O Homem de Aço
Filmes - Ação, Aventura
O Homem de Aço (2013)
(Man of Steel)
  • País: EUA, Canadá
  • Classificação: 12 anos
  • Estreia: 12 de Julho de 2013
  • Duração: 143 min.

O Homem de Aço | Crítica

A esperança em um mundo menos otimista e inocente

O Superman teve uma jornada difícil nas telonas. Depois dos cultuados seriados cinematográficos dos anos 1940, os dois primeiros filmes com Christopher Reeve são aclamados até hoje como duas das melhores adaptações de quadrinhos de super-heróis para o cinema. A seguir, o ator estrelou dois dos mais controversos filmes do gênero, mas permaneceu para sempre no imaginário dos fãs de como o personagem deveria ser no cinema (e mesmo nos quadrinhos). Com isso em mente, Bryan Singer fez um incompreendido filme-homenagem que desagradou a maioria especialmente pela sua falta de fisicalidade - algo essencial para o maior herói de todos.

Anos depois, satisfeita com o sucesso da trilogia Cavaleiro das Trevas, a Warner Bros. deu carta branca ao produtor Christopher Nolan para que ele produzisse um novo rumo nas telonas ao primeiro de todos os super-heróis. Ainda que a necessidade de se explicar do cineasta (aqui muito menos incômoda que em seus filmes anteriores) continue presente, diferente do que muitos imaginavam, porém, Nolan não fez pesar sua mão em O Homem de Aço, que nada tem de "sombrio", herdando do realizador apenas o realismo que sempre o interessou.

Chamado para dirigir, Zack Snyder - de certa forma traumatizado com o resultado de Sucker Punch, em que mergulhou em seu próprio estilo -, tenta desesperadamente não ser ele mesmo, emulando outros cineastas com seu filme. Comparar os flashbacks em Smallville com o trabalho de Terrence Malick (A Árvore da Vida) é obrigatório, com o alienígena crescido na Terra contemplando a beleza da vida e explorando os EUA. São nessas cenas que o público consegue se relacionar com Clark Kent (Henry Cavill), vê-lo não como um alienígena, mas como alguém com sentimentos tão comuns quanto os seus.

A seguir, O Homem de Aço pega emprestado brinquedos da caixa de J.J. Abrams, enchendo a tela com "flares" e brilhos que fariam a Enterprise empalidecer. A ação e urgência, somadas à câmera na mão, lembram o trabalho do diretor de Além da Escuridão - Star Trek e Super 8.

O Homem de Aco 23Mai2013

Isso tudo combinado a um resquício do estilo do próprio Snyder, que filma lutas como ninguém, com seus takes mais longos e físicos, privilegiando o impacto. Aqui, não só Kal-El (Henry Cavill) parte para a porrada, como até seu pai, Joe-El (Russel Crowe, ótimo), abandona a fachada de cientista calmo para revelar-se um sujeito cheio de recursos e capaz de tudo para defender a família e o planeta. Completa o mix aquele visual dessaturado, um tanto bruto e sisudo, que Nolan tornou tão popular em O Cavaleiro das Trevas. Não é difícil imaginar os dois heróis juntos no cinema, afinal, e já surgem pistas de que isso pode acontecer.

Contado em fragmentos, com boas elipses (o corte que acontece depois da queda da nave no Kansas é surpreendente) e flashbacks emotivos, O Homem de Aço não é um filme de heróis típico. Entre cenas que buscam emotividade, permite-se explosões de fisicalidade e grandiloquência no melhor estilo Os Vingadores (um dos asseclas do General Zod é o Hulk perfeito) com direito a momentos que lembram a devastação épica de Transformers 3 e as lutas da série animada Dragon Ball Z, com deuses se engalfinhando e cidades caindo no processo. Tudo isso embalado pela trilha de Hans Zimmer, que nada ecoa o clássico tema setentista de John Williams, acrescentando urgência ao filme.

Homem de Aco 1Jun2013 35

O resultado parece um dos filmes mais caros já criados, prova de que a Warner Bros. acredita na visão de Nolan e Snyder e no lugar que seu maior super-herói deveria recuperar nas bilheterias e no imaginário pop.

