Os Parças
Filmes - Comédia
Os Parças (2017)
(Os Parças)
  • País: Brasil
  • Classificação: 14 anos
  • Estreia: 30 de Novembro de 2017
  • Duração: 95 min.

Os Parças | Crítica

Comédia com Whindersson Nunes tinha potencial, mas no final só é uma bagunça

Os Parças poderia ser definido em uma palavra: “bagunça”. Mas não no sentido de “a galerinha se mete em confusão”, típico de Sessão da Tarde. A bagunça do filme é uma questão de roteiro mesmo: há muita piada para pouca história.

O filme parte de uma premissa que tinha potencial. Oscar Magrini esconde no seu escritório quatro pessoas e, como retribuição, exige que eles o ajudem a organizar um casamento, atividade que quer oferecer na sua empresa fajuta, recém-inaugurada no centro da cidade. Porém, ao descobrir que o seu primeiro cliente é o maior contrabandista da região, ele decide fugir com o dinheiro e deixar para o quarteto a responsabilidade de lidar com o figurão violento.

Uma ideia simples, mas que não foi bem construída. Os quatros se juntam porque ouviram tiros e correria e, como pessoas sensatas, saíram com a multidão para se proteger. O policial, que presenciou a desordem, opta por proteger o atirador e ir atrás de apenas alguns indivíduos. Por quê? Não faz sentido. O pilantra vivido por Magrini os chantageia a ficar, mas ele mesmo é o primeiro a ir embora. Não bastasse isso, a ideia de um figurão milionário, capaz de se livrar até mesmo da Lava Jato, contratar uma empresa que acabou de lançar um site é forçar “um pouco” a barra.

De todo o modo, ao longo do filme acompanhamos as diversas situações que o grupo se envolve na tentativa de não decepcionar o contrabandista, desde a prova do vestido até as despedidas de solteiro. Mas, da forma que foi montado, a impressão que fica é a de uma obra retalhada, que esquece trechos da trama em certos momentos para, tempos depois, os relembrar como fatos importantes. Possivelmente, esses momentos funcionariam melhor se fossem sketches de humor, mas dentro de uma obra fechada, em que o fio condutor é a narrativa e não as piadas, o resultado é caótico.

A decisão de escalar Whindersson Nunes e Tom Cavalcante revela o interesse de atrair diferentes gerações para o cinema e, provavelmente, nisso o longa será bem-sucedido. Mas, ao lado do youtuber, o humorista ficou datado, como a própria ideia de imitar o Fábio Jr. Não há problema em aproveitar seu arsenal de personagens e imitações - algumas delas até funcionam como antes -, mas as piadas dele, assim como a maioria das presentes no filme, já foram usadas à exaustão ou, simplesmente, não têm o mesmo apelo de anos antes. No final, o ponto alto do elenco fica mesmo a cargo da dupla Nunes e Tirullipa, que claramente têm química.

Embora use - muitas vezes sem motivo - recursos já batidos na comédia, como rir de peido e o famoso gemidão do zap, até existem piadas com objetivos mais interessantes. Em meio a um exagero e outro, o roteiro dá espaço para fazer uma crítica bem-humorada ao preconceito contra o nordestino, explícita na cena em que os quatro estão sentados no bar. O estereotipado paulista da Mooca, interpretado por Bruno de Luca, faz comentário sobre a “cabeça chata” deles. Não apenas ninguém ri, como Tirullipa devolve a gentileza. Pena que a piada também não é boa.

Vale reconhecer, porém, a importância de colocar na tela atores fora do eixo Rio-São Paulo. Além de ser pertinente para o cenário do filme, inverte uma prática comum nas produções nacionais: dessa vez, é o sotaque e a própria figura do paulista que ganham reproduções caricatas. Infelizmente, diante de tantos problemas e excessos, esta quebra de padrão fica muito pequena e quase passa despercebida.

Com a participação de Neymar, o final deixa brecha para uma sequência. Para dar certo, é preciso de fato estruturar uma nova história, sem se deixar refém de piadas que parecem engraçadas, mas que não servem para a narrativa. Talvez Os Parças tenham mais sorte na Europa do que na 25 de Março.

 

Nota do crítico (Ruim) críticas de Filmes
 

Está milionário porque pessoas gostam de humor ruim, vida Praça É Nossa, Zorra Total e tantos outros que fazem sucesso até hoje.

Tipo, tá que é mais um filme tosco, mas chamar o Bruno de Luca? Ah pqp né? O reserva/mascote/ZéRoela da Globo não tem mais graça do que a velha "é pavê ou é pacumê?"

Se não tivesse, não estaria milionário. Mas não, eu não vou assistir esse filme nem por um boquete.

Vamos fazer assim, eu finjo que não li isso, e você finge que não escreveu.

Assista antes! O filme é bom... Tom Cavalcante leva o filme nas costas, ele é o grande ator! Mas o Tirulipa tbm faz um bom papel, eu recomendo, não vou na onda dessa critica cheia de mimimis, seguidores do " politicamente correto"

Vc nem assistiu, ta falando o q? Seja adulto e comente sobre aquilo q vc tem conhecimento .

