Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge
Filmes - Ação, Aventura
Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge (2012)
(The Dark Knight Rises)
  • País: EUA
  • Classificação: 12 anos
  • Estreia: 27 de Julho de 2012
  • Duração: 165 min.

Batman - O Cavaleiro das Trevas Ressurge | Crítica

Christopher Nolan encerra a sua trilogia de forma grandiosa e já deixa os fãs com saudade

Ao fim de Batman - O Cavaleiro das Trevas (The Dark Knight) a grande dúvida era como superar aquilo? Além de muita ação e uma trama impecável, o segundo filme dirigido por Christopher Nolan dentro do universo do Homem-Morcego tinha ainda a melhor interpretação já feita para o Coringa (Heath Ledger), capaz de colocá-lo no olimpo dos vilões, ao lado de Darth Vader e Hannibal Lecter. A saída criada por Chris, seu irmão Jonathan Nolan e o co-roteirista David Goyer foi trazer para as telas o personagem responsável por quebrar o herói nas histórias em quadrinhos, Bane (Tom Hardy).

Pessoalmente nunca fui fã do vilão, criado pela oportunidade mercadológica de desbancar um de seus maiores ícones e assim vender mais gibis - saída que já havia sido utilizada pela mesma DC Comics com Doomsday, inventado meses antes para matar o Superman. Piorou a minha relação com ele quando Joel Schumacher o colocou em Batman & Robin (1997), em uma versão inflável, descerebrada e totalmente descartável (que ainda atormenta meus piores pesadelos). Mas, como dizem os fãs, "In Nolan We Trust" (no Nolan, nós confiamos). Já na primeira cena do filme vemos um sujeito enorme e frio, que tem todos os movimentos calculados como um bom enxadrista e impõe nos seus oponentes o mesmo medo que o Batman conseguiu espalhar pelo submundo de Gotham City.

Seus motivos vão ficar mais claros com o desenrolar da trama, que apresenta ainda três novos personagens: o policial John Blake (Joseph Gordon-Levitt), a magnata filantropa Miranda Tate (Marion Cotillard) e a gatuna Selina Kyle (Anne Hathaway). Sexy, ágil e dissimulada como a ladra de joias, Anne Hathaway se mostra capaz de fazer muito marmanjo esquecer a lambida que Michelle Pfeiffer deu em Michael Keaton no segundo batfilme dirigido por Tim Burton. Já Gordon-Levitt engrossa a voz, ganha peso e cara de homem, e comprova a posição alcançada em A Origem, como potencial astro de filmes de ação - com a vantagem de ainda saber atuar. Quem sai no prejuízo é Cotillard, que surge como o ponto fraco do elenco, com atuação muito aquém de sua já reconhecida e premiada capacidade.

Outra novidade, desta vez entre os veículos, é a aparição do Morcego, uma espécie de Tumbler voador. Sua agilidade no ar é comparável com a capacidade de luta do Batman e o poder de seus motores é ensurdecedor. Apesar de preferir usar efeitos práticos, Nolan prova nestas cenas que domina também a computação gráfica, com uma perseguição aérea entre os prédios de Gotham City digna de qualquer filme de super-herói voador. E o efeito IMAX - a imersão na gigantesca tela, com sequências filmadas em película 70mm - faz o resto. Se em Batman - O Cavaleiro das Trevas as seis sequências (28 minutos) IMAX se destacavam quando entravam em ação, neste novo filme, com quase metade de seus 164 minutos de duração no formato, as transições ficam menos visíveis e, consequentemente, temos um motivo de dispersão a menos com que nos preocupar.

Quem também tem pouco com o que se preocupar durante todo o arco inicial é o Comissário Gordon (Gary Oldman). Depois da morte de Harvey Dent - no desfecho de O Cavaleiro das Trevas - Gotham vive dias de paz, mas sua consciência o perturba. O Batman assumiu a morte do ex-promotor e virou alvo da polícia local e Gordon tratou de esconder o fato de que Dent havia se transformado no Duas-Caras, mantendo assim sua figura imaculada. A maior consequência disso é uma lei que praticamente zerou a criminalidade no local e levou o Batman à reclusão.

Cabe então a Bane trazer novamente o caos à cidade.

