John Wick - Um Novo Dia Para Matar
Filmes - Ação, Suspense
John Wick - Um Novo Dia Para Matar (2016)
(John Wick: Chapter Two)
  • País: EUA
  • Classificação: 16 anos
  • Estreia: 16 de Fevereiro de 2017
  • Duração: 132 min.

John Wick: Um Novo Dia Para Matar | Crítica

Continuação vai dos filmes mudos à produção chinesa contemporânea para criar seu manifesto de cinema de ação

Embora o jogo de referências de John Wick: Um Novo Dia Para Matar seja feito todo com o cinema mudo - o filme abre com cenas de uma comédia de Buster Keaton, o pôster imita Harold Lloyd e o clímax na sala de espelhos evoca O Circo de Chaplin - é com o cinema chinês de ação que esta continuação tem suas maiores dívidas. Não exatamente com os astros do país (o Operação Dragão de Bruce Lee é outro longa que recicla a sala de espelhos) mas uma dívida com o senso de narrativa movida pelo gesto que prospera nas produções de Hong Kong e que ajudou a moldar os gostos da geração do ator Keanu Reeves e do diretor Chad Stahelski.

O novo John Wick é um filme que poderia ter sido concebido por Soi Cheang ou Johnnie To, dois dos maiores nomes do cinema chinês contemporâneo "autoral" de ação, e talvez não haja elogio maior para essa continuação. Stahelski amplifica os pontos fortes do primeiro filme e felizmente consegue dar uma gravidade e um impacto maior à forma como a ação afeta seu protagonista, sem deixar de lado o caráter lúdico daquele mundo de assassinos. Desta vez, toda Manhattan parece envelopada pelas fantasias de violência, e faz todo sentido que qualquer passante na rua possa se revelar um matador escondido, assim como, nos musicais, qualquer passante na rua pode se revelar um dançarino.

Se o trabalho de design de produção e iluminação era ligeiramente mais discreto no primeiro longa, para criar locais cheios de neon e efeitos que parecessem afetadamente cenográficos mas ainda assim reconhecíveis como boates, ruas e galpões do mundo real, a continuação joga esse pudor pela janela. É uma opção de estilo parecida com a da passagem de The Raid 1 para The Raid 2, que resultou num filme muito mais operístico, e o futurismo em John Wick 2 toma de vez a tela em cenários como a estação de metrô toda clean - mais parecida com os corredores de Resident Evil - Retribuição do que com o metrô de verdade de Manhattan.

A ideia, afinal, é transformar o universo de John Wick em um grande palco, limpo de oportunidades. Nele, Keanu Reeves, um ator que realmente se assemelha a Buster Keaton no contraponto entre a expansividade do corpo e o rosto congelado de expressões, encontra um espaço todo para si - ampliado na profundidade, com oponentes entrando não só pelos lados mas frequentemente pela frente, rente à câmera - não só quando o matador coreografa de antemão a ação mas também nas cenas de duelo contra Common. O rolar na escada, o tiroteio silencioso, a aproximação dos dois dentro do trem... Que belo par cômico-dançante. Ficam aqui os votos para que o terceiro filme traga do Oriente um Tony Jaa, um Zhang Jin ou qualquer ator de The Raid para deixar as coisas ainda melhores.

Falando assim, fica parecendo que John Wick 2 não se preocupa com nada que não seja o formalismo da sua ação, mas a grande lição legada pelo cinema chinês, e que Stahelski absorve exemplarmente, é a noção de que nenhuma linha de diálogo será capaz de substituir o gestual para dar conta do estado físico e emocional de seu personagem principal. Temos aqui um filme que, textualmente, avança na base dos monossílabos e das interjeições: Reeves balança a cabeça, fala pouco, e os coadjuvantes parecem dentro de um filme de James Bond, onde todos sabem o nome do protagonista e não cansam de repeti-lo à exaustão, como se essa repetição pudesse dar corpo a essa presença que às vezes parece imaterial, tal a teatralidade de John Wick. Mas a matéria está lá, sim: embora Reeves mal esbarre nas pessoas quando corre pela escada do metrô, o peso é claro "fora da ação", quando ele sofre para ligar o carro, quando se suja de cimento ou enche as mãos de cinzas na casa queimada.

