A Múmia
Filmes - Ação, Aventura, Fantasia
A Múmia (2016)
(A Múmia)
  • País: EUA
  • Classificação: Não definido
  • Estreia: 8 de Junho de 2017
  • Duração: indisponível

A Múmia | Crítica

Refilmagem pouco inspirada inicia um novo universo de deuses e monstros no cinema

A Múmia é mais uma tentativa de reestilização de um clássico. Como na refilmagem protagonizada por Brendan Fraser em 1999, esse novo filme não se prende muito às premissas do original, feito lá em 1932. O horror e o suspense tem papel ínfimo, pois a intenção aqui é tornar a história da ressurreição da Múmia em algo mais aventureiro, cheio de cenas de ação e alguns alívios cômicos. Apesar de bem intencionado, já que inicia um novo universo compartilhado dentro da Universal Studios, esse novo filme de Tom Cruise apela para simplicidade burocrática em todos os quesitos que aposta.

A principal missão imposta pelo diretor Alex Kurtzman é entreter com uma mescla de cenas grandiosas de ação e humor irônico de Nick, agente de segurança dos EUA vivido por Cruise. A não ser pela boa (mas rápida) cena de gravidade zero na queda de um avião de carga, o longa não desperta urgência ou tensão em qualquer sequência de confronto e perigo. As ameaças e poderes da própria Múmia não têm impacto, apesar de ficar claro o alcance da magia dela. Kurtzman não consegue representar em tela a potência da personagem, que possui um visual interessante, mas limita-se a ressuscitar soldados e conjurar tempestades de areia.

Ao trocar o sexo do monstro, agora vivido por Sofia Boutella, A Múmia se coloca na posição de explorar novas possibilidades e trazer uma visão diferente para o conto. Não é o que acontece. O roteiro foca mais na maldição e nas transformações de Tom Cruise do que nos dilemas da ex-princesa Ahmanet. Boutella é aqui apenas um rosto carismático e bem maquiado, que serve para setar o futuro de Nick, o verdadeiro protagonista do filme. Não fosse pelos poucos momentos de suspense no início da aparição da Múmia, seria possível dizer que a moça fica em terceiro plano na história, já que Dr. Jekyll também aparece.

O médico interpretado por Russell Crowe é apresentado como uma espécie de Nick Fury de monstros e deuses, pois deve ser o elo que unirá os próximos filmes do universo compartilhado da Universal Studios. O embate interno de Jekyll e Hyde é apresentado rapidamente em uma cena de luta sem nexo entre Nick e o médico, que tem uma caracterização pobre e mal utilizada. De positivo desse crossover entre monstros dá pra tirar a organização Prodigium e os easter-eggs soltos pelo escritório de Crowe. Se ainda não sabe como trabalhar essas propriedades ao menos a Universal montou de jeito que permite apresentar várias outras criaturas com maior facilidade.

Na sede de possuir uma franquia fantástica, a Universal erra na primeira tentativa ao se basear em personagens previsíveis e um diretor que não consegue transmitir nenhum tipo de emoção. A comédia de A Múmia funciona tão pouco quanto sua ação, que tem raras cenas memoráveis. O início torto desse novo mundo se dá pela replicação mal estruturada das receitas tão exploradas por Disney e Warner, por exemplo, nos casos de Marvel e Godzilla/Kong. A diferença está no comando e idealização destas propostas. Enquanto alguns possuem assinatura e cuidado na narrativa e construção de heróis e vilões, outros pensam só em emular uma receita que não é infalível - e esse é o caso de A Múmia.

Nota do crítico (Ruim) críticas de Filmes
 

transformers 5 é melhor chupem seus haterzinhos

Perdi a conta de tanto cliché

A Mumia e o Retorno da Mumia de com o Brendan Fraser são filmes sensacionais...Efeitos de 1a linha, fotografia sensacional, envolve comédia, terror, ação, aventura em um filme ...Coisa raríssima de se ter de forma equilibrada em um filme só....O terceiro com a saida da rachel weisz foi bem mais fraco.... Uma pena...Brendan Fraser deveria ser sempre o ator de a Mumia...

hahahhaha

horroroso !!!!

