O Filme da Minha Vida
Filmes - Drama
O Filme da Minha Vida (2016)
(O Filme da Minha Vida)
  • País: Brasil
  • Classificação: 14 anos
  • Estreia: 3 de Agosto de 2017
  • Duração: 113 min.

O Filme da Minha Vida | Crítica

Com visual encantador, filme dirigido por Selton Mello termina com mensagem duvidosa

Adaptações literárias sempre carregam questões complicadas, como mudanças da trama, inserção de novos elementos e essa tarefa fica ainda mais difícil quando se trata de um livro poético. Esse é o caso de O Filme da Minha Vida, longa dirigido (e estrelado) por Selton Mello, que tem como base Um Pai de Cinema, escrito por Antonio Skármeta.

Situado na década de 60 na Serra Gaúcha, o filme acompanha Tony (Johnny Massaro), filho de um francês e uma brasileira, que vai estudar na capital e pensa ter a vida perfeita. Mas isso muda quando ele volta para sua cidadezinha e vê seu pai (Vincent Cassel) ir embora para a França sem nenhuma explicação.

Assim como no livro, grande parte do filme é dedicada à tristeza do jovem e de sua mãe após a partida do patriarca. Porém, enquanto a melancolia demonstrada por Ondina Clais no papel de Sofia é mais implícita, Tony passa dias e dias se lamentando, escrevendo cartas e tentando entender o que aconteceu. Embora seja um comportamento compreensível, o filme fica um pouco arrastado nessa parte, com cenas que parecem dar voltas sem chegar em lugar nenhum.

Em certo momento, porém, Tony decide deixar o “luto” pelo pai e se dedicar a outras coisas em sua vida pacata: paqueras, cinema, viagens. Aqui o filme ganha, ficando mais fluido e dá espaço para Johnny Massaro crescer no personagem, que ainda mantém um ar triste, mas consegue tomar suas próprias decisões e mostrar sua personalidade interagindo com outras pessoas.

Vale ressaltar o belíssimo visual, que dá orgulho da fotografia do cinema brasileiro, e a trilha sonora, que some em momentos mais tristes, mas aparece de forma marcante quando necessário.

[Cuidado com possíveis spoilers abaixo]

O grande problema de O Filme da Minha Vida é o seu final e a resolução do conflito com o pai. Enquanto a publicação deixa o desfecho da história em aberto, o filme faz tudo de forma bem explicada e coloca seus protagonistas em contradição com suas próprias crenças. Sim, é um filme de época, e a questão colocada no final é muito mais aceitável na década de 60 do que hoje em dia. Mas Tony e sua mãe sofreram tanto, e o filme se preocupou em mostrar isso de forma tão profunda, que a aceitação cega da situação simplesmente não se explica. Com isso, o arco de amadurecimento dos personagens é prejudicado, dando a sensação de que eles pouco mudaram desde o começo da trama. Faltou ao filme perder o medo de não ter um final feliz e ser mais coerente com sua própria história.

Leia mais sobre O Filme da Minha Vida

Nota do crítico (Regular) críticas de Filmes
 

Filme chatíssimo. A única coisa que se salva é a fotografia. Muito melodrama pra um roteiro arrastado e pouco envolvente. Fiquei entediada.

Filme fraco. Esperava muito mais! A história tem um início interessante mas depois de 30 minutos, o filme torna-se chato. Falou-se muito da fotografia mas também não achei nada de especial. Vincent Cassel tem um papel de coadjuvante na história. O final é pior ainda! Não recomendo! Selton Mello pode ser um bom ator, mas como diretor....

Como crítico de cinema, posso tecer algumas palavras: FILME BOM DA DESGRAÇA FOTOGRAFIA BOA DO CARALHO MUITO QUE BOM O FILME

Gostei da critica. O filme pode ter tido uma fotografia bacana, cenarios otimos, elenco maravilhoso...mas o enredo nao emocionou...nao cativou... Nao adianta forçar.

kkkk ... me divirto lendo dos comentários.. é um universo a parte....e.. nota zero para o texto com SPOILER...indefensável...

o problema não é ser curto.. é se o crítico nesse texto abordou os aspectos necessários para analisar um filme.. Porque já vi texto longo no site que percebe-se muito "filler" que poderia ter sido resumido em menos parágrafos...

Amigos, vocês estão no Omelete, lendo uma crítica que a tagline já leva um juízo sobre o final do filme. Vocês só podem ser novatos neste site. Não importa se é Camila, Bridi ou Hessel, tu vai levar um spoiller. Spoiller aqui é por conta da casa. Sou fanboy do Omelete, mas nem defendo. Já desisti de reclamar também.