Nos EUA nao acontece isso não ne?kkkkkkkkkkk, filmes bricando com gordos, nerds, ou seja brincar com os estereótipos. Deixa de mimimi cara!

Sou cearense e não me ofendi, até pq o filme foi feito por um cearense e os atores principais tbm são, ou seja, isso sim é humor, acabar com esses canalhas do " politicamente correto".

O filme é bom e tem o mais importante para uma comedia, q é fazer rir...não va na onda desses " intelectuais" do mimimi.

O filme é bom....comedia pastelão! Nos EUA é mt valorizado, mas aqui no Brasil, os "intelectuais" ficam preocupados com a conduta do policial no filma....pap, esse é o Brasil.

Nem o filme vc assistiu...tenho ctz!

Vc ja ouviu falar em comedia? O importante é rir, esse tipo de datalhe q vc viu, poderia valer para um outro genero, mas para humor ee pouco importa.

O filme é bom, deixem de ser canalhas! Comédia é para rir, não conheço ninguém que assistiu e não gostou. O humor cearense é assim, a gente ri e faz comedia com as proprias dificuldades. Infelizmente a midia ta cheia de mimimi, sou cearense e não me ofendi com absolutamente porra nenhuma e não conheço um conterraneo se quer, q se ofendeu. Então parem de pagar de intelectual e botem na cabeça de vcs, que no humor isso é o q de menos vale.

o filme do Danilo é massa

quanto essa "bomba" sugou do nosso bolso via lei Rouanet?

Somos 3

Existe diferença entra bom comediante e bom ator.

Venderam o filme como "O filme do Whindersson Nunes". O cara ta o tempo todo no filme, porém, não fala nada. Quando abre a boca apenas reproduz o que ele fala em seus vídeos- que são muito melhores.

O filme deixou muito a desejar no quesito humor....Tirulipa sumiu....não apareceu aquele humor que aparece nos clipe e nos vídeos curtos do youtube....se não fosse oTom Cavalcanteo filme não valeria nem o preço da pipoca....Achei fraco...pra não dizer RUIM

Mais uma perola do cinema nacional. Vale o ingresso para aquele ultimo encontro antes de terminar um namoro de alguns anos.

O primeiro é bacana, os outros 2 são horriveis.

Até que a sorte nos separa é bom

Gostei bastante do filme, apesar de concordar que tem muitas falhas de roteiro, mas atingiu o principal objetivo, me fez rir e muitooooo!

Assisti sábado, fui com uma boa expectativa, em alguns momentos o filme chega a ser engraçado, mas no geral, uma lastima.

Mas se negou a fazer parte do Universo DC... Achou ruim demais! hahahahaha

Não... É apenas constatar um fato, simples assim. É o mesmo que chamar um chinês de "olhos puxados"... Muito mimimi dos leite com pêra.

"O filme é muito bom". Essa piada me fez rir muito mais que qualquer outra deste "filme".

Eu acho ele super Hilário. Mas o filme é uma bosta.

Aceito seus pêsames.

Força, MARIANA CANHISARES. Não deve ser nada fácil aguentar 2 horas de Whindersson Nunes

O filme tem falhas de produção! Além do policial desprezar um elemento armado efetuando disparos em.via pública. Sua patente dita por várias vezes "SARGENTO FABIO JUNIOR, está no cartão de visitas que aparece por duas vezes no filme como "CAPITAO FABIO JUNIOR".

O filme é muito bom. Se tem roteiro bom ou não ai é outra questão, mas se a intenção dos atores era fazer rir e eu acho que eles conseguiram pq dei várias gargalhadas. Mas, a crítica sábia deve dizer que bom mesmo é o Zorra Total... kkkkkkkk me poupe.

Filme brasileiro de comédia é RARO ter um que não utilize 90% das piadas já repetidas desde a época que minha avó era virgem! Por isso não me agrada filmes de humor brasileiro. Não tem roteiro, foca o tempo todo nas piadas repetidas.

Whindersson não tem a menor graça, previsível a ruindade do filme.

sim.

Mano, já no trailer achei que o filme seria uma merd*. O trailer é sem sentido nenhum, misturam um monte de referência de filme de comédia Hollywoodiano, só pelo trailer já dava pra ver que o filme tinha um roteiro péssimo. Só fã do Whindersson nunes vai ver essa tragédia no cinema. (humorista mais superestimado da história do Brasil).

Parei de ler no “tinha potencial”, considerando os protagonistas

E os caras já nadam em dinheiro ainda aceitam, ou pior, roteirizam este ET. TNC! A critica tem que cair matando mesmo.

Muita crítica para pouco filme.

Ultimamente tem uma galera que parece que pensa que pro filme fazer sucesso é so pegar um youtuber da moda. Pra que roteiro, pra que piadas bem escritas, pq se dar ao trabalho de fazer algo bem feito? Não adianta querer empurrar goela abaixo esse tipo de filme, que o fracasso quase sempre vem!

Surpreso, pensava que era só eu que via dessa forma, é isso aí mesmo.

Filme?

