Filmes

Crítica

Temporada de Patos | Crítica

Mostra de Cinema: <i>Temporada de patos</i>

27.10.2004, às 00H00.
Atualizada em 06.11.2016, ÀS 17H01

Temporada de patos
México, 2004
Comédia - 85 minutos

Direção: Fernando Eimbcke
Roteiro: Fernando Eimbcke, Paula Marcovich

Elenco: Daniel Miranda, Diego Cataño, Danny Perea, Enrique Arreola

Com Temporada de patos (2004), seu longa-metragem de estréia, o diretor e roteirista Fernando Eimbcke chegou sem qualquer alarde ao Festival de Cinema de Guadalajara e saiu como um dos favoritos de crítica e público. O sucesso rendeu também o sonhado contrato de distribuição que garantiu a exibição do trabalho nos cinemas mexicanos.

A comédia - totalmente rodada em preto e branco - começa lenta com Flama (Daniel Miranda) e Moko (Diego Cataño Elizondo), dois amigos de 13 anos, entediados numa manhã de domingo. Os dois acabam de ficar sozinhos em casa e têm tudo o que é necessário para uma tarde de marasmo: um videogame Xbox, dinheiro para a pizza (meia champignon, meia pepperoni) e um armário abastecido de junk food. Surge Rita (Danny Perea), a vizinha de 16 anos, que precisa usar o forno emprestado durante "só 15 minutinhos" para assar um bolo.

Para o desespero dos garotos, acaba a luz do bairro e com isso a diversão eletrônica. Hora de antecipar a pizza. Ulises (Enrique Arreola), o entregador, chega 11 segundos atrasado e os moleques se recusam a pagar, afinal, se passar de 30 minutos a entrega não é cobrada. O entregador se revolta (ele subiu 8 andares de escada!) e decide que só sai dali com o pagamento.

Com todos os personagens em cena, o filme começa de verdade. Com uma estrutura de pequenos quadros intercalados por fades, Temporada de patos encontra sua graça através de piadas sutis e situações divertidas, sem qualquer apelação. Vira um "House movie" - quase um filme de estrada preso dentro de quatro paredes - em que cada um dos personagens se desenvolve, amadurece e encontra nos outros e no ambiente suas motivações para o futuro.

Conforme conceitos são derrubados, a casa - e sua decoração - também desmorona perante a força das novas resoluções, em parte aprendidas com os "patos" do título, figuras em um quadro brega que teima em significar algo aos protagonistas.

Com essa produção sensível, inteligente e bastante agradável, a excepcional safra de filmes latinos ganhou mais um talentoso criador a ser acompanhado.

Nota do Crítico
Excelente!
Temporada de Patos
Temporada de Patos
Temporada de Patos
Temporada de Patos

Autor: Fernando Eimbcke

Ano: 2004

País: México

Classificação: 14 anos

Duração: 90 min

Elenco: Diego Cataño, Enrique Arreola

Onde assistir:
Oferecido por

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.