Jogos Mortais: Jigsaw
Filmes - Suspense, Terror
Jogos Mortais: Jigsaw (2017)
(Jigsaw)
  • País: EUA, Canadá
  • Classificação: 18 anos
  • Estreia: 30 de Novembro de 2017
  • Duração: 105 min.

Jogos Mortais: Jigsaw | Crítica

Franquia tenta retorno triunfal com filme morno e pouco inventivo

O legado de Jogos Mortais no cinema é indiscutível: a franquia não só lançou o diretor, roteirista e produtor James Wan (Velozes e Furiosos, Aquaman) ao mundo como também deu força ao cinema de terror nos grandes estúdios. Quando passou a dar frutos, com franquias como Sobrenatural (2010) e Invocação do Mal (2013), e as ideias começaram a se esgotar, ficou claro que a saga de Jogos Mortais já não tinha mais espaço. Agora, sete anos após o último capítulo, Jigsaw tenta trazê-la de volta com mais armadilhas, sangue e conspirações.

Na trama, uma série de corpos começam a surgir, com marcas e feridas que parecem sugerir que há um imitador do serial killer Jigsaw à solto. Paralelamente, um grupo de desconhecidos acorda em um sádico jogo onde seus defeitos e erros do passado são explorados. O primeiro problema surge aí: a premissa é batida, principalmente dentro da própria mitologia da saga.

Presente em todos os títulos, o assassino John Krammer (Tobin Bell) é morto no terceiro filme. Mesmo assim, todos os longas seguintes - do quarto até o sétimo - utilizam a ideia de que ele tinha cúmplices e discípulos, com seus seguidores criando seu legado a partir de instruções ou imitação. Até para o fã, é uma ideia cansada, uma desculpa preguiçosa para sempre ter algo a mais para contar - mesmo que isso não se prove verdade, com histórias cada vez mais enroladas e cheias de furos.

Desafio mecânico

A forma como Jogos Mortais compensava o seu arco central fraco no passado era com violência gráfica e armadilhas bem elaboradas, criadas em cima de cada personagem problemático que se tornaria a vítima. As brutais cenas de embrulhar o estômago tornaram-se marca registradas da série, grande responsável por popularizar o termo "torture porn" para descrever o subgênero de filmes com grande apelo de sanguinolência. Em Jigsaw, não é bem assim. O que funcionava tão bem era o fato de que as mortes não eram gratuitas dentro do contexto da obra. O assassino tinha um propósito: punir a vítima por desprezar a própria vida, com seu vício ou crime refletidos diretamente no desafio. As armadilhas eram enigmas a serem solucionados - as mais memoráveis, pelo menos.

Jigsaw ainda utiliza esse princípio. O jogo que Anna (Laura Vandervoort), Mitch (Mandela Van Peebles) e os demais reféns participam faz com que se roa as unhas de tempos em tempos, e até são embasados em cima dos erros de cada participante, porém as armadilhas em si são pouco inventivas. Sem a complexidade de encontrar a saída para elevar a tensão, o filme apela para personagens estúpidos que apenas demoram para tomar decisões na esperança que isso seja o suficiente para tirar seu fôlego.

Jogos Mortais pode fazer melhor do que isso. A saga já foi da simplicidade de ter duas vítimas acorrentadas por horas em um banheiro a uma espécie de jogo cooperativo onde os reféns precisavam se unir para aliviar a brutalidade das tarefas. Até nos títulos mais fracos, como o sexto longa (2009), criava provas em cima do desdém cotidiano de um poderoso homem de negócios. A série já demonstrou ter uma perversa espécie de criatividade para matar, então decepcionar nesse ponto parece um erro absurdo.

Nem tudo está perdido

Apesar de trabalhar em cima de uma premissa pouco inspirada, o que torna Jigsaw interessante é justamente a investigação conduzida pelos detetives Halloran (Callum Keith Rennie), Keith Hunt (Clé Bennett) e pelos médicos legistas Logan (Matt Passmore) e Eleanor (Hannah Emily Anderson).

A procura pelo novo serial killer é intrigante ao ser conduzida por pessoas igualmente suspeitas: a fã de Jigsaw, a pessoa com um trauma pessoal, o investigador corrupto, etc. Todos passam longe do modelo de herói, e isso cria desconfiança no espectador ao melhor estilo de Pânico, onde qualquer um pode estar envolvido ou escondendo segredos. O desenvolvimento dos personagens, as atuações e os diálogos não são brilhantes - muitas vezes nem mesmo medianos -, mas seguraram sua atenção e suspeita por certo tempo.