Porto Alegre

A crítica ainda teve coragem de dizer que esse filme tinha POTENCIAL.

Vai demora muito pra ter um outro filme como o auto da compadecida, ali sim era uma boa comedia.

Como diria Galvão, com esse filme não dá nem pra fazer ovos, pois: "sem omeletes, não se faz ovos! Já dizia o grande..."

somos dois

Mais um filme nacional q apareceu e desaparecerá e ninguém vai se lembrar...

Tom Cavalcante ou Tom Hiddleston?

É tao grave assim chamar o amigo de cabeça chata?

Deve ser tão ruim que semana que vem já tá passando no corujão da globo.

Filme retardado para retardados.

Meus pêsames por ter ido ver esse filme.

kkkkk

A comédia do brasileiro é fazer bulyng de si mesmo. A comédia do brasileiro é rir do preconceito feito a outros e a si. A comédia do brasileiro é rir da própria miséria pois ser miserável ganhou tarja de SOU POBRE MAS SOU FELIZ. Odeio comédias brasileiras

Na moral, nem que hoje em dia, eu fosse adolescente e tivesse na faixa de 13 anos, iria assistir esse tipo de filme. Mas tem quem goste.

Filme de Youtuber já está comprovado que é uma m3rda

Os Parças quer dizer só os "amigos do peito" Tirulipa e Nunes, correto? Ancioso pra ver esse filme igualmente como estou ancioso pra fazer um canal no meu pré molar superior esquerdo...

E quem não está ???? E esse "parças"??? Só porque tem o envolvimento do Neymar aí ??? Juro que eu pensava ser um filme sobre "os amigos do Neymar"...

Kkkkk

Google: você quis dizer "90% dos filmes da Marvel"?

Kkkk

Não entendi

Pior que esse filme só o "como se tornar o pior aluno da escola"... pq apesar das piadas ruins presentes em ambos os filmes, esse ainda tem o Tom Cavalcante no elenco, mestre do humor brasileiro, no outro só tem o projeto de humorista mesmo (vulgo Danilo Gentili), que precisa se agarrar em ideologias pra atrair publico. A comédia brasileira está perdida, saudades de filmes como "O Auto da Compadecida". Daqui a pouco aparece o Leandro Hassum com mais um filmeco.

Saco cheio de filme de youtubers em 2017.

" há muita piada para pouca história" Thor Ragnarok?

kkkk faz sentido.

deve ser melhor que os filmes F O didos da DC comics.

Hem?

Vídeo de CRIANÇAS reagindo ao filme Os Parças: https://www.youtube.com/watch?v=chg-HrBVlVY

o mais triste é saber que o nome do Halder Gomes está nessa produção. Eles pensam: "Vamos chamar um put@ diretor pro nosso filme, não tem como ser ruim", tem sim se for protagonizado por youtuber

mentira

Porque você vê os filmes brasileiros errados. Começa a ver uns filmes que tem pouco apelo de público e você verá que tem produções melhores do que muitas que vem de fora

Foi a primeira vez que sai do cinema com15 min. Depois se perguntam pq nem os brazukas curtem filmes nacionais. Soh fazem bost@ poh@.

Filme brasileiro.... Kkkkkkkkk. Pq nao estou surpreso.

Aquele momento em que o Whindersson Nunes tem a atuação mais elogiada que a do Tom Cavalcante. Novos tempos, novos ídolos.

O mesmo comigo , kkkkkkk...

esse libera ate o suvako!

Deve liberar o brioco

e tem o Tom Cavalcante!!! Tom Cavalcante!!! O cara que criou o universo compartilhado da marvel!

caralhoh! Anubis aprovou esse comercial!....em qual cidade aconteceu isso?

o cara é o maior boyzinho filhinho de papai e queridinho dos globais.

Bruno de Luca, como esse cara consegue emprego?

Whindersson Nunes e Neymar! Tenso....

" há muita piada para pouca história" Pensei que estivesse falando da Liga e de muitos filmes de heróis

Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk!

Acho que deram uma folga pra Camila Souza, e dessa vez decidiram judiar essa Mariana kkkkkk

Vergonha alheia foi o que você viu depois do trailer... TO ZUANDO.

Devem ter captado dinheiro feito um filme qualquer aí essas pessoas dão as costas vão para as suas casas com os bolsos cheios de grana e descobre-se um meio legal de roubar a população ou até de lavar dinheiro facilmente

Passei uma vergonha maior, sabe aquela hora que passa os comerciais antes... pois é algum engraçadinho achou legal colocar um comercial de uma funerária kkkkkkk

Constrangedor pro cinema nacional

Vi o trailer dessa aberração quando fui ver Liga da Justiça. De MUITA vergonha alheia!

0 سيئة للغاية ليس لديها تصنيف

tao ruim q nem quis dar nota

Vi o trailer antes do filme da Liga. Sem mentira, acho que foi o pior trailer que eu já vi na minha vida.

0 Ovos? Meu deus do ceu Berg

Discuta aqui no site Discuta aqui

O Omelete disponibiliza este espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site. Por favor respeite e siga nossas regras para participar. Partilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas.

Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

blog comments powered by Disqus