Ao Cair da Noite
Filmes - Terror
Ao Cair da Noite (2017)
(It Comes at Night)
  • País: EUA
  • Classificação: 14 anos
  • Estreia: 22 de Junho de 2017
  • Duração: 97 min.

Ao Cair da Noite | Crítica

Depois de Corra!, terror de mal estar racial volta forte em trama pós-apocalíptica

Dos gêneros tradicionais do cinema de massa que a produção independente americana tem se aproximado nos últimos anos, o terror é o que tem gerado os resultados mais expressivos. Filmes como Corrente do Mal e Corra! não apenas usam as regras do gênero para traduzir o nosso mal estar social de hoje como o contextualizam historicamente, com passado e presente: nesses terrores americanos, o mal é acima de tudo um acumulado de coisas.

Logo no começo de Ao Cair da Noite, percebemos um ruído na ordem natural: filhos despedem-se de seu pai doente, mas o contexto é estranho e a despedida, violenta. Quando uma nuvem de fumaça cinza escura impregna o verde do meio da floresta, onde vive o grupo de personagens e onde a trama se passa, essa imagem fica como um prenúncio trágico de que o que está errado na ordem natural não pode ser desfeito, e marcará tudo o que vem a seguir.

Assim como em A Bruxa - outro filme que se ambienta à parte da sociedade para evidenciar a questão da ordem natural - aqui esse acúmulo se revela aos poucos e nem sempre se verbaliza. Ao Cair da Noite, porém, é menos tímido no uso dos recursos mais básicos do gênero; o diretor Trey Edward Shults usa o zoom-in constantemente para nos lembrar dos sustos e dos perigos, um procedimento de sadismo que aqui funciona melhor do que no longa anterior de Shults, Krisha, sua estreia em longas.

Um elemento consagrado do terror, a ideia de um mal que surge do mundo dos adultos para constranger a pureza da juventude, presente em todos esses terrores citados até aqui, também serve em Ao Cair da Noite para que - no meio de tantas insinuações e não-ditos - saibamos exatamente quem é nosso protagonista e o que está em jogo de verdade. Assim como em Corra!, há uma carga racial muito forte em Ao Cair da Noite, e embora seja mais sutil é ela que emoldura todo o mal estar nessa desolada mistura de terror de pandemia pós-apocalíptico e romance de formação juvenil.

Isso fica expresso na tela, na imagem do garoto negro segurando o lampião para se guiar no meio do escuro. A brincadeira que Shults faz com o gênero já vinha desde o título: o "cair da noite" sempre lembra que é no escuro que os males mais sobrenaturais se aproximam, mas seu filme não está exatamente interessado nas ameaças que os escuro traz, e sim no que representa a luz. O que implica "carregar a luz", ser o guia numa travessia de mundos em transformação, quando as trevas finalmente nos envolvem?

Nota do crítico (Ótimo) críticas de Filmes
 

Ops, foi mal...

Cara (Celso, melhor nomear pra compreender) vc é tão arrogante que nem percebeu que o meu comentário apoiava o seu e era direcionado ao gênio acima... Continue dormindo sossegado e da próxima vez participe fazendo o seu próprio comentário e não respondendo ao meu! Ah, e aproveite o seu português e grafia perfeita pra escrever um TCC ao invés de gastar verbo em discussão de internet.

Sinceramente, o filme poderia ser um curta de internet, seria bem melhor. Muita coisa desnecessária pode ser cortada ali. No mais é bom.

"terror de mal estar racial" han?

Mas e o q vc achou - p.ex. - do papel e interpretação daquele amigo gordo do ator principal? Na minha opinião entregou a proposta do filme em ser "bobo" msm... ele revela todo o mistério do filme em meio a uma brincadeira ("escravo sexual"). E no final aparece para salvar o dia... p mim soou como uma piada interna, meio q chamando de palhaço o espectador q qria e estava acreditando num clima de suspense. Repito, só qro entender o fenômeno de aceitação, para mim parece mais panfletagem em favor de minorias... reflexo da ira contra o suposto Oscar So White. FLW

Pra mim foi um filme muito diferente dos que a gente ver por ai do gênero, as atuações achei que foram muito boas, momentos de tensão e a trama forem bem legais e o 3 ato achei que deu uma grande virada, que pelo menos pra mim não esperava que fosse daquele jeito.

Assisti ontem e gostei muito, realmente não é um filme que todos irão gostar mas pra mim a atmosfera e a trama do filme me prendeu muito, e as atuações foram muito boas também.

Cara, eu não gostei de Corra, pra mim é um filme genérico/esquecível. Poderia me dizer o q te agradou tanto? (não é zoação, qro entender msm).