Quando o mistério começa a abusar da sua boa vontade, a trama introduz uma reviravolta que vai um pouco além de apenas apontar o responsável. Não é um elemento realmente surpreendente mas mostra potencial para uma possível sequência - desde que a produção veja seus próprios erros e limitações.

O gosto que fica é de que a franquia não chegou perto de seu retorno triunfal. Jigsaw não é um filme ruim, mas sim morno e esquecível. De certa forma, considerando o histórico e influência que Jogos Mortais teve no passado, isso parece ainda pior.

Nota do crítico (Regular) críticas de Filmes
 

Ela de certa forma aparecer nessa nova saga de filmes? Em que sentido você fala? Bom, depois que ela foi "salva" por Hoffman, e tendo seus pais mortos, ela deve ter ido para algum abrigo ou algo do tipo. Ela cresceu lá. Em uma hipótese remota, Dr. Gordon a tomou sob seus cuidados. Digamos que ela buscaria uma vingança com quem a fez mal, essas pessoas seriam John, Hoffman e Amanda, mas todas essas pessoas já estão mortas, então qual seria o propósito dela meio que chefiar essa nova onda de jogos? Ainda mais com o Logan nesse papel?

mas se encaixa perfeitamente com a trama do Jogos Mortais: Jigsaw

Sim, eu conheço essa cena, quando Amanda diz pra ela não confiar em seu salvador. Eu a coloquei na cronologia. Mas ela deva ter uns 7 anos, 8 no máximo. Para ela vingar deveriam se passar pelo menos ai mais uns 8 anos, e sabemos que não se passa tanto tempo assim.

bom tem essa cena que pode ter deixado ela desconfiada do Hoffman https://www.youtube.com/watch?v=xcbbeSybju4

A Corbett eu descartei por ser criança. Tudo bem que os acontecimentos foram espaçados por alguns anos (embora na cronologia que eu fiz separei por alguns meses apenas), porém acho difícil ter passado muito tempo assim a ponto da Corbett virar pelo menos adolescente para tentar uma vingança, mas é claro que ela teria motivos fortes. Pamela também tem, afinal, perdeu o irmão, sua unica família (como dito no filme) por, mesmo que indiretamente, Hoffman. Depois eu tava lendo e o pessoal fala que foram Brad e Ryan porque um produtor do filme disse isso uma entrevista e parece que no DVD vinha escrito, porém, se algum dia for mostrado quem foram, duvido que serão esses dois (embora tenha certeza que essa cena foi filmada, mas não usada, claro).

Não acho que a Pamela tem motivos, mas tem uma pessoa que tem muito mais motivos pra capturar o Hoffman do que a Pâmela Jenkins. A Corbett Denlon Lembrando que a Corbett ficou órfã e foi resgatada justamente pelo Hoffman. Não esquecendo também do alerta que a Amanda deu a ela. Se for baseado nas vítimas que tem motivos pra capturar o Hoffman então o Gordon convocou as duas vítimas que foram mais afetadas pelo Hoffman: Daniel Mattews e a Corbett

Se eu trabalhasse no filme talvez eu gostasse também.

esse foi o problema do 7 a pressa em encerrar a franquia atrapalhou tudo, mas a repórter deu a entender que o sétimo sobrevivente era a Simone mesmo sendo que o William tinha que libertar apenas a Shelby e a Emily

O teste dele é o da Reverse Bear trap 2, mas ele conseguiu fugir

Mas a Simone não participa do jogo do William, são eventos em dias diferentes. Pode até ser ela quando a reporter da a noticia de uma forma geral, mas ainda acho que seja mais um furo no roteiro, ou algo que seria explicado em outro filme (no setimo) mas que não foi no decorrer dele.

O sétimo sobrevivente que eles encontraram é a Simone que no 7 aparece na cena da reunião dos sobreviventes com essas pessoas que você citou Além disso o jogo do William terminou quando ele chega de frente pra jaula ficando frente a frente com a Tara, o Brent, e a Pamela Jenkins.

O Tobin Bell gosta dele, pois é nele que ele brilha como o Jigsaw

O 2 é um filme gore comum. Longe de ser bom como o primeiro.

O 2 te mandou lembranças

Concordo! Até um tempo foi uma franquia interessante; porém, do 5 em diante virou puro caça-níquel.

Sim tanto que dos oito filmes o 2 é o preferido do Tobin Bell o Jigsaw

Só o primeiro é bom. Depois virou filme de terror adolescente.

Enviado!

Manda pra mim tbm, é bom ver outro fã da série. rodriggoh.al@gmail.com

Só se levarem Transformers junto com eles

Cinco ovos negativos

Enviado.

Foi o pior filme da franquia na minha opinião... me arrependi amargamente de ter gastado dinheiro assistindo. O enredo abusou muito da inteligência do público e o tão aguardado plot twist é um dos mais forçados do ano.