Adorei o filme, mas gostei da crítica. A Camila apontou defeitos sem jamais soar uma "soberana da verdade" ou uma "intelectual suprema", como alguns críticos aqui do Omelete tanto fazem. Só achei o texto muito curto: trata-se, aliás, de um problema em todas as críticas do Omelete - pouco espaço para sustentar muita coisa.

Essa foi a pior crítica que já tive o desprazer de ler neste site, obrigado.

Pessoal, até entendo a questão de "Sp0iler". Estraga e muito a experiência do filme (embora nada possa substituir a experiência com os próprios olhos e ouvidos, presenciarmos (nós mesmos) o ato em questão). Curiosamente, no entanto, a crítica nem deu um "graaannnddde" sp0iler assim. Tipo: ele resolveu o problema com o pai. Mas, como? Como se deu isso? O que ocorreu? Quais ações ocorreram na cena? Quais foram as falas? Então, coisas assim. Vocês compreendem? A crítica estava indo bem, e até entendo que a autora, Camila Sousa, para deixar mais clara sua opinião, teve que soltar esse sp0iler para o público. Embora creio que ela poderia ter encerrado o texto sem deixar um sp0iler "explícito", apenas apontando que houve certas diferenças entre o final do livro e do filme, sem dizer quais foram. Uma boa noite à todos. Até mais. P.S: Pessoal, se eu não me engano, já houve uma crítica que soltou um leve sp0iler aqui no Omelete. Porém, foi na seção de jogos: era a crítica sobre a expansão (ou derivado) de "The Last of Us", se não me falha a memória.

2 ovos ?? Que diabos é isso ? Parem de escrever críticas, vão fazer alguns ovos pra comer, que é o que vcs devem saber fazer melhor.

a presente crítica é pobre de tantas maneiras que estou até constrangido de comentar. uma pena que o omelete publique este tipo de conteúdo!

Será que se eu xingar quem fez essa crítica de mosta sou banido desse site de berda?

sim, e quando reclamaram ela respondeu nos comentários dizendo que fez o melhor que pode(isso antes de ter colocado o aviso).

As da Natalia Bridi são bem boas. Bem técnicas, elucidativas e diretas. Empolgam o espectador a ver o filme, quando é o caso de cair nas graças dela.

Sim. Se eu pudesse processava ela, rsrsrs!

É verdade! kkkkkkkkkkkkkk

Discordo da crítica, pra mim receberia 4 estrelas, ou quatro ovos conforme esse site. Gostei do filme, apesar de ter achado também que o filme ficou preso demais na melancolia do protagonista.

Amador por ler uma crítica antes de ver o filme? Você está falando sério? Amador é este site e estes "críticos" de m****.

Mano, ela contou mesmo o final do filme? e só colocou aviso depois que todo mundo leu?

Percebi isso também. Não posso falar da crítica porque não assisti ao filme ainda, mas essa é a nota mais baixa da crítica especializada que eu vi.

A critica do Omelete esta destoando do que tenho ouvido de pessoas que assistiram ao filme e das outras criticas especializadas. A "critica" por si só, rasa , demonstra ou a opiniao de uma hater ou de uma incompetente. Dificil algum cenario que fuja dessas possibilidades.

Análise feita em cima de gosto eu prefiro não ler.

Aí que está, uma crítica profissional não deveria ser baseada no gosto. Eu sou publicitário por exemplo, não gosto de pagode, mas se vejo uma propaganda bem feita que tem essa música, vou achar 10. Um profissional de cinema tem que analisar aspectos técnicos, tendências do filme, mensagem que o filme passou, direção, figurino, enredo... Me desculpa, mas não se trata de gosto.

Não dá nem vontade de assistir agora que já sei o final.

Poderia ter colocado aviso de Sp0ilers.

O texto não condiz nem um pouco com a nota. Quero muito ver esse filme, a crítica ta elogiando muito, e o palhaço é um filmaço, se for tão bom quanto deve valer a pena, o problema é que o filme ta sendo lançado com uma concorrência muito forte, Dunkirk, Baby Driver e Planeta do Macacos, infelizmente não verei esse filme no cinema, é uma pena.

Exatamente, Sarah. O problema é quando você está ansioso por uma análise crítica de uma obra cinematográfica e se depara com uma avaliação majoritariamente subjetiva, uma questão de gosto.

"Visual Belíssimo" (+2 ovos) "Trilha Sonora Marcante" (+3 ovos) "Tem final feliz" (-3 ovos)

As críticas do Omelete só tem baixa qualidade porque qualquer um pode escrever crítica no site. Assim fica difícil de levar a sério o que escrevem sobre os filmes. Deveriam parar com as críticas e ficar só nas notícias.