A trama toda se desenvolve de forma linear e é detalhadamente explicada, com direito a vilão fazendo pausa antes de seu ato final para contar ao herói os motivos que o levaram até aquele ponto - algo digno da série dos anos 60 estrelada por Adam West e Burt Ward, acredite! E entenda isso como uma homenagem, assim como a citação de outros personagens conhecidos dos leitores dos quadrinhos do herói mascarado. É a desforra dos Nolan contra os que sempre diziam que sua Gotham era muito distante da vista nas páginas mensais das revistas.

Mais do que um filme

Encarar Batman - O Cavaleiro das Trevas Ressurge (The Dark Knight Rises) apenas como mais um filme, tirando-o do contexto da trilogia seria um desserviço à história do cinema. Se ele é melhor ou pior do que Batman Begins ou Batman - O Cavaleiro das Trevas, pouco importa agora e cada um vai julgar à sua maneira. O que precisa ser notado e elogiado de forma incessante é a forma como ele encerra magistralmente a série, fazendo referências a falas e pensamentos que foram proferidos há 7 anos, na estreia do primeiro longa.

Se não fosse também a trilha incessante de Hans Zimmer, principalmente no segundo e terceiro filmes, não seria tão impactante o silêncio que norteia a sinfonia de socos e chutes esmagando carne e ossos, na luta mais tensa (e intensa) de toda a trilogia, quando o Batman acha alguém à sua altura técnica e a cabeça no lugar, cenário perfeito para enfrentá-lo e, quem sabe, derrotá-lo. E se isso acontecer, tudo bem, porque como dizia e repetia Alfred (Michael Caine) desde que Bruce Wayne ainda tinha seus pais, é preciso cair para aprender a se levantar.

Ver Batman - O Cavaleiro das Trevas Ressurge vai trazer aos rostos dos fãs mais sorrisos do que o gás do Coringa, mas assistir à trilogia completa vai além. É um combustível que vai manter o batsinal funcionando por muito tempo, quer aconteça ou não o futuro que Nolan deixou escrito nos últimos minutos de sua batsérie.

P.S. Esta crítica está livre de spoilers. Se você quiser saber mais sobre a trama e as surpresas do filme, veja o vídeo abaixo, em que nós contamos TUDO o que acontece no filme.

Entrevistas e visita ao set de Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge

Leia mais sobre Batman - O Cavaleiro das Trevas Ressurge

Nota do crítico (Excelente) críticas de Filmes
 

Enquanto todos escutavam Cazuza no Rio dos anos 80, em uma colônia de férias g@√ alemã, o pequeno Wilson escutava isso: https://m.youtube.com/watch?v=NgO5Pn-TDMU

Com os ingressos em mãos para o dia 1°.

Frase do final de semana: “Devemos aprender durante toda a vida, sem esperar que a sabedoria venha apenas com a velhice.” Comentário: Geralmente, quem fica esperando chegar a sabedoria com a velhice, só acaba ficando velho. “Hoje é dia de que?” Sábado é o Dia do Profissional Liberal, o Dia Mundial dos Meios de Comunicação e o Dia da Mata Atlântica. Domingo é o Dia do Educador e o Dia do Ceramista.

Coisas ruins acontecem em casa também...

Frase do dia: “Ordem, trabalho, caridade, benevolência, compreensão começam dentro de casa.” Comentário: Conheço gente que só conseguiu aprender o que é ordem, trabalho, caridade e benevolência, fora de casa, na base de cabeçadas na parede. Mas, pelo menos aprendeu. Compreensão é um pré-requisito pra aprender essas coisas todas. “Hoje é dia de que?” Hoje é o Dia do Revendedor Lotérico e o Dia Nacional de Combate ao Glaucoma.

O Stan Lee falou da introdução de novos personagens que fariam os fãs felizes. O Bill Raio Beta poderia aparecer já no Thor Ragnarok... o Namor, bem, se ele aparecer, espero que ele tenha uma boa introdução tipo, sei lá, a vinda do Thanos gerou um desastre nos oceanos, e ele venha a superficie enfrentá-lo com a ajuda dos heróis.

Dia mundial do lançamento de Star Wars.