Foi o pior filme da franquia na minha opinião... me arrependi amargamente de ter gastado dinheiro assistindo. O enredo abusou muito da inteligência do público e o tão aguardado plot twist é um dos mais forçados do ano.

Foi o pior filme da franquia na minha opinião... me arrependi amargamente de ter gastado dinheiro assistindo. O enredo abusou muito da inteligência do público e o tão aguardado plot twist é um dos mais forçados do ano.

amandamarins01@gmail.com

Essa eu ja tinha visto muitos anos atrás. Ela foi feita pouco depois do lançamento do sétimo filme. Ela possui alguns erros, mas não deixa de ser interessante. A que eu fiz possui muito mais fatos e curiosidades. Me manda seu e-mail que fica mais facil te enviar.

ainda noa descobri, mas olha o que achei, veja se concorda... https://sites.google.com/site/cronologiasaw/pagina1

Joia, ai me fala aqui como faz.

eu tbm nao sei, vou pesquisar...

Gibran, blz. Naquela cena que o Hoffman costura a boca, a reporter da TV da a noticia falando que acharam 7 sobreviventes no jogo do William. Contudo, sabemos que foram 6 sobreviventes (Addy, Shelby, Emily, Tara, Brent e Pamela). Quem você acha que foi o sétimo? Ou você acha que pode ter tido alguma confusão no roteiro? (começo do filme 7 essa cena). Abs.

Amanda, o arquivo está em PDF, porém, como faz para colocar aqui nos comentários?

coloca esta cronologia que vc fez para nós vermos, por favor...

Só até o 1? O 2 é o mais foda!

Kkkkk Valeu man!

Foi força de vontade mesmo! kkk

Concordo

As armadilhas da Amanda era feitas para matar, e não para testar a vontade de viver de uma pessoa, o que contrariava as regras. Hoffman foi "testado" de mentira quando conheceu John e passou a seguir seus passos (filme 5 mostra isso). Dr. Gordon foi salvo por John e é revelado que ele ajudou John em algumas armadilhas (final do filme 7).

Sim, o três foi o primeiro filme que eu assisti, mas não vejo faz mt tempo. As armadilhas da Amanda, ao meu ver, eram bem mais tensas que a do Hoffman. Pra mim ele deveria ter sido "testado" logo no começo igual a Amanda e aquele médico do primeiro filme.

A médica, né. Então, o que quis dizer era que Amanda mataria a médica independente da carta do Hoffman. Veja, se Amanda desobedece à ordem de retirar o colar e depois da um tiro nas costas da médica, ela quis matá-la (mesmo que a morte tenha sido causada pelo colar em si). A não retirada do colar condena à médica à morte da mesma forma. Amanda mata ela "indiretamente" porque ela havia falhado em seu jogo, que era dar a chance da vida para alguém. Sacou?

Não me lembro dela atirando, só me lembro da médica morrer com o colar porque o Jigsaw morre :)

Mas Bruno, a Amanda não matou a detetive, o que mata a detetive é a armadilha no pescoço dela que está ligado ao batimentos cardíacos do Jigsaw.

Sim, eu sei. Eu assisti todos, só acho que tudo depois do 3 virou encheção de linguiça e tentativa de "enfeitar" mais a história.

O 4 é moleza de entender. Ele se passa depois que a Kerry morreu ou seja o teste do Rigg, do Jeff, e da Amanda estavam rolando ao mesmo tempo. Tanto que o 5 começa a partir do final do 4

Eu sei disso. Veja por outra perspectiva: ela teria falhado mesmo se não tivesse visto a carta. John é bem claro: Amanda não consegue suportar emoções e dar a chance de sobrevivência para alguém, esse era o teste final dela. A carta simplesmente "ajudou" a Amanda falhar. Hoffman sabia dessa fraqueza dela e acabou dando um empurrãozinho.

Ela falhou por causa da carta que o Hoffman escreveu. Ele queria que a Amanda falhasse, pois ele e ela não se suportavam

Sim, eu me referia à questão de uma forma geral.

2 - sim 6 - Não foi em todos. Nos filmes anteriores pessoalmente foram esses: Jogos Mortais 1: Drill Chair, e jogo do banheiro Jogos Mortais 2: A conversa com o Eric Jogos Mortais 3: teste final da Amanda/teste da Lynn. e do Jeff Jogos Mortais 4: jogo do Cecil Jogos Mortais 5: jogo que convocou o Hoffman 7 - Obviamente foi o Hoffman, e o Logan que raptaram os dois já o Jigsaw apenas preparou tudo como vimos no 3.