Cara. Acabei de ver o filme...e o problema é que o filme é feito todo para tom Cruise....isso é que estragou...tanto que achei a múmia de 1999 do Brando nuiiito melhor. É bem que poderia ter sido aproveitado aqui, e espero que o easter egg do filme não seja apenas uma homenagem. Tanto que o filme é do tom Cruise que, não tiveram a coragem de mostrar uma cara deformada pra ele ! Afffff

Não mesmo. Por isso defendo que deveria ser uma quadrilogia!

Concordo, uma grande decepção,e no meu caso ainda pior, pois não simpatizo nada, nada com filmes, séries em que o tema são zumbis, senti me totalmente tentada em abandonar a sessão antes do término.

Não pode ser pior que A Múmia que tem o Fraser e o Jet Li, aquele sim é de doer....

Minority Report, No Limite do Amanhã , O Último Samurai... Ele pode não ser um excelente ator mas ruim como Nicolas Cage também não é.

VER LA MOMIA ESPANOL HD LATINO >>>> <B>BOXOFFICHD21.BLOGSPOT.COM

O filme é fraco mesmo! Pouquíssimo explorado. Deveria se chamar "Tom Cruise e uma múmia ai"

Quem nasceu pra ser Dark Universe nunca vai ser The Conjuring.

Olha sacoleja tudo, sai fumaça,aguinha...mas não dormi exatamente por conta desses efeitos!! kkkk

Nem se compara amigo aos Múmias de Brendan Fraser !

Cara falei mesma coisa pros meus amigos, detesto quando filme e de terror/Suspense e o diretor coloca piadas sem graça .

li so a metade, mas concordo muito c vc ..

Bom.. é a sua opinião neh? Um ovo...? Bom, pensando bem, para um site que deu 5 ovos para MikeXXL, era de se esperar.

Eu achei "A Múmia" um filme com roteiro fraco. Acho que ele até pode servir como entretenimento para algumas pessoas, mas não foi meu caso rs Daria para fazer um textão aqui sobre os problemas que a meu ver o filme tem, mas vou focar apenas no roteiro: achei-o mal elaborado, mal escrito e com criatividade zero. Não há nada de novo em sua premissa, que é uma colagem/cópia aleatória de várias histórias/roteiros de sucesso. A parte que conta a história da princesa Ahmanet/Múmia no Egito Antigo lembra um pouco a história da Múmia da versão de 1999. Depois disso, há referências e mesmo cópias de vários outros filmes/seriados/romances de sucesso, como o conto "A Bela e a Fera" (1740, da Dama de Villeneuve), o romance "O Médico e o Monstro" (1886, de Robert Louis Stevenson), o filme "Cruzadas" (Ridley Scott, 2005) e as séries "Penny Dreadful" (2014-16) e "The Walking Dead" (2010-presente). Junto a mistura de várias passagens marcantes dessas obras há muita explosão, tiro, perseguições e piadas estilo Marvel (em situações de extremo perigo as personagens fazem piadinhas que a meu ver não tem graça nenhuma). Se o filme se propusesse ser um remake de uma dessas obras, eu não criticaria. Mas para mim, ele não é um remake, nem um reboot, de nenhuma delas (nem se propôs ser); é apenas um filme que procurou juntar várias coisas que a meu ver não combinam, resultando em inúmeras cenas sem sentido e outras que me fazia pensar que estava assistindo uma obra de "terrir". Foi impossível não sentir certa 'vergonha alheia', por exemplo, quando os cavaleiros templários foram 'ressuscitados' pela Ahmanet e começaram perseguir Nick (Tom Cruise) e Jenny (Annabelle Wallis) no estilo zumbis de "The Walking Dead". Para mim não ficou legal este novo "Dark Universe" criado pela Universal e tenho receio acerca do que será produzido em seguida, se é que eles manterão a ideia de criação desse 'novo' universo.

