Assassinato no Expresso do Oriente
Filmes - Drama, Suspense, Crime
Assassinato no Expresso do Oriente (2017)
(Murder on the Orient Express)
  • País: EUA
  • Classificação: 12 anos
  • Estreia: 30 de Novembro de 2017
  • Duração: 114 min.

Assassinato no Expresso do Oriente | Crítica

Competente e bem filmada, adaptação de Agatha Christie acerta em todos os pontos

É difícil explicar exatamente o que torna um filme bom para cada pessoa. Pode ser uma direção acertada, atuações profundas, um bom roteiro, uma boa trilha sonora, ou nada disso. Muitas vezes nos apaixonamos por produções questionáveis simplesmente porque elas nos cativam. Assassinato no Expresso do Oriente, nova adaptação da obra de Agatha Christie que chega aos cinemas pelas mãos de Kenneth Branagh (Thor, Cinderela), tem esse carisma em seu currículo. Com um mistério envolvente, o longa brinca com emoções ao contar sua história e cria uma expectativa satisfatória. Grande parte desse mérito é de Branagh que, além de dirigir, protagoniza o filme e se torna a alma da produção.

O excêntrico Hercule Poirot (Branagh) enxerga a vida como um padrão de certo e errado, e usa essa percepção para desvendar crimes. Para chegar ao culpado, ele precisa apenas olhar com calma para esse cenário preto e branco e descobrir o que não combina. Tentando tirar férias, o detetive se envolve em um novo caso e precisa pegar o Expresso do Oriente para chegar ao local da investigação. É quando o filme apresenta cuidadosamente o elenco, que conta com nomes de peso como Michelle Pfeiffer, Josh Gad, Judi Dench, Johnny Depp, entre outros. Branagh mostra que entende cada personagem. Em poucas cenas, o suficiente é apresentado para que a trama se torne interessante.

Como o título diz claramente, a viagem é interrompida pela neve, um assassinato acontece e todos que estão a bordo se tornam suspeitos. A trilha sonora de Patrick Doyle (Valente, Planeta dos Macacos: a Origem) é bonita e certeira ao aumentar o suspense sobre o que realmente aconteceu na cabine do trem. Exatamente por ser tão presente, a ausência da trilha também é marcante:o silêncio pontua os momentos de reflexão de Poirot sobre o crime.

Com o desenrolar da investigação, novos detalhes aparecem e revelam, é claro, que há uma história maior por trás do que ocorreu naquele trem. Mas o filme acerta ao não jogar informações demais ou de menos: tudo é calculado para que o público se sinta dentro da história e complete as lacunas até o final. E tudo isso é mostrado com um belo visual de cenas externas, um design de produção caprichado e ângulos de câmera muito bem planejados por Branagh. Ora com um plano sem cortes, ora com uma câmera que mostra os personagens de cima, o diretor brinca com as possibilidades e coloca o espectador em locais improváveis. Em alguns momentos, você sente que não deveria estar ali espiando os acontecimentos, ao mesmo tempo em que aprecia a perspectiva inesperada.

Da visão fechada de Poirot sobre “certo” e “errado”, o filme desenvolve o seu questionamento da realidade. Quando entende o cerne do mistério que tem em mãos, as convicções do detetive são colocadas em xeque e, de repente, também começamos a pensar sobre as nossas. Será que algo pode justificar um assassinato? Um ato ruim compensa outro? O que você faria se estivesse na mesma posição?

Em frases muito bem encaixadas, Branagh esclarece como um assassinato não termina apenas naquele ato. É algo muito maior, que afeta a vida de várias pessoas, inclusive do assassino. O detetive mais famoso do mundo começa a olhar a vida de outra forma, assim como os passageiros do expresso.

Kenneth Branagh conhece todo o potencial da obra de Agatha Christie e acerta ao dosar bem essas qualidades. O que chega ao público é um filme redondo, que não deixa pontos em aberto e dá uma solução eficiente para quem acompanhou a intrigante investigação. Agora é esperar ansiosamente pela a sequência, que deve mostrar Poirot com seu famoso bigode investigando uma morte no rio Nilo.

Leia mais sobre Assassinato no Expresso do Oriente

Nota do crítico (Excelente) críticas de Filmes
 

Vá ao cinema ver este filme

Salas próximas de você:
Por favor aguarde...
Salas de cinemas e horários

Ai é do gosto de cada um, a maioria das pessoas gostaram, se vc não gostou, sua opinião!!!!!