O que acharam da possibilidade de Namor e Raio Beta serem vistos contra Thanos?

MWAHAHAHAHAHAHAHAHAHA Polacão, tomou?

Só que eu reclamo e não vou ver os filmes. Já vocês reclamam e vão ver. Não entendo isso.

Frase do dia: “Se não houvesse sofrimento, o homem não sentiria a maravilhosa sensação da felicidade. Comentário: Pensamento perigoso que só pode ter sido formulado por pessoas com desvio de caráter crônico e aceitos por trouxas tapados sem imaginação. Não é preciso ter experimentado qualquer tipo de sofrimento na vida, por ínfimo que seja, para saber e sentir o que é felicidade. Você pode saber o que é felicidade vivendo momentos cada vez mais gratificantes e aí, por comparação, entender o que é isso. Mas não é necessário comparar um momento feliz com um momento de dor ou sofrimento, pra saber o que é isso. “Hoje é dia de que?” Hoje é o Dia da Indústria, o Dia da Costureira, o Dia Nacional da Adoção, o Dia do Massagista, o Dia do Trabalho Rural e o Dia da Libertação da África.

Excelente matéria https://www.uol/entretenimento/especiais/40-anos-de-star-wars.htm#eles-quase-fizeram-star-wars

Para toda dúvida tem aquela palavra de consolo: "Te f@$#!" rs

Olha quem fala ?!!!!!

Frase do dia: “Quantas vezes um problema aparentemente insolúvel pede tão somente uma palavra calmante para ser resolvido.” Comentário: Papo furado. Já vi muita “palavra calmante” tirar o foco e fazer perder o fio da meada no meio de um raciocínio complexo e importante. O que geralmente ajuda em problemas aparentemente insolúveis é o silêncio alheio. “Hoje é dia de que?” Hoje é o Dia da Infantaria, o Dia do Telegrafista e o Dia do Vestibulando.

kkkkkk

Parem de reclamar e vão ver a porr@ do filme! Que gente reclamona!

Verdade. E ele com a armadura nem encaixa bem no pôster, parecendo mais um exagero. Tá parecendo a DC com o Batman, colocando ele em todos os cantos pra ver se lucra mais.

Sem comentários... https://cinema.uol.com.br/noticias/redacao/2017/05/24/lesbica-durona-brinca-the-rock-sobre-foto-de-gola-role-e-pochete.htm

De acordo! Muito tecnológico...

Se fosse o traje da Aranha de Ferro eu até entenderia, mas não... Estou incomodado mesmo é com a quantidade de Stark nos trailers e posters... Nesse ultimo que saiu o Stark tá maior e em mais destaque.

Minha única reclamação com o último trailer de HA Homecoming é... Pra que tanta tecnologia?? Computadores, inteligência artificial, "luzes internas"... É quase que o Aranha de Ferro, ainda mais com o para-quedas que, honestamente, sempre achei tão clássico ser o próprio Peter a criar um com as teias...

E as hienas, produzem um som similar aos dos políticos quando recebem uma mala com propina.

Frase do dia: “O mundo está cheio de criaturas que têm o sorriso nos lábios e o veneno no coração.” Comentário: Que eu saiba, a única criatura que sorri é o homem. Esse autor das “Frases do dia” é uma criatura imbecil. “Hoje é dia de que?” Hoje é o Dia Internacional das Comunicações Sociais e o Dia da Colonização do Solo Espírito-Santense.

É... Eu não duvido nada.rsrs "Mais Jovens, Mais Furiosos. Blockbuster de 2020".kk

Prepare-$e... Vem ai, Torettinho e BryanInho! Velozes e Furiosos no jardim de infância. Vào meter nitro nos carrinhos de bebê.

Nada de absurdo... Tudo muito plausível !!

Ah, então tá de boa.rs

Aí vou logo pegar ingresso pra umas 3 sessões!kkkkk

E se eu te contar que essa nem é a parte mais absurda do filme? kkkkkk

A maioria das minhas amigas com menos de 15 anos e algumas outras acima dessa idade são as que mais falam disso rsrs

Não. Só citam ele, falando "O Bryan saberia o que fazer nessa hora".

No final!