Fraca atuação dos atores, em alguns casos parecendo amadores, piadas ou comédia mal feita e sem graça. Posso dizer que é lamentável um filme que tinha tudo pra dar certo, ter ficado uma porcaria

Gente de todo não é ruim, merece no mínimo 2 ovos, mas deveriam ter tratado como uma continuação do terceiro e com Brendan Fraser

1 ovo não, 2 ou 3 dependendo ponto de vista! Blog ReZenhando!

Alguém assistiu em 4DX? O que achou?

Valeu a pena assistir no 4DX?

Concordo com todos... menos a múmia que nao vi ainda, mas acho que vou mais pela sua opinião e não vou desistir de ver

Acabei de ver o filme , de fato o filme eh fraco , inclusive achei o Dracula untold que eles removeram desse novo universo de monstros melhor ! + tb nao eh uma completa bomba para merecer 1 ovo , 2 estaria + condizente.

Caralho, até na porra do filme da múmia tem que falar de Marvel !? Vocês são uns lambe saco do caralho, hein.

Assisti hoje e adorei. Só algumas piadas que pareceram meio fora de hora.

filme muuuuuuuuuuuuuuuuito maneiro!

Se fosse o Wilson Cunha ou o Rubens Ewald Fihp, que só gostam de filme de arte europeu ou musicais da década de 50, eu até entenderia essa crítica, mas partindo de um cara que baba-ovo pra filme de super-herói Marvel e DC. Assisti hj e achei um filme de ação bacana.

Covenant e Vida acharam meia boca (eu gostei, principalmente de Covenant) mas a Múmia falaram que é uma bost* mesmo, não assisti ainda, vou conferir.

Antes tivesse iniciado esse universo compartilhado com Drácula - A História Nunca Contada, que era no mínimo um filme decente, que ainda teve refilmagens pra se adequar ao Dark Universe se a Universal quisesse, do que dar o start com essa BOMBA. Agora aquele filme vai ser esquecido... Esse A Múmia só me fez passar raiva.

Verdade! Acho que nesse filme do Drácula faltou marketing pra alavancar o filme (já que eles queriam desde aquela época fazer o universo compartilhado). Todo mundo que eu indico esse filme, curte, e não entendem como não fez sucesso (talvez por falta de nome de peso no elenco, daí a razão por chamarem Tom Cruise e Russell Crowe para integrarem o filme).

Também acho legal essa história do Drácula... Deveriam mesmo ter aproveitado esse filme como ponto de partida - o final mesmo já deixa essa possibilidade em explorar um universo compartilhado.

Exato, tirou as palavras da minha boca!

Rapaz, vamos lá: - gostei do filme "Vida", sci-fi de terror e o critico do Omelete achou meia boca; - gostei de "Alien Covenant", sci-fi de terror e o critico do Omelete achou meia boca; - não gostei de Mulher-Maravilha , filme de HQ e o critico do Omelte exaltou o filme; - gostei desse "A Múmia", filme da Dark Universe da Universal e o critico do Omelete achou meia boca. Kkkkkk, eu acho que não iria me criar no Omelete não.......

Pior que os pamonhas "desconsideraram" o Drácula A História nunca Contada por ter sido um filme "fraco" sendo que essa tal da "Múmia" chegou a ser pior! O seja...se FERRARAM! Eu fiquei muito put@ dos produtores terem descartado desse filme Drácula que eu até curti!

Melhor filme desse tal Dark Universe é ainda: "Drácula - A história nunca contada", e olha que esse é bem mais ou menos. O pior é a Universal ter a pachorra de dizer que esse filme não valia e que esse universo está iniciando agora..., deveriam ter ficado quietos e aproveitado o filme anterior, pois afundaram-se mais ainda na lama!!

s ai para

O médico é o Doutor Jekill, que se transforma em Mr. Hide. Leia o livro o médico e o monstro...serviu até de inspiração para a criação do Hulk.