Esse filme me surpreendeu em muitos quesitos: elenco ótimo, direção acertada, ambientação, figurino, cenografia e, assim como o elenco estrelado, a dublagem está ótima! Pra quem conhece os bastidores da dublagem, sabe de nomes de atores dos elencos e tals, posso dizer que só escolheram a nata da nata para a escalação da dublagem. Pode ver sem medo, só tem cobra-criada dublando!

Legendado é bem melhor!

Na verdade isso é bem comum com os livros da Agatha.Todos os livros vc é capaz de resolver antes. Eu tinha 8 anos quando comecei a ler os livros dela e até hj só n resolvi um antes do detetive.

N recomendo dublagem pq se perde muito do filme. Piadas, expressões e diferenças de sotaque depende muito do original.

Espero que essa franquia dê certo, uma "novidade" bem vinda nos dias de hoje

Filmaço ! Elenco impecável, fotografia linda e a Michelle Pfeiffer arrasa no final.

É eu assisti ontem. Pensei em assistir legendado, mas como aqui onde moro a sessão legendada é bem tarde optei por dublado e algumas coisas que o personagem principal fala não dá pra entender justamente por causa da dublagem. Mas não é de todo ruim, as outras dublagens estão boas e quanto ao filme eu gostei muito.

Esse filme cai como uma luva para os haters de filmes dublados!

Não só dormi. Tive um pesadelo enquanto dormia. Rsrs. Acordei e me deparei com outro pesadelo: o filme ainda não tinha acabado!😂😂😂

Concordo. Eu não conhecia a história e, menos de 10 minutos após o assassinato, desvendei o "grande mistério". Daí em diante, tudo foi muito chato, por conta da obviedade. Talvez no livro, o final "choque" mais.

A dublagem é péssima! O sotaque francês do personagem principal é tão acentuado que, em vários momentos, não dá pra entender o que ele fala.

Achei muito bom, daria 4 ovos, não daria os 5 ovos porque a solução do assassinato começa a ficar bem clara antes msm da revelação final. (oq por outro lado é bom, que mostra como a solução é bem desenvolvida) Mas de resto é tudo muito bem colocado no filme, as atuações do ótimo elenco, a ambientação, o roteiro redondinho onde cada conversa te leva a alguma coisa, é dificil ver hj em dia um filme tão redondo. Pra mim é icônico no final do filme quando o bigode Poirot está meio bagunçado, que é quando ele deixa dentro dele de ter o senso de equilíbrio, e o uso da imagem do bigode já não simétrico eu achei bacana.

Exatamente

concordo com cada palavra.

Quem assistiu ao filme, sabe me dizer se a dublagem dele é boa ou é melhor ver legendado mesmo?

Achei o filme muito chato, para ser sincero, apesar de ter uma produção refinada, bons atores, direção de arte excelente. Mas passar um romance para o cinema não é fácil. Além do mais, a história é muito fraca, é aquela narrativa de suspense, com final inesperado, uma coisa que hoje em dia já não cola mais.

Eu curti o livro (li faz uns 20 anos mais ou menos), sou um grande fã da Agatha Christie. E não curti nem um pouco o filme.

Se você for ver o Metacritic (60%) e o Rotten Tomatoes (58%) vai notar que esse é um exemplo perfeito de um filme que dividiu opiniões.

O filme é elegante, com fotografia de tirar o fôlego em alguns momentos e um Hercule Poirot inspirado e hilário. A direção de Kenneth Branagh tem vários ângulos com a câmera que valorizam. Mas o problema mesmo está na edição e no roteiro. Faltou uma atenção maior na construção do suspense. Talvez se tivessem tirado as cenas iniciais (que achei desnecessárias para a história) teria dado pra desenvolver melhor o fóco e o mistério dentro do trem. As evidências são jogadas na cara do expectador de uma forma desenfreada. Faltou um "timing". E a trilha sonora chegou a incomodar e constranger em alguns momentos que não eram pra se ter música dramática. No geral, é um bom filme! Mas ser só bom não basta as vezes.

filme Snyder né. tendi.

é o mesmo, e achei ruim demais isso no filme... pra historia na epoca e livro OK, mas no filme, pra mim... teria q ter mais do Detetive pra vender a atitude tomada por ele.

o final eh o mesmo? onde todos no trem são o assassino pq cada um deu uma facada ou mudaram?

