Filmes

Crítica

De Volta para Casa | Crítica

Reese Witherspoon salva o dia no filme de estreia de Hallie Meyers-Shyer

19.10.2017, às 19H49.
Atualizada em 19.10.2017, ÀS 20H00

De um longa dirigido por Hallie Meyers-Shyer, filha de Charles Shyer e Nancy Meyers, responsáveis por clássicos como O Pai da Noiva e Operação Cupido, e estrelado por Reese Witherspoon, uma veterana das comédias românticas, era de se esperar o típico filme gostosinho, feito para aquecer corações e derrubar algumas lágrimas. De Volta para Casa quer seguir essa receita, mas a tradição de família e o carisma da sua protagonista não são suficientes para que o filme funcione além do contexto “estava passando na TV em um domingo de chuva”.

Meyers-Shyer, que também assina o roteiro, ainda engatinha em questões fundamentais de narrativa, fazendo de De Volta para Casa uma ótima ideia - três jovens artistas sem dinheiro se mudam para a casa da jovem divorciada Alice Kinney -, perfeita para um trailer de 2 minutos - mas rasa dentro de 1h 37min de filme. É Witherspoon que amarra as pontas soltas e evita que a coisa desande completamente, distribuindo carisma para que ninguém passe vergonha. Michael Sheen e Candice Bergen completam o elenco com ótimas participações, mas o trio encarnado por Nat Wolff, Pico Alexander e Jon Rudnitsky não tem timing cômico, nem entrosamento para vender a história de amizade e amor pela arte pretendida no script.

Além do erro na escalação do trio que faz oposição a personagem de Witherspoon (principalmente no galã sem qualquer traquejo feito por Pico Alexander), De Volta para Casa não sabe como montar o clima de uma comédia romântica. Meyers-Shyer usa cenários e enquadramentos familiares ao gênero, mas capta tudo como se estivesse fazendo uma sitcom, não um filme. Falta a grandiosidade confortável das boas comédias românticas, a capacidade de distorcer a realidade positivamente, sem transformá-la em pura fantasia.

De Volta para Casa é uma promessa que não se concretiza. Porém, se a jovem Meyers-Shyer ainda não faz jus ao legado da família, ao menos mostra capacidade para entregar momentos engraçadinhos e delicados, a lição número um para derreter corações na escola das comédias água com açúcar. É só esperar um dia chuvoso para conferir. 

Nota do Crítico
Regular
De Volta Para Casa
Home Again
De Volta Para Casa
Home Again

Ano: 2017

País: EUA

Classificação: 12 anos

Duração: 97 min

Direção: Hallie Meyers-Shyer

Roteiro: Hallie Meyers-Shyer

Elenco: Reese Witherspoon, Nat Wolff, Pico Alexander, Jon Rudnitsky, Michael Sheen, Lake Bell, Reid Scott, Candice Bergen, Reese Witherspoon, Nat Wolff, Pico Alexander, Jon Rudnitsky, Michael Sheen, Lake Bell, Reid Scott, Candice Bergen, Lola Flanery, Josh Stamberg, P. J. Byrne, Eden Grace Redfield, Michael Cyril Creighton, Hank Chen, Kovar McClure, Paige Cato, Alex Alcheh, Jeremiah Caleb, Pico Alexander, Nat Wolff, Jon Rudnitsky, Michael Sheen, Lake Bell, Lola Flanery, Eden Grace Redfield, Dolly Wells, Josh Stamberg, Jen Kirkman, Gwyneth Glover, Samantha Ressler, David Netto, Gaylinn Dean, Christine Woods, Sophia Bui, Hope Watson, Alex Noiret, Kim Senser, Paige Spara, Taylor Carr, Robb Derringer, Shi Ne Nielson, Nick L. Williams, Doug Locke

Onde assistir:
Oferecido por

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.