Gostei bastante. Mas um alerta, não é filme de terror ou suspense, é mais puxado para um drama estilo A Estrada. PS: Acho q a escolha do nome foi um erro ("it comes at night"), pois não guarda relação com a proposta do filme.

Eu queria comprar ingresso "tudo certinho" e ir no cinema, mas ele só entrou em cartaz em São Paulo. E agora não acho em lugar nenhum pra assistir online ou baixar. Cara, na boa, não entendo qual motivo estúpido leva alguém a gastar criatividade, tempo e dinheiro pra fazer um filme, e depois fazer de tudo pra quase ninguém ver. Enfim...

Obrigado, mesmo com o delay no seu comentário, terei mais uma noite de sono tranquilo. p.s.: acredito que o tempo correto do verbo na sua frase é 'deveria'. Desse jeito a NASA (assim, em caixa alta) não vai aceitar você.....

Tem gente comentando aqui tão inteligente que devia ser funcionário da Nasa.

Gosto é igual c*, cada um tem o seu! Entendi e não gostei!!! Não tem nada parecido com o Corra!

Notei que esse filme é: Ou vc ama, ou vc odeia... Vou deixar pra assistir em casa.

Muito chato, cansativo, infelizmente uma grande decepção

Um dos piores filmes que eu ja vi na vida!

eu ateh vou ver cara,mas vou esperar sair na internet pra ver. essa semana meu dinheiro estah reservado pro homem aranha. bora lah?

Agora posso dormir sossegado!

Corrente do mal é aquele q você transa e fica doido? E se usar camisinha, acontece oq? Corrente do mal é horrível.

Assista o filme virjao. Seu gosto pode não ser o mesmo do cara que escolhe os filmes pra ir pro cinema.

Só n gosta quem não entendeu.

Kkkkkkkk piada né? Filme bem planejado e executado.

Ngm tem culpa se você não tem bom gosto, pois o filme é genial.

Filmes não são criados para satisfazer expectativas. Assista esse filme como se fosse uma história contada e pronto. O FILME É GENIAL. Quem não gosta, não entendeu. O filme é tão incrível que parece que você mora com eles. Você sofreu junto. Showwwwwww

O filme é excelente. Extremamente sensorial e claustrofóbico. A galera ta muito acostumada com filmes de pace elevado. É muita exposição a blockbuster que as vezes, inconscientemente, acabam aderindo a essa filosofia por mais que seja em pequenos detalhes.

Prezado Marcelo, Ontem escolhi este filme a partir da sua avaliação (4 omeletes!!!!). Fui ao cinema com meus filhos e....pensa numa coisa ruim! Mas ruim mesmo, de doer....Depois exponencia....pronto, este é o filme que você classificou como 4 estrelas. Não sei qual a sua experiência com cinema, mas procure ver mais filmes do gênero, veja os clássicos, estão todos disponiveis na rede. Deixe os releases promocionais de lado e escreva sua SINCERA avaliação. A que você escreveu está tão furada quanto o roteiro desta bomba de filme.NÃO PERCAM SEU TEMPO!!!!

Vai se decepcionar....

O filme é ruim demais. Sem comparação com CORRA! Perdi horas da minha vida esperando algo que nunca aconteceu.

Resumindo: "Confio muito no CineArt, só que não confio muito neles não."

"Pátio por ser o único cinema que tem público pra isso." HAHAHAHAHA girl, bye.

eu axo que deveriam passar mesmo,pois existe o publico que curte esses filmes. mas as empresas querem eh vender,entao nem colocam. vc jah foi nesse cinema que eu citei ali px a pça na savassi? soh passa esses filmes.

Cara, nem tanto... O Pátio Savassi e o BH Shopping são os cinemas que passam filmes mais cults sendo ele ruim ou não. Animais Noturnos foi um filme excelente, merecia mais atenção porém só foi exibido no Pátio por ser o único cinema que tem público pra isso. O que eu quero dizer é: não é só porque o filme passa em poucos cinemas que ele é ruim.

Que injustiça comparar essa porcaria de filme com A Bruxa. Fazia tempo que não via um filme tão ruim. Eu entendi perfeitamente que não se tratava de um filme de terror estilo Invocação do Mal, e sim uma pegada mais psicológica. Porém o filme não soube criar uma tensão, nem apresentar um mistério que prendesse a atenção como A Bruxa fez magistralmente. O filme é arrastado, não cria uma trama interessante que nos fizesse ansiar pelo clímax do filme. Nunca partilhei das reclamações das pessoas a respeito das críticas de Marcelo Hessel. Uma crítica nada mais é do que uma opinião pessoal. Porém dessa vez não houve nenhum bom senso. Eu assisti o filme em uma sessão lotada, e no final quando subiram os créditos, a sala INTEIRA exclamou "que bos*a". Não nego que o filme propôs uma reflexão, porém eu paguei o ingresso na intenção de me entreter, o que não aconteceu. Pra mim cinema é uma mistura de arte com entretenimento. E esse filme não tinha nenhum dos dois.

achei muito bom o filme

Nome ridiculo mesmo.

