Thor: Ragnarok
Filmes - Aventura, Fantasia
Thor: Ragnarok (2017)
(Thor: Ragnarok)
  • País: EUA
  • Classificação: 12 anos
  • Estreia: 26 de Outubro de 2017
  • Duração: 130 min.

Thor: Ragnarok | Crítica

Uma aventura transgressora para o Universo Cinematográfico da Marvel

Os primeiros cinco minutos de Thor: Ragnarok definem o tom da aventura que virá nas próximas duas horas. O protagonista se porta como o guia do espectador, releva qualquer peso das histórias anteriores da Marvel, faz piadas longas a cada minuto e encerra a cena com uma sequência pirotécnica de ação rápida. A ordem e a duração destes segmentos se altera durante o filme, mas o roteiro sempre se apega ao humor irônico e auto-depreciativo típico do diretor Taika Waititi. Com isso, este terceiro filme do Deus do Trovão não só se consolida como uma das melhores aventuras solo da Marvel, mas também dá um respiro no controle criativo do estúdio.

A fórmula de sucesso da Casa das Ideias no cinema não sumiu. A relação entre vilão e herói ainda segue as mesmas regras, as reviravoltas são previsíveis e a falta de peso nas decisões permanece inalterada. A saída inteligente de Waititi é levar tudo isso em conta na hora de promover o encontro entre personagens. Thor esquece das Joias do Infinito, Loki (Tom Hiddleston) entende sua incompetência, Hela é unilateral como vilões clássicos e Hulk (Mark Ruffalo) é o tanque (quase) sem cérebro de sempre. Ninguém filosofa, ninguém questiona a própria índole. Todos estão ali pela jornada, pela piada, pelo entretenimento. Sem o peso de questionamentos ou a obrigação de esmiuçar conceitos, Ragnarok se permite errar - nas piadas obscenas, longas, nas escolhas escusas de elenco e até no visual exagerado. E é exatamente essa ousadia cheia de erros e acertos que faz o filme de Waititi ser único.

Ainda que exale o ar do cineasta neozelandês, há muito da Marvel clássica nas telas. Não por acaso os créditos referenciam Walt Simonson como uma "inspiração inestimável". O escritor e desenhista foi responsável por histórias clássicas e aventurescas de Thor, assim como Jack Kirby, a maior de todas as referências de Ragnarok. Das texturas de Sakkar às roupas das Valquírias, passando pelo visual do Grão-Mestre e toda sua trupe. Tudo lembra Kirby. Waititi, na verdade, se apegou à simplicidade destas histórias e aos exageros visuais para conseguir montar seu próprio Deus do Trovão, que ri mais de si do que qualquer outro herói da Marvel Studios. Chris Hemsworth é mais comediante do que astro de ação e cai como uma luva nessa receita. Bobo e engraçado quase sempre, imponente somente se necessário.

A estrela principal brilha, mas é no elenco de apoio que Ragnarok realmente estabelece uma identidade. Jeff Goldblum é a escalação mais acertada desde Robert Downey Jr. para Homem de Ferro. O ritmo lento das falas e o tratamento jocoso que tem com todos em volta torna o personagem um dos símbolos do filme. Cate Blanchett se diverte na mesma medida como Hela, que impõe respeito e tem arroubos de fúria dignos de psicopatas. E o próprio Taika Waititi, que além de dirigir dubla o gigante Korg, fecha a trinca principal dos coadjuvantes. Ele é a representação pura da ironia e do humor quase juvenil que tornam Ragnarok diferente dos demais longas de super-herói.

Nos poucos momentos que tenta ser um blockbuster comum, Thor falha e nos lembra do desgaste da Fórmula Marvel. Isso acontece com a montagem do 'novo' Vingadores, formado por Loki, Valquíria (Tessa Thompson), Hulk e Thor. O time nunca se porta como um time, a não ser em uma cena de perseguição de nave com Hemsworth e Thompson. De resto, eles funcionam somente isolados, quando em duplas, principalmente. O mesmo acontece com as poucas cenas do Executor ou nos extermínios de Hela - no fundo, fica a sensação que o filme usou pouco a vilã. Ela será memorável pelo estilo, não pela ameaça que representa.