Num tempo em que os blockbusters de ação americanos são atormentados pelos roteiros hiperexplicativos, que se apoiam em muletas de exposição mesmo quando não tentam tornar tudo mais complicado com suas obsessões de construção de universo, John Wick 2 é o bálsamo de que precisávamos, um mundo encerrado em si onde a fisicalidade basta, e onde o eventual ímpeto de se levar a sério demais e fazer "arte" é sabotado ironicamente com um bom tiroteio dentro dum museu.

Nota do crítico (Ótimo) críticas de Filmes
 

Só a cena do tiroteio no metrô já vale o ingresso!

Caraca.Chad era dublê de vários filmes de ação.Em Matrix ele era dublê de Keannu,e até sofreu um acidente grave durante as filmagens da luta no metrô.Tá no Making of do filme.

A CENA DO ESPELHO. QUE AGONIA. NÃO ENTRO NUM LUGAR DAQUELES NEM POR DECRETO RS.

OS DIRETORES JÁ ESTÃO PENSANDO NA CONTINUAÇÃO. MAS AINDA SIM TEM QUE CONTINUAR COM O PÉ NO CHÃO TENDO EM VISTA QUE ELE AGORA É UM ALVO CONTINENTAL

CARACA MAN. PENSEI A MESMA COISA. MERECE UM PERSONAGEM BEM SOMBRIO VINDO DO UNIVERSO MARVEL

Que filme... Cheio de ação que mostra perfeitamente Keanu Reeves sem dubles, conforme os videos apresentados pelo diretor. Poucas palavras que resumem um filme onde você fica ansioso pela continuação. João Pereira falou tudo. Melhor filme que assisti até agora em 2017. VALE A PENA VER COM FORÇA...

Yep!

Já assistiu Ong Back 2? O Protetor?

Acabei de assistir o primeiro e é um competente filme de ação, no máximo. Um pequeno fiapo de história pra amarrar as várias sequências de ação (essas sim, muito boas). Por sorte, eu não estava procurando mais do que um passatempo fugaz. Teria ficado bem puto se tivesse pago pra ter assistido. Vou assistir o segundo da mesma forma: se tiver um tempo e só quiser gastar umas horinhas vendo cenas de tiro e luta bem coreografadas, sem me preocupar muito com enredo.

só um parêntese, sou só eu , ou alguém mais nem lê as críticas do Omelete? ultimamente só tenho saco para ler as noticias aqui

Junto com Split , JW2 é o melhor filme que assisti em 2017 até o momento, espetacular como conseguiram superar o 1. que venha o 3 ...

Hessel é um crítico medíocre. Vamos procurar por sites de cinema e entretenimento de melhor qualidade pessoal!

Assiste meu video sobre John Wick2 https://www.youtube.com/watch?v=wpfZTpwyxRc&feature=youtu.be

Filme do Ka@#$!!! Ação frenética! Você nem consegue piscar os olhos. E mesmo assim te prende do começo ao fim. Só acho que o John Wick deveria estar no próximo Vingadores.

Outra crítica sobre o filme: https://cinematographecinemafilmes.wordpress.com/2017/02/21/john-wick-um-novo-dia-para-matar-2017/

O filme é uma incógnita agradável. O papel encaixou perfeitamente com a personalidade do ator. Por ter poucas falas, o filme se propõe a rodar em torno do papel do Keanu Reeves. E isso faz do filme uma surpresa. Além das mortes, você consegue entender perfeitamente o que ta acontecendo, o enredo, tudo. O número de mortes foi alto, John Wick se mostra um assassino frio. Aguardo ansiosamente pelo terceiro filme pelo fim do segundo ser empolgante.

reeves declarou que faria Matrix 4 se as diretoras dos filmes anteriores continuassem na direção do filme!! ainda há esperança.

Excelente filme. Tem que ter um 3º pelo final.

