Batman - O Cavaleiro das Trevas
Filmes - Ação, Aventura
Batman - O Cavaleiro das Trevas (2008)
(The Dark Knight)
  • País: EUA
  • Classificação: 12 anos
  • Estreia: 18 de Julho de 2008
  • Duração: 152 min.

Batman - O Cavaleiro das Trevas

Muitos elogios e apenas um defeito para o novo filme do defensor de Gotham

Batman Begins, como o nome já deixa bem claro, era uma promessa de um início e não uma ressureição ou volta. Era uma quase ordem para que se esquecesse os filmes de Tim Burton e nem se preocupasse com o que foi cometido por Joel Schumacher. O papo ali era sério. O intuito era mostrar um Homem-Morcego de verdade, em um mundo como o nosso, cheio de corrupção, gente falsa e gananciosa e uma alma disposta a mudar tudo isso.

Agora, acabou o papo do "Era uma vez...". Bruce Wayne (Christian Bale) está de volta a Gotham City mais rico e poderoso do que nunca. E o Batman já deixou de ser apenas um mascarado para se tornar um fio de esperança para a cidade e um enorme perigo para os criminosos.

Quando Batman - O Cavaleiro das Trevas (The Dark Knight, 2008) começa, o herói está formado, amadurecido. E isso tem suas conseqüências: 1. O crime organizado se mobiliza com um objetivo em comum: destruí-lo; 2. Pessoas sem treinamento se fantasiam inspirados nos atos de bravura do herói; 3. Surgem malucos dispostos a desbancá-lo por ganância ou simples vontade de ver o circo pegar fogo.

Esta última definição obviamente é uma descrição simples e rápida do maior nêmesis do Cavaleiro das Trevas, o Coringa (Heath Ledger em seu trabalho completo). O personagem criado pelo australiano é um psicopata, assassino sem dó, anarquista que só pensa em uma coisa: criar o caos. Do jeito de andar à forma como ele fala e age, tudo contribui para que não haja qualquer comparação com as versões anteriores do Palhaço do Crime. Pistolas com bandeirinhas escrito "BANG"? Isso é coisa de menininho de 4 anos. O truque agora é fazer lápis desaparecer. E por isso vale o alerta: crianças, fiquem em casa, porque o novo Coringa dá medo!

E ele não vem sozinho como o único novato à série. Do lado oposto surge um "Cavaleiro Branco", o promotor de Justiça de Gotham City, Harvey Dent (Aaron Eckhart). Lutando com as armas que têm em mãos, Dent vai trabalhando duro para se tornar um herói sem máscara, símbolo de uma luta que pode, sim, ter fim, se todos acreditarem e fizerem o que é certo. Seu discurso e suas atitures levaram para o seu lado a jovem assistente da promotoria Rachel Dawes (Maggie Gyllenhaal substituindo e melhorando o que havia sido feito pela sem-graça Katie Holmes no primeiro filme), o tenente Jim Gordon (Gary Oldman) e até mesmo o verdadeiro Bruce Wayne, que nada tem a ver com o playboy festeiro criado como disfarce ideal para o defensor de Gotham.

Para contar as histórias de tantos persongagens do jeito que queria, o diretor Christopher Nolan, que assina o roteiro ao lado do seu irmão, Jonathan, criou um filme que algumas pessoas podem julgar longo, 152 minutos. Mas a verdade é que as mais de duas horas e meia de projeção parecem pouco em um filme que não diminui o ritmo e vai emendando um suposto clímax em algo ainda mais grandioso e dramático. Duas cenas, aliás, merecem destaque especial: o desfecho da cena do hospital e a seqüência do caminhão. Nada de computação gráfica: tudo aconteceu de verdade e foi captado pelas câmeras em um único take que não permitia segundas tomadas. O realismo a que Nolan gosta tanto de falar, vai além de buscar personagens reais. Ele cria também situações reais e que deixam qualquer um de boca aberta.

Não só isso! Nolan parece que ouviu as críticas ao filme anterior e tratou de suavizá-las. Esqueça o alívio cômico protagonizado por Alfred (Michael Caine). Há algumas falas engraçadas, mas sempre dentro de um contexto.