Agora, sem entrar na questão de se Batman Vs Superman é ou não um bom filme mas, da mesma forma que muitos sites condenaram o filme, mesmo antes da estréia, só por não gostarem do Snyder... Será que dessa vez, muitos sites não irão aplaudir Mulher-Maravilha, só pra não serem chamados de mach is tas?

É o bat-local dos desajustados.kkk

Só me diz uma coisa: Por um acaso não trazem o Bryan de volta, só pra matar ele na história, como muitos falaram que poderia acontecer, não é?

Eu devo ir esse final de semana, assistir. Quero muito ver o The Rock desviando um míssil com a mão.kkk

Esse, mesmo. Vejo cada vez mais gente falando a respeito.

kkkk Minha amiga é vidrada neles. Só o que digo é que cada um tem seu estilo.rs

Hummmmm e se for um sucesso, O que irão dizer ? Fica uma linha confusa de pensamento, a impressão que fica é que está torcendo contra!

Hã ?!?!?!?!

Isso não vem ao caso. Pois não estamos falando disso, estamos falando dos aspectos técnicos e artísticos da Liga.

Frase do dia: “Nunca fale aos gritos, abusando da intimidade com os entes queridos.” Comentário: Isso serve também para as pessoas que gostam de terminar as frases escritas com “?!?!”. Sempre quando eu leio coisas assim, me passa a sensação de que eu estou lendo alguma coisa escrita por um desequilibrado. Se eu uso esse expediente algumas poucas vezes aqui, é só pra trollar. Quem usa normalmente “?!?!” nos seus textos deveria consultar um médico. “Hoje é dia de que?” Hoje é o Dia do Apicultor e o Dia Internacional da Biodiversidade.

Sim. Li depois. Realmente trágico.

Creio que devem ter lido da tragédia ocorrida com o Snyder????

Pois é a choradeira já começou. Agora até vejo os anta-Nolans falando, caso o filme seja bom, que é graças ao Wedon. E perante a desestruturação da DC Warner o Nolan foi esperto aceitou a oportunidade pintou e bordou, fez seu nome, ficou milionário e emplacou obra prima atras de obra prima. Isso é ser gênio e fazer arte. Agora o Joss Wedon nao aguentou a pressao da Marvel pediu arrego e ta desempregado fazendo freela para conseguir se alimentar.

Falo das aparições recentes dele, mas eu devo estar com a memória ruim.

Bem, da porradaria, e da equipe zoando com o Roman e com o Clint Jr., eles não davam uma dentro! kkkkkkk Ri muito dos absurdos do filme, como a parte dos pilotos automáticos pra pegar o russo na limusine, e a chuva de carros também. Só não gostei do Hobbs ficar se transformando no The Rock a cada filme, se é que me entende. No Velozes 5 ele era implacável, um bada$$, e aos poucos ele foi amaciando e agora já falava em show da taylor swift. E achei estranho o Statham ser tão brincalhão com o filho de alguém que quase matou ele e o irmão. Senti falta do personagem do Paul Walker. Ele era o coração dos filmes, no meio das missões sempre tinha uma conversa dele com a mia perguntando se estava tudo bem, etc. no filme tava todo mundo concentrado na missão, sem se importar muito um com o outro

O @Skyter odeia TDKR. Qualquer fã genuíno do Batman tem essa mesma postura. O @Ronan também pensa assim.

Mas nem o Joss Whedon vai conseguir consertar uma merd@ que começou lá atrás, quando os executivos da DC/Warner deram carta branca pro Nolan cag@r no Batman, o que atrasou completamente o universo DC nos cinemas, pra não falar que inviabilizou irremediavelmente. Agora, é muito fácil o cara dar de ombros, como se não tivesse nada a ver com isso, e falar de cima do monte de merd@ que ele deixou como legado: "Também, eu nunca quis fazer universo DC. Eu sempre quis fazer personagens 'realistas' e imbecis, exatamente como os meus seguidores são."

Não lembro dele falando de BvS :P

O que mais gostou?

Mas ele não reclama dos filmes da DC??

Parabéns!!

Ao final de TDKR nunca ouve universo DC. Alias nem cogitava-se essa ideia. Falou merdda como sempre.