Pretexto pra isso pode haver. Poderiam explicar que para fugir dos assassinos o John Wick foi parar no extremo oriente

CÊ e badass para karai.

Tony Jaa é tailandês... Assista Ong Bak! É um ótimo filme de ação.

O nome disso é hype. Se até cricrito da globonews elogiou, como ir contra?!... Se fosse o Tatum ele dava todos os ovos.

Hessel não foi o msm q deu 1 ovo pro primeiro filme ?

Gostei muito do primeiro, que assisti no NTEFLIX no final do ano passado, e sem querer, nunca tinha ouvido falar no filme, mas achei do caralho, e quando assisti o primiero ja se falavam muito do segundo, ja estava pronto talvez sei la, mas o fato é que eu estou empolgado demais para assistir esse, e lendo os comentários aqui fiquei mais empolgado ainda.....

Ah é o Hessel. Não deu para ler.

Até quando o Hessel gosta do filme, ele não tem a capacidade de escrever uma crítica decente kkkkk... Beleza Hessel, você gosta de cinema chinês e de citar diretores orientais que só você ouviu falar, mas que tal falar um pouco do John Wick? Filme nota 10, supera o primeiro em todos os aspectos.

Primeiro o Hessel deu 1 ovo para o primeiro filme. Depois deu 4 para o segundo, quando viu que o primeiro foi um sucesso. Cara, que critério é esse? Os dois filmes seguem as mesmas premissas, a mesma abordagem. Nota para as críticas do Hessel: Meia gema de ovo.

Pseudo-filósofo esquizofrênico...

O Hessel definitivamente é alguém que não dá pra entender...Deu 1 ovo pro primeiro filme e 4 pra esse..Qual o sentido? Sendo que é o mesmo diretor, o mesmo estilo de filme...Gostei muito dos 2 mas é muita incoerência pra um cara só...

Acabei de voltar do cinema.Obliterado aqui.Filme sensacional!Não botava fé que seria melhor que o 1º,mas os caras conseguiram.Expande o universo do crime mostrado no anterior.Bem legal essa sociedade secreta de assassinos,tudo estilizado,mas classicão ao mesmo tempo.Aliás,fotografia,figurinos e direção de arte impecáveis.Cenas de LUTA muito bem coreografadas e o que dizer dos tiroteios?O John Wick mata fácil umas 100 pessoas aqui. Aquela cena dele nos túneis de Roma é f0dA demais,aliás um sequência melhor que a outra.E ainda deixam um gancho f0da pra parte 3. Duvido qualquer filme de ação desse ano superar.

Pelo menos o Hessel não deu menos de 4 ovos pra esse baita filme.

neh

Crítica do Hesellzzzzzzzzzzzzzz...

Rapaz... QUE FILME DE A Ç Ã O SENSACIONAL! É impossível não amar esse filme pra quem curtiu o primeiro. Keanu Reeves achou outro papel que pode ser marcante em sua carreira. Felizmente podemos ter o 3(previamente para 2020). Não é 10 porque achei o Lawrence Fishbourne(Morpheu) decepcionante e até destoante de todo o resto. As coreografias são maravilhosas, igualmente a trilha sonora e a direção do Chad. O roteiro ''lembra'' o mesmo do primeiro, porém com extensões maiores e com tramas diferentes. A franquia tende a ter o seu ápice no próximo capítulo, que espero e aparenta ser o último. Convenhamos que é melhor terminar quando está ganhando. 9.5/10 Obs: É como se fosse uma junção da violência e exímio combatente do Justiceiro e toda a fodacidade do Neo. No caso é o Frank Neo Wick Castle \0/

Ia começar a ler, mas quando vi quem fez a crítica logo parei.

Depende da sua idade.

Acabei de assistir John Wick 2 e é um ótimo filme de ação.

Posso ser um "Olavo de Carvalho de Carvalho da esquerda"... só que mais calmo... KKKKK!!!! Vocês usam desse rótulo de teoria da conspiração como se tudo que está fora da grande mídia fosse... conspiração! A "conspiração" está debaixo dos seus narizes e em frente da tela diante dos seus olhos. Vocês devem acreditar em "coincidências" e "acasos". Fora disso, é "conspiração". Sinto muito... viverão a vida inteira com essa "consciência feliz".

