A Garota Dinamarquesa
Filmes - Drama
A Garota Dinamarquesa (2015)
(The Danish Girl)
  • País: EUA, Reino Unido
  • Classificação: livre
  • Estreia: None
  • Duração: indisponível

A Garota Dinamarquesa | Crítica

Primeira transgênero a mudar de sexo é retratada pelo diretor de O Discurso do Rei

O londrino Tom Hopper retorna ao seu gênero favorito, o cinema de época, em A Garota Dinamarquesa (The Danish Girl).

Como em seu filme vencedor do Oscar, O Discurso do Rei, o longa acompanha um personagem inspirado em fatos em sua luta interior por equilíbrio. Aqui o foco é em Lili Elbe, a primeira transsexual a passar por uma operação de mudança de sexo.

Baseado no livro de David Ebershoff, A Garota Dinamarquesa se passa na Copenhagen da década de 20. Na cidade, dois artistas vivem para sua arte e um para o outro. Ele, Einar (Eddie Redmayne), pinta paisagens delicadas e tem obtido sucesso em sua carreira. Ela, Gerda (Alicia Vikander), faz retratos e luta por atenção. Ao pedir que Einar pose com roupas femininas para terminar uma obra, porém, ela inadvertidamente inicia uma secreta obsessão no marido, que se lança em uma jornada de auto-descoberta.

Ainda que conte com a sensibilidade de Hopper e seja lindamente fotografado por Danny Cohen, o filme repousa mesmo é nos ombros do casal principal, que seguram a história de amor, cumplicidade e compreensão com paixão. Se pela escolha do tema e o tom do filme fica claro que o diretor pretende fazer com que o raio caia duas vezes no mesmo lugar, o mesmo pode ser comentado sobre Eddie Redmayne. O vencedor do Oscar 2014 por A Teoria de Tudo entrega-se aqui novamente a um papel difícil e transformador. Seu trabalho é tão poderoso quanto seu retrato de Stephen Hawking - e tão sensível e emocional quanto.

Mas apesar do ator desaparecer em Lili, é Alicia Vikander quem rouba a cena. É de sua personagem o olhar que inicialmente vê feminilidade no marido. E apesar dele ser quem efetivamente viverá na pele as agruras de ser transgênero, numa época em que pessoas eram internadas por isso, é dela a força que conduz a transformação. Ao mesmo tempo em que Gerda tem que ajudar Lili, precisa lidar com a solidão da perda do parceiro, tudo enquanto cuida da casa e busca estabelecer sua carreira. A intensidade de Vikander é soberba e a "garota dinamarquesa" do título original poderia muito bem referir-se a ela.

Leia todas as críticas do Festival de Toronto 2015

 

Nota do crítico (Ótimo) críticas de Filmes
 

Ahan, pq no cinema somente pessoas com determinada característica podem representar a mesma nas telas...Gente, eu entendo o lance de representatividade, mas tem que ter bom senso na hora de problematizar certas coisas...

O filme é bom. Não é genial, não é ótimo, apenas bom ! Redmayne atua muito bem, e personifica com louvor toda a transformação de homem em mulher, sem exageros e com doses bem equilibradas ao longo do filme. Porém, há de se concordar com a maioria: o filme é de Alicia Vikander ! Não só por Gerda ter mais tempo em cena do que Einar, mas também por toda força presença que Vikander oferece ao filme. Redmayne tem seus grandes méritos, pois não deve ser absolutamente nada fácil personificar uma figura tão singular para a época quanto Eidar/Lili. A diferença porém é que, se em A Teoria de Tudo ele estava igualmente perfeito, naquele filme a história girava em torno dele, com ele movendo o curso da história. em Garota Dinamarquesa porém, a história pode até girar em torno da transexualidade de Einar, porém é Gerda quem move os cursos, tornando-a tão principal quanto seu parceiro. É aí que se esbarra no erro do filme. Afinal, era para contar a história sob perspectiva de Eidar/Lili ou de Gerda ? Não que tenha sido um erro fatal, mas claramente não foi planejado originalmente que Gerda tivesse mais destaque, pois isso não bate com a premissa original e muito menos com o marketing criado para o filme. Talvez seja por isso que "diminuíram" o posto de Alicia Vikander nas premiações, atribuindo a ela a categoria de atriz coadjuvante (e também, para facilitar que ela ganhasse), mas acabou não dando certo, sendo uma decisão contestada por parte dos espectadores e críticos. No final, é um bom filme. Mesmo que tenha modificado (MUITO) a história do casal, e principalmente de Einar/Lili, para talvez tornar um filme mais "digerível" (leia-se mais comercial), a atuação da dupla principal, somada ao belíssimo figurino, fotografia e trilha sonora, fazem do filme uma boa obra. Os problemas ja citados que impedem que o filme seja ótimo, como Discurso do Rei (citado pela crítica) foi. Ps. foi o último filme que faltava para que eu pudesse analisar completamente as indicações ao Oscar de melhor ator. Redmayne mereceu sua indicação, assim como Di Caprio (que mereceu ganhar) e Cranston, mas Matt Damon e Michael Fassbender não tinham que estar ali. Johnnie Depp e Will Smith mereciam muito mais !

A protagonista do filme é a personagem de Vikander. Toda a ação do filme é movida por ela. A garota do título é ela, um diálogo do filme expõe isso. Faltou essa percepção ai.

Realmente, ela está ótima em Testament of youth !!