2 - é ai vai de acordo com cada um mesmo. 4 - entendi 6 - vimos em todos, é a marca da série. 7 - provavelmente John capturou Amanda e Donnie na clinica, eles eram frequentadores de lá. Novamente, apenas suposições. 8 - ela foi a menos pior, por assim dizer rsrs 9 - essa armadilha foi a que deu mais agonia, levando em conta que esse sentimento é o principal quando se vê uma armadilha, pode até ter sido a melhor. mas eu infelizmente tinha visto o trailer e ela aparece nele, de forma que ficou aquele lance de "já sei o que vai ocorrer" e não teve tanto impacto. 11 - entendi, nunca vi essa série.

2 - Afastar o filme dos anteriores é que é um grande erro e faz o filme novo ser mais do mesmo. Além disso dava pra encaixar as vítimas do jogo do celeiro na trama dos anteriores, mas não desse jeito que apareceu no filme completo 4 - todos os filmes anteriores sempre apareceram uma pessoa monitorando 6 - OK, mas isso já vimos no 1, no 2, no 3, no 4, e no 5 7 - sim eu achei, pois não mostrou como o Jigsaw raptou a Amanda e o Donnie Grecco 8 - eu gostei da Anna (e o Tobin Bell revelou que gostou de atuar com a Laura Vandervoort) 9 - Eu gostei da Grain Silo Trap essa sim é típica das que o Jigsaw faz 11 - O Demogorgon é uma criatura do seriado Stranger Things

Ah tá, achei que era em outro momento sem ser exatamente esse. Sim, ela foi reformada de fato.

A casa reaparece no final do filme quando o Strahm decide seguir o Hoffman até que encontra a porta do famoso banheiro e depois segue ao local da armadilha em que se dá mal definitivamente. A casa do 2 reaparece reformada

Só que a Kerry foi morta meses depois do Jogo da Casa (basta ver que no jogo da casa Amanda está com cabelos curtos e quando Kerry morre ela já está com cabelos longos), então nesse meio tempo, além dela continuar investigando o sumiço de Eric, continuou investigando o caso em si e chegando cada vez mais próximo de descobri-lo. Ela tinha a chave da Gideon, tanto que ela deu a chave para Perez/Strahm, ela provavelmente já tinha descoberto alguma coisa bem antes do envolvimento de Hoffman. Ela poderia sim ter informado tudo a Daniel nesse meio tempo. Você comentou que a casa aparece duas vezes no 5? Além daquela hora que aparecem Hoffman e John montando os jogos, qual outro momento ela aparece? Pra eu rever aqui. Então, conforme eu disse, não dá pra saber mesmo se a casa (na realidade no áudio em inglês o local é um prédio "Building") incendiada é a mesma do jogo 2. É que acredito que se isso fosse relevante teria sido mostrado com mais clareza. Afinal, apenas no quinto filme é dito sobre esse incêndio de Mallick, e levando em conta que na época do filme 1 e 2 não sabiam se iria existir mais filme além do 3, pouco provável que tenha sido a mesma casa. Eu "chutei" a Gideon por ela ter vários manequins dentro (mesmo sendo uma fábrica de carnes), e pelo fato de Kerry ter a chave do local e ela ter investigado o incêndio junto com Strahm e Perez na época. Uma última hipótese é que não seria possivel uma reforma, tendo em vista que se um incendio matou 8 pessoas, então foi um incêndio de grandes proporções, de forma que a estrutura seria irrecuperável.

mas a Kerry foi morta quando o Eric Matthews desapareceu sem deixar pistas. E acho que ela nem sabia que o Eric Matthews estava na Gideon

Da mesma forma que Gordon "poderia" ter ajudado Brad e Ryan, Kerry "poderia" ter contado tudo o que sabia para Daniel, afinal, o pai dele estava sendo feito refém, isso seria mais que suficiente para ir atrás dos responsáveis por isso.

Sim acredito. O Brad e o Ryan foram forçados a matar um ao outro e isso já era um motivo pra aceitar ajudar o Gordon. O Daniel Matthews descarta ele deve estar vivendo em paz em outra cidade e ele nem sabe que o Hoffman estava envolvido nisso tudo, além disso foi a Amanda que sequestrou ele pelo fato de ele ser mais leve. Além disso o 5 estragou tudo já que o Obi tinha confessado que sequestrou os outros 6 e a Amanda apenas fingiu ser vítima do Jogo do gás do nervo

esse filme é pra apresentar a franquia pra nova geração e não deveria ignorar os filmes antigos. Os trechos poderiam servir de explicação para a Eleonor decidir criar a réplica delas. Principalmente a da Reverse Bear Trap