Acabei de ver o filme e o primeiro filme pra mim é MUITO melhor que o segundo. O primeiro tinha um pé e meio na Terra, o segundo um pé e meio no céu. É uma pena porque fiquei com grandes expectativas, não é um filme ruim, mas definitivamente perdeu o tom original. Espero que terceiro filme, possivel desfecho volte as raizes e feche com chave de ouro.

Maluco tu ta me chamando de enrustido com essa foto ai? HAHAHAHAHAHAHA!

PQP, que filme.... uma verdadeira matança..... não sei porque não foi censura 18 anos..... 05 ovos, em época do politicamente correto e outras asneiras, assistir um filmes desses foi uma grata surpresa..... FILMÃO de ação.... Somente um personagem poderia fazer frente a JOHN WICK.... sim, ele mesmo, o JUSTICEIRO..... Mas a MARVEL perdeu a grande oportunidade, AGORA JÁ ERA..... Não existem competidores para JOHN WICK, somente SCARFACE fez algo parecido nos cinemas.... Kingsman chegou perto....

Estou em dúvida se vou assistir este filme ou o Lego Batman. O que sugerem?

Pior que sim mano kkkkkkkkk, mais o Hessel é gente boa, só meio perturbado kkkkkk.

hummm..."praticamente" casado, kkkk. enrustidão... meu camarada. valew boa sorte ai... da próxima coloca sua foto nao fica se escondendo não se nao sua esposa a mulher invisivel vai te trocar por uma cara que da a cara pra bater ein. vlw abraços tudo de bom

Dei minha opniao sobre seu comentario se você não gostou...

Hahaha, que merdinha ja estou praticamente casado, não sou burro que nem você não...

O primeiro filme é muito bom, de premissa simples mas que cumpre muito bem o seu papel...acredito que o segundo seja melhor ainda,agora o Hessel depois dos 50 tons,já não anda servindo de base não viu.

"Proteção contra terroristas"... amigo quem não deve não teme. Coloca a cara a prova, e argumentos de livros não cola. sai pra rua vem sentir o vento na cara a realidade nua e crua. E detalhe eu dei minha opinião se você não gostou... Acho que você precisa arrumar uma mulher pra da uma descarregada nessas teorias ai de mundo perfeito. se e que você me entende. ;)

Não meu querido não tenho vergonha alguma, calhou de eu estar usando este perfil. "MAIS BELEZA" Isso é só uma proteção contra terroristas. Mas vou parafrasear com: comentario tipico de gente burra e alienada que não tem argumento nem para uma noite no bar.

comentário bem tipico.. de nerd que nem foto de perfil coloca por que tem vergonha da própria imagem. mais beleza. Fica ai fugindo da verdade que eu jogo o jogo ;)

Perfeito

Hessel sem Channing Tatum se perde nas palavras lúdicas e no sentido cósmico do exoterismo sensorial! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk ... eu morro de rir lendo essas criticas do Hessel!

Que argumentação fraca, talvez mediano para mentes medianas. ;)

John Wick foi demais e o segundo parece que promete, graficamente parece fabuloso e acho que a questao grafica, é uma arte esquecida, pelo menos em filmes de açao. Faz muito tempo que não fico empolgado de sair de casa para ver um filme!

Resumo o filme: "vamu metê bala" com bastante estética hehehe. E precisa mais? Evoé, JOHN WICK!

Bom dia Galera!! fiz um comentário sobre o 1º e do hype em cima desse...e fui criticado por outros colegas aqui... e ontem assisti novamente no netflix o 1º filme, pra não pensar que estava sendo injusto com o filme....e tipo o 1º filme e muito mediano lembra muito pegada de filmes de ação do Schwarzenegger, Van Damme entre outros final 80 e meados 90. Agora aproveitando o espaço um matrix serie interessante rever! Abraço amigos

Concordo com ele sobre o Dennis Villenueve, acho que os filmes dele prometem um ápice que nunca chega

Concordo com vocês, a crítica de 50 tons é uma piada, quando as pessoas vem aqui pra ter uma noção de como é o filme, talvez faltou seriedade ali, não só dele, muitos ainda confiavam nele

o diretor John Woo tb, que nos bons tempos dizia: " se na cena vc pode matar um vilão com 12 balas, para que usar apenas uma" :-)

Meu lado astuto ou preconceituoso, sei lá, diz que devo duvidar depois dos 50 tons de pinta rs Mas, mesmo na dúvida, verei.

