Filmes

O Homem de Aço | Exclusivo: Zack Snyder fala sobre o polêmico final

Diretor diz que originalmente a conclusão seria diferente - e diz porque insistiu na mudança
-

Um dos momentos mais controversos de Homem de Aço é a batalha final entre Superman (Henry Cavill) e o General Zod (Michael Shannon).

[SPOILERS] Se você já assistiu ao filme ou sabe o que acontece, siga lendo. Do contrário, saiba que a entrevista a seguir discute o fim do longa-metragem.

O Homem de Aco 23Mai2013 09

Questionamos Zack Snyder, o diretor do filme, durante nossa entrevista exclusiva em Los Angeles sobre a decisão de mostrar o super-herói - até hoje um dos grandes símbolos do altruísmo, benevolência e a incapacidade de matar - assassinando seu oponente.

"Na verdade, a primeira versão era bem diferente", revela o cineasta. "O roteiro original terminava com Zod voltando para a Zona Fantasma e desaparecendo. E eu disse 'não, o Superman tem que matá-lo'. Ele tinha que matar porque o mundo não é mais o mesmo que era quando ele foi criado - ou quando o primeiro filme saiu. A inocência acabou".

Para Snyder, força nenhuma no mundo pode prender Zod. "Não há o que fazer com ele. Isso muda o Superman de maneiras que o tornam muito mais interessante. Ele ficou mais vulnerável e mais humano. Matar Zod tem um impacto maior no Superman do que não matá-lo. No final, o Superman que termina nosso filme nunca existiu antes. E desenhamos o clímax de forma a não dar qualquer alternativa a ele", segue, referindo-se ao dilema que Clark Kent/Kal-El tinha: matar Zod e salvar um grupo de pessoas ou prendê-lo e ver mais vítimas do kryptoniano que ele poderia ter salvado?

Homem de Aco 1Jun2013 34

Snyder, porém, tem uma carta na manga em relação à honestidade do personagem. "Ao optar pelos humanos em detrimento dos kryptonianos, de certa forma ele nunca desrespeitou as leis terrestres. Zod é um alienígena e não temos leis para o assassinato de nada não-humano na Terra. Tecnicamente é um truque nosso com o cânone", completou.

Vale lembrar, porém, que não é a primeira vez que Superman mata em uma história. O próprio General Zod (e dois asseclas) de outra dimensão foram mortos pelo herói usando kryptonita em Superman #22 (outubro de 1988). O monstro Apocalipse também foi morto pelo Superman - mas voltou à vida depois - na série A Morte do Superman. Mais recentemente, a versão "Novos 52" do kryptoniano matou parademônios, que foram estabelecidos como criaturas inteligentes. Nesse mesmo universo, ele desferiu um golpe fatal em uma humana possuída (Superman #3) para impedi-la de destruir Metrópolis - no processo, apenas a entidade que a manipulava morreu, mas Superman não sabia que isso aconteceria. Outras criaturas e personagens foram mortos pelo Homem de Aço em sua longeva história, mas a grande maioria em arcos ambientados em realidades paralelas ou outras mídias. No game Injustice, por exemplo, o Kal-El do futuro faz inúmeras vítimas. O Superman assassino, portanto, não é uma exclusividade de O Homem de Aço.

Veja também:

O Homem de Aço | Crítica

No OmeleTV, fizemos os dois blocos com cinco perguntas com e sem spoilers sobre o filme, que já está em pré-estreia e chega oficialmente ao país em 12 de julho:

O Homem de Aço estreia em 14 de junho nos EUA e 12 de julho no Brasil.

Leia mais sobre O Homem de Aço

O Homem de Aço
(Man of Steel) Direção: Zack Snyder Estreia em 12/07/13
sobre o filme
Galeria de imagens (245)

Discuta aqui no site Discuta aqui

O Omelete disponibiliza este espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site. Por favor respeite e siga nossas regras para participar. Partilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas.

Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

blog comments powered by Disqus