A Vida Secreta de Walter Mitty
Filmes - Aventura, Drama, Comédia
A Vida Secreta de Walter Mitty (2013)
(The Secret Life of Walter Mitty)
  • País: EUA
  • Classificação: 10 anos
  • Estreia: 20 de Dezembro de 2013
  • Duração: 114 min.

A Vida Secreta de Walter Mitty | Crítica

A jornada de autodescoberta enquanto Power Point motivacional

"Coisas belas não precisam pedir atenção", ensina o fotógrafo de vida selvagem vivido por Sean Penn em A Vida Secreta de Walter Mitty (The Secret Life of Walter Mitty). Embora tenha dirigido a cena e atuado nela, Ben Stiller não parece ter assimilado a lição, porque seu remake de O Homem de 8 Vidas (1947) está cheio de floreios para embelezar o que já é belo.

Stiller vive Walter Mitty, funcionário da revista Life encarregado de revelar negativos. Por anos, Walter recebeu e tratou os rolos do fotógrafo Sean O'Connell (Penn), que viaja o mundo atrás de maravilhas, e por isso talvez o protagonista sonhe acordado com grandes aventuras, mas seja incapaz de sair do lugar. Até o dia em que todos recebem a notícia de que a Life vai fechar sua versão impressa e Walter perde o negativo da fotografia de O'Connell que seria a capa da derradeira edição.

É a senha para que Walter Mitty deixe a inércia e, como o Chance de Muito Além do Jardim, influência confessa de Stiller, largue seu subemprego para descobrir o mundo, intercalando câmera lenta e correria, porque as típicas jornadas de autodescoberta do cinema indie - cujos chavões Stiller reproduz aqui - obrigatoriamente envolvem canções catárticas em slow-motion (Arcade Fire, David Bowie...) e muito suor (desde Forrest Gump é imperioso dar pelo menos um tiro de 100 metros por filme para aprender mais sobre si mesmo, como bem sabem os personagens corredores de Alexander Payne).

À mão pesada nessas cenas some-se a discutível decisão de emular a diagramação de uma revista e inserir frases nos cenários - como se as paisagens que Walter visita mundo afora fossem de fato fotografias pedindo legendas. A intenção pode parecer boa no papel, mas na prática deixa o filme parecido com aqueles Power Points motivacionais que todo fim de ano as pessoas recebem por email - mensagens escritas, neste caso, pelo mesmo roteirista de clássicos modernos da palestra motivacional, como O Sol de Cada Manhã e À Procura da Felicidade, Steve Conrad.

Para um filme que prega a beleza sem afetação, a necessidade de Stiller intervir em tudo com seus efeitos de velocidade e texto realmente incomoda - sem falar nas inserções de merchandising: de fato A Vida Secreta de Walter Mitty parece uma revista, não só ricamente photoshopada como também cheia de anúncios.

Em cenas que fazem piada com filmes específicos, como Benjamin Button, é possível rever o Stiller que demonstrou ter um senso preciso de ironia em Trovão Tropical, seu filme anterior por trás das câmeras. É uma pena, portanto, que ele não tenha tido a sensibilidade de perceber que A Vida Secreta de Walter Mitty, com seus lugares-comuns reciclados dos filmes edificantes, no fundo daria um ótimo trailer-paródia dentro de Trovão Tropical.

A Vida Secreta de Walter Mitty | Cinemas e horários

Nota do crítico (Regular) críticas de Filmes
 

o que tenho raiva neste filme é só de uma coisa: ele visita uns 3 ou 4 lugares que sou doido para conhecer! Cenários filmados de maneira inacreditavelmente bonita!

O articulista destila seu mau humor enlatado sobre um filme que fala muito sobre a vida vazia dos sub-humanos que vivem de sub-empregos em mega-cidades. Se fosse um filme bosta sobre o Che Guevara ou outro dos heróis do Hessel, estaríamos lendo reverências e salamaleques... Desce do pedestal e vem viver Hessel. É muito chato aí onde vc se colocou...

Cara, que filme bom... Eu fiquei muito impressionado... Indiquei pra um amigo e ele também teve uma experiência fantástica. Somos fotógrafos e sonhadores, talvez isso tenha ajudado...

é a necessidade da filosofada de boteco que urge na vida dele...

