A Viagem de Chihiro
Filmes - Animação, Aventura
A Viagem de Chihiro (2002)
(Spirited Away)
  • País: Japão
  • Classificação: livre
  • Estreia: None
  • Duração: 124 min.

A viagem de Chihiro | Crítica

Não há realmente ponto negativo na obra

Vencedor do Urso de Ouro do Festival de Cinema de Berlim e do Oscar 2003 de melhor longa-metragem de animação, A viagem de Chihiro (Sen to Chihiro no kamikakushi, 2001), de autoria de Hayao Miyazaki - o maior animador do Japão - é, sem exagero, um dos melhores desenhos animados de todos os tempos.

O filme começa com Chihiro, uma menina mimada e medrosa, viajando com seus pais para uma casa nova. A família pega o caminho errado e vai parar na entrada de um misterioso túnel. Eles decidem, então, ver o que há no final da passagem e encontram... Bom, não vou estragar as surpresas (que são muitas), mas Chihiro tem que salvar seus pais e aprender a superar seus medos e limitações em uma história que pode ser classificada como um conto de fadas moderno.

A trama é espetacular e, diferente da produção anterior de Miyazaki (Princesa Mononoke, inédita no Brasil), completamente livre de violência e recomendada tanto para crianças quanto para adultos. Há situações bastante esdrúxulas, que, somadas ao inexplicável discurso anti-animação que Miyazaki fez ao receber o Urso de Ouro, levam-nos a duvidar da sanidade do bom velhinho - embora nunca de seu talento e genialidade. Em todo caso, a narrativa é magnífica e justifica, por si só, o prestigioso prêmio.

Não bastasse isso, o filme também conta com uma animação espetacular, superior a qualquer produção japonesa recente (mesmo Metrópolis e Jin Roh) e a qualquer desenho americano não 3D. De fato, é provavelmente a animação convencional de melhor qualidade de todos os tempos, um tributo ao enorme talento dos animadores do Studio Ghibli (do próprio Miyazaki), que se superam a cada nova investida. Daí, o imenso respeito que os animadores do poderoso estúdio Walt Disney têm por Miyazaki.

Por isso, Spirited Away, como ficou conhecido nos Estados Unidos, foi distribuído por lá pela própria Disney, que fez um cuidadoso trabalho de dublagem/adaptação comandado pelo diretor John Lasseter - ele próprio um gênio da animação e criador da série Toy story.

A viagem de Chihiro também retoma muitos dos antigos conceitos de seu autor, utilizando elementos de Mononoke, Porco Rosso e Meu Amigo Totoro (estes últimos lançados no Brasil em VHS pela Flashstar) para produzir uma espécie de afirmação definitiva de Miyazaki na animação. Aliás, na época do lançamento do filme, o diretor tencionava que este fosse o último de sua carreira. Contudo, já está trabalhando em Howls moving castle e revelou que fará uma animação totalmente em computação gráfica ao lado do Pixar Animation Studios (leia aqui).

Merece destaque também a trilha sonora do filme, criada pelo compositor habitual dos filmes do Ghibli, Joe Hisaishi, que mostra a competência de sempre, complementando as imagens com perfeição.

Enfim, não há realmente ponto negativo na obra. Alguns adultos mais cínicos podem achá-lo um tanto infantil (não é!) e crianças mais sensíveis podem se assustar com certas seqüências, mas nada demais se comparado à morte da mãe do Bambi...

Esta é uma animação que o Omelete recomenda enfaticamente. Não deixe de assistir. E leve a família!

Nota do crítico (Excelente) críticas de Filmes
 

Como qualquer filme do Miyazaki, perceba que não existe "um mal realmente". O que vc exatamente não entendeu Igor? Tentarei fazer um apanhado geral... Já leu "Alice no País das Maravilhas"? Pois bem, encare A Viagem de Chihiro como uma releitura da obra de Lewis Carrol. Outro ponto que ouço muitas dúvidas é quanto a cena em que os pais de Chihiro viram porcos. Essa cena diz simplesmente o seguinte: Vcs violaram um local "sagrado" e serão tratados como devem ser...porcos.

Oi, explica, to perdido

Oi, explica a história

Oi, explica a história então, to perdido Heimdall

o que exatamente tu entendeu?

Possuo um blog sobre filmes e cinema - Filmindica. Um dos posts é uma homenagem a este fenômeno da animação japonesa, A Viagem de Chihiro. https://filmindica.wordpress.com/2016/11/05/a-viagem-de-chihiro/

Acredito que é uma questão de costume. As crianças ocidentais são acostumadas com animações daqui e vice versa(visto que muitas tem referências a cultura local), tanto que as animações daqui não fazem tanto sucesso lá. Quanto a complexidade, tem filmes e séries mais recomendados pra crianças mais novas, mas isso também vai da mentalidade da criança. Se ela foi criada assistindo personagens superficiais, sem ter dúvidas sobre a história e alguém pra responder, vai ser bem complicado(confesso que parte da minha infância foi assim :p). Eu, particularmente( n sei se escrevi certo...) acho que a faixa etária pra entender o filme é cerca de 7 se estiver com alguém mais velho(pra dizer oq ta acontecendo) e 10/11 se estiver assistindo sozinho. Mas claro que varia... com 10/11 anos eu entenderia, porém com ctz se minha irmã fosse assistir(ela tem 10) iria achar chato pq n entendeu nd :p P.S.: O filme tem vários pontos de vista. Uma criança pequena irá levar tudo ao pé da letra, um mundo de fantasia e talz, já alguém mais crescido vai interpretar de outro jeito. Na minha opinião esse é um ponto muito positivo! P.S.2: Minhas notas : Animação: 10 Trilha sonora: 10 História: 9,5 Desenvolvimento dos personagens: 8,5 Final do filme: 8 pq eu queria mais ;-;

eu assisti sem problemas(minha cabeça pensa q eu ainda tenho 11... tenho 13 mas n caiu a ficha) e entendi tudo

Vocês tem demência?

