Filmes

Artigo

Submersão | Romance com Alicia Vikander e James McAvoy abre o Festival de San Sebástian

Filme concorre ao troféu Concha de Ouro no evento espanhol, que promete levar títulos brasileiros

02.08.2017, às 17H22.
Atualizada em 02.08.2017, ÀS 18H00

Ocupado com as filmagens de um documentário sobre o Papa Francisco, o aclamado cineasta alemão Wim Wenders (Sal da Terra) vai abrir a 65ª edição do Festival de San Sebastián (22 a 30 de setembro) com Submersão (Submergence), um dos filme de amor mais esperados do ano, graças ao carisma de seu casal central: Alicia Vikander (Ex-Machina) e James McAvoy (Fragmentado). Rodada em locações em Berlim, Madri e Toledo, incluindo regiões em conflito da África, a produção entrou no festival espanhol - um dos mais prestigiados eventos do audiovisual no mundo – em concurso, na briga pelo troféu Concha de Ouro. Na trama, uma bióloga marinha ocupada em buscar nas águas a origem da vida na Terra se apaixona por um engenheiro hidráulico ligado ao Serviço Secreto Britânico. Mas, no auge do amor, ele é sequestrado por jihadistas.

Ainda esta semana, serão divulgados os rivais de Submersão, mas já se fala na presença do drama americano Lucky, dirigido pelo ator John Carroll Lynch, com o nonagenário Harry Dean Staton como um ancião às voltas com dilemas existenciais.

No dia 16 de agosto serão anunciados os concorrentes da seleta Horizontes Latinos, na qual o Brasil pode ter boa presença. Especula-se que dois longas-metragens de DNA carioca - Unicórnio, de Eduardo Nunes, e Aos Teus Olhos, de Carolina Jabor - possam dar as caras pelo festival espanhol. Estima-se ainda a presença de O Grande Circo Místico, de Cacá Diegues, na competição oficial. San Sebastián este ano vai prestar uma homenagem ao ator argentino Ricardo Darín, com um prêmio especial pelo conjunto de sua carreira. Ele ainda vai apresentar o thriller político La Cordillera, uma das sensações de Cannes deste ano. 

Ainda na lista de especulações sobre SS, cogita-se que o evento vai acolher dois animês premiados em Annecy (o maior festival de animação do mundo): Lu Over the Wall, de Masaaki Yuasa, que ficou com o troféu Cristal de melhor filme na mostra animada francesa, e In This Corner of The World, de Sunao Katabushi, que lá conquistou o Prêmio Especial do Júri. O primeiro explora a relação entre um adolescente tímido com uma sereia. O segundo resgata traumas relativos à bomba atômica em Hiroshima, no fim da Segunda Guerra Mundial.

Na sexta, San Sebastián anunciou qual será a presença da Espanha no festival, levando para seu menu parte da prata da casa, incluindo um exemplar do horror que marca a estreia do roteirista Sergio G. Sánchez (de O Orfanato) como cineasta: o thriller Marrowbone. Há ainda espaço para títulos espanhóis quentes como El Autor, de Manuel Martín Cuenca; Handia, de Aitor Arregi e Jon Garaño, e Life And Nothing More, de António Mendez Esparza. Haverá ainda uma projeção de um candidato a cult: Morir, de Fernando Franco.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.