3d não vale nada.

Não gostei do filme, história bem fraca e comédia bem forçada. Fiquei entediado vendo o filme, sinto que gastei dinheiro atoa D;

É, eu sei que o terceiro filme da franquia é o mais controverso em termos de crítica, embora os três filmes da franquia possuam duras críticas "nas costas", não somente elogios (já ouvi muita gente acusando J.J. Abrams de "enfeitar" demais o primeiro). "Toda regra tem sua exceção". Nisso, você tem razão. Tenha uma boa noite. Até mais.

Com certeza até o filme "Drácula a História Nunca Contada"(Drácula Untold 2014) que os produtores "desconsideraram" de não fazer mais parte do "dark universe" deve ser bem melhor que essa porc@ria da Múmia! Fracasso merecido nos cinemas! BEM FEITO!

O que faltou para que o filme A Múmia fosse um pouco melhor...Brendan Frase. Tom Cruise foi horrível e sofrível.

É um filme divertido, e é um filme bom. ele é mediano so isso. Nao merece essa nota. Se a pessoa nao tem outro filme em mente e quer ir assistir alguma coisa no cinema vai assistir a mumia. Nao cheira nem fede. mas ainda assim eu acho que quebra o galho. E ele nao é melhor por causa do Roteiro e do Dieretor. Que pareceu muito preguiçoso em nao dar profundidade em cenas dramaticas e quebrar sempre o gelo com cenas de piadas rapidas (sem graça) e o romance no filnal por conta disso fica completamente forçado. e por outro lado Tem um ar aventureiro e diria ate cartoonesco assim como o A mumia de 99 que eu adoro. O ponto mais positivo desse filme é o Dark Universe. (esse filme nao é de terror.... Se avaliar como um filme de terror , essa critica ai ta muito certa o filme é ruim)

Qual a lógica do médico virar monstrinho também? Não entendi nada

''Na sede de possuir uma franquia fantástica, a Universal erra na primeira tentativa''. Parem de insistir que esse foi o primeiro. Eu sei muito bem que Drácula era o primeiro e ainda tem aquele filme obscuro de Lobisomem que todos querem colocar pra debaixo do tapete também. Quero ver se em 2019 vão dizer:-Agora sim, A Noiva de Frankstein é o primeiro filme do Dark Universe. Ah, vá! Deveriam usar essa tosqueira toda e se promoverem como se fossem uma Asylum de luxo. Ficaria mais sincero com o público que esperava algo mais aterrorizante, mas não viram nada disso, pior que nem a comédia convence.

Cara, eles falam que é Dark universe. Esperava algo pop, porém denso como a franquia Anjos da Noite e não mais uma franquia que insiste em colocar piadinhas. Deixem as piadinhas para American Pie e Todo Mundo em Pânico, aliás, nem nessas franquias o povo tá gostando de piadas.

Quer dizer que esse filme que deveria ser a versão Mulher-maravilha do Universo dos Monstros foi uma enganação e que na verdade a Múmia vai ser Tom Cruise?

Eles já fizeram o Drácula desse universo e jogaram fora porque flopou

"Enquanto alguns possuem assinatura e cuidado na narrativa e construção de heróis e vilões" kkkkkkkkk a Marvel faz isso desde quando? o que eles não tem é cuidado na narrativa

Gostei do filme. Entre os filmes da múmia esse ficou legal. Vamos dizer que o próximo filme da múmia eles aprendam com alguns erros. Já que Nick se transformou em Set.

Vi e o filme é bosta mesmo.

Não consegui assistir até o fim. Filme chato pra caramba, Totalmente previsível. Não percam seu tempo e dinheiro.

Filme horrível, assisti e me senti com vergonha!!!! Não percam tempo com isso, o final é desastroso e sem nexo...