Entre esses arroubos épicos, há um filme menor ali, sobre um homem em busca de sua própria identidade, alguém em uma jornada de autoconhecimento que o levará a diversos cantos dos EUA, tendo como bagagem apenas os valores dos pais. O roteiro de Nolan e David S. Goyer é bastante claro na maneira como vê o Superman. Como nas análises clássicas, aqui ele é o messias, o enviado à Terra para guiar-nos, incompreendido e temido pelas forças vigentes. Há pelo menos três passagens que não deixam margem a dúvidas: Superman é Jesus Cristo em O Homem de Aço (o vitral da igreja, a menção à idade e a partida cruciforme da nave de Zod) e as implicações religiosas desse fato, ainda que pouco exploradas (provavelmente pelo afastamento que gerariam no público), interessam os realizadores. É aí que entra o realismo de Nolan: no interesse pelas implicações filosóficas, sociais e religiosas da descoberta de que não estamos sozinhos no universo.

O Homem de Aco 03Jun2013

Com sua atuação, Henry Cavill apaga qualquer comparação que poderia existir com Christopher Reeve. Ele é seu próprio Superman, Clark Kent e Kal-El. Interpreta com emoção (note os olhos marejados nas cenas com Diane Lane, que sequer pedem esse tipo de entrega, e a excelente cena em que - aos 30 e poucos - aparece adolescente) e com a ferocidade que determinadas sequências requerem. No meio de tudo isso, arranca suspiros de parte do público aparecendo sem camisa em diversas ocasiões. Igualmente competente está Michael Shannon, ator conhecido pela imersão, aqui mais surtado do que nunca. Seu General Zod é obcecado e irredutível, mas tem suas razões para tal, já que é um escravo de seu próprio papel, a representação alienígena da ordem e da proteção. A ele nunca foi dada nenhuma opção de escolha pela sociedade kryptoniana - e isso o torna um vilão dos melhores que já vimos em qualquer filme baseado em quadrinhos.

O elenco secundário é igualmente determinante no sucesso do filme, para situar o herói entre dois mundos. De um lado, Kevin Costner e Diane Lane. Do outro, Russel Crowe e Ayelet Zurer (Lara), cada um representando um conjunto moral que Superman necessitará para definir seu lugar - ele é o único kryptoniano capaz de tal escolha e esse tema, o do livre-arbítrio, dá ainda mais peso ao subtexto religioso do filme, que acaba até mal-desenvolvido depois de tanta construção.

O Homem de Aco 23Mai2013 06

Completa o elenco principal Amy Adams, como a icônica jornalista investigativa Lois Lane, ela também com seus próprios dilemas morais. Ainda que a personagem esteja perfeitamente alinhada com a criação das HQs, a necessidade de colocá-la no centro da ação é um dos pontos fracos do filme. Provavelmente inseguros se o público se relacionaria efetivamente com Clark, deram a Lois a função de ser a âncora da humanidade no filme. O problema é que isso gera alguns momentos incompreensíveis (como o convite para subir a bordo da nave de Zod). E como em todos os filmes escritos por Nolan, o amor (mesmo que nascente) é mais roteirizado do que efetivamente sentido. Salva-se ao final a última cena, graças à atuação da competente atriz.

Ainda que o roteiro insista em martelar seus temas principais a cada 5 minutos, não deixando nada para a imaginação ou interpretação (a Warner Bros. não aprendeu nada com o "medo" de Lanterna Verde), o espetáculo visual que é O Homem de Aço, porém, escapa incólume e diverte, com um desfecho que marca quem é este novo e sisudo Superman, que chega adaptado ao momento, carregando os valores pelos quais é conhecido, mas alguém que é capaz de reagir e tomar o controle da situação. Ainda que seu "S" represente a esperança, um Homem de Aço para tempos lamentavelmente menos otimistas e inocentes.

Veja também:

O Homem de Aço estreia em 14 de junho nos EUA e 12 de julho no Brasil.

Leia mais sobre O Homem de Aço

Nota do crítico (Ótimo) críticas de Filmes
 

O que adianta, o filme é péssimo, da trilogia considero o pior.

Eu não disse que o filme é perfeito. E Faora, assim como os outros Kryptonianos que estavam na nave, foram jogados num buraco negro!

Nunca viu Batman Begins KKKK Difícil um herói ser mais humano que aquilo (em filme sério).