Xanim Tatu kkk

Meu filme de super herói mais esperado do ano! Hehehe...Cadê a parte 3?

Excelente crítica! John Wick trouxe de volta um estilo corajoso de se fazer filmes. Outro John, o McClane, está feliz em tempos tão difíceis.

Depois de "50 Hesseis Mais Escuros", já não sei o que é ironia ou não em suas críticas. Mas quero pensar que das duas uma: ou o filme realmente melhorou ou quem melhorou (e não acredito que digito isso...) foi o crítico, já que existe uma diferença notável entre os ovos do primeiro e da sequência, já que são praticamente os mesmos na essência. E por mais que espante Hessel, diretores pequenos também sabem trabalhar com referências...

Pois é, o cada um tem suas referências e influências e gostam de prestar homenagens em seus filmes também, entretanto, parece ser mais fácil reconhecer as influências de um Tarantino ou Spielberg do que de um "João Diretor de Filme Comercial"...

Só faltou uma coisa pra 5 ovos: XANI TATU

Ele sempre escreveu bastante...

kkkk pois é, trocando em miúdos o que disse Twain, a diferença entre o burro e o inteligente é ter alguém que reconheça o último...

É impressão minha ou o Hessel tem escrito uma boa parte das críticas do omelete ultimamente?! Parece até proposital...

Parece que a crítica dele tem por critério a roleta do Bom Dia e Cia. kkkkkk

Acredito que se trate das liberdades de linguagem que cada meio permita, por assim dizer. Ele não precisa ser tão "erudito" nas críticas e concordo, mas pela seriedade de uma crítica ele não se permite ser, bem...pouco ortodoxo...

Eu não paro pra odiar o Hessel como muitos fazem, eu não gosto das criticas então geralmente nem leio, mas fico sempre triste quando venho ler a critica de um filme que eu estou curioso e é ele quem fez. hahahahaa Fazer o que? Paciência.

Sempre gosto de pensar que muitas vezes o que melhora não é o filme apenas, mas quem critica. Mas como é o Hessel, acredito que foi o filme mesmo kkkkk

Clint Eastwood ao menos tem muito mais carisma...isso ja basta...Keane Reeves tem, pouco mais tem..uahuahuahua mas como ator Keane Reeves e uma lastima mesmo

O único freio do hessel tá na cueca dele,,,so cahganndo nas criticas... Mas se tem keanu reeves no filme eu já tô indo ver

É sério que ele 1 ovo para o primeiro filme? huahUAHUhuhHahHAHUHU Hessel é o doente mais mito que eu conheço.

Genial!

Que bom que o Keanu conseguiu encontrar outra franquia pra se firmar depois do fim de Matrix e Bill & Ted,o cara merece. O primeiro filme foi perfeito e um dos filmes que mais me surpreendeu daquele ano. Foi um dos meus filmes de ação preferidos.

Acho que Keanu é desses atores que o carisma fala mais alto que a atuação em si. Mas de qualquer forma,ele merecia um prêmio por John Wick,ele está perfeito no filme.

E a de um cagado imbecil que quer parecer inteligente mas não tem coragem nem de xingar diretamente é postar ditadinhos intelectuais e moralistas.

não ???????????? vc tá ligado que tá acusando o Hessel de plágio né? você tem algum exemplo pra falar isso?

E o Hessel não?