Depois da Guardiões da Galáxia, a Marvel parece ter entendido que há espaço para criatividade dentro do incubadora de sucessos fabricada em 2008 com Homem de Ferro. Thor: Ragnarok é um dos primeiros filhotes dessa nova fase. Um filme que preza e respeita as obras originais, mas dá espaço para um voz transgressora dentro de um ambiente tão controlado. Os fãs do Deus do Trovão mais sério, clássico e altivo se revoltarão com as atitudes estúpidas do herói em Ragnarok. A intenção deste Thor, porém, não é seguir os passos dos quadrinhos. Aqui ele está poderoso e engraçado como nunca e hoje não há caminho melhor a seguir. Que continue assim.

Leia mais sobre Thor: Ragnarok

Nota do crítico (Ótimo) críticas de Filmes
 

Vá ao cinema ver este filme

Salas próximas de você:
Por favor aguarde...
Salas de cinemas e horários

Tbem concordo, acho que destruiram o Hulk nesse filme horrivel. O Hulk que gostavamos era praticamente invencivel, quanto mais raivoso mais forte ele ficava e eu achava muito legal ver ele assim nos filmes. Agora nesse filme, eles tiraram a verdadeira força do Hulk e transformaram outros personagens em idiotas só pra agradar o publico infantil. Tbem achei péssima essa critica deles, tão ruim quanto o filme.

Parece que a tendencia agora é transformar nossos super heróis clássicos em completos idiotas, isso só pra agradar o publico infantil. Esse filme é horrivel.

Como "Thor: Ragnarok" deveria ter acabado (liguem as legendas): https://www.youtube.com/watch?v=lPZRmkVLeOE

Filme horrível péssimo ridículo pior filme da Marvel Thor virou um idiota ... E prenderam o deus do trovão usando choques RIDÍCULO.

"...Tirando a luta na fuga do Planeta Rave...", "e AS LUTAS com a Hela..." kkk as cenas de ação do filme se concentram simplesmente nisso ... "...as lutas do Hulk e do Thor com a Hela" se vc acompanha os filmes da Marvel sabe que as 'sacadas' para derrotar os vilões sempre são mais inteligentes do que violentas ... Então as lutas que vc está se referindo e encaixam nesse padrão MARVEl.

no planeta maluco, só se for... filme show de bola

Mais liga devia ter ganhado menos ainda

Filme muito bom, recomendo demais. Vale muito a pena! Filme muito bem elaborado e criativo! Achei no mesmo nível dos vingadores.

Eu achei o filme muito engraçado, todas piadas funcionaram pra mim, o que não aconteceu com o Deadpool, sem falar que esse é o estilo do ator que interpreta o Thor, pra mim esse filme está na lista dos melhores da Marvel, junto com LOGAN, Vingadores, Homecoming e Guardiões da Galaxia, é preciso entender e aceitar que é um filme de comédia, 09/10.

Vc não acha que Idris Elba interpreta sempre da mesma forma?

Entendo tudo que você falou e que bom que você se divertiu. Gostaria de falar o mesmo...talvez gostasse dele e de homem de ferro 3 se fosse um adolescente ou uma crianca...gosto é gosto...

Pra mim é o Melhor. Melhor vilão, e melhor condução de filme. Tem acao quase do comeco ao fim.

O Pior pra mim é homem de ferro 3, onde uma crianca “ajuda” o tony stark...isso é Disney!

thor dos quadrinhos é brega kkkkk

rotten tomatoes e metacritic são marvete também? Em termos de cinema Thor está anos luz de LJ. warner não sabe o q fazer mesmo tendo os melhores personagens dos quadrinhos. Marvel tira leite de pedra de vários personagens meia boca.

Uma adaptação em formato de filme, assim como toda obra cinematográfica, precisa ser adaptada a toda faixa do público. Não te esqueças que milhões são investidos e necessita que haja um retorno de muitos outros milhões. Assim como na mitologia e nos quadrinhos existe uma interpretação desse universo, nas telonas foi feita uma outra que pode sim, possuir uma interpretação diferente. Não há obrigação alguma de que o filme siga qualquer linha dos HQs. Eu achei o filme divertido e valeu cada centavo gasto. Haters gonna hate.