Tem no Netflix? Caramba! se tiver mesmo vou assistir pela 34° vez. Se tiver em coreano ou Japones pra dar uma variada. Considerando que já assisti em russo, espanhol e italiano (alias em italiano a voz do bane está bem daora.)

Agora se A Liga da Justiça for uma merrda colossal os anti-Nolans não poderão dizer "só Joss Weddon pra salvar esse filme". Muah ra ra ra ra ra ra ra

O Skyter sempre aparece a cada três anos para xingar o filme dos Vingadores. A última aparição dele foi em 2015 após Era de Ultron. Provavelmente ele aparecerá ano que vem após Guerra Infinita.

Com certeza.

é o tal do K-Pop? Aquels cantores que parecem umas moças?

O final de TDKR estabeleceu o fim do universo DC nos cinemas. Depois dele, o negócio ficou todo atropelado e capenga, a toque de caixa pra tentar alcançar a Marvel.

Não assisti. Vou esperar sair em DVD. E não tem chance nenhuma de eu ir ver Mulher-Maravilha. Porr@, eu não consigo nem ir ver os filmes que eu quero, por que eu iria querer perder tempo com esse?

Ok. E você pergunta apenas pra saber a nossa opinião, ou vai seguir estritamente os nossos conselhos, sem pensar duas vezes e nem olhar pra trás?

Achei a cena dos pulos espaciais caricata demais.

Não se divertiu mais vendo Velozes do que Guardiões?

Lembrando que o Ronan sumiu mesmo depois que ele participou do BBB... E o Skyter?? Bob nem pra dar um oi também !!!

Já foi ver Guardiões?? Alguma remota chance de tu ir ver Mulher-Maravilha??

Ela chateada comigo uai.

Ih rapa, em um certo sarcófago um certo ser doentio e polaco acaba de se enfurecer... Corre!!!

O que você quer saber se a gente acha certo? O jeitinho meigo dos caras, a sua filha com raiva ou você sacaneando?

Acabei de ver novamente esse filme no Netflix e...puta que pariu, o universo DC deveria ter continuado de onde os filmes do Nolan pararam! Arrepia até os cabelo do ... o final da trilogia!

Meus caros, tem um grupo coreano visitando o Brasil e minha filha gosta desse grupo, eu fico sacaneando com o jeitinho meigo desses caras e ela fica com raiva, vocês acham certo isso?

Use o velho truque ninja.

Doctor, Gabriel... Quem teorizou a ideia do multiverso ??? Algo tão comun nos quadrinhos https://br.noticias.yahoo.com/descoberta-de-novo-ponto-frio-pode-provar-existencia-de-um-universo-paralelo-115605472.html

@Power, assisti VeF8, porém o Omelete nã oquer me deixar opinar sobre o assunto >:(

aqui tá mais pra hospicio do que pra CHAT

Já desconfiou não foi ?? Diz ai!

Isso que é persistência: Ele voltará "Schwarzenegger confirma que estará em novo Exterminador"

Não, aqui só tem doido!!

é aqui que tem um chat nos comentários é isso msm?

http://googleweblight.com/?lite_url=http://politica.estadao.com.br/noticias/geral,lula-e-pt-avaliam-que-cassacao-no-tse-e-caminho-mais-curto-para-eleicoes-diretas,70001793138&ei=CTdW_x-w&lc=pt-BR&s=1&m=321&host=www.google.com.br&ts=1495311627&sig=ALNZjWk03ZTO2bRVgz78uBBtOXQjpxi13w

É uma cilada, Tom!!!!

Vi Guardiões da galaxia vol 2 há uma semana Ainda acho que os filmes desse grupo são os mais interessantes do MCU. James Gun trabalhou bem os personagens, cada um ali tem um momento, uma importância pra história e um passado meio desajustado. Da pra se identificar com qualquer um ali Uma sacada interessante foi trazer personagens do filme anterior como o Yondu e a Nebula, detalhando mais a historia deles. Fora isso quase todos os acertos do filme anterior estavan presentes nesse segundo também, os personagens cativantes , a trilha sonora , a homenagem aos anos 80, o total nonsense.. Minha unica ressalva vai pra alguns exageros que o filme passa em termos de piada e o exagero de tramas la pelo meio, isso deixou o filme meio arrastado.Tinha a historia do pai do quill, do Yondu caindo fora da tropa ,do povo dourado, da Nebula com a irmã.. tramas demais Mesmo assim um excelente filme com final bem emocionante. Vamos ver o que acontece ano que vem quando eles se juntarem com os Vingadores, tem tudo pra ser o filme do ano!!!