Mas o 4 acontece ao mesmo tempo que o 3. Tanto que os atores dos três primeiros reaparecem nele

nota justa

Por curiosidade, procurei aqui no google em português e em inglês, ví dois videos no YT, ambos em inglês e em nenhum dos textos ou vídeos Brad e Ryan são citados como sendo os PigMasks. Daniel Matthews é citado (assim como eu também acho, devido aos argumentos que eu dei nos outros comentários) e o Agent Rigg também, mas esse eu acho que está efetivamente morto, mesmo não tendo mostrado ele morto de fato. Acontece que a polícia invadiu o local logo depois do jogo de Rigg e encontraram seu corpo, e no quinto filme durante a promoção de Hoffman é mostrado a foto de Rigg sendo homenageada. Uma teoria mirabolante seria Dr. Gordon invadindo o local, socorrendo o Rigg ferido, levando-o por outros caminhos e ocultando Rigg de tudo e de todos, fazendo a polícia acreditar que ele estava morto (até porque Hoffman diz "ninguém se salvou" quando Agente Fisk pergunta isso pra ele), e Rigg sendo um dos ajudantes no setimo filme, já que ele teria motivos para se acertar com Hoffman, assim como Daniel. :)

Neto, você leu meus comentários? Não há nenhuma evidência que sejam eles. Poder ser Brad e Ryan é muito diferente de serem eles de fato. Só saberemos de fato caso mostre isso num filme futuro (até porque a cena deve ter sido filmada, com todos tirando as máscaras, porém, obviamente não foi usada até então). Não precisa olhar em fórum gringo. Os dois aparecem apenas na armadilha da serra na praça e na reunião do Bobby Dagen, e em nenhuma das aparências indica algo que poderia ser eles. Eu assisti esse filme e a saga completa umas 10 vezes cada, para montar pedaço por pedaço do filme. Conforme eu disse, outros personagens teriam motivos muito mais fortes para capturar Hoffman, contudo, eu não digo que tenho 100% de certeza, afinal, não foi mostrado. Poderia até ser personagens nunca antes vistos, não é mesmo? Não tem como ter certeza que são eles apenas pela história dos filmes. Abração!

Bruno, é o brad e o ryan amigo, todo mundo sabe disso, não sei te dizer o real motivo agora mas existe um, porém tem tanto tempo que assisti que nao sei te explicar... mas basta vc dá uma "pesquisada" de 15 minutos em fóruns gringos e verá que é o Brad e Ryan. Grande abraço.

MELHOR COMENTÁRIO.

Dois ovos é muito para essa franquia.

Zero ovos.

Pra mim é o mesmo fascínio que brasileiro tem por BBB.

até o 3 é bom, dps fica uma bosta, na real só o 1 ja bastava

Kerry estava chegando muito perto de desvendar os mistérios, ela foi a primeira a sugerir que John estava tendo ajuda de um terceiro, com alguém de "dentro". E a armadilha dela foi feita pela Amanda, e as armadilhas da Amanda eram sem escapatórias, feitas para executar a vítima. Tanto que no 3 esse é o jogo final dela (dar a dádiva, a chance da vida para alguem), porém ela se recusa a tirar o colar do pescoço da Lynn e atira nela (ou seja, falhou em seu jogo), embora ela tenha sido ameaçada por Hoffman se ela não atirasse em Lynn.

Por quê o Hoffman e a Amanda mataram a Kerry mesmo? Não estou lembrado do motivo. Ela até conseguiu se livrar da armadilha, mas morreu mesmo assim.

Até o terceiro filme é muito bom. O restante é ruim, mas é melhor que Sexta-Feira 13, A Hora do Pesadelo, Annabelle, Halloween e etc.

Pra maratonar essa série tem que ter muita força de vontade ou ter raiva do próprio tempo livre... kkkkk Só o primeiro se salva.

vc maratonou Saw com tua mié? eu ia falar que essa era pra casar mas tu já percebeu faz tempo pelo jeito!!!kkk que dahora!!!

Boa, Gibran, concordo com quase tudo. destaco os pontos: 1 - OK! 2 - escrevi abaixo o que penso sobre essa ausência. 3 - Hoffman ajudou, afinal, ele esteve ajudando desde a segunda ou terceira armadilha produzida por John (contra Mark (a segunda - não é mostrada a ajuda de Hoffman, mas tudo indica que ele ajudou) e Paul (a terceira - essa mostra Hoffman ajudando a captura dele), - ambas do primeiro filme. Logo, é plausível pensar que Hoffman ajudou a montar o jogo do celeiro. 4 - não entendi muito bem o que quis dizer. 5 - verdade, muito fraco, e ainda mais sem a música característica. 6 - achei a armadilha da espingarda no nível das que o John produzia, tendo ele avisado do efeito que ocorreria se as regras não fossem seguida, e mostrando a "chave" (a bala) para a escapatória, sempre envolvendo o duplo sentido que ocorria nas armadilhas anteriores que ele fazia. 7 - não achei 8 - todos os personagens tiveram atuações fracas 9 - as armadilhas me decepcionaram. Todas elas. Não teve nenhuma que tinha uma inteligência por trás para ser resolvida. Ficaram devendo demais. 10 - verdade 11 - não sei o que é esse Demogorgon, mas ele me lembrou um pouco os ganados com a La Plaga com vários ramos kkkk