A Marvel entende que seu público alvo é de fato infanto-juvenil, ela precisa atrair novos leitores e apaixonados por heróis, se não houver uma renovação de aficionados por esses seres fantásticos a indústria de HQ´s e filmes dos gênero não duraram muito mais. Se o filme agradar adultos (assim como a Pixar faz magistralmente), perfeito!!!... Se não agradar os adultos que querem temas mais adultos, paciência, ao menos a sementinha do heroísmo ficou nos corações dos pequenos que ultimamente estão carentes de figuras icônicas e éticas. Para completar, cadê meu Superman que o Christopher Reeve eternizou, que salvava civis, tirava gatinhos de árvores para crianças tristes, voava, corria e abria a camisa para mostra o símbolo da esperança. Até hoje temos, ou melhor, muitos da minha geração tem um carinho e um saudosismo gostoso dessas cenas e é isso que eu quero ver na tela: Esperança.

Não merece 4 ovos. Mas também não é horrível. Acho que o filme realmente podia ter pesado menos no humor. Alguns pontos: - THOR: apesar das piadas em excesso, primeiro filme que o personagem teve alguma personalidade. E FINALMENTE vimos um Thor razoavelmente forte. Ele é um dos heróis mais fortes dos Vingadores, e em todos os outros filmes colocaram ele fraco pra burro. Admito que minha visão é tendenciosa, porque lá pro final eles souberam focar no Thor - deus do TROVÃO com a justificativa certa. E isso eu achei que ficou bom. - HULK: teve que ficar mais fraco. Teve. Mas ele já tava muito exagerado nos outros filmes. A força do Hulk tava ficando tão desproporcional que ele tava muito acima dos outros Avengers. Nas revistas eles tem tempo para tratar isso de mil formas que no cinema não. E pela primeira vez (finalmente) o Thor bateu de frente com o Hulk. - LOKI: Nas revistas já foi o pivô de algumas grandes sagas, nos filmes virou um paspalho. Desde Thor 2 ele praticamente resolve as coisas querendo partir pra porrada. Desde quando o Deus da trapaça parte pra porrada direta toda vez? Eu sei que o filme quer ter uma vibe feminista, e acho legal eles usarem a Valquíria pra representar isso... mas mesmo se fosse pro Loki perder pra ela (o que eu não sei se aconteceria) ao menos colocassem ele fazendo alguma trapaça maluca. - VALQUIRIA: Faltou personalidade. Tentaram fazer ela uma bad_ass mas não funcionou. Ficou BEM forçado. - HEIMDALL: salvou, mas isso é só porque eu sou particularmente fã tanto do ator quanto do personagem. - HELA: era pra ser uma vilã mais intimidadora, mas o tom do filme não deixou. Fico com muito mais medo do Malekith. - GRAO MESTRE: Salva. - CENAS POS CREDITOS: Talvez as piores que eu me lembre até hoje. Perdi meu tempo.

Discordo cara. SPOI LERS _______________ Achei que a hora que ele ta conversando com Odin e Odin fala: "Você é Thor, Deus do martelo?" bem emocionante! Deu uma quebrada na comédia e conseguiu passar uma sensação muito profunda.

Eu gostei bastante do filme. Flui bem é divertido e a história é bastante coerente. O final também é bastante coerente pois é o fim do mundo. Bem legal!!!

Filme podre!

Esse omelete ta tendencioso....ta de brincadeira....hulk ta um bobo...a valkiria caindo bêbada foi a piada mais sem graça dos últimos tempos....tentaram fazer um filme heróis ou de comédia.

Esse filme é horrivel , piadas forçadas demais , hulck ficou fraco e bobo! Omelete nao entendi voces terem dado Otimo pra esse filme!

Arrependi de ver esse filme no cinema. Antes tivesse esperado torrent. Acabaram com o personagem, monte de piada jogada na tela, maioria sem graça. Fiquei com cara de koo o filme inteiro, torcendo pra acabar logo. Tem muita coisa boa lá, mas pra mim, o personagem foi destruído. E destoa da personalidade já apresentada em todo universo marvel. Se pegassem o filme e tirassem o Thor e o Hulk ficaria melhor.

Omelete Puxa saco da Disney

Ridículo isso.

Visão do Omelete: JL - piada em excesso, mudança no Batman, muito CGI, nada memorável. Thor - TRANSGRESSOR!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

E precisa ?

Liga da Justiça é tão bom quanto Thor Ragnarok... e vou repetir isso tbm seu mané

Realmente gosto é pessoal pois para mim foi o melhor da franquia disparado

seu mané. pega vazano seu escroto

Assisti a liga ontem e achei tão bom quanto o filme do Thor. Saí do cinema com um sorrisão no rosto. Estou repetindo isso tbm. O filme da liga é muito top

Com todo respeito ao omelete. Mas o filme da liga é melhor que Thor Ragnarok e Vingadores. Era de Ultron. Sem sombra de dúvidas... Achei injusta a análise de vocês.

