendo discursinho. Te manca, vai.

Ele falou da Bíblia como um livro de lendas. Cara, eu não entro aqui pra ficar pregando sobre a Bíblia. Eu acredito nela, mas não tento usar cada momento aqui pra tentar ensinar o que ela diz a outros. Os ateus, por outro lado, querem usar todo o espaço que tem pra ridicularizar a Bíblia. Isso é ou ridículo, sim ou óbvio?

Vale a pena ver. Muita gente tá achando excelente. Se vc gosta de filmes esquisitos, instigantes, que ciriticam religião e a humanidade, deve valer a pena. OU se vc gosta dos peitos da Jennifer Lawrence, tb vale a pena :B

É, cara. Nao viaja! Ele só citou que a Biblia é uma maneira de explicar o mundo, como outros povos e culturas tb fizeram. O que é verdade, ou vc discorda? Nao entendi a fala dele como negativa sobre a biblia.

Mas pq chamam ele de pretencioso? Ele não pretendeu ir alem de coduzir o publico a entender o q ele quis contar sobre deus, a mae natureza, a humanidade, o planeta etc. Como vc disse, facil de entender. pretencioso é tentar alcançar algo maior do que entrega. aqui ele entregou tudo. até muito mastigado achei.

Cara... problema q se vc leu a explicação, a graça do filme ja se perde. O interessante seria se ele fosse ambiguo e tivessemos q rachar a cuca pra entender. mas ele é bem descarado nos simbolos. Porém, o povo q ve se acha genio quando sai do cinema entendendo sobre o q é o filme. oq achei genial nele foi o uso dos sons. Ta excelente mesmo.

Nao achei pretencioso. Ele é bem acessível e explícito sobre a mensagem que ele quer passar. Ainda q no começo seja ambiguo. Nao tem muita pretensão alem da crítica à humanidade e da retratação de deus como um cara egocentrico q gosta de ser bajulado e só faz o q faz pq é a unica coisa q sabe fazer. A história é bem simples, mas contada de forma simbólica. simbolismo bem descarado até e de facil acesso.

kkkkkkkkkkkk Mas, cara, achei Mo ther! tão óbvio que até o Omelete pode explicar.

Mo Ther No Metacritic, 32 positivas, 15 mistas, 1 negativa. (ou seja, maioria positiva) Comparando com BvS, teve 10 positivas, 31 mistas, 10 negativas. Isso sim é dividido no meio. Nota de publico de BvS é positiva. 3,5 no RT. 3,5 FIlmow. IMDB 6,8, com mais de 60% achando q o filme é nota 7 a 10. A maioria do publico gostou, cara. Não acharam excelente, mas gostaram.

Nem tem muito disso rolando, cara! A media da critica acha o filme bom. No Metacritic, 32 positivas, 15 mistas, 1 negativa. Comparando com BvS, teve 10 positivas, 31 mistas, 10 negativas. Isso sim é dividido no meio. Quem nao gosta de Mo ther! deve ser pq achou ó filme desagradável, ou boicote por mostrar Deus de uma forma negativa, ou não entendeu (o q acho difícil pq achei bem óbvio. mas sei q tem de gente q vai no cinema so pra comer pipoca e nao pensa). E fiquei decepcionado, pq esperava algo mais artístico e mais ambíguo, e menos óbvio. Mas é bem feito e até vc matar a charada, interessante.

Putz... do meio pro final ja ficou claro q o cara era deus e os visitantes a humanidade. Nao tem muito o que pensar depois do fim do filme, com o proprio infeliz explicando quem ele é pra ela. fico surpreso como tem gente q nao entendeu. queria ver interpretações diferentes da que o diretor conduziu a plateia a ter.

Mot her! é um filme sufocante que abre espaço para diversas interpretações. Essa é apenas uma das várias que ele abre e fica o convite ao leitor para também encontrar a sua. " Tô esperando as varias interpretações do filme. Se até nos créditos o idiota do roteirista diretor explica o filme. Como se já nao tivesse bastado tudo o que ele mostrou de forma mastigada, te guiando pra conclusão óbvia de q o cara era deus, as pessoas a humanidade, ela a mã e terra ou mã e natureza, o filho delas jesus, a casa o planeta. Gostei do filme, mas esperava mais. Fiquei com a sensação de estar vendo Noé. Mesma temática, quase mesma obviedade. Tava bom no início, quando era mais ambíguo. Mas o meio pro final ficou óbvio e perdeu a graça. Acho curioso como teve gente q "nao entendeu". Mesmo eu n tendo feito a ponte entre adao e eva e cain e abel, o essencial ficou bem obvio e a mensagem não muto original.

Sim concordo. Mas não são eles que estão explicando, já que essa explicação vem de outro lugar. Não vou colocar aqui o texto original, mas isso aconteceu com a noticia do Jim Carrie no filme do Batman (hoje). Precisa citar de onde tirou, porque se não parece que foi feito ai

Eu não paguei de polemicão, você que criou polêmica dando chilique no meu comentário. Você poderia simplesmente ter ignorado o que eu disse, mas tá aqui dando showzinho Também não falei mal da bíblia, apenas q ela é uma história sobre a criação do mundo (se ela não é isso me explica o que é então). E se o conceito de estado laico te machuca, vai morar no Irã meu querido.

Aqui foi feita uma tradução ao pé da letra ou foi baseada na mesma coisa? Por que se foi apenas baseado, não há mal nenhum. O que quer que você escreve no seu blog você já viu/ouviu em algum outro lugar.

Sim, ela sempre muda, tanto é que Eva pergunta se quem deu o presente/fruto para ele foi ela, e ela responde que não.

Discuta aqui no site Discuta aqui

O Omelete disponibiliza este espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site. Por favor respeite e siga nossas regras para participar. Partilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas.

Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

blog comments powered by Disqus