Filmes

Crítica

Cães Selvagens | Crítica

Nicolas Cage e Willem Dafoe surtam em policial de humor negro de Paul Schrader

09.09.2016, às 09H03.
Atualizada em 29.06.2018, ÀS 02H37

Paul Schrader, conhecido roteirista dos clássicos de Scorsese Taxi Driver, Touro Indomável e A Última Tentação de Cristo, retorna em Cães Selvagens (Dog Eat Dog) à cadeira de diretor. E neste, que é seu décimo primeiro longa na função, prova que, aos 70 anos, está mais selvagem que nunca.

Baseado no romance homônimo de 1995, escrito por Edward Bunker (um ex-presidiário), Cães Selvagens acompanha Troy (Nicolas Cage), Mad Dog (Willem Dafoe), e Diesel (Christopher Matthew Cook), três criminosos recém-saídos da prisão em busca do mítico "último trabalho". Algo que eles possam executar para se aposentarem.

Surge então o mafioso O Grego (participação especial do próprio Paul Schrader) com o golpe ideal: o sequestro do bebê de um rival. "Essas coisas nunca dão certo", comenta Diesel, reforçando a certeza do público sobre esse tipo de filme. Mas o trio não se importa e decide seguir adiante.

Dafoe está maravilhoso como Mad Dog, um drogado psicopata obcecado pelo personagem de Nicolas Cage. Quase tanto quanto Schrader é com o ator, explorando em close-ups, lentes e filtros cada reentrância bizarra do corpo de Dafoe. Já Cage vive uma versão sinistra de Humphrey Bogart, como se Casablanca não se passasse em um bar de gin, mas em um bar grudento de topless.

Em Cães Selvagens, Schrader flerta com a violência de maneira caricatural da primeira à última cena. Há tiros e sangue pra todo lado, além de neon, supersaturação de cores e uma câmera enlouquecida, que parece correr o tempo todo atrás dos protagonistas. O diretor nunca esteve tão anárquico e à vontade com isso.

Nota do Crítico
Ótimo
Cães Selvagens
Dog Eat Dog
Cães Selvagens
Dog Eat Dog

Ano: 2016

País: EUA

Classificação: 16 anos

Duração: 92 min

Onde assistir:
Oferecido por

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.