Filme excelente, direção boa e uma mensagem para se refletir. Pow, é uma história bacana apenas, sendo remake ou não, foi bem contada e não há necessidade de tanta filosofada de farofa. Já vi filmes idiotas aqui serem tratados como obras-primas incontestes, afff... Omelete às vezes acerta mas muitas vezes erra. E erra feio.

eu gosto de Slow-motion com Arcade Fire kkkkkkkkkk

Concordo total!

Gente, Hessel você é muito chato, se livre dessa aura de crítico literário/cinema/música e se divirta!!

Revejam o filme, e entendam que o filme é como o Walter vê o mundo, ou seja, o que vocês estão criticando, já é uma critica! E fica bem claro no filme, que pra ele ser especial ele não precisa estar em evidência (propagandas) ou ter super poderes (cenas satirizadas). Eu adoro o omelete, e é uma pena pena ver vocês se equivocando sem ao menos dar um feedback a nós nos comentários que defendemos o filme.

Essa critica é muito ruim. Não sou fã de Stiller, mas o filme merece 4, no mínimo . É um filme lindo, sem grandes malabarismos, que fala de gente e é inspirador. A relação dele com o atendente do eharmony cresce e vira uma amizade inesperada, até o "vilão" do filme é ótimo. As musicas, a fotografia, o combate dos medos e da inércia que todos nós temos, o desfecho final. Enfim... esse crítico devia se abster de dar indicações distorcidas sobre temas que claramente não tem afinidade e não conhece.

Acho que o Marcelo Hessel, tá precisando sair um pouco do omelete e fazer uma viajem talvez ele veja pelo angulo correto do filme.

o filme é bom passa uma mensagem legal e tal, nao é nenhuma obra prima mas achei a critica um pouco fora da realidade do que foi o filme.

Este HESSEL não sabe nada galera, favorita ai o REZENHANDO - A Cultura Pop de A a Z - http://wp.me/p27WIE-dZ

concordo, este crítico deveria estar num dia muito ruim para não perceber uma obra prima

Se tivesse macho rebolando de sunga era 5 (cinco) ovos na certa. O Omelete está se perdendo. Uma pena. Uma pena.

omelete só sabe falar de quadrinhos e derivados, mudem o nome para omenerd!

Critica precisa! Gente, o filme é caído demais!

É uma pena que uma pessoa que se diz crítico do omelete divulgue uma crítica que nada condiz com o filme. Caros amigos que lerem esse artigo antes de assistirem o filme, por favor não deixe que a opinião de uma pessoa possa influenciar no seu julgamento, assim como qualquer coisa. Assistam o filme de cabeça "limpa".

nunca discordei tanto de uma critica....

AMEI O FILME. A TRILHA SONORA IMPECÁVEL. E A IDEIA DE REPRODUZIR O FECHAMENTO DA REVISTA LIFE, DEVE TER UM FUNDO DE VERDADE.

Discordo totalmente dessa crítica, assim como meus amigos aqui desconhecidos aqui tbm comentaram; a crítica não condiz com o filme. Uma verdadeira obra emocionante e reflexiva, Ben Stiller se mostrou de uma delicadeza imensa para produzir um filme com tanta sensibilidade. Cada pequeno pedaço, cenários reais, a fotografia, a mensagem final. Esse filme é um dos melhores que eu já assisti.

Fico feliz em ver que os comentários são contrários ao texto da crítica, pois achei esse filme sensacional, com uma fotografia maravilhosa e uma trilha sonora que cai como uma luva nas cenas. Stiller mostrando sabe mandar bem em filmes mais sérios (Não sou muito fã de suas comédias). Recomendo e MUITO este filme!

Discordo totalmente. A trilha sonora e a fotografia são excelentes e emolduram com maestria a "jornada do herói" que acompanhamos nesse filme, cativante e inspirador. Vale muito a pena assistir!

cara... você deve tá sofrendo muito hein? ver um filme desse com essa perspectiva é digno de dó, apenas.

A crítica pra mim não condiz com a realidade do filme

Também achei o filme muito bom e louve-se a coragem de Stiller em filmar em locações reais! Marcelo Hessel é um mal-amado que reflete isso em suas críticas sempre tão duras e ásperas, como deve ser sua vida, aliás.

Nunca li uma crítica tão ridícula. Espero que ninguém leia essa bosta antes de ver o filme, que à propósito, é ótimo!

Discuta aqui no site Discuta aqui

O Omelete disponibiliza este espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site. Por favor respeite e siga nossas regras para participar. Partilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas.

Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

blog comments powered by Disqus