Hum será que Temer cai ou vao fechar os olhos em detrimento da recuperação econômica? Se forem esperar ele renunciar pode esquecer, ele ja disse que nao vai. O tempo ta a favor dele ja que as eleições ja são ano que vem, só uma pressão popular daria cabo do seu governo

Ou... Irmão gêmeo.kk

Frase do final de semana: “A dúvida por hábito é defeito; por princípio, é qualidade.” Comentário: A frase mais genial e sábia que eu li na minha vida é muito melhor do que essa: “Quem não desconfia de si mesmo, não merece a confiança dos outros”. Toda a sabedoria necessária está aí. “Hoje é dia de que?” Sábado é o Aniversário de Palmas e Domingo é o Dia da Língua Nacional e o Dia Mundial do Desenvolvimento Cultural.

Clonagem..

De boa, cada um tem sua própria opinião. Só penso que ficaria melhor focar nas histórias da X-23 e aproveitar que acharam uma grande atriz mirim, do que já que ficar trazendo o Wolvie de volta - até porque, um morte e ressuscita, diz que acabou e depois volta atrás... é uma das coisas que mais me irrita nas HQ's, e não quero que também vire moda nos cinemas. --- Aí que tá, pois parece que a ideia principal do Russel Crowe é pra fazer uma história após o fim do primeiro filme. E pra isso que ele anda caçando roteiros. Mas a única possibilidade que eu vejo (e não digo que é boa) é se disseram que a lâmina com a qual o Commodus perfurou ele, tinha algum veneno/poção do sono e fez com que todos pensassem que ele tinha morrido. Mas não.

Cara, pode me criticar mas não sou desses fanboys chorões que falam "Ain, não consigo ver nenhum outro para o papel do Homem de Ferro senão o RDJr", "Vou chorar quando fulano sair do papel de tal herói". Pra mim o personagem é maior que o ator.

Só se for pra contar a vida do Maximus antes de lutar no Coliseu, com a família ainda viva ou similares. Mas aí iam ter que rejuvenescer o Crowe pra isso...

Bom, por mim, prefiro que não tenhamos um novo Wolverine por uns 10 anos.rs Não sei, mas ele é quem parece mais empolgado e pedindo pra criarem uma história com o retorno do Maximus. Mas, infelizmente... não sei se o Ridley Scott conseguiria fazer uma sequência a altura, agora.

Lá se foi minha esperana de ver o Hardy como Wolverine... Russel crowe tá precisando pagar as contas ou o que?

Ei Augusto, foi contratado pra dar cabo do Kin Pan Su coreano ??

Mas quando que internet serve pra alguma coisa.

Ele volta porquê ele é o Máximus!!!

Mulher-Maravilha despontando pra ser melhor recebido do que BVS.

Wilson. Eu não sei o tem dentro de você... A mistura pode ser Abominável!!

O segundo já foi excelente !

Sem dúvida. É escancarado isso. Desespero. Felizmente, muita gente já percebeu isso. As redes sociais e a Internet são bem úteis pra desmontar essas armações rapidamente, hoje em dia. Maior fluxo de informações, mais chances de ver análises e pontos de vista diferentes, para formar uma visão mais abrangente. Vem muita merd@ no processo também, mas a resultante é benéfica. Por isso que, pode ver, praticamente todas as ditaduras do mundo (Coreia do Norte, China, Cuba, cada vez mais a Venezuela, etc) controlam a Internet.

Frase do dia: “Bondade no campo doméstico é a caridade começando em casa.” Comentário: Bom, mas o que seria qualquer coisa no campo doméstico se não estivesse relacionada à casa, porr@? “Hoje é dia de que?” Hoje é o Dia da Defensoria Pública.

Discuta aqui no site Discuta aqui

O Omelete disponibiliza este espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site. Por favor respeite e siga nossas regras para participar. Partilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas.

Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

blog comments powered by Disqus