Vc ficou na desculpa de "sair da mesmice", é uma questão de gosto e ponto de vista. Gostei de algumas coisas e não gostei de outras, algo muito longe dessa perfeição toda. E as mortes foram fracas sim, como a Faora morreu?

Assisti o filme, não estou falando de "sinal de Lex Luthor", tô falando de LEX LUTHOR! E faltou msm!

Assiste direito antes de sair falando veio, todos Kriptonianos exceto Zod e Super fora sugados para Zona Fantasma, e se tu não viu o monte de sinal de Lex Luthor e de empresas Wayne porfavor né, tem até aquaman na parada, assiste direito e depois vá ver Batman vs Superman

O fato de "apressar as coisas" no sentido de já jogar o personagem no meio de uma grande batalha antes de apresentá-lo a população foi pra fugir da mesmice (herói uniformizado salva alguém, o povo o conhece, o adora, aí vem uma ameaça e etc). A trilha sonora de Zimmer, como destacou a critica do Omelete, se apega ao clima de urgência e em partes no lado dramático, isso é muito foda dentro de uma leva de adaptações de hq que estão surgindo sem deixar alguma marca própria. Acho que boa parte do lado negativo que algumas pessoas acharam se deve a própria abordagem mais sissuda que levou o projeto para outro lado, eu, particularmente, adorei. Snyder teve colhões pra sair da zona de conforto e usou as hqs como base (com uma pitada de sua visão), e não os filmes que tinham o Reever. MoS não é um filme que apresenta o Superman, e sim apenas "MoS", um ser que se sentia deslocado e começou a achar seu lugar no mundo (perceba que não temos uma cena final mostrando o Super, temos o Clark indo pro planeta diário, indicando que Superman ainda está por vir). Ps.: o Zod não teve o pescoço quebrado facilmente, é visível que Kal-El usou muita força para o ato (temos até uma onda de força). E Faora não morreu num acidente de avião.

Assisti agora (julho de 2017 pela 1ª vez rs). Bom filme, longe das inúmeras críticas negativas que teve, e muito longe da "perfeição" como alguns disseram aqui rs. O Henry Cavill foi uma ótima escolha e foi muito bem como SM, porém, exagerou na pose de fortão, em algumas cenas, parecia um robô saindo da academia com o peito estufado, e também faltou uma pitada de humor em seu filme (algo que o Christopher Reeve exagerava. E daí o "sisudo"). Também acho que correram muito com a história, o Superman nem foi "apresentado" à humanidade e já apareceu por aí destruindo tudo com seu vilão (que, esse sim, ficou perfeito! Algo difícil para vilões em muitos filmes). A história foi tão corrida, que só no final do filme um dos soldados pronuncia a palavra "Superman", chegando a surpreender seu superior. Apesar da perfeição na confecção dos vilões, achei suas mortes muito sem graças. O Zod, pikão das galáxias foi morto ao ter o pescoço quebrado (com muita facilidade) pelo Superman e a Faora (que tem os msms poderes do Superman na Terra(tomou um monte de tiro a queima roupa e nem se assustou), morreu em um acidente de avião (?????). Também achei que faltou Lex Luthor, kriptonita... E confesso que já estava ficando bolado com mais uma ceninha forçada de bulling contra "um calmo garoto", mas o diálogo entre pai e filho salvou a tomada. Aliás, sobre o Jonathan Kent, que morte escrota, dava tranquilamente para o Clark salvá-lo sem deixar os outros humanos perplexos. Afinal, por que o pai dele pode ficar andando no meio do tornado salvando geral e ele (jovem e forte) não?? Achei a morte dele forçada tbm. Enfim, existem muitas formas de contar a história do Homem de Aço, gostei dessa, teria feito com diversos pontos diferentes. Mas o saldo final ainda é muito positivo!

Estou assistindo a essa obra prima nesse exato momento. Simplesmente a melhor adaptação de super herói já produzida. Um filme, que na minha humildade opinião, foi perfeito. Borgo parabéns pela crítica, realmente muito boa. O omelete quando quer sabe escrever uma crítica realmente relacionada ao filme é não um texto pseudo intelectual que ninguém entende nada. Um excelente filme.