O filme é belíssimo. Se não chega a ser um filme de mistério exatamente brilhante, vale imensamente pela ambientação de época e pelo elenco. É um filme para se degustar cada cena, cada frame. Raros são filmes assim. Aguardo ansiosamente por Morte sobre o Nilo. Do Branagh, claro.

Exatamente, foi um filme feito para que curtiu o livro

Excelente filme,além da fotografia e figurino !!!! O inglês falado por Daisy Ridley(com o sotaque britânico) é lindo de se ouvir !! Numa frase Kenneth Branagh(Hercule Poirot) no filme traduz a vida de todos nós: "Antes havia o certo e o errado e agora aparece a senhora." Excelente desfecho e uma obra cinematografica que nos faz pensar se somos mesmo capazes de sermos juri,juiz e carrasco de nossas vidas e na de outros !!!

Vou ter que concordar com ele, só que diferente dele gosto de Agatha Christie. O primeiro livro que li dela foi Cai o Pano, o segundo "Caso dos Dez Negrinhos" acho que o terceiro "Os crimes ABC". Depois desses, sempre uns 3 capítulos antes do fim, sei como a história vai ser levada. Mas tem gente que gosta tem gente que não gosta....cada um sabe de si.

Assisti ontem, filmaço, acabei lembrando do final, mesmo já tendo uns 25 anos que li, mas mesmo.assim, uma bela experiência.

Sou fã de Agatha Christie há 30 anos. Perdi a conta de quantas vezes li este livro. Também vi os dois filmes mais antigos. Tenho inclusive um deles em dvd (com Albert Finney como Poirot). Quando vi a caracterização do Branagh, fiquei com preconceito. No início do filme senti falta de algumas características do Poirot que são marcantes. Depois isso parou de me incomodar e curti. Entendo que o público é diferente e cada versão tem que ser adaptada a sua época. Incomodou ver um Poirot tão atlético, quando sua "preguiça" para atividades físicas (inclusive perseguir criminosos) é um elemento significativo. Mas, no todo, gostei muito. Quanto aos criticos do Branag, sugiro que vejam Henrique V.

Assiste a crítica do Otávio Ugá do Super 8, lá ele tbm fala muito bem do filme... e ele é bem centrado nos seus comentários...

"Caso do Dez Negrinhos" "o Misterioso Mr Quin" "M ou N" "Cai o Pano" Todos esses fogem desse padrão... Acho que por não suportar Agatha Christie, vc realmente não conhece suas variações...

Sou fã de Agatha Chistie, li varios livros, sei que o Hercule Poirot fisicamente é bem diferetne do hercule de Keneth Branagh, mas achei a essência dele intacta, gostei muito do filme, me supreendeu, modernizou a trama sem exagerar, muito bom.... Que venha Morte no Nilo!

minha sessão aplaudiram ... tem filmes que infelizmente não são para todos amigo, mas respeito sua opinião, achei um filmaço.

Espetacular, simplesmente genial, certamente entra nos 10 melhores filmes do ano, atuações brilhantes, detalhes a serem observados, então na hora da sessão nada de mexer no zap zap e depois sair do cinema dizendo que não gostou, pq na verdade vc não entendeu o filme ...

Esse filme mais me parece Harry Potter dentro de um trem.

E Assassinato no Nilo vem ai, o fim ja deu a deixa, se for tao bom quanto esse, terao meu dinheiro.

Galera q tem raciocínio raso nao vai entender pq esse filme merece cinco ovos msm.

Na boa achei bem regular este filme, muito arrastado, vai entender esses 5 ovos ai.

O diretor é o mesmo da bomba Thor? Então tá explicado porque esse filme me decepcionou.

Acho que eu devo ter entrado na sala errada e visto um diferente que o da moça que fez essa crítica, pois a minha visão foi completamente diferente. Saí do cinema bufando, tamanha a minha decepção. O andamento do filme é completamente irregular, joga informações na cara do espectador sem nos dar tempo para digeri-las. O pequeno trecho que eu gostei vai de quando o trem se põe em movimento (quando começa uma música que finalmente nos lembra que a história se passa nos anos 30) até o fim do personagem do Johnny Depp (que esteve excelente no pouco tempo em cena!). Depois daí, o filme foi só ladeira abaixo. O que era aquelas tomadas irritantes? Os cortes rápidos de câmera me faziam parecer estar vendo um videoclipe. E os interrogatórios do Poirot em tom monótono. Eu aposto que teve alguém que dormiu no meio do filme.