Cansou de ler tantos elogios? Então saiba que Batman - O Cavaleiro das Trevas não é perfeito. Ele tem um defeito enorme: vai ser difícil fazer algo melhor para o personagem. Mas não impossível. Nada é impossível quando se tem dinheiro, técnica e obstinação. Boa sorte, Bruce. Boa sorte, Christopher!

Leia a combertura completa no Especial Batman

Nota do crítico (Bom) críticas de Filmes
 

Hater é triste....

Sabe de nada inocente.

Filminho ordinário.Lutas de criança,longo e cansativo e com uma trilha sonora que não para nunca.Um blablabla interminável.Pretencioso e fraco.Surfou na morte do ótimo Heath Ledger Não chega aos pés de LOGAN.

Bons tempos...

Saudade desse filme

A cotação está errada.O Forlani deu 5 ovos.

A cotação tá errada.Arrumem ai.

é tanta falta de coerência que as vezes a gente nem lê direito , essa eu nem li , vi uma nota dessa e passei longe .

Isso foi um erro no site , tanto que a nota real dada ao filme foi de "excelente" ou seja , máxima é...serio que você não leu a critica ? por que ela deixa claro que não foi isso ai não..

Pior que Iron man 3 e BvS? Precisam melhorar o critério, se é que há algum.

essa nota ta errada, lembro que a nota do filme erra 5 ovos,, deve ter sido algum erro quando fizeram a "reforma" do site.

Realmente acredito ter sido um erro. Não quero acreditar em edição posterior. Lembro muito bem na época dele ter dado nota máxima ou 4 ovos. Além disso, se tratasse de edição, a nota não faz mais jus a crítica, na qual o Forlani claramente gostou muito. Basta recortarmos esse parágrafo: "Cansou de ler tantos elogios? Então saiba que Batman - O Cavaleiro das Trevas não é perfeito. Ele tem um defeito enorme: vai ser difícil fazer algo melhor para o personagem."

3 ovos??? deve ter algum erro ai no site, duvido que eles tenham mesmo dado essa nota na epoca

Esse é do Superman

bizarro

Então se mande

MEU DEUS .... 3 OVOS ?? BOM ??? KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK NUNCA MAIS DAREI CRÉDITOS PARA AS CRITICAS DESSE SITE

pois e... e um dos filmes q vc quer esquecer so pra assistir e encantar d novo..... fantastico, pena q os caras prefiram marvel.... pq dpois d era de ultron e 4 fantastico... n tem como negar...

acho que o filme e uma obra de arte... todas as atuçoes sao fantasticas dificil ter um filme d hq melhor q esse.... muiiiiito dificil msm...

TDRK 5 ovos com direito ao pior Omeletv da história quando fizeram a cagada de comparar com Vingadores e essa 3 ovos? Eu acho que era 5 e depois editaram hein... euuuuu heeeeinnnnn

Batman - O Cavaleiro da Trevas é um otimo filme de ''Super Heroi'' baseado 90% em HQs, porem o filme deixa a deseja quando o Coringa (Heath Ledger) rouba a cena com sua atuação digna de um Oscar (Sim ele ganhou um Oscar de Melhor Ator Coadjuvante), Christian Bale (Bruce Wayne) na minha opinião teve uma das piores atuações do filme até o Aaron Eckhart (duas caras) fez uma interpretação melhor que nosso querido amigo Christian, a trama do filme é bem desenvolvida, otimas cenas de ação é algumas cenas de drama que deixa o filme bem mais interessante, uma coisa que mim deixou bem preso ao filme foi a trilha sonora que na minha opinião deu mais tensão as cenas de ação é de drama. Vale a pena assistir :), minha nota pro filme é 8,0.

Legal demais ver uma crítica que deixa de lado o haterismo pelo diretor e foca apenas no filme. Parabéns ao Forlani.

Jamais sairei de um cinema tão maravilhado com um filme baseado em HQs...

esse filme é uma obra prima,mas eu ainda prefiro os vingadores. como eu queria que Heath Ledger estivese vivo para tar em o cavaleiro das trevas ressurge.

Discuta aqui no site Discuta aqui

O Omelete disponibiliza este espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site. Por favor respeite e siga nossas regras para participar. Partilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas.

Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

blog comments powered by Disqus