Filmes

Crítica

Em Minha Terra | Crítica

Em minha terra

24.11.2005, às 00H00.
Atualizada em 21.09.2014, ÀS 13H19

Em minha terra
Country of my skull, 2005
Inglaterra/Irlanda
/África do Sul
Drama - 100 min.

Direção: John Boorman
Roteiro: Ann Peacock

Elenco:
Samuel L. Jackson, Juliette Binoche e Brendan Gleeson, Menzi Ngubane, Sam Ngakane, Aletta Bezuidenhout, Lionel Newton

Que eu me lembre agora, o filme que me agrada - e muito - da carreira do cineasta John Boorman, é Esperança e Glória (Hope and Glory, 1987). Em discussões com amigos que não gostam de seu trabalho, nem esse filme escapa.

Mas o recente Em minha Terra (Country of My Skull, 2004) me pareceu mais um gol contra do diretor. Conta o momento que sucedeu o fim do apartheid na África do Sul, com um enorme julgamento. Nele foi dada a possibilidade de anistia aos que se declarassem culpados das atrocidades cometidas durante o longo período de segregação racial. Porém, a ressalva: tais atos deveriam ter sido cometidos em decorrência de ordens superiores.

A trama acompanha Langston Whitfield (Samuel L. Jackson), um jornalista do Washington Post enviado ao país para cobrir os julgamentos. Mas o cético Langston não acredita que esse processo resulte em bons frutos. Por outro lado, Anna Malan (Juliette Binoche), uma poetisa sul-africana que cobre as sessões para uma rádio, é uma entusiasta do processo com grandes esperanças em relação a seu país. Os dois se encontram e compartilham a experiência de ouvir os dolorosos testemunhos, algo o que os aproxima cada vez mais.

O filme derrapa na insistência que a maioria dos diretores têm ao retratar a África, seus comportamentos e particularidades, de maneira pitoresca. Derrapa na atuação fraquíssima de Juliette Binoche, gente boa, linda, porém acertando cada vez menos na escolha de papéis. Derrapa, também, nos momentos que seriam os de emoção certa, tal a dramaticidade do assunto abordado, mas que acabam comprometidos por reações exageradas e fora do tom - nitidamente uma opção do diretor.

Há uma surpresa no final, grande e importante, mas é somente uma em um filme obviamente careta.

Cid Nader é editor do cinequanon.art.br

Nota do Crítico
Regular
Em Minha Terra
In My Country / Country of My Skull
Em Minha Terra
In My Country / Country of My Skull

Ano: 2004

País: África do Sul / Irlanda / Reino Unido

Classificação: LIVRE

Duração: 105 min

Direção: John Boorman

Elenco: Juliette Binoche, Samuel L. Jackson, Brendan Gleeson

Onde assistir:
Oferecido por

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.