Atômica
Filmes - Ação, Suspense
Atômica (2017)
(Atomic Blonde)
  • País: EUA
  • Classificação: Não definido
  • Estreia: 3 de Agosto de 2017
  • Duração: 1h55 min.

Atômica | Crítica

David Leitch replica e melhora a fórmula de John Wick em filme de espiões na Guerra Fria

A agente secreta Lorraine (Charlize Theron) encontra cinco inimigos dentro de um quarto. Sem muitas armas disponíveis a moça pega uma corda dourada e usa contra os sujeitos. Entre uma laçada e outra, a espiã distribui e recebe socos e chutes pesados. A elegância das vestimentas não se perde, apesar do combate intenso. E no fundo, a trilha toca "Father Figure", de George Michael.

Nenhum dos ingredientes da cena é aleatório. A sequência abre Atômica (Atomic Blonde), novo filme de David Leitch, co-diretor de John Wick, e apresenta a protagonista de forma sucinta. Lorraine é a Mulher-Maravilha da espionagem não só pelo laço que usa para expugnar o mal dos adversários, mas também pela imponência que se porta frente às situações adversas. Mesmo dentro do jogo duplo dos espiões, ela discerne o certo do errado e não precisa de um guia ou um braço amigo. Ela é a figura necessária para qualquer ocasião, como George Michael diz na canção.

A Guerra Fria é o cenário histórico escolhido para a história, que é baseada na HQ The Coldest City. Lorraine se vê envolvida em numa confusão entre membros de agência de segurança dos EUA, Inglaterra e Alemanha. Conta a história em forma de flashback, usando uma mesa de interrogatório como respiro para as cenas de ação que replicam com certas alterações aquelas vistas em John Wick. Leitch deixa de lado o bale das artes marciais e balas na cabeça para apresentar uma coreografia mais violenta e impactante. Na trilha, sai a orquestra e entram clássicos das décadas de 80/90. Receita diferente, resultado semelhante.

Tudo que experimentou em termos de fotografia em John Wick, Leitch extrapola em Atômica. Os planos sequência aqui são mais intensos e longos. Uma luta na escada se estende por quase 15 minutos, mistura corpo a corpo, tiros, saltos, perseguição de carros, facas e piadas - afinal, o roteiro sabe como tratar o absurdo, sem desmerecer a protagonista. A combinação entre a ação brutal, os neons de uma Berlim suja e uma trilha que quebra o clima soturno do submundo da espionagem é tão boa quanto inusitada. Vistos de forma separada, os elementos de Atômica não parecem se encaixar, mas o roteiro de Kurt Johnstead faz esse trabalho usando o sarcasmo e a presença de Lorraine como liga.

A imponência da agente causa adoração e os poucos momentos de vulnerabilidade trazem humanidade à personagem. A economia nos diálogos também dá espaço para um alívio cômico sem piadas explícitas. O humor de Atômica vem no exagero das quedas, ao estilo videocassetadas, ou do desprezo pelos engravatado que ficam atrás de mesas.

De novo, nada parece por acaso - e aí reside boa parte dos êxitos do longa. Atômica é metódico e certeiro. E como sua protagonista, deixa claro qual o objetivo desde o início.

Nota do crítico (Ótimo) críticas de Filmes
 

Também fiquei perdido !!!

Achei ruim a escolha da musica para o trailer, meio melancólico, mas o trailer em si é muito bom !!!!

Tem crítico gringo dizendo que esse filme tem algumas das melhores cenas de ação dos últimos anos. Não esperava menos vindo de um diretor de John Wick. Ansioso pra ver!

O diretor desse filme é um dos diretores do primeiro John Wick. Ele é ex diretor de dublês, então manda muito bem nas cenas de ação usando o mesmo estilo do primeiro. E só tivemos os filmes de John Wick com a ''formula John Wick'' e agora mais esse. Ainda não esgotou, mas sabe-se que ela funciona muito bem :)

To afim de ver.

Concordo. Ainda mais por ser um filme da Charlize.