E eles iam se abraçar aonde? Já no Thor a piada é a destruição da cidade, pois ninguém quer entregar o trono a legitima herdeira.

A tela em branco do cinema é melhor que esses dois. Isso não é vantagem.

Vai assistir o Disney Channel. Parece mais o teu perfil...

Sabe nada do personagem. Mesmo essa história do sapo foi mais tocante que essas baboseiras raves espaciais sem sentido algum.

Sei. Em 17 filmes ruins e medianos, esse consegue ser um dos piores.

Como assim quebrar o obvio, se a Marvel só faz isso?

Rir de qualquer coisa é um mal sinal.

Engraçado? Me lembro dele lutando pelos sapos nessa história. Ali tem mais heroísmo, metaforas e tensão que nos três filmes juntos. Deixa de ser babão da Disney.

Repete um bilhão de vezes. Quem sabe isso vira realidade.

E por isso você bate palmas para essa bomba? O jeito nada, ninguém é obrigado a enriquecer esse pessoal que acaba com o personagem.

Na verdade foi mais do mesmo com um pouquinho de GoG.

Tem três filmes solos dele e dois dos Vingadores provando isso.

Ele tá pateta desde o primeiro filme.

Só o que prestou no filme.

Errado. Todos tem a personalidade do Stark. E não é de hoje.

E mesmo assim é único vilão decente da Marvel nos cinemas.

Tem que chorar mesmo com uma bomba dessas.

Com essa bilheteria? Vem mais comédia pastelão ai.

Bom, eles são coerentes. Os demais filmes espinafraram os personagens da Marvel. Por que só nesse iam pegar no pé? Tem que elogiar mesmo.

O grande mistério é amar isso.

Nos delírios dele.

Drogas fazem mal. Dica.

Como prova as bilheterias da Marvel, o publico adora essas palhaçadas.

Pior que os quadrinhos já estão se baseando nessas paródias ruins.

Fizeram o mesmo que fizeram com os demais personagens da Marvel, viraram palhaços e versões toscas. Só agora percebeu isso? Antes tarde do que nunca.

Nada, os outros ruins(só esse ano teve vários) deram muito lucro. Essa nova bomba do Thor tá enchendo os cofres dela.

Marvel fez 17 filme e a maioria é ruim. Isso nunca foi problema para ela.

Marvel faz paródias ruins. O filme é uma bomba.

Loki continua sendo um bobalhão. Seria de se esperar que até o tapado do Thor se acostumasse com as traições dele.

Onde? A critica vive babando os filmes cheios de piadas da Marvel.

Mas os demais filmes da franquia também são fracos.

CapAm2 nem é essas coisas.

O filme do Hulk é sério. Mil vezes o filme do Hulk.

Ainda bem que você se assume como louco, rs.

Kkkkk! Podia ter essa frase no filme, pelo menos ele ficaria engraçado.

No final só Hela e o Surtur importavam, rs. O resto é bucha, rs.

Verdade seja dita, nem o Thor tem importância para a trama.

Lembrou um filme ruim e colorido, logo é um filme ruim e colorido.

Tem mesmo momentos realmente engraçados? Muito menos que vendem.

Mas tem sido assim na Marvel. Prédios caindo e heróis indo na lanchonete no final do dia. Até tentaram mudar isso como patético Guerra Civil, mas no final era uma briga por causa do macho do Capita.

Mas pelo menos o filme solo do Hulk ousou ser sério. Essa paródia é mais do mesmo.

A verdade é você tá as poucos acordando. O humor só funcionou mesmo no Vingadores1 e HdF1, mas por ter bem pouco, os demais filmes abusaram demais. Agora um filme em que o personagem principal tem que lutar numa arena e o seu mundo enfrenta o apocalipse e mesmo assim tem piadinhas? Isso é demais até para a Marvel palhaça atual conseguir enganar todo mundo.

E isso que o filme tinha uma Arena. Nem a Arena souberam usar para mostrar uma luta decente.

Thor Ravenarok.

Antes fosse. Mas veja como tem critico idolatrando uma bomba dessas por ser da Marvel.

Starlord, Stark, Homem Formiga, Thor, etc. São todos iguais: caras irresponsáveis e palhaços que no próximo filmes continuam iguais.

Não. Os filmes da Marvel são ruins mesmo.