3D, Vale a pena????, ou Normal. Quem ja assistiu 3D pode informar...

Vou esperar sair o torrent.

dizem que o reboot tem ligação com o de 1999 por conta do livro do Amon-Ra e isso o encaixa no mesmo universo do filme de 1999. Essa múmia atual é a esposa traída do Faraó Seti? Acho que vocês esqueceram que no prólogo do filme de 1999 o faraó Seti tinha a Anck-su-Namun como amante. Detalhe o filme de 1999 e o Retorno da Múmia nunca falaram que ele era casado

Imotephe Imotephe Imotephe

Ainda não entendo, vc fala que não pode definir algo tão subjetivo, mas ao mesmo tempo caga regra para o que o pessoal da Lefty considera certo ou errado. Me explica melhor, que está muito cinza esse seu argumento. Me ajuda a entender que parada é essa?

O Nudes da Sofia Boutella devia garantir +1 ovo extra. kkkkk

Primeiro, não falei nada sobre Bíblia. Segundo, é justamente essa questão. Ninguém pode definir algo tão subjetivo. Mas os chamados esquerdistas que vem se auto-proclamando os guardiões da moral e bons costumes. Ou como vc disse "ser correto e justo". E em nome disto problematizam tudo.

Tá doido?! Foram 3 ovos: https://omelete.uol.com.br/filmes/criticas/motoqueiro-fantasma-espirito-de-vinganca/?key=64574

Queria que tivesse dado certo. Ia garantir mais um monte de filme. =/

Hater...

Quando fui ver Stratrek achei marromenos..Aí fui dar um segunda chance, fui ver o 2.Larguei de vez.Isso não é Strartrek.Eu assisti todos os filmes antigos várias vezes e um pouco da série. Mas veja só,dos 3 é o filme que menos arrecadou,e dos 3 é o menos rankeado do IMDB e outros sites.Já Sofia Bostela não muda nada o que penso.Toda regra tem sua exceção.

Foi decepcionante. Esperava muito mais e fui assistir cheia de expectativas, mas o filme é realmente fraco, e a ideia é boa, porém a história foi muito mal explorada. Os efeitos são muito bons, mas em alguns momentos o longa me deu até sono.

estes filmes, so torrent mesmo, isso ja teve época, hoje esta tudo sem historia e muita bagunça, NÂO te prende mais, voce não fica naquele suspense, voce já sabe o que vai acontecer. esperar torrent ou popcorn

Filme que vale a pipoca pelos bons efeitos especiais e cenas de ação. A do avião é muito boa. Mas o filme em si é precario para iniciar o Universo Sombrio da Universal. Concordo em boa parte com a critica.

Porque Set tinha dado a ela o poder sobre os mortos, como se viu nos policiais que ela 'consumiu'.

Pior filme do ano ate agora, sem duvidas

É interessante ter crítica como uma 'consulta', mas não como a decisão final, até porque nem toda crítica é criteriosa e às vezes uma opinião (boa ou ruim) vira "regra" sobre um filme (como temos visto há uns anos, muito amor e ódio, pouca sensatez).

Filme fraco.

Alguém sabe me explicar pq os templários rendiam reverência à princesa múmia?

vou esperar sair com legenda kpop

Entendo. Mas eu não disse que bilheteria é sinônimo de qualidade. É que "Star Trek: Sem Fronteiras" teve um bom desempenho comercial (não falei que era um filme de qualidade). Logo, nem todos os filmes em que a Sofia Boutella participou foram, necessariamente, fracassos.

Filme péssimo. Algumas cenas pareciam as da série the walking dead ......Nada de suspense nada de terror.... Um filme para múmia assistir. ...

Sucesso comercial significa qualidade?Então Transformers é nova obra-prima da sétima arte.