O pessoal do Omelete são uns comunistas retardados, eles não sabem escrever uma matéria direito, imagine uma crítica.

se tiver o tom holland no filme automaticamente ele vai pra 5/5

6 parágrafos fininhos pra isso? É sério? Acabei de retornar do cinema e o filme é excelente!

Deu mole hein, Camila. Já vi melhores críticas e já te vi mais humilde, também. Lamentável.

O que diabos o Heisenberg faz no cartaz desse filme ?

Sim, é a mesma coisa, mas também não é. Não acho que tu esteja errada, mas acho que pode ser um pouco mais complexo que isso. Particularmente, não curto muito as notas porque acho que elas acabam classificando erroneamente justamente por causa do hype colocado em alguns filmes. Exemplo, comentários como "melhor do ano ou melhor filme da história", pra mim, são descrições impostas por hype. hahaha Queria dizer que gostei da conversa e do modo como tu tá reagindo as respostas sem partir pra discussão ou ofensas. Se estiver afim, podemos manter a conversa numa boa por mais alguns posts.

Mano, mas se você caracteriza um filme como ruim, regular, bom, ótimo é a mesma coisa que dar uma nota de 0 a 10. Tipo, se um crítico faz a análise do filme e diz: "Excelente filme! Melhor do ano! Melhor filme da história! Minha nota final de 0 a 10 é 2,5!". Entende?

Não necessariamente, Sarah. Depende da maneira que você interpreta os ovos. Quis dizer que eles não são uma nota - ao estilo 5 é ruim, 7 é bom e 10 é ótimo - quis dizer que eles servem como apoio a crítica. O próprio Omelete fez um vídeo no canal falando sobre essa relação. Os ovos não representam uma nota específica, mas indicam de um modo geral se o filme é ruim, regular, bom, ótimo ou excelente. Provavelmente você já deve ter assistido filmes que gostou muito, que não são ruins, que são redondinhos, mas que se tu parar pra pensar são filmes regulares - e isso não quer dizer que o filme seja "nota dois". O "ovo" em si, pra mim, é só uma "brincadeira" visual pra fazer conexão com o nome do site e dar apoio ao que está escrito ao lado. Dois ovos significa regular, não nota 2. Resumindo, encarar os ovos como um símbolo para ruim, regular, bom, ótimo e excelente ao invés de encarar cada ovo como um número. Troca os ovos por emojis sorrindo e a lógica vai ser a mesma. Emoji sem sorriso é regular e com sorriso imenso é excelente. Tu não tem como mensurar essa imagem visual em um número/nota. A lógica do ovo é a mesma (pra mim). Exemplo se ao invés de 5 ovos, utilizassem apenas um ovo colorido no final. Não há como dar uma nota a uma cor. 1 ovo amarelo = excelente. 1 ovo verde = bom. 1 ovo vermelho = ruim. Porém, essa lógica do ovo colorido ligada a psicologia das cores pode distorcer a nossa percepção da mesma maneira que a quantidade dos ovos causa um efeito relacionado a matemática. É um pouco complexo, mas basicamente é observar os ovos pela sua descrição, não pela quantidade. Na minha opinião fica mais fácil compreender algumas críticas dessa maneira.

Se os ovos não são a nota, então eles são inúteis, certo? Afinal, para ser somente indicativos, não precisam existir.

Não estou questionando a integridade do site e nem estou sendo irônica, só estou apontando como o gosto de um crítico muda... só sei que eu estou muito a fim de assistir o filme!

rsrsrs! Vc fala em relação ao Omelete? Desculpa, mas eu vejo no mínimo três filmes por semana e para fazer as minhas escolhas eu leio as criticas ANTES de assistir os filmes. Não é este o sentido de se fazer críticas? rsrs! Mas entendo a sua (crítica), hehe, se vc estiver falando sobre a minha ingenuidade de visitar sites específicos que trazem $poilers

Caso vc ainda não tenha entendido a minha explicação anterior, gostaria de esclarecer que considero verosimilhança a característica mais importante em um filme. Não assisti este, então não posso falar sobre a verosimilhança. Mas a redatora aí de cima poderia expor a sua subjetividade de forma até mais contundente que poderia incomodar algum fã. Ela poderia dizer algo como "Selton Mello não é tão bom diretor quanto ator"; "Selton Mello não é tão bom ator quanto diretor"; ou "Selton Mello é péssimo ator e diretor"; não estou nem aí. Mas fazer crítica não é tratar dos aspectos do filme de forma rasa e julgar a verossimilhança sem expor os motivos, caso estes motivos pudessem ser expostos sem entregar a trama do filme, mesmo que fosse algo durante o desenvolvimento do filme. Mas ela faz pior: julga a verossimilhança sem dar as explicitação que nos fariam acreditar na inverossimilhança e, mesmo assim, consegue ainda entregar o desfecho do que ao menos parece ser todo o arco dramático do personagem, segundo a própria "crítica". Fala sério!!!

