Filmes

Crítica

Como Perder um Homem em 10 Dias | Crítica

Como pode o mesmo filme ser realizado à exaustão?

24.04.2003, às 00H00.
Atualizada em 03.11.2016, ÀS 02H13

Muito me intrigam as comédias românticas hollywoodianas. Como pode o mesmo filme ser realizado à exaustão e o público continuar lotando salas para vê-lo? Trocam as situações e os atores (às vezes nem isso), mas a estrutura básica permanece sempre variando entre três ou quatro temas. A repetição é tanta que estou até ficando sem idéias para fazer as resenhas sobre este gênero. Talvez eu devesse fazer como eles e preparar uma estrutura padrão. Troco apenas os nomes, a sinopse e voilá! Eis mais uma crítica de comédia romântica no Omelete...

Em Como perder um homem em 10 dias (How to lose a guy in 10 days, de Donald Petrie, 2003), Andie Anderson (Kate Hudson), colunista da revista fútil Composure, recebe uma tarefa bastante incomum e que deve ser cumprida num prazo apertadíssimo. Ela tem de escrever em sua coluna todas as coisas que uma mulher deve fazer para afastar um pretendente. E deve fazê-lo em 10 dias.

A jornalista embarca numa missão para localizar a vítima perfeita, alguém que se apaixone rapidamente, para que ela possa cometer todas as gafes clássicas a fim de levar um fora do rapaz. Infelizmente para Andie, a vítima escolhida é o publicitário bonitão Benjamin Barry (Matthew McConaughey), que acaba de fazer uma aposta com seu chefe. Se ele conseguir fazer uma mulher se apaixonar por ele em 10 dias, será o novo gerente da maior conta da agência de publicidade em que trabalha. O que pode sair de um relacionamento assim, baseado totalmente na desonestidade? Pode apostar que você já sabe, afinal, essa é uma comédia romântica das piores.

O diretor Donald Petrie foi melhor em Miss Simpatia (Miss congeniality, 2000), no qual pelo menos era possível dar umas risadas com o elenco de apoio e apreciar a beleza de Sandra Bullock como a Cinderela da vez. Quem também decepciona é Kate Hudson, que parecia ter uma carreira brilhante pela frente depois de Quase famosos (Almost famous, de Cameron Crowe, 2001), mas parece mais interpretar uma garota com sérios distúrbios psicológicos do que alguém cometendo gafes de início de relacionamento. Aliás, as tais gafes são tão irreais quanto alienígenas em um filme de ficção científica sem orçamento! Exageradas e constrangedoras, as dicas de "como perder um homem em 10 dias" são dignas de internação e não de rompimento de namoro.

O filme também falha terrivelmente ao mostrar uma cena dentro de um cinema que está exibindo uma "maratona de comédias românticas". Nela, pessoas esquisitas assistem aos clássicos do gênero como Uma Linda Mulher (Pretty woman, de Garry Marshall, 1990) e Sintonia de Amor (Sleepless in Seatle, de Nora Ephron, 1993). Na saída da sessão, não pude deixar de imaginar se é mesmo daquela forma que os produtores imaginam o seu público...

Porém, há pelo menos uma seqüência de valor no filme. Na cena da festa, perto do final do filme, todas as jóias que são utilizadas são verdadeiras. Nela, guardas verdadeiros se misturaram aos atores para garantir a segurança dos 15 milhões de dólares em jóias emprestadas para a equipe de produção. Só as jóias ostentadas por Kate Hudson, incluindo um enorme diamante amarelo de 87 quilates, valem a bagatela de 5,5 milhões de verdinhas. Não falei que havia algo de valor na cena? ;-)

Nota do Crítico
Regular
Como Perder Um Homem em 10 Dias
How to Lose a Guy in 10 Days
Como Perder Um Homem em 10 Dias
How to Lose a Guy in 10 Days

Ano: 2003

País: EUA

Classificação: LIVRE

Duração: 116 min

Direção: Donald Petrie

Elenco: Kate Hudson, Matthew McConaughey, Kathryn Hahn, Annie Parisse, Adam Goldberg, Thomas Lennon, Michael Michele, Shalom Harlow, Robert Klein, Bebe Neuwirth, Samantha Quan, Justin Peroff, Celia Weston, James Murtaugh, Archie MacGregor

Onde assistir:
Oferecido por

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.