Eu acho que eles não colocaram os flashbacks para tentar ao máximo afastar esse filme dos anteriores, para não deixar um ar de saudosismo, até porque esse novo filme não faz nenhuma nova revelação da saga anterior. Então, não faria mesmo sentido mostrar esses trechos.quando são mostradas as traps antigas.

Na realidade, a ideia inicial era ter apenas 3 filmes mesmo, com John morrendo no final do terceiro (como de fato ocorreu). Só que devido ao sucesso, a franquia continuou, tendo Hoffman como o ajudante (essa revelação ocorreu durante o quinto filme, embora, é óbvio que desde antes o espectador já desconfiava disso). Então, as histórias do 5, 6 e 7 fomentaram ideias para mostrar como tudo ocorreu, desde quando Hoffman passou a ajudar. Ele passou a ser cúmplice de John desde a segunda armadilha criada. Cecil foi a primeira vítima. Daí Hoffman copiou John e matou Seth Baxter (armadilha do pêndulo do 5º filme), depois John capturou Hoffman e mostrou a ele que ele não tinha escolha senão ajudá-lo. Desde então, todas as armadilhas foram feitas pelos dois, algumas foram da Amanda (mesmo assim com ajuda de Hoffman, como por exemplo a armadilha da Agente Kerry). O filme 4 se passa ao mesmo tempo que o 3, mostrando a saga de outros personagens, que no final, se confundem na cena da morte de John e depois a fita no necrotério da delegacia. Para quem não é fã da saga, ver até o 4 está de bom tamanho e bem explicado. Ver até o terceiro também fica bem explicado, com uma ou outra coisa pendente. Na verdade, ao ver todos os 7 filmes, ficam poucas perguntas relevantes a serem feitas (essas perguntas eu coloquei ai nos comentários e tenho debatido com o usuario Gibran sobre elas - caso tenha curiosidade é so ler ai). :)

Ao meu ver todos depois do 3 são ruins. Depois do 3 a história se perdeu e virou só um filme gore qualquer, com atores de segunda linha, que tiravam conexões do nada pra dizer que era tudo planejado desde o 1.

Considerando que o 5, o 6 e o 7 são depois do 3, minha fala se mantém.

vc tb animal

O 5 é essencial para criar a conexão de Hoffman como sendo o mandante do legado. Sem o 5, não faria sentido o 6 e o 7.

Não acho. Ela sequer pede desculpas ao Adam antes de matá-lo (ela diz "vem cá, vou te ajudar"). Como eu disse, cenas deletadas não entraram no filme, então é como se a gente nunca soubesse da existência delas, então não podemos pegar esses fatos para colocar na história original. É perceptivel desde quando Amanda resolve se juntar a John, quando ela recebe a primeira tarefa (que é capturar Adam) que ela se arrependeu de se juntar a ele. No terceiro filme John diz que ela não conseguia segurar suas emoções. Durante a cena da armação do banheiro, é notável que ela faz tudo a contragosto. A chave foi colocada la com John sabendo disso, não foi com intuito de sabotagem. Em seus jogos posteriores que ela matava sem dar a chance, foi apenas por forma de vingança contra aqueles que fizeram mal pra ela, fica claro isso, tanto que essa vontade de deixar a pessoa viver era seu jogo no 3 filme. Então, juntando tudo, não fica claro porque ela matou Adam, mas certamente não foi por pena, e muito menos por sabotagem. Ela não teria motivos para isso, não dentro do que entrou no filmes originalmente. (se for considerar as cenas deletadas, ai pode até ser que Adam sabia algum segredo dela e poderia revelá-lo ao John caso permanecesse vivo.) Sobre os ajudantes homens, sobreviveram: Jeff Ridenhour (filme 1), Daniel (2), Mallick (esse não foi por conta do braço), Brent (6), Brad e Ryan (7). Se for considerar os homens poderia ser qualquer um desses (exceto Mallick), e desses todos ai quem tem mais conexões com Hoffman? Daniel disparado. Não é possivel afirmar quem foram, apenas julgar quem poderia ser. Você acredita que foram Brad e Ryan, eu acho que não, eles não teriam tantos motivos para isso. Sobre Xavier, concordo, pode ter sido ele mesmo o traficante que contratou Mallick. Agora a casa não é a mesma. A casa do dois não tem sinais de incêndio. A casa mais provável (se é que ela aparece em algum filme), é o local onde John se encontra e morre no terceiro filme, repare que é cheio de manequins lá, e foi um local assim que pegou fogo (segundo Sing diz no primeiro filme). Outra, a Kerry tinha a chave de lá (tanto que Strahm usa a chave para entrar no local no filme 4), então supostamente Kerry havia investigado o local na época do incêndio, juntamente com Perez e Strahm (afinal, Kerry era o contato dos dois, e eles foram as pessoas que investigaram o incêndio).