Um filme que ela faz um trabalho magnífico é Testement of youth

Nossa 4 Ovos.. dária 3 facil.. achei o filme bom , mais ele foi muito monótomo.. gostei do Eddie, mais não acho que ele vai ganhar o oscar ( e não merece).. o destaque para mim vai para a mulher dele a atriz mandou muito bem.. mais esse filme para mim, tem muitos erros de roteiro porque num breve pesquisa pela internet você vai ver que na realidade a coisa era bem diferente.. Como por exemplo a mulher do Eddie (Lily) a relação era liberal.. ela se envolvia com mulheres , enfim.. teve coisas que foram omitidas, que teriam relevância no roteiro.. Mas no geral eu achei que o filme ficou devendo.. vale mesmo pelas atuações..

Mas ele/ela não foi homem antes de virar mulher.. tinha que ser um cara msm kkk

altox

Cis (melhor dizendo: cisgênero/a) é o termo usado para designar pessoas que se identificam com o gênero correspondente de seu sexo biológico. Por exemplo, nascer com corpo masculino e se identificar como homem, independente de orientação sexual. Um homem ou uma mulher podem ser cis e ser gay ou lésbica respectivamente. Já o Trans é a pessoa que se identifica com um gênero diferente de sua biologia. No caso de Lili Elbe do filme. Nasceu num corpo biologicamente masculino, mas se identifica como mulher em gênero.

Achei o filme um pouco monótomo e lento, sobretudo na parte final. Quanto as atuações realmente a Alicia Vikander ofusca o Eddie Redmayne durante todo o filme, ela está ótima como Gerda, depois de brilhar em Ex Machina brilha mais uma vez. A partir de agora acompanharei o trabalho dela com mais atenção !

Vou ter que concordar, Vikander realmente roubou a cena! Estou completamente apaixonado por esse atriz, e já estou procurando todos os filmes que ela participou para assistir, ela é fenomenal! Sobre o filme, achei de uma sensibilidade incrível, me emocionei em diversos momentos e já entrou para a lista de favoritos desse ano.

E o que tem o ator ser cis? Me desculpe, mas isso não existe dentro do teatro, cinema, televisão, mundo artistico e enfim... E é isso que é fantástico na profissão, ele como hétero ou "cis" como você diz, fez o papel brilhantemente, e na minha opinião esse papel sim merece o oscar.

Melhor descrição impossivel! eu assisti e fiquei pensando, o Redmayne está fantástico, mas a melhor personagem do filme eh realmente a personagem da Vikander, vc sente a dor dela! vc torce por ela, enfim, tinha visto ela em Ex-Machina e agora esse, fantástica! e o filme excepcional com um final que eu não esperava, nao li nada sobre a historia, então fui pego de surpresa!

E se pa, via roubar do DiCaprio ano que vem. =/

uma invenção tão estúpida que retiraram os termos cis e trans da química!

cis é uma invenção de esquerdinhas.

Na minha opinião ela rouba a cena no Amante da rainha. Filmão

fala merda hein filho

chatice.

Bilada Bino.

Fiquei curisoso agora. Conhece algum ator/atriz trans competente para o papel?

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK RINDO MUITO

Pelo trailer dá pra imaginar que a Alicia Vikander (que rouba a cena em Ex-Machina) consegue bastante destaque no filme. Eu e um amigo, comentamos desse e de vários outros filmes que podem ter alguma chance no Oscar 2016. Assistam e assinem nosso canal: https://www.youtube.com/watch?v=gG_1GuUrFIY

O que ser "cis"?

Mas o Redmayne destruiu como Stephen Hawking (sem querer desmerecer o trabalho do Keaton)

O Grande Truque e Amnésia tem roteiros infinitamente superiores [2]

Fiquei com raiva desse ator desde que "roubou" o Oscar do Keaton.

Não. O Grande Truque e Amnésia tem roteiros infinitamente superiores, direção mais apurada e menos "megalomaníaca'. A Origem ganha pelo espetáculo visual que é mais pra encher os olhos do que pra fazer a história andar.

Espero que não ganhe de melhor ator.. Não consigo concordar e aceitar um ator cis fazendo papel de uma mulher trans. Não tem essa que mostra o periodo anterior a transição, se conseguem fazer um homem parecer mulher com maquiagem,o contrário tbm é possivel, alem de existir muitas trans que ainda estão no processo inicial também. Se a industria tivesse atrizes trans interpretando personagens cis eu aceitaria isso,mas não é o que se vê. O filme vai ganhar encima da historia de uma transexual e nem ao menos da espaço para representatividade na produção. É como se contratassem um ator branco para um papel de um negro em um filme que fale sobre os direitos civis dos negros.

Cadê a crítica de About Ray?? mas esse filme já tá com dois pés no Oscar, duvido que a Academia vá premiar o Leonardo, ainda mais com o Fassbender na frente, do jeito que eles tem uma certa rusga com ele, preferem dar o segundo prêmio pro Eddie

Sera que esse ator vai roubar o Oscar do DiCaprio ???

Cisne Negro é incrível, mas eu daria a estatueta a A Rede Social.

Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Quem realmente merecia era A Origem. Melhor filme da carreira do Nolan.

Depende a forma que você interpretou perigo "Advogado" Pedrão.

Perigo à noite é um estuprador, não uma mulher transgênero

ai q tudo

A maioria das criticas sobre esse filme, destacam Alicia Vikander, acho ela muito talentosa, ela tava excepcional em Ex-Machina.

Essa qualidade da Alicia não é surpresa pra quem acompanha a moça desde "Till det som är vackert" e "O Amante da Rainha".

Hilário.

O discurso do rei é muito bom. Não era quem merecia na época, mas ele é muito bom tbm. Cisne Negro quem merecia naquele ano

Mais um ótimo filme pro Oscar.

Contando o fato que discurso do rei é fraquinho fraquinho, verei esse por último entre as apostas

kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Isso é um perigo na noite!!! Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Discuta aqui no site Discuta aqui

O Omelete disponibiliza este espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site. Por favor respeite e siga nossas regras para participar. Partilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas.

Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

blog comments powered by Disqus