Já assisti 8 vezes. Melhor filme de super heróis. Não me canso de assistir, não me canso msm. Filmaço

Impossivel ne? Eu achei o filme extraordinario (atrasado tb)

Concordo 100%

Para mim, o melhor filme di Superman. Cresci vendo os filmes do Reeves. Mas esse é mais a atualidade e a cara das HQS. Eu comprei o filme em formato digital, li algumas criticas aqui e mesmo depoia de anos, ou meses do pessoal entrar aqui para escrever, eu tb escrevo aqui para dar o meu voto de confiança e no aguardo de LJ!

Nunca entendi a aversão a esse filme ou as críticas ferrenhas,mas para mim é o melhor filme de heróis,trouxe o superman para o mundo real e deixou ele mais humano do que qualquer outro herói.

Caralho chato se é maluco? (Atrasado)

"Como o convite para subir a bordo da nave de Zod". Se isso ficou subentendido, foi só pra você. Pois claramente após esse ato, há um diálogo entre Lois e Clark que diz respeito ao que eles fizeram com Lois, o diálogo esclarece que o objetivo deles terem levado Lois pra nave fora arrancar informações de sua mente, tanto que com isso chegaram até Martha. Os tão citados "pontos fracos" não têm argumentação válida.

Uma bela critica sem duvida. Confesso que esse filme foi tudo o que eu esperava de um filme do Superman nos tempos de hoje. Lutas ferozes e de muita qualidade. É difícil trazer vilões para o Superman. Ele é poderoso demais. Então vê-lo em ação desta forma mostrou veracidade de um herói com poderes absurdos. Ponto também para Faora que apesar de não mencionada pelo Borgo foi incrivelmente ameaçadora e letal. Imagine então se tivesse plenamente com todos os poderes. Gostei da atriz também. Linda. O final bom... entendo quem criticou. Super sempre foi uma espécie de Capitão América. O cara de enorme moral. É difícil imaginar ele indo rumo a situação que foi com Zod.

melhor que qualquer filme da marvel

O Borgo entende filmes de quadrinhos lê desde criança, já o Hessel foi apresentado ao mundo dos quadrinhos quando foi contratado pelo omelete assim como o sabe tudo do Romariz esses dois não podem nunca fazer uma critica de filme de super heróis por que eles não tem cultura sobre o assunto o que eles manjam é por influencia de quem sabe como o Borgo e o Forlani que apresentaram pra eles as HQs.

Caso alguém aparece por aqui, medamos pra ca: https://disqus.com/home/channel/ligaespacialnebulosa58/discussion/channel-ligaespacialnebulosa58/arquivos_do_espaco/

mehor filme de heroi de todos os tempos!!!!!

Sou fan do universo DC mas nunca li os Hqs e gibis , nasci no inicio da década de 90 e quando comecei a me interessar por leitura dei preferencia aos mangás japoneses , achei o filme de bom para ótimo mas esta longe de ser excelente.

Eu discordo, Foi um Filmaço, explicou bem a origem do super, a fraqueza, a formação, atuações e elenco de alto nível, desde protagonistas aos coadjuvantes, é uma adaptação incrível. Eu noto que tudo que seja referente ao Superman ou DC, sofre uma perseguição, o céu tava muito escuro... o superman tava tava sem cueca...e a mania de achar que CINEMA é HQ, são universos totalmente paralelos, outra eu queria saber qual a graça de copiar uma HQ e fazer exatamente no cinema se já saberíamos de cabo a rabo os acontecimentos, sou totalmente de acordo em pegar referências e inspirações das HQS para criarem histórias novas na TELA.

Vlw parceiro, gostei de lá, bem mais rapidos os comentários, aki tinha que dar umas 5 atualizadas kkkkkk, comenta lá tbm parceiro.

To mais morto do que vivo mas isso não vem o caso..rs Lá é melhor acho que já disseram isso e tb la pode banir qualquer um imediatamente se perturbar o pessoal!!! Bom retorno amigo!!

@Thierre, vc está vivo kkkkkk, Manda eles voltarem para a página aqui pow!

O pessoal se mudou pra essa página aqui..

Sobrou alguém das antigas? que bom voltar a comentar aqui de novo!

Será que tem nego das antigas ainda? espero que sim. que bom voltar a comentar nessa pagina de novo!

https://www.youtube.com/watch?v=flXMyfHhO_Y

Nossa, tinha gente aqui, hehe. Quanto tempo, saudades dessa page.