Sai de mim, spam

Filme ridiculo de ruim, nao explica nada... filme nao acontece nada...de novo esse ator ai do filme a cabana dando bola fora.

Pois é, só deviam ter arrumado um nome menos genérico em pt. Quase deixei passar esse filme por causa do nome.

It Follows é mesmo um filme diferenciado e foda. E eu odeio filme de terror.

HOMEM NAS TREVAS, corrigindo...rsrs

Um outro filme muito bom do ano passado - 2016 - Homem nas Sombras, achei muito bom o suspense.

Corra! foi um dos filmes mais sensacionais do gênero que ja vi nestes ultimos anos, vamos ver se esse consegue chegar ao mesmo nivel, porque pelas reviews mundiais o filme está bem.

O Lobo ideal seria o Momoa e o Joel o Aquaman, mas....

eu imaginei que esse filme nao era grande coisa quando vi que o cineart de Bh nao o colocou em nenhuma sala. aconteceu o mesmo com "la la land",eu briguei,xinguei muito no twiter,ate que um dia encontrei um cinema desses que passa filmes "cults" e assisti ao filme. cara,pensa numa decepçao. agora confio no julgamento da rede cineart,apesar de que eles exibiram "é fada",""meus 15 anos" estah em cartaz,entao nao,nao confio no julgamento deles tanto assim.

Filme horrível. Arrastado. O roteiro promete e não entrega tantas vezes que na metade vc já está desacreditado. O conflito é tão "não verbalizado" que o filme não é mais que uma família trancada dentro de casa e tudo dá errado. Dinheiro jogado fora

Mesma pegada da Bruxa, não gostei. Maaas, foi interessante.

Senti falta de mais destaque para a personagem da Riley Keough, mas tirando isso, esse filme é claustrofóbico, inquietante, imprevisível, tenso e com um clima muito pessimista, o que eu achei excelente.

Ele podia ser o Lobo ou Constantine

A Corrente do Mal é muito bom mesmo, também um dos meus preferidos nesses últimos anos.

Nos últimos anos tenho visto muito filmes de terror e suspense que realmente são bons, tava meio sem paciência pra filmes desse gênero, mais realmente andaram pensando como se reinventar tem muito filme bom, safra muito boa de 2009 pra cá, hum que mais me chamou atenção... foi A CORRENTE DO MAL, filme muito bem feito, cheio de nuances sabe aquele tipo de filme que você assiste e quer mais, quer entender por daquilo, quer saber mais e mais enfim filme bom!!!

Krisha é um excelente filme,com certeza irei assistir esse.

O gênero terror/suspense do cinema americano nos últimos tempos está muito bom, se renovando bem, por mais q tentem negar isso(oq eu mais vejo é gente hoje ainda repetindo o clichê de q o gênero está saturado em Hollywood e blá blá blá). Ano passado já foi excelente: A Bruxa, The Invitation, 10 Cloverfield Lane, Invocação do Mal 2, O Homem nas trevas, Hush, The Love Witch...E esse ano já tivemos o sensacional Get Out, agora Ao Cair da Noite, e até mesmo as primeiras críticas do novo Annabelle são bem positivas até agora... Momento animador.

Quem curte terror/ficção deixo aqui meu curta animado: PAPEL Y-10, selecionado pro Anina Mundi desse ano. Assista, comente no canal. Valeu!!! https://www.youtube.com/watch?v=C3lkNEc106I&t=10s

Vai chover canivete hoje.

Sorte.

ja vi muita gnt fala mau da Cinepolis, mas na minha cidade foi a salvação. Agora chega todos os filme, até os mais underground, tem vez que fica uma semana na sala VIP, mas pelo menos vem. Pq antes era só os filmes grande e tudo dublado.

A crítica ficou boa.

Tô louco para ver esse filme, pena que o cine daqui preferiu investir no fiasco do O Círculo.

Que crítica maneira. Despertou minha curiosidade, vou conferir no cinema.

O Joel Edgerton quase não tá errando em nada ultimamente. DC, contrate ele.

Discuta aqui no site Discuta aqui

O Omelete disponibiliza este espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site. Por favor respeite e siga nossas regras para participar. Partilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas.

Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

blog comments powered by Disqus