Exato. Marvel faz filmes como o Lester fazia com o Superman nos anos 80 e nego idolatra. Fazer o que.

Teria sido mais decente uma guerra de tortas do que o final tosco.

Percebemos fácil que foi feito nas coxas, rs.

Sabe fazer comédia fraca, pois até o filme do Libélula é melhor.

Não vai acontecer tão cedo, a grana tá entrando. Na verdade, acho que daqui a trinta anos ainda vão fazer filmes comedias deles, algo parecido com o Batman depois da série dos anos 60.

Até o Hulk tava forte, o negócio é que não deixaram as lutas terminarem. Não só as do Hulk, as do Thor também.

Sendo justo, HA e GoG2 foram ainda piores.

Exatamente que grande momento de heroísmo? Ele só apanhou e fugiu. E essas luta nem terminaram direito.

Cenas de ação são fracas, tirando a luta na fuga do Planeta Rave e as lutas com a Hela, no mais algumas sequer são mostradas até o fim(como as lutas do Hulk e do Thor com a Hela).

Só se salva a Valquiria e a Hela.

Desenvolvido? Onde? Loki não é vilão desde os Vingadores2, mesmo sendo o melhor vilão da Marvel até hoje e como prova esse ultimo filme, sequer a Marvel sabe usá-lo(lembrando que ele era só o capacho do Thanos nos Vingadores). Claro que não achou, vocês justificam tudo. Hulk foi irrelevante e até causou vergonha alheia. A ideia é essa, mil piadinhas por minuto, assim você não percebe que o filme é ruim e sem história. Não faz mesmo sentido comparar, pois CapAm2 é um filme razoável(nada demais) e Thor e o resto são paródias como Trovão Tropical, mas paródias que vocês levam a sério e justificam com textão, o que é mais patético. Valquiria foi mais Thor que o Thor. Sério que você riu dele? Jesus. Se remover 30% das piadas, ainda vai ficar 70% das piadas.

Onde isso? Thor nos quadrinhos não é palhação, ele é mais para a Valquiria(que foi mais Thor que ele). O Loki é assustador nos quadrinhos e nunca seria ridicularizado daquele jeito.

Seja sincero, você riu com o Thor pagando de Viuva Negra? Será que depois da cena da toalha, ele começou a duvidar do Hulk?

Foi ironia. Didi nunca fez o Thor que eu saiba, só a Liga, o Hulk e o Spiderman.

Ou Ravenarok, pois parece uma rave.

Até a tela em branco vai ser elogiada se for da Marvel/Disney.

Deadpool é infinitamente melhor. Agora passe longe de Planeta Hulk e Ragnarok originais, pois se você ler o material vai chorar de raiva desse filme.

Guerra Civil foi bem fraquinho. E que saber? A Hidra da série do Coulson é mil vezes melhor que a Hidra do filme do Capita(e o seu Zola computador dos anos 60).

Quatro ovos? Para um filme que é uma rave espacial(igual GoG2)? Thor Ravenarok? Pegaram o bruto Planeta Hulk e fizeram uma rave. Pegaram o fim dos deuses e fizeram uma briga de herança em que os herdeiros posteriores tiraram o trono da verdadeira herdeira na trairagem e preferindo destruir a herança a entregar para ela. Como é possível um filme com arena em que não se tem uma luta boa? Quando a luta na arena(a única por sinal) começa a ficar interessante, ela acaba. Não vale nem as cascas dos ovos. Alias, a luta que define o final do filme sequer tem o herói principal.

Verdade seja dita: Marvel studios criou seu Deadpool, como comédia diverte bastante. Mas como fã eu esperava algo a lá Ragnar/vikings/A lenda de bewoulf, ou seja, um Ragnarok dramático, ver um Surtur nos primeiros minutos tão amedrontador e engraçado moatrou que era melhor eu relaxar e entrar na viagem S p o i ler Que viagem foi aquela dele perder um olho?!?!?? (No trailer um dos olhos é mexido digitalmente pra ter raios tb - e tb tinha uma cena do Loki caminhando e girando umas facas que eu não lembro de ter visto...) Os guerreiros caíram facil daquele jeito? Heimdall fugiu porque? Que cena pós creditos ridícula com o goldblum :/

Discuta aqui no site Discuta aqui

O Omelete disponibiliza este espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site. Por favor respeite e siga nossas regras para participar. Partilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas.

Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

blog comments powered by Disqus