Filmes

A trilha sonora de Guardiões da Galáxia

Conheça mais sobre as músicas do filme
-

Guardiões da Galáxia deve parte de seu sucesso à trilha sonora. Escolhida a dedo por James Gunn, a seleção de músicas do filme é uma homenagem ao hits pop dos anos 1970 e também um elemento narrativo importante - essas são as faixas que a mãe do protagonista Peter Quill (Chris Pratt) escutava quando jovem. Por meio da trilha, Guardiões consegue fincar os pés na Terra no meio de uma aventura espacial e usa a nostalgia (pois tudo é tocado por um walkman) sem parecer forçada ou fora de contexto.

Para conhecer melhor as músicas tocadas no filme, separamos a trilha oficial e mostramos um pouco da história de cada uma delas - confira:

"Awesome Mix Vol. 1" - A playlist de Guardiões da Galáxia

1. "Hooked on a Feeling", por Blue Swede

Desde o primeiro trailer, essa é a música-símbolo de Guardiões da Galáxia. A faixa dá nome ao disco dos suecos do Blue Swede, gravado em 1974. A versão original, porém, foi gravado por BJ Thomas em 1968. O Swede, aliás, era famoso pelos covers que fazia e essa foi a música responsável pelo seu sucesso internacional. Apesar de hoje estar marcada como um som característico do filme da Marvel, "Hooked on a Feeling" também já apareceu em outro grande longa-metragem: Cães de Aluguel.

2. "Go All the Way", por Raspberries

Um dos grandes sucessos do Raspeberries, "Go All The Way" também apareceu em outro filme importante: Quase Famosos, de Cameron Crowe. Recentemente, o grupo de Las Vegas, The Killers, fez um cover da música para Sombras da Noite, de Tim Burton. Essa foi a música que fez o Raspeberries figurar entre as grandes bandas dos EUA, pois o single vendeu mais de um milhão de cópias. Ela está incluída no primeiro e homônimo disco do grupo.

3. "Spirit in the Sky", por Norman Greenbaum

Essa é uma das poucas músicas da lista que não toca em Guardiões da Galáxia. Nem por isso deixa de ser uma boa escolha. Norman Grenbaum a gravou em 1969 e quando chegou às paradas, "Spirit in The Sky" ficou por 15 semanas entre as mais tocadas da Bilboard. Devido ao refrão marcante e os riffs inesquecíveis, a Rolling Stone listou essa faixa entre as 500 mais importantes da história da música.

4. "Moonage Daydream", por David Bowie

Uma lista de hits da década de 1970 sem David Bowie não pode ser levada a sério. James Gunn e sua equipe não se fizeram de rogados e colocaram "Moonage Daydream" na trilha. Conhecida como faixa do histórico álbum The Rise and Fall of Ziggy Stardust and the Spiders From Mars, a faixa foi primeiramente lançada por Arnold Corns, banda que Bowie formou em 1971. Um ano depois ela iria compôr o clássico disco que ainda contém músicas como "Starman", "Ziggy Stardust" e "Hang on to Yourself".

5. "Fooled Around and Fell in Love", por Elvin Bishop

Uma das primeiras baladas a tocar em Guardiões da Galáxia, "Fooled Around and Fell in Love" é a música mais famosa de Elvin Bishop. Ela é a principal faixa de Struttin My Stuff, sexto disco do cantor, responsável pelo estouro dele nas rádios americanas em 1975.

6. "I'm Not in Love", por 10cc

Além de ser uma das músicas mais "dor de cotovelo" da trilha, "I'm Not In Love" é o encaixe perfeito para a atração mostrada entre Peter Quill e Gamora - serve como tema e como alívio cômico ao mesmo tempo. A faixa é executada pelo grupo inglês 10cc e foi lançada como single em maio de 1975.

7. "I Want You Back", por Jackson 5

"I Want You Back" é responsável por um dos trechos mais engraçados de Guardiões da Galáxia. A música, que ficou famosa com o Jackson 5, é escrita por Berry Gordy e seus companheiros de Motown. A harmonia dos Jackson e a voz marcante do ainda garoto Michael, contudo, foram os principais fatores para o sucesso. Mesmo após deixar o grupo e seguir carreira solo, MJ cantava essa faixa em seus shows.

8. "Come and Get Your Love", por Redbone

O Senhor das Estrelas entra no primeiro calabouço de Guardiões da Galáxia, pega o seu walkman, aperta play e dança ao som de "Come and Get Your Love". O filme usa a música do Redbone como um chamado: "venha se divertir". Entre bichos, foguetes nos pés e uma caça ao tesouro, essa é a faixa que apresenta o tom do longa. Além de fazer sucesso em 1974, "Come and Get..." ganhou uma versão dos alemãs do Real McCoy na década de 1990.

9. "Cherry Bomb", por The Runaways

"Cherry Bomb" é um marco na história do rock. Na trilha de Guardiões é uma das poucas que foge do pop, pois foi feita por Joan Jett e Kim Fowley, o empresário do The Runaways, primeira banda de punk rock feminina a marcar época. A faixa está em uma infinidade de filmes, entre eles a biografia de Jett e Cherie Currie, vocalista do grupo, The Runaways - Kristen Stewart e Dakota Fanning estão no elenco, que é comandado por Floria Sigismondi.

10. "Escape (The Piña Colada Song)", por Rupert Holmes

Rupert Holmes lançou "Escape" como o primeiro single de Partiners in Crime, seu quinto disco. Carregada de swing, a faixa é sinônimo de férias e descompromisso onde quer que seja ouvida. Não poderia ser mais perfeita para o desleixo cômico de Guardiões da Galáxia.

11. "Ooh Child", por The Five Stairsteps

Mais uma das músicas de Guardiões a estar entre as melhor músicas de todos os tempos. "Ooh Child" é um clássico do soul americano, entoado pelo Five Stersteps, grupo formado em Chicago. A banda é formada pelos filhos de Clarence e Betty Burke e teve nessa música o grande sucesso da carreira.

12. "Ain’t No Mountain High Enough", por Marvin Gaye e Tammi Terrell

Esse clássico do R&B foi escrito por Nickolas Ashford e Valeria Simpson, apesar de ter ganhado versões em inúmeros cantores. Entre eles está adupla escolhida por James Gunn: Marvin Gaye e Tammi Terrell. Além de Guardiões, "Ain't No Mountain High" está na trilha de Lado a Lado, filme de Chris Columbus, com Julia Roberts e Susan Surandon no elenco.

Leia mais sobre Guardiões da Galáxia

Guardiões da Galáxia
(Guardians of the Galaxy) Direção: James Gunn Estreia em 31/07/14
sobre o filme
Galeria de imagens (323)

Discuta aqui no site Discuta aqui

O Omelete disponibiliza este espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site. Por favor respeite e siga nossas regras para participar. Partilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas.

Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

blog comments powered by Disqus