Tem que se ver o filme com muita atenção para entender totalmente a historia. Haku era um rio, e quando menor, Chihiro caiu nesse rio. Eles se conheceram lá e ele nunca mais a esqueceu.

eu baixei o filme pra assistir com o meu irmão de 11 anos um tempo atras e achei o filme com muita informação algumas sem explicação parecia incompleto, o meu irmão ficou meio 'WTF?' tadinho não entendeu nada principalmente a ligação do haku e a chihiro q eu tb fiquei voando...

Assisti e não gostei, filme confuso e idiota, peca pela a hitória sem sentido algum. Só vale a bela animação.

Sempre tive preconceito em assistir animações japonesas, já que eu não gostava de quase nenhuma animação desde tipo (Salve 3: Akira, Metropolis, e Paprika), e então quando a minha irmã me mostrou a nova aquisição da lista de DVD's dela, 'A viagem de Chiriro', torci o nariz instantemente, porém quando assisti, me surpreendi com o que eu estava vendo, não é só para mim, a melhor animação Japonesa, depois de Akira (quero ver quem tira esse posto), como também é um dos melhores filmes que já vi, claro que depois de Chiriro, veio Totoro, Ponyo, Mononoke, Porco Rosso, ... Estou viciado em Miyazaki.

Maravilhoso! É emocionante, raro eu assistir e não sentir vontade de chorar. É muito fácil entrar na atmosfera da história e se deixar envolver por ela! E como em quase todo anime, dá pra se tirar boas lições. E sinceramente, pra uma pessoa não gostar desse filme ou achar que ele não faz sentido, ela não deve ter entendido NADA.

06 de novembro de 2011 Allan Donnola Não consigo entender essa fissura que nós brasileiros temos por animações japonesas, Digimon, Pokémon Dragon Ball, Naruto, Os cavaleiros do zodiaco e outros tantos, o que acho peculiar é que nunca liguei para esses desenhos japoneses na minha infância, embora adorava Spectreman e Ultraman seriados que passavam na TV brasileira na década de 70 e 80, mas gosto de criança é algo absurdo, acho que quando somos crianças nosso senso critico é limitadíssimo e qualquer coisa boba engraçada fazem elas pararem na TV e adorarem. Possuo uma locadora e aposto com você, se eu mostrar a viagem de chihilo ou shrek para dez crianças as dez vão escolher Shrek. O que quero passar aqui nesta crítica é que japoneses não são os tais em animação, faça um teste para ver ser o que elas preferem, claro que depende da idade das crianças, mas a faixa etária ideal é crianças acima de 10 ou 11 anos, Experimente alugue ou mostre para ver quais elas irão escolher e se escolherem animações como essas, além de não entenderem não vão gostar, lógico que há exceções. A vigem de chuhilo, achei uma viagem mesmo, mas me encantou é a estoria da Alice no país das maravilhas às avessas. Foi difícil me acostumar, ou melhor me adequar ao cenário e os personagens, depois fui me envolvendo e “saboreando”, é uma viagem maneira e gostosa de se ver. Não aconselho para crianças muito novas devido a complexidade dos personagem e a trama muito profunda daria uma nota 8,5

Realmente tem muita gente que diz que amou o filme só para parecer inteligente prq se for perguntar pra pessoa sobre do que se trata vc percebe que ela não entendeu nadinha! Mas ao mesmo tempo ele deve ser entendido como uma obra surrealista, porque se não vai parecer bobo e sem sentido! Mas é um filme de fantasia! Que não deve ser interpretado em sua literalidade!

Uma história incrível! Nunca canso de assistir. Ótima historia, animação e personagens! É uma pena que muitos desapreciem por achar infantil demais (talvez não entendam a história). Queria tanto uma continuação...

Este é o tipo de filme que se você não tiver uma mente aberta e for assistir esperando um enredo convencional e "lógico" você não irá absorver nada do filme. A Viagem de Chihiro é uma obra de fantasia surrealista, e precisa ser encarada como tal para se absorver o máximo possível dela e ser tomado pela sua excelente narrativa e seus personagens.

Genial, só tenho isso a dizer. Genial!!!

Filme magnífico! Uma palavra pode resumi-lo: surpreendente. Achei curioso o comentário da minha irmã (ela tem 9 anos) quando terminamos o filme: "Sinto que nunca mais irei assistir algo como isso. É diferente de tudo que já vi e verei". Resume bem a sensação que a animação passa.

genial

É normal que critiquem o filme! Mas ele deve ser visto como uma obra surrealista! Muito bem desenhado! É impressionante a beleza desse filme! Adorei! Mas não daria 5 ovos!

Inacreditavelmente genial, assustador e ao mesmo tempoe extremamente delicado.

Discuta aqui no site Discuta aqui

O Omelete disponibiliza este espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site. Por favor respeite e siga nossas regras para participar. Partilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas.

Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

blog comments powered by Disqus