Filmes

Crítica

Procura-se um Amor que Goste de Cachorros | Crítica

<i>Procura-se um amor que goste de cachorros</i>

25.08.2005, às 00H00.
Atualizada em 13.11.2016, ÀS 20H04

Procura-se um amor que goste de cachorros
Must Love Dogs
EUA, 2005, 98 min
Comédia Romântica

Direção: Gary David Goldberg
Roteiro: Gary David Goldberg, baseado em livro de Claire Cook

Elenco:
Diane Lane, John Cusack, Elizabeth Perkins, Christopher Plummer, Dermot Mulroney, Stockard Channing, Ali Hillis, Brad William Henke, Julie Gonzalo, Glenn Howerton, Ben Shenkman, Jordana Spiro, Victor Webster, Ted Griffin

A comédia romântica da vez, Procura-se um amor que goste de cachorros (Must love dogs, 2005), até tenta, mas não consegue deixar para trás as idéias ruminadas do gênero.

A história segue Sarah Nolan (Diane Lane), uma mulher recém-divorciada que vive às voltas com sua bem-intencionada família, que está sempre tentando arrumar um novo namorado para ela. A solução para o problema de "encalhe" chega na forma da Internet e seus sites de relacionamentos. Assim, não tarda para que ela tenha uma sucessão de encontros patéticos. Porém, do outro lado da rede está um pacato artista (John Cusack), desenhista de barcos a remo, que se encontra em situação parecida.

O tema era até promissor, já que encontros via internet costumam ser mesmo divertidamente trágicos. Mas a opção pela facilidade da estrutura narrativa já testada e aprovada pelo público há décadas (uma espécie de Levis 501 do cinema) arrasa com as chances de inovação. Como a calça jeans que segue vendendo, Hollywood continua insistindo na idéia de que os romances açucarados na telona devem ser completamente irreais e recheados de famílias que parecem saídas de um comercial de margarina. Por exemplo, alguém aí ainda agüenta ver um personagem atirar-se na água em nome do amor eterno?

A diferença aqui é que, pelo menos, este não é um projeto voltado ao público adolescente. Saem as intrigas dos corredores colegiais ou os escritórios de jovens bem-sucedidos e entra em cena um elenco cujos astros principais - John Cusak e Diane Lane, ambos atuando em piloto automático - são recém-chegados à casa dos 40 anos. A tentativa é clara: buscar um público mais maduro e, graças à trama, um nicho bastante específico - o dos divorciados.

O diálogo também busca um diferencial e procura ser mais inteligente que a concorrênia. Até consegue em certos momentos, principalmente quando o foco está no personagem de Cusak, mas o alívio não passa de trechos isolados. Um bom exemplo desses segmentos é o hábito que o protagonista tem de se auto-flagelar com sessões seguidas do filme Doutor Jivago (1965).

Bom... de certa forma talvez seja mesmo esse o grande trunfo do filme. Toca tanto o "Tema de Lara" que dá uma vontade enorme de tirar a poeira do DVD e encarar outra vez o clássico de David Lean. Mas fica a dúvida se isso soma pontos para a comédia romântica ou se ela é tão insossa que o corpo pede algo mais forte, no caso, 201 minutos ao lado de Omar Sharif e Julie Christie.

Nota do Crítico
Regular
Procura-se um Amor que Goste de Cachorros
Must Love Dogs
Procura-se um Amor que Goste de Cachorros
Must Love Dogs

Ano: 2005

País: EUA

Classificação: 12 anos

Duração: 98 min

Direção: Gary David Goldberg

Roteiro: Gary David Goldberg

Elenco: John Cusack, Diane Lane, Elizabeth Perkins, Christopher Plummer, Dermot Mulroney, Stockard Channing, Ali Hillis, Brad William Henke, Glenn Howerton, Ben Shenkman, Jordana Spiro

Onde assistir:
Oferecido por

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.