Excelente filme,além da fotografia e figurino !!!! O inglês falado por Daisy Ridley(com o sotaque britânico) é lindo de se ouvir !! Numa frase Kenneth Branagh(Hercule Poirot) no filme traduz a vida de todos nós: "Antes havia o certo e o errado e agora aparece a senhora." Excelente desfecho e uma obra cinematografica que nos faz pensar se somos mesmo capazes de sermos juri,juiz e carrasco de nossas vidas e na de outros !!!

"É difícil explicar exatamente o que torna um filme bom para cada pessoa. Pode ser uma direção acertada, atuações profundas, um bom roteiro, uma boa trilha sonora, ou nada disso. Muitas vezes nos apaixonamos por produções QUESTIONÁVEIS simplesmente porque elas nos cativam". Quer dizer que devemos ignorar tudo citado no começo pra ser "cativado" por esse filme? Sei não hein, sei não hein

Eu gostei do filme. As atuações são boas, a fotografia também, e o personagem principal esbanja simpatia. É uma história com um monte de personagens e várias conclusões que daria trabalho encaixar num filme de duração aceitável. Pecou pelo formato só, li em algum lugar que seria mais legal como série, e depois de assistir, eu tenho que concordar que praticamente tudo o q me incomodou não poderia ser diferente num filme. Não tem como não sentir q tinha muito mais espaço pra desenvolver alguns personagens, ou q daria pra valorizar mais as conclusões do Poirot se elas acontecessem menos subitamente, só q isso levaria mais de 3h no cinema, ou sacrificaria alguns personagens no caminho. Como a proposta era essa, fazer um filme, eu acho q foi feito o melhor possível. O desfecho é mérito do livro, mas também achei legal. Assistiria uma sequência fácil.

5 ovos? Que exagero! Queria realmente que fosse mas 3 ovos está de bom tamanho.

Vim aqui pela cara que a Camila fez no stories do Omelete qnd falou do JD e não tem uma linha sobre ele. Muito bem, não vamos dar biscoito pra agressor! 💖 Quanto à crítica, adorei! Espero que seja tudo isso msm :D

é feito pelos Carlos Massa, vulgo, Ratinho.

povo e chato..se dê 2 ovos reclamam..se dê 5 ovos reclamam..nao e possivel..uhauhahuahua

é que em todos os outros sites a nota está bem ruim, aí gera desconfiança

Qual o sentido de questionar a crítica do Omelete sem antes mesmo de ver o filme? Desde que as redes sociais foram criadas, as pessoas ficam motivadas a expressar sua opinião mesmo sem sentido ou coerência. Ser humano é uma coisa complexa ...

hahahahahahaha

Omelete e 5 ovos costuma ser perigoso kkkkkkkkkkkkk

pelo visto o cachê foi bom, heim

O livro é muito bom, verei o filme.

não sei não, tem gente competente? tem gente competente...como ouvi por ai é um filme onde cada ator tem sua cena, mas poucos tem o seu momento.

"É difícil explicar exatamente o que torna um filme bom para cada pessoa. Pode ser uma direção acertada, atuações profundas, um bom roteiro, uma boa trilha sonora, ou nada disso. Muitas vezes nos apaixonamos por produções questionáveis simplesmente porque elas nos cativam." Eis o motivo dos 5 ovos. O filme cativou a autora da crítica. Será que não pode acontecer o mesmo com qualquer um?

O filme é quase o livro! Uma cena ou outra alterada, mas ficou bacana!! Poreeeeém por já conhecer a trama, não fui surpreendido; diferente do que ocorreu com "A coisa" onde houve muitas alterações.

Já leu o "Caso dos 10 negrinhos"? O melhor.

Tem o Johnny Depp.

uma piada bela

Massante é algo feito de massa?

Cinco ovos? Tô desconfiado...

É um ótimo filme! Mesmo para quem já leu o livro e sabe do final, o filme ainda funciona muito. Aliás, você passa o filme tentando conectar o que você vê com o que lembra da história. Direção de arte é realmente muito boa, as atuações também. Kenneth Branagh dando show. Tudo redondo.

filme bem interessante começo massante e confuso mais no geral um grande filme E eu sempre preferir o Poirot ao Sherlock Nota 3.5/5

Também tem um episódio que eles homenageiam Ten Little iggers. Aquele dos assassinatos na mansão.