Vamos ver ser o batman vs superman salva , porque esse man of stell foi bem legal a parte dos efeitos , mas no geral foi chato.

Não deixe o fórum morrer.

Muitoooooooooooooooo TOP!!!

Eita... 23 dias desde o último comentário! Não deixa o fórum morrer, não deixa o fórum acabar...

KKKK

??

Não. Não acabou.

Sabe de nada. Inocente.

Esse filme num geral é apenas ''bom'', mas ainda hoje tento encontrar palavras para a epicidade da cena em que o Superman destrói a máquina do Zod.

Melhor que os filmes do Andrew Garfield

É que o tecla está ruim.

Eu achei ótimo,HATERS GONNA HATE,se não gostou fassa melhor,esse Superman representa bem os tempos de hoje.

Acabou o fórum? Sem nenhuma despedida formal?

Parece que o fórum aqui acabou , se bem que durou muito.

filmaço. obra prima do deus zack snyder

!é sim!!

Gwen Stacy é gostosa né

!eae Hodor !!!

Oi Dani ;D

HOOOODOOOOR

Ola cambada .. olha só que boa noticia : http://www.adorocinema.com/noticias/filmes/noticia-113552/

!!!e o adorocinema da 5 estrelas que maravilha!!!!

Inevitavelmente teria de haver uma mudança no Superman, algo novo, é legal sim a nostalgia aos filmes antigos e a música tema, mas você assistir uma nova roupagem do Super e detonar o filme por nostalgia é ridículo. Henry Cavill não deixou a desejar como o Super e a trilha sonora do Hans Zimmer para mim foi excelente, assim como a construção do vilão Zod. O filme mostrou o Clark salvando vidas por onde ele peregrinava, depois ele se transformou em Super e se revelou ao mundo, tudo isso por Zod e seus asseclas terem chegado a terra, ele nem teve a chance de se tornar o símbolo da esperança e teve de enfrentar seres tão fortes quanto ele, que ameaçavam a destruição do seu planeta adotivo. Isso foi a introdução do Super no mundo, no próximo filme ele será a "encarnação" da esperança. E quanto a ação do filme muito criticada só digo uma coisa, foi épica, digna de HQs, queriam o que, que Zod, Faora e os asseclas ficassem de conversinha com o Super, voando pra cá e pra lá. São "deuses" se enfrentando, logo vai haver destruição, e vale lembrar que foi a primeira luta do Super em sua vida com alguém tão poderoso quanto o mesmo, como também as forças armadas dos EUA, atiraram e detonaram parte do centro de Smallville.

FORSAKEN!!!

Agora estou feliz *__*

Senti sua falta meu bem ♥

#Aqui My Darling!

Ai sim! o/

kkkkkkkkkkkkkkk

Acho que o foco da divulgação no começo vai ser o Batffleck

2:33 de trailer, tudo isso pra promover o Bat de Affleck. Enfim, ansiosa por esse trailer, por esse filme.

Agora voltarei a comentar mais vezes TED, não se preocupe.

Estou aqui, voltei.

Eu ouvi no nerdcast que se o final é sonho, então o sonho começa quando o DiCaprio acorda na praia para salvar o Saito, ele entra num limbo onde ele acredita ter salvo o Saito e voltado pra sua familia. O plano seria do Michael Caine, pai da Mal, de se livrar do genro. Mas eu acredito que que não foi sonho, pois o peão balaça um pouquinho, indicando que ia cair

A Origem rende discussões até hoje, no final DiCaprio ainda estava sonhando ou estava no mundo real? preciso assistir esse filme de novo.

Trama: A origem, é muito mais interessante, inovador, um bom filme de assalto com reviravoltas e personagens bem construidos. Interstellar, não é muita novidade, alem de ser meio confuso aquele final. Atuações: Interstellar, muito boa a cena que o Matthew McConaughey se despede da filha, alem da Anne Hathaway, ambos exelentes. A origem tambem tem boas atuações, destaque para o DiCaprio e o Cillian Murphy mas são poucos momentos que podemos ver. Porem o roteiro de interstelar favorece mais os atores, com bons dilemas e uma trama familiar bem elaborada. Efeitos: Interstelar, oras bolas, fizeram um buraco negro perfeito, alem de ser mais atual. A origem tem cidade dobrando, falta de graviade mas isso é repetido, a cidade se torna a onda e a falta de gravidade é presente quase too o filme.

