Filmes

Crítica

As Aventuras de Ozzy | Crítica

Animação hispano-canadense leva cão para hotel de luxo que se torna presídio

01.06.2017, às 19H21.
Atualizada em 01.06.2017, ÀS 21H05

Os Robbins são uma típica família estadunidense do subúrbio, com uma casa de dois andares, carro na garagem, grama verde, uma filha e um cachorro, o Ozzy. O Sr. e a Sra. Robbins são quadrinistas e fazem a HQ de um cachorro que enfrenta as maiores aventuras da galáxia, obviamente inspiradas no cão com nome de roqueiro. O sucesso dos gibis faz com que os Robbins sejam convidados a ir participar de uma comic con no Japão. O único problema é que o cão-protagonista não poderá viajar com o resto da família. 

Sem outra alternativa (o vizinho odeia Ozzy!), só resta aos Robbins apelar para um luxuoso hotel para cães. Inicialmente reticentes com a saída, eles vão visitar o lugar e se impressionam com as instalações, que têm restaurante gourmet, spa e todo tipo de tratamento VIP. Os humanos engolem seco o salgado valor da conta e deixam o melhor amigo por lá. Ao virar as costas e rumar ao aeroporto, porém, o hotel de luxo se transforma numa prisão para cachorros e assim começam as tais aventuras do título. 

E dentro do espaço fechado, a animação hispano-canadense se perde. Com a possibilidade de criar situações antropomórficas, cria-se um lugar onde cachorros realizam trabalhos escravos, criando brinquedos que serão usados por outros cachorros. Ok, dá para entender o paralelo com as crianças que criam brinquedos que nunca poderão ter, mas quando surgem cães carcereiros, solitárias e até um cão-diretor de presídio, digamos que a ideia foge um pouco do controle. 

Mas o problema maior não é a fuga da realidade. É normal ver nas animações estas realidades paralelas e metáforas. O ponto negativo é mesmo a falta de empatia com os personagens. É difícil conseguir se identificar ou se solidarizar com o Ozzy e seus amigos em busca da fuga. 

Faltou à animação olhar um pouco mais para desenhos da DreamWorks, BlueSky, Disney e Warner Bros. Animation - veja que não estamos nem falando de Pixar, pois seria covardia. A promessa de viagem para o Japão parecia mais promissora do que a estadia no hotel para cães.  

Nota do Crítico
Regular

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.