Se fosse 3 ovos eu poderia acreditar que o filme possa ser ótimo. Omelete dar 5 ovos é pra ter cautela.

Oloco, 5 ovos? Deve ser concorrente forte ao Oscar. Bom ver um filme com o Johnny Depp fazer sucesso depois de tanto tempo, o cara merece (Animais Fantásticos não vale, ele apareceu 20 segundos).

E a minha maravilhosa cidade não irá passar esse filme no cinema. Que ótimo!

5 Ovos? Omelete é vc mesmo???? hahahahahahahahaah

tá certo obrigado pela cooperação

Obrigado idi0ta vou ajeitar prof

HAHAHAHAHAHAHAHA

Na Internacional tá meio misto,acho que é aquele tipo de filme que vale mais pelas interpretações.

Enquanto isso, no cinema mais perto da minha casa veio Jogos Mortais e Assassinato do Expresso do Oriente nada T_T. Liga da Justiça ainda ocupa metade das salas e só metade dessa metade dá lotação.

Surpreso com essa avaliacao. Acho que o filme mudou muita coisa comparado com o livro e o filme original e infelizmente errou na maioria delas na minha opiniao.

A crítica nacional adorando e a internacional detonando. Vou conferir.

Eu gosto de filmes assim...uma boa história, um bom cenário e uma boa atuação..se tem isso eu vou ver no cinema com certeza

Essa crítica me parece muito de fã do material... Pelo menos lá fora o filme tá com avaliações beeem medianas (longe de uma nota máxima). Vamos ver, pretendo conferir nesse final de semana.

nunca li esse livro especifico, mas as história da escritora são bem bacanas. Aquelas missões de investigação do Syndicate faz homenagem a essa história em uma delas.

Camarada do ceu, reveja esse texto, dá uma pontuada. É realmente impossível de entender uma palavra do que você quis dizer aí.

Como assim 5 ovos é nosso no máximo 2 ( eu assisti) e ñ é isso tudo ñ tem o Johnny Depp e achei esquisito darem essa nota e por ultimo tem a Daisy Ridley nada é mais pior que ter ela no filme

Apesar de não suportar Agatha Christie...porque na boa a estrutura de praticamente todas as historias serem iguais...um detetive Poirot/Miss. Marble - no lugar certo de um assassinato e tendo vários suspeitos, reunindo todos no final para revelar quem foi...leu um leu todos. Mas vou assistir Camila...

Vou ver por conta daquele episódio de Hora de Aventura que homenageia esse filme. É um dos meus preferidos e eu não sabia que era uma homenagem ao Assassinato no expresso do oriente.

Deus nos ajude...por favor não!!!

O Qqqqqqqqqq, 5 ovos?!?!?...e eu que achei que so por ter o Johnny Depp no elenco ja seria visto com desdem. quais as possibilidades do Omelete dar 5 ovos...algo muito pouco comum. Será que o pessoal do site "se esqueceu" de orientá-la de que não se pode dar 5 ovos. ae, agora fiquei com vontade de ver mesmo esse filme...voto de confiança na Camila

Caramba! Eu já tava ansioso. Com uma nota dessa...

vish que medo dessa nota maxima do omelete. Suas notas são suspeitas demais.

Keria tanto uma adaptação do Sidney Sheldon nos cinemas! A obra dele é sensacional!

Apocalipse falou isso em Xmen

Esta fazendo sucesso, com toda certeza deve ter uma continuação.

Assisti o filme ontem, gostei mas não achei tudo isso, poderia ter um clima de suspense maior...

Ufa, deram uma folga pra Camila.

Isso que me faz admirar ainda mais Camila. não se deixa levar por falsos líderes. Parabéns pela critica realmente pessoal.

Esse filme foi uma das maiores surpresas esse ano pra mim, não tava esperando grande coisa, vc fica atento a história do começo ao fim.

cacildiz 5 ovos??? e eu que só queria ver SW no cinema esse mês, to mudando de ideia!!

Discuta aqui no site Discuta aqui

O Omelete disponibiliza este espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site. Por favor respeite e siga nossas regras para participar. Partilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas.

Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

blog comments powered by Disqus