Jogos Mortais e Velozes e Furiosos poderiam dar a mão e se jogar no rio.

O 4 e o 6 são bons. Já o 5 e o 7 concordo aqueles filmes tiveram encheção de linguiça

Nota justíssima! Eu e minha esposa fizemos a maratona da franquia - achei sensacional o roteiro de todos - e fomos assistir o filme ontem. Decepcionante. História previsível, personagens desnecessários, em alguns momentos diálogos que surgem do nada. Totalmente diferente dos últimos filmes.

mas poderiam ter mostrado um trecho de cenas dos filmes anteriores em que elas apareceram. Por exemplo quando aparece a armadilha do anjo a gente revê um trecho da Kerry tentando se salvar, quando aparece a Waterbox a gente revê o Strahm enfrentando ela,.quando aparece a que matou o Gus a gente revê essa armadilha matando o Gus, e quando aparece a Reverse Bear Trap a gente revê um trecho da cena mais icônica da franquia a Amanda desesperada ao acordar já usando essa armadilha

Jogos Mortais acabou depois de 3º filme. Tudo depois daquilo foi só encheção de linguiça pra sugar dinheiro.

só gostei do primeiro filme, esse sim é ótimo. O resto é caça niquel

onde ausencia? na cena da Eleonor teve várias referências para os outros filmes, mostrou várias traps usadas...

Não teve nenhuma suposição no assassinato do Adam o 3 mostrou que ela matou ele por pena (tanto que ela até pede desculpas ao Adam por fazer aquilo). Ou seja ela sonhou com esse primeiro encontro deles até que "acordou" e viu ele como fantasma,. Ai então que ela acordou de verdade, foi até o banheiro, e matou ele No caso do brad e do Ryan pode não ter tido conexão naquela cena, mas são eles sim. Dá pra ver que são dois homens e não um homem e uma mulher No caso do Xavier é ele sim tanto que o 2 revelou que ele é traficante. De qualquer forma a casa que o Mallick incendiou é onde rolou o jogo da casa do gás do nervo do 2

SP0ILERS: eu vi o filme via youtube então vou comentar Ponto positivo: o billy the puppet esta bem zoeiro nesse filme. a Grain Silo Trap que é uma típica armadilha da franquia Vou aos pontos negativos 1 - ausencia do pigmask jumpscare (o Hoffman e a Amanda eram bons nisso hehehe) 2 - ausencia de ligação do filme novo com os filmes anteriores na cena da coleção da eleonor 3 - nunca que o jigsaw consegueria sozinho montar aquele jogo do celeiro sem uma pessoa mais forte fisicamente ajudando 4 - ausencia de alguem monitorando 5 - twist muito fraco e ausencia do combo de flashback entre a explicação da falha atraves da fita 6 - ja vimos o jigsaw instruir pessoalmente no 1, no2, no 3, no 4, e no 5. Não vi genialidade na cena da armadilha da espingarda 7 - foi desnecessario ignorar o flashback do jigsaw preparando a reverse bear trap do 3 8 - o filme teve uma boa protagonista, mas ela teve um final tosco fora que ela nem teve ligação com os filmes anteriores como a carly 9 - do jogo do celeiro a unica armadilha que causou tensão foi a do silo que é uma armadilha tipica da franquia as outras foram fracas como a buckethead e a espiral que prometiam ser tensas no trailer 10 - investigação fraca sendo que a eleonor foi a unica que sacou o segredo do Logan e por ser fã do jigsaw ela optou nao revelar 11 - No final o Halloran pareceu o Demogorgon

Se estão usando máscaras, luvas, botas e muitas roupas, como você sabe que são dois homens? Entenda, eu não afirmei que é Daniel e Pâmela, eu disse que acho que poderia (futuro do pretérito) serem eles porque eles teriam motivos para isso, ao contrário de Brad e Ryan, que, embora estivessem numa armadilha de Hoffman, ambos utilizaram a inteligência para fazer o óbvio. E, de toda, forma, eles jamais saberiam que fora Hoffman, a não ser que Gordon tivesse contado isso a eles, e, como isso não é mostrado, voltamos ao início: é impossível saber quem são os dois ajudantes de Gordon.

