Beto Hinoto e o tio Bento, dos Mamonas Assassinas

Créditos da imagem: Divulgação/CCXP e Reprodução/Instagram

Filmes

Entrevista

Ator de Mamonas Assassinas confessa pressão de viver o próprio tio em filme

Alberto Hinoto é sobrinho de Bento, guitarrista do quinteto que fez história no Brasil

Omelete
2 min de leitura
28.12.2023, às 06H00.

Ter a oportunidade de estrelar um filme sobre os Mamonas Assassinas, uma das bandas mais icônicas do Brasil nos 1990, já é uma tremenda responsabilidade. No caso de Alberto Hinoto, sobrinho de Bento Hinoto, guitarrista do grupo, interpretar o próprio tio na cinebiografia foi uma experiência ainda mais assustadora.

Aos 25 anos, Alberto – ou Beto, como é chamado pelos amigos – não era nascido quando o tio morreu ao lado dos colegas de banda no trágico acidente que encerrou a história dos Mamonas Assassinas após apenas sete metes de fama, em 1996. Para ele, que também aspira a uma carreira como músico, a pressão de viver Bento é ainda maior nas telonas.

Aumenta a pressão, sim. Para mim, se trata de uma questão de honra, sabe? É algo que eu esperei muito fazer e deixei muitas coisas de lado para poder me jogar de verdade no personagem. Eu queria procurar fundo um outro olhar do Bento que eu não tinha, que era o olhar humano”, explicou, em entrevista ao Omelete.

Segundo Beto, o fato de não ter sido criado pela família do pai, irmão de Bento, fez com que ele tivesse pouco contato com as origens do tio. “Eu nunca pesquisei muito sobre a história dele, seus hobbies, como ele aprendeu a toca, quem era o seu melhor amigo ou namorada e como ele se relacionava com as pessoas. Foi um grande aprendizado.”

O ator encerrou destacando a importância do projeto para a sua família. “Poder estar revivendo essa parte da vida do Bento com meus familiares foi um momento de descobertas para mim, sabe? E até se assemelhou um pouco com a minha vida e minha história. Tudo o que nós sempre falamos, de [o filme] ser uma história sobre perseguir seus sonhos, é muito sobre a gente [elenco] também. Poder estar entendendo mais sobre ele é surreal para mim.

No filme, Alberto Hinoto interpreta Bento, Robson Lima é Júlio Rasec, Adriano Tunes é Samuel Reoli, Rener Freitas vive Sergio Reoli e Ruy Brissac dá vida a Dinho, o vocalista do Mamonas.

Com direção-geral de Edson Spinello, o longa conta a história e os desafios vividos pelo quinteto que conquistou o Brasil. A ficção baseada em fatos não foca na tragédia que tirou a vida dos integrantes, mas sim nos desafios dos amigos de Guarulhos que se tornaram os queridos do público.

Mamonas Assassinas: O Filme já está em cartaz nos cinemas brasileiros. 

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.