você foi muito, mas muito, MUITO e M U I T O amador lendo sobre uma critica antes mesmo de ter visto o filme, que pelas tuas próprias palavras, estava esperando ha tanto tempo. So lamento por você (sem querer ser insensível)

É realmente vc não entendeu. A minha explanação de ser fã era pra tentar... só tentar... criar uma certa empatia para alguém tentar... só tentar... entender a minha frustração ao simplesmente saber o final do filme que eu esperei tanto tempo pra assistir. Vc entendeu agora?

Boni, não entendi. O que toda a sua explanação de ser fã de Selton Mello tem a ver com a sua avaliação da crítica feita? Segundo, da forma como explicado no texto o comportamento dos personagens no final está em contradição com a postura deles ao longo da narrativa, o trecho que diz isso é "coloca seus protagonistas em contradição com suas próprias crenças". Dessa forma está se discutindo verossimilhança interna. Como verossimilhança é muito importante para um bom enredo interessa muito SIM!

Vc não quer estragar a experiência de quem ainda não viu o filme contando revelações em sua crítica, por mais que signifique um ponto chave na sua opinião. Sei que está começando, mas é realmente desagradável para os leitores. Edite e refaça a crítica, até para que possamos ler outras futuras sem receios.

Com todo o respeito que eu deveria ter por este site que visito há anos, esta Camila Souza é uma irresponsável!!! Sou fá de Selton Mello desde que este era uma criança que dublava os filmes da Globo e era filho de Antônio Fagundes numa novela chamada Corpo a Corpo, só pra vcs terem uma ideia de que tipo de fã sou eu. Tenho esperado a estreia deste filme desde que foi anunciado. Entrei aqui porque, além das matérias sobre novidades no cinema que leio DIARIAMENTE, gostaria de saber a opinião do site sobre a estreia da produção tão aguardada. Mas esta irresponsável não só deu um spoilleeeer! Ela simplesmente conta o desfecho do drama proposto. Ainda justifica a crítica, julgando o comportamento dos personagens como se isso tivesse a mínima importância ou interessasse alguém que NÃO VIU O FILME. Ela pensa que isto que ela escreveu é uma crítica?? Como deixam esta mulher solta pra fazer isso?!?!?!

Obrigado pelo Spoillller inacreditável!!!! Gostaria que fosse possível processar esta mulher e tirar muito dinheiro desta maluca, pra ela pensar duas vezes antes de escrever uma crítica.

SIM! Que coisa mais absurda de ruim.

Ia comentar isso. Crítica terrível extremamente rasa, é quase uma sinopse e um comentáriozinho sobre o visual. Gosto muito das crítica do Omelete (disse que gosto, não que concordo), mas essa aí ficou bemmm ruim.

Nem cheguei a ler outras críticas ou ver notas, apenas comentários de alguns críticos nas redes sociais e elas eram bem positivas. Nada contra o site ir contra a maré, mas algo de errado não está certo no Omelete rsrs

Crítica bem rasa, muito pessoal. Qualquer pessoa leiga poderia ter redigido, falta conteúdo. Sugiro à jornalista mais estudo, já que se dedica a esta área.

Cara, tentei deixar o menos escandarado possível. Mas como foi a parte que realmente me incomodou, não dava pra deixar de falar sobre ela.

nem comenário é, é Sp01l3r mesmo, rs

São situações diferentes. As outras críticas podem estar colocando uma nota para o filme, enquanto os ovos do omelete não necessariamente são uma nota, mas sim um indicativo. Eu, particularmente, fiquei feliz por ser um filme regular. A crítica indica que o filme tem coisas boas, porém alguns deslizes.

Se bem que isso aqui não é crítica. É um comentário.

Podia não ter escancarado o final, certo?

Obrigado por estragar o final do filme.

Gosto é uma coisa engraçada... eu li uma crítica desse filme e ganhou 10 de 10. Depois, li outra que deu 9 de 10. E aqui o filme ganhou 2 de 5. Gosto é gosto.

Discuta aqui no site Discuta aqui

O Omelete disponibiliza este espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site. Por favor respeite e siga nossas regras para participar. Partilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas.

Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

blog comments powered by Disqus