Li até a crítica do Omelete novamente do primeiro John Wick e sinceramente também acho o segundo filme melhor, mas o engraçado é como a crítica do primeiro filme é destroçante e o segundo elogiado desta forma agradabilíssima. Ao meu ver esse vácuo enorme de diferença de qualidade entre um para o outro filme não são tão enormes assim. Enfim apenas um ponto de vista, mas o curioso é que tem anúncio do segundo filme no site! Coincidência? Provável que sim...

Sim, eu sei. Pq vc acha que eu não bati panela nem usei camisa da CBF contra a corrupção ?

Sharknado é excelente para aquilo que ele propõe, um filme B, não é para ser levado a sério.

Vc não acredita em conspirações ? Azar o seu.

Não acredito em bruxas, mas que elas existem, existem. Pra mim, maluco é quem só aceita as versões oficiais da mídia.

Na verdade, é um blog sobre teoria da comunicação , matéria fundamental na faculdade de Publicidade e Propaganda, na qual me formei. O maluco é um cara com mestrado na área. Estude signos e semiótica. Quem sabe as críticas do Hessel vão fazer mais sentido para você. Enquanto não aprende mais, faça-se um favor, não desdenhe do conteúdo dos outros. Só aumenta a sua imagem de ignorante.

A primeira atitude de um burro é dizer que os inteligentes estão errados.

deve ser porque ele, literalmente, traduz críticas estrangeiras, né? https://twitter.com/tradutrouxa/status/828047795735187457 https://twitter.com/agmcinefilo/status/828789677339574272 https://twitter.com/agmcinefilo/status/829064021336797187 https://twitter.com/agmcinefilo/status/829079521802539019 https://twitter.com/agmcinefilo/status/829096244454776832

essa crítica é irônica tb ou dá pra levar a sério?

MAGIC MIKE 5 ESTRELAS NEVER FORGET

Você que está pensando de forma limitada amigo ( sem querer ofender), afinal tu tem que ir tirar suas próprias conclusões, e nem mesmo deveria ficar dando o SEU veredito somente pelas cotações, porque é sempre a parte subjetiva da coisa. O ideal é você ler as críticas.

Amigo, o Tiago Belotti dá de 10 a zero em qualquer critico do omelete.

????? Não? Então se é assim não deveriam existir cotações de ovos para filmes, se vou ver um filme e vejo la que a critica o considera ótimo isso me empolgará, se na critica disser que é ruim me fará desistir, seu pensamento é muito confuso.

Pessoal do site está com serio problemas de gosto.

Boa pergunta! Nos vídeos com Borgo & Cia. o cara usa uma linguagem até bem chula. Dá até para desconfiar que não é ele quem escreve essas críticas tamanha a diferença.

esse seu comentário não faz o menor sentido com o que eu falei, principalmente porque o Rubinho se assemelha muito mais ao Pablo Villaça do que ao Hessel, que poderia fácil escrever pra qualquer revista especializada do Brasil e do mundo, ao contrário dos outros dois. mas, como falei, é simples questão de gosto, você gosta do Villaça porque gosta de "crítica objetiva", então simplesmente pare de vir cagar regra em crítica que não propõe isso. abre o arquivo da Revista Cinética aí e você vai ver 10 anos de críticas com objetivos semelhantes às do Hessel, com gente que vive de cinema; você vai lá dizer que é "errado" ou que as críticas é pros autores "lerem e depois gozarem"? me poupe.

Esse cara num ta bem não....

Acho que xinguei o namorado de alguém... To falando que ele não tem objetividade nas criticas. Fica divagando. Tu acha que viajar no que escreve é fazer fazer um favor pra eu que precise pensar? Por favor. Pela tua lógica um padeiro tem que me servir um pão ruim pra eu aprender apreciar um pão bom? Leio as criticas do Pablo Villaça a mais de 10 anos e ali pode se dizer que tem conteúdo e não encheção de linguiça. Aqui infelizmente é somente "bla bla e bla". Esse wannabe Rubens Ewald Filho dele é tão anos 90 que como eu disse doí a cabeça de ler. #pas

Discuta aqui no site Discuta aqui

O Omelete disponibiliza este espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site. Por favor respeite e siga nossas regras para participar. Partilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas.

Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

blog comments powered by Disqus