Sugiro a roupa do Senhor Frio! essa viria a calhar!

sLAvE OnLy DrEaMs TO be KinG!!!

LutAs iNiMAgiNÁvEiS: ( L ) vs Batman! Raito vs Superman! Mikasa vs Sasuke! Minato vs Itachi! Eren vs Tetsuo! Hulk vs Gauna! Kurono vs Homem aranha!

Olha isso pessoal, são informações do novo star wars, não se preocupem, não tem spoilers sobre o final do filme: http://www.actionsecomics.com.br/2014/12/trama-revelada-star-wars-despertar-da-forca.html#.VMEeY9LF_ww http://www.actionsecomics.com.br/2014/12/toda-trama-star-wars-despertar-forca-revelada-parte-2.html#.VMEeXtLF_ww Se for isso mesmo vai ser epico!

Quente tá é aqui em BH. Será que armadura do Homem de Ferro tem ar condicionado? to pensando em comprar uma

Bom dia Ikki!

kkkkkkkkkk

Os filmes são ambos ótimos, porem o que os fans reclaman é que star trek nunca foi filme pra o grande publico, sempre foi mais intelectual, e os novos filmes são blockbuster. Na minha opinião, os antigos são muito superiores aos novos.

A fonte é quente pessoal!

ficou bom mesmo!

boa tarde @Nathan tão querendo transformar o filme em Guardiões da Galáxia isso não é nada bom não me admira essa enrolação de lançar o filme kkkk

Pois é. Agora que o trem ficou bom o galera nao aparece.

"Batman v Superman: Aurora dos Rumores" HAHAHAHAHA

é nóis!

e cade o @Henry?

cade a Dani? :(

Batman v Superman: Aurora dos Rumores

Porr@@@!!! Cadê o Máquina?!?! apagaram a conta dele? Aparece aí mano!!!

kkk..entendeu a referência? kkk

Fala mano Nathan...blza? Compartilho da sua opinião .. gostei dos 2 também, mantendo suas notas. Bilheteria e críticas foram boas. Estão enrolando um pouco, mas com certeza vai sair em 2016 ou 2017.

Não querendo ser chato, mas já sendo, e pedindo desculpas, rs. Mas... esses rumores já estão enchendo o saco. Esses rumores surgem pq a Warner/DC não entrega nada para o fãs, eu sei que o filme só vai estrear em 2016, poxa...mas o material de divulgação ainda é pouco. Eles tem obrigação de entregar um filme épico ... por tamanha enrolação.. Tem também a hipótese de estarem gravando o filme da Liga, mas se estiverem... então divulguem pô...kkkk

Bom dia @Turma!

Ae pessoal! no Twiter um cara diz que o trailer de BvS sai antes do final desse mês e terá 2:33 de duração. O que tem de mais nesse rumor é que esse mesmo cara acertou as datas e durações dos trailers de Terminator e Chappie. O primeiro trailer de BvS vai se chamar "The Bat" (O Morcego)

Bom dia amigos.......curti ambos.......também esperando muito pelo 3

Matthew Mcconaughey é foda de mais. https://www.youtube.com/watch?v=ElwgnH7RDqc

Bombardeado não foi, mas aclamado sambem não, eu gostei dos 2 filmes, achei bom.

Na minha humilde opinião: STAR TREK 1 foi MUITO BOM! STAR TREK 2 foi ÓTIMO! Porque essa enrolação pra lançar o 3? Foi bombardeado pela crítica?

Acharam Sharknado bizarro de mais!? Então toma! O PNEU ASSASSINO http://www.adorocinema.com/filmes/filme-179625/

boa tarde @Vinicius

ainda bem que esse traveco sumiu

ta fazendo muita falta aqui :(

sim , exatamente

Eu tambem, prefiro os x-men separados, pelo menos no cinema, na próprias hqs eu tenho a impressão deles estarem meio separados. Alem disso, os x-men tem um universo tão amplo quanto a marvel (ao contrario do homem aranha)

Discuta aqui no site Discuta aqui

O Omelete disponibiliza este espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site. Por favor respeite e siga nossas regras para participar. Partilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas.

Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

blog comments powered by Disqus