Que Bomba ... Pessimo, sem roteiro, atuaçÕes, direção, Tom cruise horrível, Fico imaginando, se Dracula não pode fazer parte do Universo dos Monstros, esse A Múmia então , sério candidato a Framboesa de Ouro, com Russel disputando cabeça a Cabeça com Tom Cruise pior ator

Pelo trailer eu já achava que seria bem ruim, ainda torci pra estar errado. Mas pelo jeito não estava.

Provavelmente vc vai ter que esperar mais uns anos então, porque esse daí já fez mais de 139mi no primeiro fds no mundo todo. Possivelmente vai dar lucro e garantir o respiro do universo, pelo menos até a próxima "bomba" (ou não).

Mesmo com toda essa recepção ruim, o filme já arrecadou 139 milhões no mundo todo.

Filme péssimo. Ficou claro que alimentar o ego do astro foi mais importante do que ter qualidade de roteiro e direção. Pior que a Múmia ficou boa, curti ela, sua história e visual, pena que ficou relegada a coadjuvante do próprio filme. Que saudades do Brendan Frasier... Alguém tem que avisar o Tom Cruise que ele só sabe fazer Missão Impossível mesmo !!

"E ESTOU ANSIOSO PARA VER DRACULA DESSE UIVERSO", isso se esse primeiro filme não fl0par né? Os riscos são grandes....

kkkkkkkkkkkkkkkkkk pessoal nem sabe que esse A Mumia e um dos Mostros da Universal GOSTEI DO FILME CRIA UM PERSONAGEM PODEROSO , E ESTOU ANSIOSO PARA VER DRACULA DESSE UIVERSO

Bom, se tu lida com o teu tempo, dinheiro e vida dessa forma, tudo bem. Eu leio críticas e presto atenção nelas. Afinal, elas foram escritas para serem consideradas. Por outro lado, eu também já fui surpreendido. Todo mundo falou mal de Rei Arthur, mas mesmo assim eu queria muito ver o filme e fui, e gostei demais!

Dificilmente é pior que esses. rs

Comida fria é comida fria, não é uma interpretação. É diferente quando falamos de arte/música/cinema/tv. Se me dissessem que a comida é um pouco isso ou um pouco aquilo, cabendo no nível do gosto/interpretação e eu tivesse curiosidade de experimentar, iria (talvez com pé atrás, mas iria). hehe

Esse filme só não é pior do que o do plano real.

Onde? o que vi foi a galera se divertindo, algo que desde 2008 a DC não entregava.

Quem mais poderia fazer isso? um livro chamado Bíblia? me explique melhor?

Não curti essa ideia de criar uma "Liga Extraordinária", sei lá... Talvez eu fosse esperando algo no nível do primeiro Múmia (o da década passada).

Assisti hj o filme. Horrível, roteiro mal construído, uma pena pq a caracterização da princesa é muito boa...😕

Gostaria muito que tivesse dado certo, mas o filme realmente é ruim. Nem eu nem as outras 10 pessoas que estava no cinema no dia da estréia conseguimos rir com as inúmeras tentativas do Tom Cruise ser engraçado, produção fraca e ambiciosa. Zumbis quando eu queria ver múmias. Algumas cenas são bem legais, como a fuga do Egito e a queda do Avião. Mas o filme deixa muito a desejar.

Mano, pior que pode ir sem medo. Se vc curtir filme de zumbis e admirar o Tom Cruise tentar ser engraçado por duas horas.

Também ainda não vi ("ST: Sem fronteiras"), mas soube que foi um sucesso (comercial), não?

Só estou esperando a Universal anunciar "Dark Universe cancelado".

O de 1999 é perfeito.. tem o mesmo estilo divertido dos filmes da Marvel, consegue emular Indiana sem parecer cópia, uma trilha sonora magistral, o Brandon e a Rachel tem ótima quimica e os coadjuvantes são muito bons...

dessa eu nao sabia, o filme é ridiculo, nossa kkkkk

Discuta aqui no site Discuta aqui

O Omelete disponibiliza este espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site. Por favor respeite e siga nossas regras para participar. Partilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas.

Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

blog comments powered by Disqus