Então, a morte dele não é explicada apenas pelas cenas que entraram na história original. A cena deletada que eu disse e a que você postou ajudam a desvendar o mistério, mas, se você não soubesse dessas cenas, realmente iriam atribuir os motivos de Amanda à pena? Com base em que? Por isso que eu disse que não há explicação pro assassinato de Adam, olhando apenas a história original. Esse é um dos furos da história. E de novo, não acho que tenha sido sabotagem, só seria se John não soubesse, e como ele sabia, invalida essa sugestão.

eu vi dois homens usando uma máscara de porco. Desculpe, mas a segunda pessoa não se parece com uma mulher não. É um homem. É o Brad e o Ryan sim

tem uma cena deletada do 3 que explica o assassinato do Adam: ela teve um pesadelo e aí matou ele por pena https://www.youtube.com/watch?v=VfzXWPxigiY

mas foi sabotagem o Jigsaw viu ela colocando a chave sob a barriga do Adam. E inclusive na cena que ele diz que ela transformava os testados dela em vítimas aparece ela colocando a chave sob a barriga do Adam também

Se fosse pra ver claramente eles não teriam usado Máscara de Porco, né? Ou teriam se revelado quando Gordon se revelou. Foi feito assim exatamente para se criarem teorias.

Ok, você interpetrou como sabotagem, eu acho que não foi, não nesse momento. John sabia e certamente não iria deixar acontecer a sabotagem. Se fosse, seria mostrada uma cena posterior, com John já adormecido e ela entrando lá e colocando a chave. De toda forma, ainda assim isso não explica o assassinato de Adam.

Não foi o Daniel Matthews e nem a Pamela Jenkins. Foi o Brad e o Ryan mesmo inclusive dá pra ver claramente que eram 2 homens que seguraram o Hoffman https://vignette2.wikia.nocookie.net/sawfilms/images/f/f2/LawrenceBradRyanHoffman.png/revision/latest?cb=20120114214134 Não foi nada contra os principios o Hoffman falhou no teste final dele que era ficar afastado da Jill.

Não sei o motivo de não ter sido postado, deve ter dado erro. Enfim, havia escrito um texto maior justificando. Resumindo: Gordon foi instruído a agir assim que soubesse de algum mal com Jill. Ele prendeu Hoffmann no banheiro a fim de puni-lo, porém lhe tirou a chance de viver ao jogar a serra fora (contrariando os princípios dos jogos). Enfim, Hoffman era astuto o suficiente para encontrar uma maneira de sair, nem que fosse igual à fuga de Eric Matthews. Contudo, não é mostrado isso nesse novo filme, de forma que NÃO temos certeza se ele morreu ou não. Os ajudantes ao meu ver seriam Daniel Matthews e Pâmela Jenkins, pois eles teriam juros motivos para capturar Hoffman. O primeiro para vingar o pai, e a segunda para vingar o irmão. Eles eram personagens próximos de Hoffman que sofreram nas mãos dele. Brad e Ryan foram mostrados no filme numa cena que se não existisse não faria falta alguma (afinal, aquela armadilha não tem conexão alguma com a história em si). Na cena da reunião não há troca de olhares entre Gordon e eles. Gordon se dirige exclusivamente para Bobby Dagen. Se fosse para mostrar essa "dica" ente Gordon e Brad/Ryan, o filme teria feito igual o terceiro quando John propõe o jogo para Lynn só que olhando para Amanda. Em termos de SUPOSIÇÕES, Daniel e Pâmela são apostas muito mais fortes e plausíveis do que Brad e Ryan.

sim ele sabia da chave na banheira, mas bem no começo a gente viu que ela estava sob a barriga do Adam que deixou ela cair no ralo. Ou seja o 3 mostrou que foi a Amanda que colocou a chave ali ou seja ela sabotou o jogo do Adam

Então, leia de novo o que escrevi, John sabia que a chave estava lá (tanto que ele diz isso a Adam ao final do primeiro filme), então nao seria uma sabotagem. Ela passou a sabotar os jogos quando percebeu que as armadilhas não mudavam as pessoas como John achava que mudava. Isso foi bem depois da cena do Banheiro e o Jogo da Casa (filme 2).

Discuta aqui no site Discuta aqui

O Omelete disponibiliza este espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site. Por favor respeite e siga nossas regras para participar. Partilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas.

Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

blog comments powered by Disqus