Cara, o John Wick foi uns dos filmes de ação dos últimos anos mais honesto, no sentido de ser aquilo e ponto. Não tem aquela parte política, que as vezes tenta ser sério, mas fica é chato mesmo.

Já ansioso por The Last Photograph.

com essa critica vou ater da uma olhada

Sim,em 300 e 300 2 e no futuro "The Last Photograph".

Eles já trabalharam juntos?

merece uma conferida

O diretor de atômica é co-diretor de John Wick. Usar as mesmas técnicas que funcionam bem faz sentido.

Saiu rápido a crítica, pensei que esse filme ia lançar só em agosto, sei lá.

Pior é que o trailer é tão ruim...

putz soa repetitivo. Já tem uns trocentos filmes de espião/assassino fodastico...

Só Atômica... Loira Atômica seria tão brega q ficaria legal!

Se fosse a Scarlet no lugar da Charlize seria o filme da Viuva Negra que a Marvel não quer fazer. Falando em atores, e Sofia Boutella, James McAvoy e John Goodman? A critica nem se preocupou em cita-los.

Há, entendi.

Fechar os "óim" e escutar o trailer, parece o do Esquadrao Suicida (creoemdeuspai)!!! Espero que esse filme seja melhor!! Se bem que tem Charlize!!!!! Vai ser gata!!!

No trailer é notável quando o(a) duble entra em cena com o cabelo na cara e a câmera rápida e movimentada pra tentar disfarçar, não vi o filme ainda mas comparar com John Wick acho meio forçado, Keanu Reeves treinou muito pra ficar ágil com armas de fogo e nas cenas com manobras no carro, o que parece salvar nesse filme é a própria Charlize Theron.

Veria até Malhação se fosse com Charlize Theron :)

Alguém sabe se já tem data de lançamento no Brasil? (Aquele 3 de agosto já é a data de estréia por aqui?)

ja estao utilizando a formular "john Wick" até esgotar

Não caiu no Ostracismo,mas ela a carreira dela tem dado uma equilibrada boa entre bons e Ruins.

Eu vi o trailer e pensei: Jonh Wick numa versão feminina e Charlize Theron! Só pode ser bom man!

Mas também como uma mulher dessa vai cair no ostracionismo? Ela sai desarrumada pra comprar pão e ainda assim chama a atenção.

Sempre quando eles cobrem festivais e eventos eles soltam as críticas quando permitido.

Sempre quando vão cobrir festivais eles soltam as críticas dos filmes, é que geralmente os filmes não são tão comerciais como esse.

Mau saiu o trailer e ja vem critica

Já assistiu Monster? Ela está incrível.

O filme foi exibido completo no SXSW, talvez não tenha embargo

O filme foi exibido completo no SXSW, talvez não tenha embargo, por isso a crítica saiu cedo assim..

Taí uma ganhadora de Oscar que não caiu no ostracismo pós premiações

Essa mulher é um Fenômeno!!!

Os caras do omelete sabem que vamos ver pirata daqui uns dias aí ja taca logo a crítica.

Por que o omelete soltou a crítica tão cedo?

Eu só abri essa crítica por achar estranho também kkkkk

É a primeira vez que vejo um filme ganhar crítica tão cedo, ainda mais sem nem ter uma semana de trailer. Mas é bom saber que é ótimo. Pena esperar mais de 5 meses para concordar =/ Obs: Theron e Boutella <3

Jonh Wick está virando um estilo, isso aconteceu com Bourne e Matrix antes dele.

Legal, pelo visto vem outro filmaço pro currículo da Charlize! Animei ainda mais pra ver o/

Já tão pedindo crossover dela com o John Wick.

Kurt Johnstead é um grande parceiro do Zack Snyder.

Essa Charlize seria perfeita demais p mulher maravilha. Tem presença e imponência demais na tela. Mas nem TD eh perfeito.

Já quero um Crossover entre Atômica e John Wick

Discuta aqui no site Discuta aqui

O Omelete disponibiliza este espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site. Por favor respeite e siga nossas regras para participar. Partilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas.

Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

blog comments powered by Disqus