Filmes

Crítica

Crítica: Bicho de 7 Cabeças

Ô louco, meu!

22.06.2001, às 00H00.
Atualizada em 21.09.2014, ÀS 13H12
São Paulo é um dos maiores centros urbanos do mundo. Há muitas vantagens em se morar num lugar destes. Por outro lado, existe também um número infinito de pontos negativos. A capital paulista vista em Bicho de 7 Cabeças mostra a pichação, poluição e sujeira causada pelo "progresso". Motivos suficientes para deixar qualquer um maluco, não&qt&

Neto é um adolescente de classe média baixa que acaba "pirando", mas por outros motivos. Seu pai, acidentalmente, acha um cigarro de maconha na blusa do filho e decide interná-lo num manicômio. É isso mesmo! O pai leva ao extremo a expressão "estar bem louco" e o prende num hospício.

Esta experiência não é fictícia. Aconteceu com um jovem de Curitiba nos anos 70. Austregésilo Cerrano Bueno pegou todas estas experiências e criou um livro, Cantos Malditos. Desta obra, a diretora Laís Bodanzky e o roteirista Luiz Bolognesi construíram um dos melhores dramas nacionais. Não é à toa que Bicho ganhou nove prêmios no festival de cinema de Brasília e mais nove em Recife (entre eles melhor filme, direção e ator).

É verdade: ri melhor quem ri por último

Rodrigo Santoro, famoso pelas participações em novelas da Rede Globo, protagoniza pela primeira vez um longa-metragem. Sua atuação beira a perfeição. No Festival de Brasília, ele foi vaiado antes da exibição do filme pelo simples fato de ser um galã global. Ao final da sessão, todos aplaudiram de pé.

Para participar o projeto, Rodrigo tirou licença da emissora de Roberto Marinho. Se dedicou exclusivamente ao filme. A sua relação de amor e ódio com o pai (Othon Bastos) é o principal motivo do filme. Em uma das diversas discussões entre os dois aparece outro fator que diferencia o Bicho dos outros filmes: a edição de som. A briga percorre a casa toda e o som acompanha, começando lá no fundo (literalmente, como pode se perceber em salas que tenham o efeito de surround) até chegar ao plano principal. São detalhes como este que deixam o filme um passo à frente dos demais.

A fotografia também merece destaque. A câmara estava quase sempre à mão. Nada de gruas ou carrinhos e raramente utilizou-se do tripé. Tudo feito como se estivessem rodando um documentário. Este movimento deixa o espectador quase na posição de personagem. A imagem e o já citado som andam de um lado para o outro, mostrando tudo o que está à sua volta.

Sem perder o foco

Apesar das belíssimas edições de som e vídeo, a técnica utilizada funciona apenas como suporte a um filme bem dirigido, uma história bem contada e atores em ótima forma. Destaque especial ao ator Gero Camilo, no papel de Ceará, e todos os demais internos dos manicômios. É difícil acreditar que os atores ali não sejam loucos de verdade.

Foram quase quatro anos entre a "descoberta" do livro e a finalização do filme, na Itália. No processo de pesquisa foi constatado um número significativo de mulheres internadas após traírem seus maridos e um alto percentual (12%) de "loucos" confinados pelo alcoolismo. É exatamente contra isso que o escritor Austregésilo luta até hoje: internações desnecessárias e tratamentos a base de drogas e eletrochoques. Isso sim deixa qualquer um insano.

Numa conversa informal com Laís Bodanzky, ela me disse que queria o seu primeiro longa-metragem "falando com muita gente". Muito simples, trajava calças jeans e camiseta vermelha, a diretora completou dizendo que o filme foi editado na Itália, mas totalmente voltado ao público brasileiro. Ela desempenhou o papel de cineasta com louvor. Agora, cabe a nós fazer deste filme um sucesso.

O Bicho de 7 Cabeças (RioFilme/Columbia) - Drama/Nacional
O Bicho de 7 Cabeças. Brasil, 2001. Dir. Laís Bodanzky. Com Rodrigo Santoro, Othon Bastos, Cássia Kiss, Jairo Mattos, Caco Ciocler, Luis Miranda, Valéria Alencar. Duração: 1h20

Imagens © 2001 Rio Filme/Columbia
Imagem de São Paulo gentilmente cedida pelo site www.sampacentro.com.br

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.